El cuento de la isla desconocida

El cuento de la isla desconocida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

JAeh.Pereira 10/06/2024

É preciso sair da ilha
"Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós"

Algumas pessoas já se acharam (ilhas conhecidas) e outras precisam se conhecer (ilhas desconhecidas). É preciso coragem para atravessar o mar para conhecer a si mesmo. Olhar-se de longe/ de cima/de fora é uma atividade filosófica crucial para todas pessoas.

A obra também aborda a burocracia, esta que consegue atrasar a vida de alguém. Saramago, a meu ver, tece uma crítica à burguesia no que tange ao sentimento de inércia perante aos sacrifícios alheios e as divisões trabalhistas, como se houvesse uma pirâmide para chegar até o rei.

Amei o livro e confesso que a pontuação de Saramago, a princípio, deixou-me perdido, mas me habituei em seguida. Ícone que foge da pontuação normativa.

Pri 05/06/2024

Sucinto
Um livro pequeno, onde poucas palavras dizem muito! Consegue abordar temáticas importantes com profundidade e muita precisão

Alexandra 04/06/2024

Reflexão e crítica
Saramago não decepciona. Novela sobre um homem que busca a ilha desconhecida e um barco para sua jornada.
Carolina.Gomes 08/06/2024minha estante
Eu amo ??

Urzêdo 04/06/2024

Um conto sobre a humanidade?
As vezes as coisas mais complexas sobre o ser humano é sua incapacidade de se alto enxergar e saber como és verdadeiramente. Assim ?Que é necessário sair da olha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós?

laraaaaaaa 03/06/2024

Ai eu gostei bastante mas tive que ler mais de uma vez pra conseguir entender o livro e a escrita é muito ruim simplesmente não tem pontuação nenhuma mas fora isso eu gostei

Maria18021 01/06/2024

O Conto da Ilha Desconhecida ? JOSÉ SARAMAGO
? Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós?

simplesmente lindo! esse conto é de uma delicadeza deslumbrante! quero muito relê-lo novamente além de que as pinturas dessa edição da Companhia das Letras são lindas!

Camila Felicio 31/05/2024

Se não sais de ti, não chegas a saber quem és
Maravilhosoo!
Conto rápido mas extremamente reflexivo que imagino ser uma forma maravilhosa para os iniciantes em Saramago, ainda que também seja incrível para os já convertidos como eu.
Saramago em poucas páginas consegue nos trazer reflexões sobre a vida, o desconhecido, sobre nós mesmos e nossas buscas eternas... E o final? Maravilhoso, e de um calor na alma que me encantou?

lê! 30/05/2024

Top!!
Teve umas parte que eu não entendi muito bem,mas o livro trás uma lição bastante importante e tal
3??

Lena156 29/05/2024

Precisamos sair de nós para nos vermos.
Legal a metáfora, não achei fantástica mas gostei. A escrita não consegui mergulhar c9mpletamemte por ser bem diferente mas é bem interessante o estilo do autor.
É necessário sair da ilha para ver a ilha e o mesmo vale para nós.

Li's 28/05/2024

Ja tinha terminado esse a semanasss aff.
O que tenho a dizer é que pode ser uma leitira um pouco dificil, mas tambem profunda

oslivrosdagiu 28/05/2024

Ilha Desconhecida
Terminei esse conto curtinho do mestre Saramago pensando que talvez valha a pena seguir o sonho, mesmo que não saiba onde vai dar, mesmo que não saiba se há algo real no destino. Ouve seu chamado, segue teu caminho...
DouglasPires 28/05/2024minha estante
Com essa sua resenha deu vontade de ler.

oslivrosdagiu 28/05/2024minha estante
Leia, acho que vai gostar

isabelhias 28/05/2024

Um conto curto, metafórico, que usei pra alternar em outras leituras difíceis. Trata sobre como é possível ir de um lugar ao outro, ou não, se houver o esforço de sair de si mesmo.

Caio.Immanuel 26/05/2024

Uma gracinha
No começo achei genuinamente divertido, simplesmente por ser completamente idiota ksjkjsskks, no sentido de humor bobinho, gosto muito.
Mas ele é bem fluido, a escrita de Saramago é algo que me confunde um pouco às vezes, mas não deixa de funcionar bem. A reflexão também é linda, ai que livro bonito.

imliaa 26/05/2024

?É necessário sair da ilha para ver a ilha?
Estava tentando encontrar as palavras certas para descrever a grandiosidade desse livro, com uma história aparentemente simples, e que consegue se tornar algo mais profundo e lindo. Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Saramago, a princípio é um pouco difícil se acostumar, mas quando mergulhei na história me encantei! Um livro incrível, aquele tipo de livro que pode ter um significado diferente conforme você vai lendo em momentos diferentes da vida. Uma leitura riquíssima, entrou para os meus favoritos! E agora estou ansiosa para ler mais obras do Saramago! ??