Para ser escritor

Para ser escritor Charles Kiefer




Resenhas - Para ser escritor


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Franco 05/05/2022

Um 'clickbait' em potencial
O livro tem sim qualidade, mas tem também um discutível título; afinal, dá a entender um caráter mais de manual, enquanto, na verdade, é bastante cronístico.

Então temos aqui uma porção de crônicas sobre a vida e ofício de escritor. E são crônicas bastante diversas em temática, profundidade e extensão (e algumas são perturbadoramente curtas e simples, não obstante seus títulos e temáticas terem o potencial para páginas mais longas e densas).

E o problema nem é o fato do livro ser em formato de crônicas, mas, na minha modesta opinião, o fato de serem crônicas pouco didáticas. Sabe aquele ânimo com que amantes da escrita literária pegam um livro sobre o tema e já separam post its para irem tomando nota? Então, aqui não se aplica, pois muitas crônicas oferecem pouco, ou nenhum, conteúdo sobre o ato da escrita em si.

O lance é um escritor refletindo sobre a escrita sem muito compromisso em ensinar algo a outros escritores.

E sem falar que algumas crônicas praticamente nada dizem sobre a escrita - o exemplo maior é uma que versa sobre a questão ambiental.

Diria, enfim, que é um livro sim dedicado a escritores em formação, mas cuja leitura mais adequada é aquela rápida de quando se espera um ônibus, aguarda sua vez no dentista, ou se faz antes de dormir.

Vale a leitura, porém bastante ciente de que será uma leitura distante do gênero 'manual de escrita literária'.
comentários(0)comente



Régis 13/01/2021

Ótimo livro
É um livro muito importante para ,aqueles que desejam aprimorar suas técnicas
de escrita. É um livro que contém uma
abordagem leve ,na qual o autor compartilha um pouco de suas experiências e vivências .
comentários(0)comente



igsuehtam 01/09/2020

Para ser escritor
Esse livro parece uma conversa de escritor para escritor. E ele dá muitas dicas boas que precisam ser anotadas.
comentários(0)comente



Lucas Ronny 08/06/2020

A vida do escritor é solitária.
Confesso que ultimamente tem despertado em mim uma vontade de escrever algo, peguei esse livro pensando que pudesse me ajudar. Mas o que posso dizer é que ele da apenas alguns toques, e que a visão do autor um pouco complexa e de difícil entendimento para iniciantes.
comentários(0)comente



Geian.Tregelles 26/04/2020

Insights e admoestações
Este não é um manual, como muitos pensam. É, antes de mais nada, uma porta aberta entre o purgatório (onde miríades de escritores juvenis estão) para o céu da publicação. Ao lê-lo, você perceberá as nuances que devem ser evitadas como escritor precoce e, sobretudo, será incentivado à retornar aos clássicos como arquétipo de criatividade e cultura. Estou impressionado com a qualidade do escritor e anseio por ler mais de suas obras. Recomendo!
comentários(0)comente



Ocelo.Moreira 18/11/2019

TÍTULO QUE NÃO CONDIZ COM O CONTEÚDO
Ao ver o título desse livro logo pensei; como pretendo ser escritor, então preciso lê-lo. Confesso que fiquei decepcionado, pois não se trata do que eu havia imaginado, um livro cheio de ótimas dicas para quem escreve!

O livro fala basicamente do próprio autor, suas experiências, início e carreira como escritor. Na verdade o livro é uma coletânea de diversos textos, como se o autor tivesse escrito tais textos e os engavetados para depois juntá-los e assim fazer esse livro.

Não o recomendo para quem procura dicas para escrever, pois o conteúdo do livro não estar em conformidade com o título!

Enfim, quem acha que esse livro o ajudará como escritor a desenvolver sua técnica, seu talento ou vocação, esse livro mesmo não!
Flavia512 18/11/2019minha estante
Por isso tem que ler a sinopse antes rs. Se vc quer algo nesse estilo, pega o Sobre a escrita do King.


Ocelo.Moreira 19/11/2019minha estante
Olá Flávia, bom dia.
Ok, sim, sem dúvida.
Eu li a sinopse e eis aqui um trecho da mesma: (...) E, nos últimos 25 anos, tem ensinado a arte da escrita a milhares de pessoas. Nesta obra, as variadas facetas do processo criativo, os mecanismos de funcionamento do sistema literário (...)
Tanto ela como o título do livro nos faz pensar ser um livro sobre a arte de escrever como o livro do King que você bem indicou aqui.
E esse livro "Sobre a escrita" já faz tempo que ele está na minha lista de desejados aqui do skoob, tanto ele como muitos outros livros do mesmo gênero.
É só dá uma olhada na minha lista de desejados que verá os tais livros.

