O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2563 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Matthew 02/06/2024

Emocionante
Sempre quis ler este clássico e não me decepcionei, mas me surpreendi com uma narrativa simples e bem cativante, daquelas que a gente não consegue parar de ler. Finalizei em 6 dias. JÁ é um dos meus livros preferidos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



guntherduarte 01/06/2024

Incrível como em pouquíssimas páginas o autor conseguiu conferir tamanha intensidade a essa narrativa. Recomendo.
Pâm 01/06/2024minha estante
Maravilhoso, esse livro!


Débora 01/06/2024minha estante
Amo esse livro


graazifarias 01/06/2024minha estante
Adorei esse livro!




Camila 01/06/2024

Santiago é um pescador experiente e com grandes histórias de jornadas no alto mar, mas que está enfrentando uma "onda de azar" no qual não consegue pegar peixe algum há 84 dias.
Devido a isso, as viagens do velho Santiago, que contavam sempre com a companhia de um menino chamado Manolin, passaram a ser solitárias, pois os pais do menino o colocaram sob tutoria de outro pescador.
Na jornada do dia 85 em busca de alguma boa pesca, o velho sente a ausência do menino como nunca. Olhava para o mar e sentia-se só. É nesse mesmo dia que Santiago encontra o maior e mais belo peixe-espada que já viu.
A experiência de captura do peixe é exaustante. Se torna um jogo de forças que parece não ter fim. Santiago mesmo mal comendo, mal dormindo e cheio de ferimentos nas mãos, não se dá por vencido. Muitos dias se passam até que ele consiga capturá-lo e, até lá, aquele peixe se torna sua nova companhia. Convivendo com aquele imenso peixe-espada, o velho consegue descobrir quais são as suas necessidades e chega até unir os seus próprios sentimentos com os dele. Chama-o de "meu peixe", "meu irmão".
O peixe se torna algo tão magnífico e nobre para o velho Santiago que ele se sente honrado de contemplar tal figura. Tamanha é sua admiração que a ideia de morrer para aquele peixe não o abala. Para ele, pouco importa quem matará quem ali. Até que Santiago encontra o momento ideal e consegue fincar um arpão no coração do enorme peixe-espada. Ele amarra o peixe em sua canoa e segue caminho de volta à costa.
O triunfo que o velho sente ao conseguir matar o peixe dura pouco, pois logo é atacado por muitos tubarões até chegar em terra. Esses tubarões destroçam a carne do peixe morto amarrado ao barco. Santiago, apesar de conseguir derrotar todos eles com suas ferramentas, se sente mal. Ele vê a beleza do peixe se esvaindo e sabe que é o culpado por isso. Se sente mal porque matou um peixe tão belo, se sente mal porque rebaixou esse mesmo peixe à pedaços de carne despedaçados ao mar.
Ele gostaria que tudo tivesse sido um sonho: que não tivesse matado aquele peixe em especial, e sim qualquer outro. Parece que, no fim das contas, os pai de Manolin estavam certos: ele era um homem sem sorte. Se sorte pudesse ser comprada, Santiago com certeza a compraria.
Quando chega em sua vila, a única coisa que restou foi a espinha e a cauda do peixe ainda amarrado na embarcação.
Sua viagem acabou e Santiago chegou vivo mesmo depois de todos os horrores que passou, porém se sentia tão morto quanto aquele peixe-espada.

Me apaixonei pelo livro. Me sentia como integrante daquele pequeno barco, junto com Santiago. Seus sentimentos se tornaram os meus e isso, de certa forma, foi muito aconchegante.
A história é simples, mas intensa em narrativa. Um ótimo livro, sem dúvidas.
comentários(0)comente



Joana Grigorio 31/05/2024

Não me prendeu em nada. Nenhum tipo de emoção. Aliás, tédio.
É o livro preferido de uma pessoa que foi importante pra mim.
comentários(0)comente



Rozane .souza 30/05/2024

É um livro que fala sobre a alma.humana em.relação aos dissabores da vida , seus percalços e angustias, incluindo tambem a esperança de dias melhores por pior que seja a situação.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



KarinaSil 29/05/2024

Um classico curto, uma história simples direta sem meias-voltas mas cheias de significados e ensinamentos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fyllos 28/05/2024

O Velho e o Mar: Uma Jornada de Perseverança e Superação
Acabei de ler "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway, e que obra-prima!
A história de Santiago, um pescador experiente que enfrenta um marlin gigante em alto mar, é um relato emocionante sobre a luta do homem contra a natureza, seus próprios limites e a busca incessante por seus sonhos.
Hemingway nos presenteia com uma narrativa simples, mas profunda, rica em simbolismos e reflexões sobre a vida, a morte, a dignidade e a força do espírito humano.
#ovelhoeomar #ernesthemingway #livros #leituras #clássicos #reflexão #inspiração #recomendação #leiamais #livrosqueinspiram
marianaa 28/05/2024minha estante
acho q vc avaliou errado, só deu meia estrela


graazifarias 28/05/2024minha estante
Foi isso que eu reparei kkkk falou tão bem e avaliou tão mal kkkk


Cyd 28/05/2024minha estante
Meia estrela? "Obra - prima"?....???


