Tornar-se Pessoa

Resenhas - Tornar-se Pessoa

1 | 2 | 3 | 4

Lua ð 25/09/2023

Um livro despretensiosamente surpreendente
Carl R. Rogers foi um grande pensador das relações humanas e Tornar-se pessoa é sem dúvida uma obra-prima. Esse foi meu primeiro contato com a escrita rogeriana e, de imediato, fiquei maravilhada com a sensibilidade transmitida em cada página. Posso afirmar que esse livro é a melhor porta de entrada para aqueles que desejam ingressar nos estudos da Abordagem Centrada na Pessoa.

Apesar de não ter uma leitura densa e com termos de difícil compreensão, esse livro merece ser lido aos poucos, como quem degusta um vinho, considerando a qualidade do conteúdo. Tornar-se pessoa é uma leitura que ultrapassa os campos da relação entre cliente e terapeuta e apresenta uma linguagem, na maioria dos capítulos, acessível para quem interessar ler. Considerando a impecável descrição da dinâmica das relações interpessoais para além do contato profissional, trata-se de uma leitura obrigatória não apenas aos estudantes de psicologia e outras áreas da saúde, como também para todos os que estão no processo de se tornarem pessoas.

Embora a escrita do autor tenha pouco rigor teórico, foi uma leitura incrivelmente esclarecedora no que se refere à descrição de um 'jeito de ser' da pessoa humana. Rogers tem uma grandiosidade no modo de escrita que prende o leitor do início ao fim, além de que, ao ler Tornar-se pessoa pela primeira vez, é muito provável se interessar por outras de suas obras. Esse livro me dividiu entre antes e depois. Recomendo a todos.
Wivy.Lima 26/09/2023minha estante
Depois dessa resenha, sou obrigado a adicionar pra lista ??

emillyzinha 11/01/2024

Esse livro me fez refletir bastante sobre ser e não apenas existir, sobre estar aberto a mudanças e desconfortos para tornar-se quem se é

Alice 15/02/2024

Tornar-se pessoa
A pessoa torna-se no que é, como o paciente diz com tanta frequência durante a terapia. O que isto parece querer indicar é que o indivíduo se torna ? na sua consciência ? aquilo que é ? na experiência. O indivíduo é, por outras palavras, um organismo humano completo e em pleno funcionamento.

Júlia 19/12/2022

para entrar em contato com a "terapia centrada no cliente"
Comecei a ler esse livro por indicação de uma professora em disciplina sobre a TCC, e no final da obra ficou ainda mais claro o porquê da indicação. Levei meses para concluir a leitura, mas ainda me lembro da sensação de maravilhamento ao ler algumas ideias que traduziam desconfortos meus com outras teorias da psicologia (TCC e psicanálise), sua visão sobre o ser humano e ao conhecer aspectos da rotina de Rogers e de sua personalidade. Seu otimismo e engajamento na vida me foram inspiradores desde o princípio do livro.
Como tenho pouquíssimo contato com a terapia centrada no cliente no curso de Psicologia, se tornou positivo o aspecto destacado por outros leitores aqui como algo negativo: o fato de que os textos repetem por várias vezes as mesmas ideias e informações. Isso me ajuda a lembrar quais são os aspectos centrais, indispensáveis para o autor para que uma psicoterapia “dê certo”.
Como o livro foi escrito nos anos 60, resta a curiosidade de saber quais são as evoluções da terapia centrada na pessoa e quais os achados das pesquisas mais recentes. Rogers aponta bastante no livro para o futuro, apostando que a teoria e a prática irão se desenvolver e serem mais precisas e embasadas cientificamente.
Também me despertaram a curiosidade dois aspectos aparentemente contraditórios da terapia centrada no cliente: seu enfoque na subjetividade e as pesquisas de caráter experimental e de método quantitativo.
Por fim, gostei bastante das reflexões tecidas pelo autor na sétima parte do livro, chamada “as ciências do comportamento e a pessoa”. Me imaginei conversando com o autor, contando para ele o que eu acho que influencia o comportamento das pessoas atualmente, como as “escolhas” dos algoritmos sobre o que acessaremos nas redes sociais.

