Amar ou Depender?

Amar ou Depender? Walter Riso

Resenhas - Amar ou Depender ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

anavi15 17/05/2024

Recomendo muito
Esse livro foi muito importante pra mim, emprestado pela minha irmã.

a leitura é fácil e dinâmica, o autor conseguiu me fazer rir bastante em algumas partes quase na mesma proporção do quanto chorei lendo esse livro, quero lembrar dele pra sempre e ter ele na minha estante.

o livro era o que eu precisava pra entender o que acontecia e o que eu preciso fazer pra que tudo seja melhor, tenho vontade de reler ele mil vezes.

Joohsun 05/05/2024

Ajuda
Terminei um relacionamento recentemente e esse livro me ajudou muito a entender muitas coisas, recomendo.

Larissa3693 18/04/2024

Um bom livro
Aborda um tema muito interessante e que é pouco falado na sociedade, nesse livro o autor explica vários tipos de dependência emocional e retrata a experiência de vida de alguns dos seus pacientes.

Nath 13/02/2024

Ideias interessantes, mas não gostei da execução do livro
Achei um pouco esquisita a forma como as ideias são colocadas, com um toque pessoal do autor. Mesmo que a situação seja ridícula, acho estranho ele colocar ali essa impressão. Particularmente gosto de uma visão mais distanciada e com mais base científica. Ele até cita algumas informações, mas faltou embasar mais.

Maria18076 13/02/2024

Transformador
Esse livro é um convite para que possamos refletir sobre como nos relacionamos, e se o fazemos de forma saudável.
O autor destaca sobre a importância da liberdade dos relacionamentos, mas que não deve ser confundida da com libertinagem.
Nós, em quanto seres humanos necessitamos ter nossa individualidade preservada. Uma existência acompanhada de autonomia, sentido que nos impulsionem a sermos pessoas melhores e transcendentes. Exploração, na perspectiva de explorar o mundo e a si mesmo, amar não é esquecer de si, mas crescer junto com o outro; de forma que as subjetividades sejam respeitadas.
O autoconhecimento é indispensável, precisamos saber nossas limitações e potencialidades , de maneira que não projetemos nossas inseguranças nas nossas relações.
Se existe níveis altos de ansiedade e baixa autoestima, terá bastante insegurança na forma como nos relacionamos, respigando no outro.
A vida nos proporciona convites diários para que possamos desvendar nosso próprio universo, que possamos aproveitar essas oportunidades antes de querermos nos infiltramos em universos alheios.

Clara2684 18/01/2024

Todos deveriam ler!
É um livro de leitura fácil, é um conteúdo sério e meio árduo de ler, mas é um assunto que acho muito necessário até para quem acha que não sofre de dependência. Walter foi cirúrgico nesse livro e com muitos exemplos do dia a dia. ??

Adelia.Buriti 10/01/2024

Leitura esclarecedora
Livro muito interessante e de vários conceitos técnicos esclarecedores. Gostei bastante!
Exemplos para reconhecermos dependência afetiva e como nos livrar dela.
?Amar sem medo.?

Aline 28/12/2023

Excelente
Excelente livro e leitura fácil. O livro trata sobre dependência afetiva e as formas que levam uma pessoa a depender de outra.
E como é difícil quando colocamos a nossa vida nas mãos de outra.

yasneryst 27/12/2023

Recomendado pela psi.
Literalmente o primeiro livro desse tipo que li na vida!
Acho que o autoconhecimento apenas e isolado não é muito efetivo, mas quando aliado é perfeito.
O saldo positivo: Não acho que eu seja dependente emocional, e com certeza outros aspectos do livro vão fazer render outras sessões.
O saldo negativo: Vou precisar ler mais disso!

NathaliaPink 20/12/2023

Fissurada em ler sobre amores tóxicos
O ideal seria que fosse ensinado desde sempre o que é saudável e tóxico numa relação. Muitas vezes as relações tóxicas são vistas como ? românticas?, ou sendo justificadas como, porque a pessoa ? te ama demais?.
Achei incrível!
Livro com poucas páginas, porém bem completo e com muitos cases.

emy 16/12/2023

A dependência afetiva é o pior dos vícios.
Um livro que me mostrou que a dependência afetiva vai muito além do que eu pensava, e que, muitas vezes, nós ignoramos ?pequenos? sinais vermelhos em prol do ?amor incondicional?.

Amar e respeitar a si mesmo e suas individualidades são o melhor ?caminho? para encontrar alguém que realmente te mereça e te ame de forma saudável - e vice-versa.

?Amar não é se anular, mas crescer a dois. Um crescimento no qual as individualidades, longe de se eclipsarem, se destacam.?

?As solidões de cada um podem se interconectar. Entre duas pessoas que se amam, o silêncio fala até pelos cotovelos.?

deftonevski 06/11/2023

Eu te amo amar ou depender eu te amo
Eu li esse livro em um momento que eu passava por coisas absurdas com a dependência afetiva. esse livro me relembrou meu medo do sofrimento e o quão impossível é fugir dele, que eu preciso dele pra algo maior. me despertou pra realidade que eu achava tão difícil enxergar, e ainda me fez aceitar ela. aos poucos, fui fazendo a maioria dos passos recomendados pelo livro, praticando meu amor próprio e minha valorização. e não, não foi fácil. foi demorado, complicado e doloroso. mas foi tudo por mim

não é exagero dizer que esse livro mudou minha vida e minha pessoa. mas ele não ganha todo mérito; se o leitor não fizer nada, ele de nada adianta. mas, pra mim, walter riso é uma dádiva

o walter riso fez esse livro ser capaz pros leigos no assunto, deixando tudo tão simples, transcrevendo a realidade com empatia e compreensão. foi o típico "mesmo se eu disser, só depende de você". ele fez tudo que pôde, colocou a sabedoria o suficiente em um livro tão curto e relembrou o quanto a vida é boa e bonita, a não ser que você não esteja olhando direito. além de desmoralizar uma crença aplicada na sociedade há séculos: a diferença do amor e da necessidade

ele me fez ver o mundo, as pessoas e eu mesma de outra forma. eu nunca mais vou me submeter a absurdos por pessoas absurdas

Laryssa 24/10/2023

Amar ou depender?
É sempre bom retratar de assuntos como esse é, cada dia mais nos vemos jovens sendo dependentes de um amor ou vício e isso acaba que estragando suas vidas pois é ciclo vicioso, posso dizer com autoridade que um dos melhores livros que eu ja li

Daph 02/10/2023

Interessante
Eu gosto do autor. O livro fala de como para manter relacionamentos saudáveis e evitar o apego ou dependência emocional é importante trabalhar nós mesmo como indivíduos primeiro, cultivando características saudáveis para conosco e fortalecendo o amor próprio e os nossos conceitos pessoais.

Milene61 14/07/2023

Bem profundo, mas muito prático também
Eu achei muito bom. Ele coloca o dedo nas feridas da dependência e do apego emocional. Fala sobre a gente precisar da nossa individualidade e não projetar e esperar tanto da outra pessoa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6