Lennon.Durval 28/05/2024minha estante
adorei nota zero


xzsatur.no 28/05/2024minha estante
?Obra-prima?, meia estrela. KKKKKKKKKKKK foi sem querer, eu sei.


Fyllos 28/05/2024minha estante
Arrumei, valeu. rsrs


xzsatur.no 28/05/2024minha estante
Inclusive, quero ler! Vi uma HQ lindíssima desse livro!


littlefreakisa 28/05/2024minha estante
@fyllos dúvida genuína: como cê arrumou sem apagar a resenha? eu tentei uma vez e acabei apagando a minha sem querer?




tiagovalente.blog 28/05/2024

Ordinário vira Extraordinário
Existem experiências que ficam eternas em nosso consciente por toda a vida.

Quando lemos livros dos grandes e notáveis escritores da história, sempre esperamos estar diante de uma experiência impactante, e conseguir ser surpreendido é melhor ainda.

“O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, representa isso.

Mesmo depois de terminado, ele continua reverberando na minha cabeça.

Sobre o que é “O Velho e o Mar”? É sobre um velho pescador, e sua luta para pescar um peixe. Parece simples? E é. Grandes escritores conseguem transformar o ordinário em extraordinário.

Anos em Cuba
É estranho pensar em um escritor americano escrevendo sobre um pescador cubano chamado Santiago, mas acontece que Hemingway morou por 20 anos na ilha de Cuba, além de ter sido um exímio pescador.

Sabendo dessas informações, entendemos como ele consegue descrever com precisão o trabalho de um pescador. Pouco importa se você sabe algo de pescaria, acontece que Hemingway nos coloca na pele de Santiago, com suas dores, anseios e perseverança; como se estivéssemos, também, pescando em alto mar.

O Velho e o Mar
É um livro sobre um veterano pescador Cubano chamado Santiago, que vive numa maré de azar, e não consegue capturar peixes há um bom tempo.

Seguindo sua rotina, Santiago sai um dia para pescar, e se depara com um dos maiores desafios da sua vida, capturar um Marlim gigante.

Acompanhar essa batalha, pelos olhos de Hemingway, foi uma das coisas mais emocionantes que senti lendo.

Diálogo Interno
Santiago tem constantes diálogos internos e externos, conversando consigo mesmo. Ele solta suas lamentações, e tenta se auto motivar para manter sua confiança e não desistir.

Em um desses diálogos, há um épico conto, bem curto, sobre uma queda de braço que ele enfrentou quando jovem, e só essa história daria um livro. É muito bom.

É tão bom que, em um curta animado vencedor do Oscar, baseado em “O Velho e o Mar”, eles adicionam esta passagem também.

Emoção
Acabei lendo tudo em uma leitura. Poucos livros te prendem dessa forma hipnotizante.

A emoção é muito forte. Você se desgasta como Santiago, se emociona, e tudo isso com a simples história de uma pesca.

Para mim, esse é o grande barato de “O Velho e o Mar”, mostrar que é possível ser simples, mas ao mesmo tempo complexo, e que não há desculpas para não criar boas histórias.

Quando Hemingway acabou de escrever o livro, disse que essa era a melhor obra possível que conseguiria escrever. Em 1952, publica “O Velho e o Mar”, ganhando o prêmio Pulitzer de Ficção (1953), e em 1954, é então laureado com o Nobel de Literatura.

Curta do Oscar
Além de todo o reconhecimento literário, um curta de animação baseado em “O Velho e o Mar”, ganhou o Oscar em 2000.

Em 1958, o filme “O Velho e o Mar” estreia, e em 1959, leva 3 Oscars para casa.

Há algumas outras adaptações de menos sucesso.

Hemingway e Eu
Por acaso é um dos únicos artistas de renome que nasceram no mesmo dia que eu, 21 de Julho.

Não acredito em signos ou algum misticismo sobre isso, mas gosto de coincidências.

Hemingway achou que era a melhor obra que ele conseguiria escrever, eu acho que é uma das melhores obras que já li.

site: https://tiagovalente.blog/o-velho-e-o-mar-1952-ernest-hemingway/
comentários(0)comente



Sophia 26/05/2024

O velho e o mar
Livro extremamente chato e entendiante, não entendi a mensagem, não entendi o sentido da história, nunca indicaria só li por conta da escola
comentários(0)comente



Eduarda 26/05/2024

Meu primeiro livro do Hemingway. Um livro simples, curto e com uma escrita super fácil. A história é envolvente, especialmente no final.
comentários(0)comente



Joao Vidal 26/05/2024

Que triste esse livro kkkk
É meio polêmico falar isso mas tipo, quando eu fui começar a ler, pensei que seria tipo o melhor livro do mundo por ter ganhado prêmio Nobel e tudo mais. Só que é, na verdade, um livro bem simples até. Tem 95 páginas, a leitura é bem fácil e não tem nada de taaaaaaaaooo surpreendente assim, não me leve a mal o livro é ótimo mas é bem simples comparado ao que imaginei que seria
comentários(0)comente



salles27 21/05/2024

Maior que a luta do Santiago contra o peixe e os tubarões foi a minha com esse livro, sua linguagem e tudo mais.
comentários(0)comente



2563 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR