O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Joana Grigorio 31/05/2024

Não me prendeu em nada. Nenhum tipo de emoção. Aliás, tédio.
É o livro preferido de uma pessoa que foi importante pra mim.

Rozane .souza 30/05/2024

É um livro que fala sobre a alma.humana em.relação aos dissabores da vida , seus percalços e angustias, incluindo tambem a esperança de dias melhores por pior que seja a situação.

KarinaSil 29/05/2024

Um classico curto, uma história simples direta sem meias-voltas mas cheias de significados e ensinamentos.

Fyllos 28/05/2024

O Velho e o Mar: Uma Jornada de Perseverança e Superação
Acabei de ler "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway, e que obra-prima!
A história de Santiago, um pescador experiente que enfrenta um marlin gigante em alto mar, é um relato emocionante sobre a luta do homem contra a natureza, seus próprios limites e a busca incessante por seus sonhos.
Hemingway nos presenteia com uma narrativa simples, mas profunda, rica em simbolismos e reflexões sobre a vida, a morte, a dignidade e a força do espírito humano.
#ovelhoeomar #ernesthemingway #livros #leituras #clássicos #reflexão #inspiração #recomendação #leiamais #livrosqueinspiram
marianaa 28/05/2024minha estante
acho q vc avaliou errado, só deu meia estrela

graazifarias 28/05/2024minha estante
Foi isso que eu reparei kkkk falou tão bem e avaliou tão mal kkkk

Cyd 28/05/2024minha estante
Meia estrela? "Obra - prima"?....???

Lennon.Durval 28/05/2024minha estante
adorei nota zero

xzsatur.no 28/05/2024minha estante
?Obra-prima?, meia estrela. KKKKKKKKKKKK foi sem querer, eu sei.

Fyllos 28/05/2024minha estante
Arrumei, valeu. rsrs

xzsatur.no 28/05/2024minha estante
Inclusive, quero ler! Vi uma HQ lindíssima desse livro!

littlefreakisa 28/05/2024minha estante
@fyllos dúvida genuína: como cê arrumou sem apagar a resenha? eu tentei uma vez e acabei apagando a minha sem querer?

tiagovalente.blog 28/05/2024

Ordinário vira Extraordinário
Existem experiências que ficam eternas em nosso consciente por toda a vida.

Quando lemos livros dos grandes e notáveis escritores da história, sempre esperamos estar diante de uma experiência impactante, e conseguir ser surpreendido é melhor ainda.

“O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, representa isso.

Mesmo depois de terminado, ele continua reverberando na minha cabeça.

Sobre o que é “O Velho e o Mar”? É sobre um velho pescador, e sua luta para pescar um peixe. Parece simples? E é. Grandes escritores conseguem transformar o ordinário em extraordinário.

Anos em Cuba
É estranho pensar em um escritor americano escrevendo sobre um pescador cubano chamado Santiago, mas acontece que Hemingway morou por 20 anos na ilha de Cuba, além de ter sido um exímio pescador.

Sabendo dessas informações, entendemos como ele consegue descrever com precisão o trabalho de um pescador. Pouco importa se você sabe algo de pescaria, acontece que Hemingway nos coloca na pele de Santiago, com suas dores, anseios e perseverança; como se estivéssemos, também, pescando em alto mar.

O Velho e o Mar
É um livro sobre um veterano pescador Cubano chamado Santiago, que vive numa maré de azar, e não consegue capturar peixes há um bom tempo.

Seguindo sua rotina, Santiago sai um dia para pescar, e se depara com um dos maiores desafios da sua vida, capturar um Marlim gigante.

Acompanhar essa batalha, pelos olhos de Hemingway, foi uma das coisas mais emocionantes que senti lendo.

Diálogo Interno
Santiago tem constantes diálogos internos e externos, conversando consigo mesmo. Ele solta suas lamentações, e tenta se auto motivar para manter sua confiança e não desistir.

Em um desses diálogos, há um épico conto, bem curto, sobre uma queda de braço que ele enfrentou quando jovem, e só essa história daria um livro. É muito bom.

É tão bom que, em um curta animado vencedor do Oscar, baseado em “O Velho e o Mar”, eles adicionam esta passagem também.

Emoção
Acabei lendo tudo em uma leitura. Poucos livros te prendem dessa forma hipnotizante.

A emoção é muito forte. Você se desgasta como Santiago, se emociona, e tudo isso com a simples história de uma pesca.

