O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Luana.Carrilho 08/06/2024

A gente tem que saber a hora de parar
Queria ler esse livro faz um tempo por ser um clássico bastante comentado. É um livro curto, então a leitura fluiu bem, mas não sei porquê não me envolvi com a história. É uma história simples, bem narrada, mas talvez seja um estilo de literatura que eu não me identifique muito.

Terminei o livro procurando quais metáforas existiam nele, mas só consegui pensar que o pescador Santiago não soube a hora de parar a sua jornada e voltar pra casa. Talvez ele fosse muito resignado e eu ao contrário, por muito menos desistiria dessa empreitada. Vai saber.

Ellen.Belfort 08/06/2024

Não funcionou para mim
Eu não sei nem o que dizer, acho que fui com muita expectativa, esperava algo diferente, não sei, mas não gostei, na verdade fiquei revoltada. Que droga! O velho sofre pra pegar o peixe e ainda acontece tudo isso, é azar mesmo.
Mas enfim, só vc lendo pra saber, escolha sua.

sofia136 06/06/2024

Como é que pode um velho pescando no meio do mar ser a coisa mais interessante que existe
queria poder esquecer para sentir tudo de novo
meu livro favorito!!

Beatriz3345 04/06/2024

Intenso
Simples e objetivo, um livro tão curto, mas com tantas reflexões bonitas sobre a vida? É no sofrimento que crescemos, que descobrimos nossos limites e também a nossa grandeza, não é romantizando o sofrimento, mas penso que quem nunca sofreu na vida, não é capaz de crescer como humano. A dor nos engrandece. A prosa do autor é encantadora.

veneza. 03/06/2024

?Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu??, pensou ele.

? Nada ? disse em voz alta. ? Fui longe demais.

juliesf 02/06/2024

Bonito e triste do jeito que eu gosto, lerei mais hemingway
só os termos de pesca que me pegam um pouco?

Tiago 02/06/2024

Simples
O velho e o mar é um ótimo clássico para ser o seu primeiro.
Livro curto, de linguagem simples e direto.
É um tipo de história que me atrai. Onde o personagem expõe suas angústias e reflexões.
Todos os dias no mar e a batalha pessoal dele com o peixe é bem interessante. É verdade que em algumas horas se torna tedioso. Mas se trata mais de pensamentos do que de ação.

O que tiro desse livro é a resiliência de Santiago e a sua simplicidade. Além da singela relação dele com o menino Manolin.

Enxergo a história como uma luta contra o tempo. Onde o peixe é o próprio tempo, que conduz Santiago sem parar mar adentro. E todo o caminho é uma reflexão de sua vida.
Em algumas passagens que ele pensa "queria que o garoto estivesse aqui" ele refere-se a si mesmo, desejando de volta sua vitalidade para enfrentar as dificuldades de sua vida, representadas pelo peixe.

Enfim, um livro onde sua quantidade de páginas é perfeita. Nada está ali apenas para dar volume, como muito do que lemos hoje em dia.

Matthew 02/06/2024

Emocionante
Sempre quis ler este clássico e não me decepcionei, mas me surpreendi com uma narrativa simples e bem cativante, daquelas que a gente não consegue parar de ler. Finalizei em 6 dias. JÁ é um dos meus livros preferidos.

guntherduarte 01/06/2024

Incrível como em pouquíssimas páginas o autor conseguiu conferir tamanha intensidade a essa narrativa. Recomendo.
Pâm 01/06/2024minha estante
Maravilhoso, esse livro!

Débora 01/06/2024minha estante
Amo esse livro

graazifarias 01/06/2024minha estante
Adorei esse livro!

Camila 01/06/2024

Santiago é um pescador experiente e com grandes histórias de jornadas no alto mar, mas que está enfrentando uma "onda de azar" no qual não consegue pegar peixe algum há 84 dias.
Devido a isso, as viagens do velho Santiago, que contavam sempre com a companhia de um menino chamado Manolin, passaram a ser solitárias, pois os pais do menino o colocaram sob tutoria de outro pescador.
Na jornada do dia 85 em busca de alguma boa pesca, o velho sente a ausência do menino como nunca. Olhava para o mar e sentia-se só. É nesse mesmo dia que Santiago encontra o maior e mais belo peixe-espada que já viu.
A experiência de captura do peixe é exaustante. Se torna um jogo de forças que parece não ter fim. Santiago mesmo mal comendo, mal dormindo e cheio de ferimentos nas mãos, não se dá por vencido. Muitos dias se passam até que ele consiga capturá-lo e, até lá, aquele peixe se torna sua nova companhia. Convivendo com aquele imenso peixe-espada, o velho consegue descobrir quais são as suas necessidades e chega até unir os seus próprios sentimentos com os dele. Chama-o de "meu peixe", "meu irmão".
O peixe se torna algo tão magnífico e nobre para o velho Santiago que ele se sente honrado de contemplar tal figura. Tamanha é sua admiração que a ideia de morrer para aquele peixe não o abala. Para ele, pouco importa quem matará quem ali. Até que Santiago encontra o momento ideal e consegue fincar um arpão no coração do enorme peixe-espada. Ele amarra o peixe em sua canoa e segue caminho de volta à costa.
O triunfo que o velho sente ao conseguir matar o peixe dura pouco, pois logo é atacado por muitos tubarões até chegar em terra. Esses tubarões destroçam a carne do peixe morto amarrado ao barco. Santiago, apesar de conseguir derrotar todos eles com suas ferramentas, se sente mal. Ele vê a beleza do peixe se esvaindo e sabe que é o culpado por isso. Se sente mal porque matou um peixe tão belo, se sente mal porque rebaixou esse mesmo peixe à pedaços de carne despedaçados ao mar.
Ele gostaria que tudo tivesse sido um sonho: que não tivesse matado aquele peixe em especial, e sim qualquer outro. Parece que, no fim das contas, os pai de Manolin estavam certos: ele era um homem sem sorte. Se sorte pudesse ser comprada, Santiago com certeza a compraria.
Quando chega em sua vila, a única coisa que restou foi a espinha e a cauda do peixe ainda amarrado na embarcação.
Sua viagem acabou e Santiago chegou vivo mesmo depois de todos os horrores que passou, porém se sentia tão morto quanto aquele peixe-espada.

Me apaixonei pelo livro. Me sentia como integrante daquele pequeno barco, junto com Santiago. Seus sentimentos se tornaram os meus e isso, de certa forma, foi muito aconchegante.
A história é simples, mas intensa em narrativa. Um ótimo livro, sem dúvidas.

Joana Grigorio 31/05/2024

Não me prendeu em nada. Nenhum tipo de emoção. Aliás, tédio.
É o livro preferido de uma pessoa que foi importante pra mim.

Rozane .souza 30/05/2024

É um livro que fala sobre a alma.humana em.relação aos dissabores da vida , seus percalços e angustias, incluindo tambem a esperança de dias melhores por pior que seja a situação.