The Hamlet

William Faulkner
William Faulkner

Resenhas - The Hamlet

Ricardo Rocha 03/09/2016

com a leitura de O povoado vem a parte triste da beleza da obra de Faulkner. Ele o publica em 1940 e termina a trilogia em 59 – ou seja, é o tempo sobre o qual paira o Nobel, em que ele meio que perde a mão o que passa a compensar com exagero nos recursos estilísticos, que assim, sem medida, são tão inúteis quanto a falta deles. Tudo bem que a decadência de Faulkner é melhor que o auge da maioria. Mas é ainda decadência. Curioso que ao se tornar um escritor menor, também se torna acessível, o que não deixa de ter seu lado bom. Por exemplo, no skoob, O som e a fúria teve 80 abandonos! E o Povoado, três. O longo verão, parte em torno da qual girou o filme com Newman, Joanne e Orson Welles, embora muito bom, já denuncia tons nítidos de |Hollywood que, digamos assim, era a empresa de onde tirou seu sustento por um bom tempo. Muita explicação, pouco insight; muita frase elaborada, pouca sugestão e menos ainda emoção. O som e a fúria arrepia. Já O povoado quando mto faz abrir um sorriso em passagens como “ele começou a lutar com uma fúria fria que não parecia pronta para sair de seu corpo”. É pouco para quem disse que entre o nada e a dor ficava com a dor e nos encheu de dor maravilhosa por tanto tento. Sim, agora é cinza, nada (ou quase). Sorte que em retrospecto esses dez anos entre as fases é um tempo irrelevante diante da eternidade de suas grandes obras. Quando essa parte termina (verão quente) não há como não relacionar que ajudaria “quando começasse a pensar” como o próprio estilo de faulkner, agora domesticado pelo reconhecimento e fama e dinheiro. Essa é a tristeza: ele infelizmente não envelheceu bem. =(
Ricardo Rocha 03/09/2016minha estante
não há como não relacionar "o brinquedinho" que ajudaria