Edson.Bezerra 06/07/2022

Principal obra do psicólogo humanista Carl Rogers, oferece uma boa perspectiva de suas ideias centrais, principalmente por trazer textos produzidos em seu período mais ativo como pesquisador acadêmico.

nyeeth 06/06/2022

Uma das leituras que mais se encontram com meu entendimento de pessoa e de mundo, e que me ensina a cada (re)leitura. Rogers possui uma sensibilidade maravilhosa e sua escrita trás uma intensa sensação de cuidado, compreensão e respeito, que muito dizem da sua forma de ver sua prática.
Sem dúvida um livro andará sempre próximo de mim.

mandaah03 28/04/2022

Eu nao gostei do livro, e não é sobre o assunto em si, mas da forma como ele escreve, penei muito para ler.

fabiele :) 05/02/2021

Esclarecedor
Um bom livro, traz algumas reflexões da importância de ouvir o outro e aprendermos a não julgar tão rapidamente. Alguns passos importantes para termos bons resultados na estrada que é ajudar o outro.
O livro é composto por artigos então também pode ser lido em partes, alguns são muito interessantes e outros (na minha opinião) repetitivos e arrastados.
Mas pra mim, foi um livro que agregou bastante, valeu a pena a leitura.

Andressa 03/04/2022

Revolucionário
Um livro que aborda de forma muito meticulosa a relação que se estabelece entre cliente e terapeuta no processo de psicoterapia. Escrito em 1985, mas absurdamente revolucionário para a época e totalmente aplicável hoje. O conteúdo é extremamente relevante, mas a escrita é maçante em alguns momentos, precisei reler diversos parágrafos para entender. Não é uma leitura fluida até pelo menos metade do livro. Mas ainda sim, acredito que seja indispensável, pelo menos para psicólogos.

hyocha 27/03/2022

Primeiro contato que tive com a escrita de Rogers e fiquei simplesmente maravilhada, estou apaixonada por essa abordagem correndo o risco de segui-la.
Não dei 5 estrelas no livro pelas partes científicas que não sou muito apegada.

Nathália 27/02/2022

Necessário
Livro importantíssimo para qualquer pessoa. A grande metade contém pensamentos filosóficos do autor sobre como nós desenvolvemos como pessoas, principalmente em uma relação terapêutica. Rogers é um amorzinho e extremamente necessário para a psicologia.

Maria Paula 18/11/2023

Introdução interessante
Não conhecia muito bem a abordagem humanista e o livro esclareceu os pontos principais de sua filosofia e exemplos da prática clínica. A escrita do Rogers é fluida e ao longo da leitura senti como se estivesse assistindo a uma palestra dele. A segunda parte é um tanto repetitiva, acredito que o livro poderia ser menor mas entendo a inclusão do autor de seus artigos, com descrições dos métodos, etc, para fundamentar sua teoria. Leitura fundamental para estudantes de Psicologia, psicólogos, outros profissionais e interessados na área, já que possui linguagem acessível e oferece uma filosofia excelente para os relacionamentos interpessoais.

Nazrat 20/11/2021

Um processo
Uma leitura ao mesmo tempo prazerosa e constitutiva de uma visão acerca da pessoa, baseada na valorização de sua subjetividade e liberdade. Sempre é enfatizado o tripé da ACP (congruência, aceitação incondicional e empatia) de forma a se mostrar aplicável nós mais diversos contextos. Embora uma teoria bem enxuta, se comparada a outras abordagens psicológicas, a ACP se mostra viável não apenas no seu próprio contexto clínico, mas como uma visão possível e (no meu entendimento) necessária para qualquer psicoterapeuta.

Maria9458 30/01/2024

Tornar-se Pessoa - Carl Rogers

Rogers foi genial ao escrever "Tornar-se Pessoa".
Este livro destina-se não só a profissionais e estudantes da área da Saúde Mental, mas às pessoas que possuem o desejo de elevar o nível de suas relações interpessoais, ou de entender um pouco sobre o processo da psicoterapia através da abordagem humanista. Permitam-me, considerando todas as minhas limitações psiquicas e críticas, definir o autor e esta sua esta obra em uma palavra: sensibilidade. Carl Rogers consegue traduzir através de uma linguagem acessível processos muito complexos e que exigem de muita sensibilidade, experiência, reflexão e sabedoria para que sejam captados pelo consciente.

O autor fala de si, da psicoterapia, da ciência, da filosofia (com ênfase no filósofo existencialista Søren Kierkegaard), da abordagem psicoterapêutica que desenvolveu (Abordagem Centrada na Pessoa), das relações interpessoais, da educação, das ciências comportamentais, da criatividade, entre vários outros assuntos. Tudo isso baseado em ciência, experiências em campo, vivências pessoais, entre outras fontes.

4 Estrelas - Em determinado momento a escrita se torna repetitiva.

yonara12 31/01/2024

"uma pessoa é um processo fluido, não uma entidade fixa e estática; um rio corrente de mudanças, não um bloco de material sólido: uma constelação de potencialidades continuamente mutáveis, não uma quantidade fixa de traços."

1 | 2 | 3 | 4