Para mim, esse é o grande barato de “O Velho e o Mar”, mostrar que é possível ser simples, mas ao mesmo tempo complexo, e que não há desculpas para não criar boas histórias.

Quando Hemingway acabou de escrever o livro, disse que essa era a melhor obra possível que conseguiria escrever. Em 1952, publica “O Velho e o Mar”, ganhando o prêmio Pulitzer de Ficção (1953), e em 1954, é então laureado com o Nobel de Literatura.

Curta do Oscar
Além de todo o reconhecimento literário, um curta de animação baseado em “O Velho e o Mar”, ganhou o Oscar em 2000.

Em 1958, o filme “O Velho e o Mar” estreia, e em 1959, leva 3 Oscars para casa.

Há algumas outras adaptações de menos sucesso.

Hemingway e Eu
Por acaso é um dos únicos artistas de renome que nasceram no mesmo dia que eu, 21 de Julho.

Não acredito em signos ou algum misticismo sobre isso, mas gosto de coincidências.

Hemingway achou que era a melhor obra que ele conseguiria escrever, eu acho que é uma das melhores obras que já li.

site: https://tiagovalente.blog/o-velho-e-o-mar-1952-ernest-hemingway/

Sophia 26/05/2024

O velho e o mar
Livro extremamente chato e entendiante, não entendi a mensagem, não entendi o sentido da história, nunca indicaria só li por conta da escola

Eduarda 26/05/2024

Meu primeiro livro do Hemingway. Um livro simples, curto e com uma escrita super fácil. A história é envolvente, especialmente no final.

Joao Vidal 26/05/2024

Que triste esse livro kkkk
É meio polêmico falar isso mas tipo, quando eu fui começar a ler, pensei que seria tipo o melhor livro do mundo por ter ganhado prêmio Nobel e tudo mais. Só que é, na verdade, um livro bem simples até. Tem 95 páginas, a leitura é bem fácil e não tem nada de taaaaaaaaooo surpreendente assim, não me leve a mal o livro é ótimo mas é bem simples comparado ao que imaginei que seria

salles27 21/05/2024

Maior que a luta do Santiago contra o peixe e os tubarões foi a minha com esse livro, sua linguagem e tudo mais.

andrecaztro 20/05/2024

Direto ao ponto. Sem simbolismos. Cru. Real.
Entender essas características do estilo da escrita desse livro é indispensável para se envolver ao máximo com a história. Ao final, me senti completamente derrotado, porém da maneira mais amarga e menos dramática possível. Excelente.

Daniel1242 19/05/2024

Sem sombra de dúvidas um dos meus livros favoritos, a forma como é narrado me fez permear completamente a história e os sentimentos do pescador.

Uma linda história de um homem azarado e resiliente, vencido não por um corpo velho, nem pela falta de esforço, mas pela falta de sorte.

Consegui sentir em cada passagem do livro os sentimentos do velho, quase como se me fosse uma história contada a mim pessoalmente.

Com toda certeza procurarei mais obras do autor e com uma expectativa muitíssimo alta.

iorimarch 19/05/2024

Senhor, que livrinho triste?
narrativa simples, porém direta e comovente.
não tenho muito o que declarar, apenas leia e sinta!
(vale muito a leitura!).

CinMeireles 18/05/2024

"I wish I could feed the fish, he thought. He is my brother. But I must kill him and keep strong to do it."

Com uma narrativa de tom fabulesco, O Velho e o Mar nos dá uma aula sobre a alma humana e a necessidade de sobrevivência.

O que mais gosto nesse livro é a relação do pescador Santiago com o mar, e sua plena consciência de que não é melhor ou pior do que os peixes que pesca - e que, ainda assim, precisa matá-los para sobreviver. Há uma certa beleza na consciência de que, como humanos, não estamos fora da natureza que tentamos, muitas vezes de forma errada, proteger.

Outra mensagem que considero belíssima nesse livro é a de que podemos, mesmo com todos os nossos esforços, fracassar - e isso, em nenhum ponto, desmerece a luta travada. Santiago vence o marlim, mas é vencido pelos tubarões; ele retorna ao porto ferido, de mãos vazias, e com um profundo senso de derrota. Porém, sua luta o tornou novamente respeitado aos olhos de sua comunidade, e teve a pequena vitória do retorno de seu aprendiz Manolim, a quem Santiago tem como um filho.

Um dos mais belos livros que já li, me deixou ansiosa para ler outras obras de Hemingway.