Obrigado pelo comentário.
Abraço e boas leituras.




sandim_steh 17/04/2018

Para Ser Escritor – Charles Kiefer
Para Ser Escritor de Charles Kiefer, nos traz uma série de dicas de como se tornar um escritor ou até mesmo como agir no meio literário, com dicas incríveis sobre a realidade de um escritor, o livro consegue abrir sua mente para o munda da escrita e do meio literário. [...]

CONFIRA O RESTO DA RESENHA NO BLOG!

site: http://onlydreams.com.br/para-ser-escritor-charles-kiefer/
comentários(0)comente



Zaira Verena 06/05/2017

Um livro para refletir sobre ser escritor
O Charles Kiefer compartilha suas experiências de professor e escritor faz uma apresentação à profissão, definindo sobre o que é ser um escritor. O que enfrenta, sobre aflições, conflitos internos e externos. Comenta o básico em pequenos capítulos sobre processo criativo e suas estruturas. Indicado para escritores iniciantes que querem estudar sobre o ofício, ter o primeiro contato com livros de técnica de escrita.

site: https://officeliterario.wordpress.com/
comentários(0)comente



Eulalio.Hereda 26/03/2017

Necessário amadurecimento para ler esse livro
Tenho que reconhecer, não estou plenamente amadurecido para ler esse livro por inteiro. Não posso desmerecer o autor e a linguagem utilizada no livro, que é muitas vezes difícil de ser compreendida. Vi muitos comentários negativos no Skoob, a avaliação lá embaixo e só fiquei curioso por que vi este livro no blog Tomo Literário, o título desperta o interesse de quem ingressou no mundo da literatura como escritor e deseja adquirir algo mais para se aprimorar.

Eu já imaginava que não seria um livro traçando os passos principais para alguém se tornar escritor ou até mesmo conter exercícios a serem feitos para que sejamos testados se temos a capacidade de escrever ou não. Ser escritor está muito além do que pode ser teorizado. Uma pessoa capaz de contar uma história bem elaborada pode ser escritor se assim conseguir transpor seus pensamentos para uma folha de papel.

Existe no livro algumas passagens que ajudam em nossas definições, por exemplo o que diferencia um escritor de um autor, as diferenças entre crônicas e contos, é feita uma análise sobre os autores iniciantes e sua auto-estima elevada nas publicações iniciais, a necessidade de revisar, rever tudo aquilo que escrevemos e não ficarmos endeusando nossas próprias publicações, ou seja, o ego elevado.

Num de seus capítulos, o autor mostra uma realidade sobre o que escrevemos e achamos original, inusitado, mas que na verdade alguém num passado remoto já escreveu algo bastante parecido. Comenta também sobre plágios. Mas tem momentos do livro que fui incapaz de compreender exatamente o que Charles Kiefer quis passar e isso foi decepcionante para mim, quem sabe daqui mais algumas décadas eu seja capaz de compreender.

Quem adquirir um exemplar não deve criar a expectativa de que sairá com uma receita pronta para fazer um livro, como muitos devem ter pensado quando avaliaram negativamente o livro no skoob. Tampouco se tornará um escritor melhor, imagino eu, pois tudo dependerá da receptividade daquilo que está sendo escrito e para qual público alvo se quer alcançar. Se não tem público, não se tem avaliação.

Se mais alguém leu e quer comentar, por favor o faça!
comentários(0)comente



Douglas Lima 31/10/2016

O problema desse livro é o título
Como eu disse o problema de livro é o título. Pois muitas pessoas querem lê-lo a procura de um manual com dicas e informações para ser um escritor. Mas esse livro não terá informações e dicas que muitos procuram e sim reflexões e pensamentos do autor em relação a profissão do escritor. Para mim o livro deveria se chamar só Um escritor.
comentários(0)comente



Lizzmarcella 10/07/2016

Ao iniciar esta leitura, não ambicionei nem por um instante, encontrar um manual literal dos passos a seguir para obter êxito na escrita. Primeiro, porque acredito que fórmulas não funcionam na arte, e segundo, porque não tenho a convicção necessária para tal ofício.
Busquei simplesmente satisfazer uma curiosidade literária, extrair algo de prático para a vida, onde sempre estamos precisando escrever alguma coisa. Quem sabe até me sobreviesse um momento de inspiração, não é mesmo? Mas o livro não é o que eu esperava.
Incialmente, o autor disserta abstratamente sobre o processo de criação, leitura como uma forma de arte, necessidade do escritor acumular um razoável repertório de leituras, tipos de textos, sua experiência como professor etc. Kiefer também comenta que seremos mais originais quanto menos auto-referentes formos, só que... esse "Para ser ser escritor" É UM POÇO DE AUTO-REFERÊNCIA, algumas até sem relevância pro contexto, apenas observações pessoais do cotidiano.
Decorrente disso, do meio pro fim, começo a ter a incômoda sensação de estar lendo um livro de memórias, diário, blog, sei lá, olho a capa do livro mais uma vez e me pergunto: aonde ele quer chegar? Em alguns momentos, não fica claro. Aliás, a junção de textos aleatórios aglutinados como que "para encher linguiça" é um ponto negativo da obra. Parece que não atinge o auge, e pior, termina deixando a sensação de que faltou apreender o principal: o que raios é necessário para ser escritor? Sim, porque ele demonstra o muito que sabe, no entanto, não exatamente ensina.
Mesmo assim, eu não diria que o conteúdo é ruim (inclusive, adorei o capítulo sobre pessoas oblíquas, que reflete algumas experiências minhas); apenas creio que tudo assentaria melhor sob outra ótica: SOBRE ser escritor ou VIDA de escritor, por exemplo. A ironia dessa minha opinião é que tem um capítulo inteiro falando sobre Títulos e sua importância para "prenunciar o que uma obra contém", e atestar a "fidelidade e coerência" de um autor em relação à própria obra. Vai entender...
comentários(0)comente



Thiago.Nascimento 06/04/2016

Esperava mais
O autor brasileiro Charles Kiefer é escritor e professor de escrita criativa na PUC-RS e orientador de oficinas literárias particulares.O livro aborda varias questões da vida de um escritor de forma simples e com textos bem rápidos, alguns com apenas uma pagina. Apesar de parecer, esse livro não é para quem esta procurando orientação no processo de escrita, ele não vai abordar técnicas narrativas, criação de personagens, ambientação ou etc. O livro, de uma maneira simples de dizer, fala sobre: O plagio, trilogias, paixões literárias, sobre as mulheres de escritores e varias outras duvidas que rodeiam a vida de um escritor, seja iniciante ou não. Como já disse aqui, os textos são curtinhos, tem um tom meio irônico do autor, é leitura fácil... quando você percebe já acabou. É interessante? É. Realmente eu esperava mais informações úteis, mas me senti num bate papo descontraído com autor.
comentários(0)comente



Luciana Sabbag 10/09/2015

O que você espera quando lê este título e a sinopse deste livro? Que o autor, que é (óbvio) escritor e professor da Faculdade de Letras, lhe dará umas boas dicas para escrever, certo? Então... Não é nada disso. Eu não entendi o propósito deste livro (muito menos dessa capa). Os capítulos não têm nada a ver uns com os outros -- são absolutamente aleatórios. "Para ser escritor" parece um blog no papel. Ele fala sobre literatura, sim, mas muito mais sobre política, curiosidades, casos que não se relacionam em nada com o tema. A vantagem é que Kiefer é ótimo e -- como não poderiam deixar de ser -- os textos são muito bons.
comentários(0)comente



@pacotedetextos 20/08/2015

Não recomendo
Parece que você está conversando com o autor. Ok, isso não é ruim. Mas o fato como ele o faz nesse livro, sim. Os textos são uma verdadeira salada, parece que ele juntou várias crônicas/ensaios que escreveu ao longo dos anos, sobre temas diversos, e pensou: "taí, vou lançar um livro pra ganhar dinheiro!"
Se você já leu qualquer outro livro sobre o tema, pode ter certeza que esse aqui não vai fazer a menor falta pra você. E, se você quer começar por esse, não o faça. Aliás, não o leia.
Sem contar um pouco de arrogância do autor. Sobre isso, acho melhor nem comentar...
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR