O Cão de Terracota

O Cão de Terracota Andrea Camilleri

Resenhas - O Cão de Terracota

Inspirações Literárias 09/07/2023

Um feliz encontro com um grande suspense policial de 1990
Comecei a participar do Clube do Livro SEBO LAR que se carcteriza por oferecer uma curadoria singular para cada assinante e todo mês recebemos um livro novo e seminovo de acordo com as nossas preferências pessoais descritas no formulário quando ingressamos no Clube.

Considero uma das grandes vantagens a oportunidade de termos contato com livros que talvez não tivéssemos a oportunidade de lê-los.

E esse é um daquele livros que fizeram sucesso há décadas, mas por não serem clássicos ficam perdidos na estante de alguém que pela generosidade vai a um SEBO e nos oferece a oportunidade da leitura.

Uma narrativa de suspense policial enriquecida de detalhes e informações que se costuram ao longo da história.

Montalbano um comissário da polícia italiana que de forma inusitada desvenda um crime do passado enriquecido de rituais e mistérios.

Leitura de fluidez incrível.

Vc é capaz de passar o dia inteiro imersa nessa leitura e não sentir o tempo passar.

Murasakibara12 01/04/2020

A Mafia e os amantes
A história tem um protagonista, mas segue em dois trilhos, onde o inicial puxa a alacanca pra mudança de curso. É um romance policial comum na sua estrutura, mas que tem muitos elementos culturais interessantes, apesar de as vezes serem introduzidos meio bruscamente. Os toques de elementos cômicos são muito interessantes também.

Fabio Shiva 06/11/2017

Não é nenhum Umberto Eco
Mais uma exitosa aventura do comissário Salvo Montalbano, personagem criado por Andrea Camilleri e que é, provavelmente, o maior nome da literatura policial na Itália atualmente. Para mim, que já li do mesmo autor “A Forma da Água” e “A Paciência da Aranha”, foi muito instrutivo observar as sutis mudanças na prosa de Camilleri à medida que seu detetive foi fazendo mais e mais sucesso.

De modo geral, a impressão que tive foi que a narrativa foi ficando menos intuitiva e espontânea e mais metódica e sistemática, com o autor se empenhando em atender, sob demanda, aos possíveis motivos de êxito dos livros anteriores. Assim é que aqui estão as principais boas características de uma história com Salvo Montalbano (a julgar pelas três que li):

* A ambiguidade moral do protagonista, capaz de ser canalha e vil com os canalhas, mas obrigado a ser justo e correto com os bons.

* A alternância de cenas violentas, no estilo “máfia italiana”, com investigações mais sutis sobre a natureza humana.

* Um toque moderado de romance e sensualidade, proporcionado pela fiel companheira Lívia e por outras beldades, que insistem em perseguir o pobre comissário.

* Suculentas descrições da rica culinária siciliana.

Isso tudo está em “O Cão de Terracota”, mas tive a impressão de que esses elementos são apresentados de forma mais estudada e intencional, como se o autor estivesse tentando repetir uma fórmula de sucesso descoberta inicialmente meio que por “acaso”.

Senti também que o sucesso afetou Camilleri, e para pior, em suas digressões sobre livros de outros autores. Isso me incomodou porque são evidentes intrusões na trama, que acabam fazendo o leitor sair um pouco da história ao perceber que o autor está “mandando um recado” para alguém. Isso acontece tanto quando ele elogia o texto de um autor contemporâneo, quanto ao dar uma sacaneada em outro, fazendo o livro dele cair na sarjeta logo depois de ser comprado por Montalbano, para em seguida ter um caramujo esmagado (!!!) contra sua capa. É o tipo de cena bizarra que meio que “arranca a cortina do palco” e torna o leitor consciente de que está assistindo a um espetáculo, justamente por ficar imaginando que catzo estava passando pela cabeça do escritor ao imaginar aquilo.

Mas sobretudo não gostei da débil tentativa de zoar e desmerecer Umberto Eco. Melhor teria feito o autor suprimindo toda e qualquer referência, chistosa ou não, ao grande Eco, pois assim teria evitado, na mente do leitor, essa por demais desfavorável comparação entre os dois escritores italianos.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Ricardo Santos 29/12/2012

uma crônica divertida e profunda
Para quem gosta de romance policial à européia, em que o mistério é o que menos importa. O suspense é fraco, mas a leitura vale pelo texto de camilleri, divertido e sagaz. Os personagens são uma figura. A começar pelo comissário Montalbano. É uma crônica sobre os horrores do presente e do passado da Itália, desde a 2ª Guerra Mundial.

denilson 30/06/2012

gostei muito
dando continuidade a minha experiencia com autores que nunca li, chegou a possibilidade de ler este policial de camilleri com o sabichão policial montalbano..
e o livro é uma delícia.... seja pela estória,pela resolução do caso de 50 anos atrás, seja pelos caminhos pela italianissima região da sicilia....
com certeza lerei outros..

Aguinaldo 03/02/2011

o cão de terracota
"El perro de terracota" é o segundo dos livros de Andrea Camilleri onde aparece o consistente comissário de polícia Montalbano (grande personagem e grande homenagem ao Manolo Vazquez Montalbán). Publicado originalmente em 1996 encontramos neste livro uma trama bastante intrincada que só é deslindada bem perto do final. Camilleri conta uma história terrível que remonta os tempos da segunda grande guerra. Em uma Itália assolada pela destruição um casal é executado ritualmente. Somente quarenta anos depois seus corpos são encontrados e Montalbano tem a chance de solucionar as circunstâncias e as motivações para o crime. Há várias tramas paralelas que justificaram a solução proposta por Camilleri: um roubo aparentemente comum de um supermercado; a prisão de um adoentado mafioso, importante o suficiente na hierarquia da organização para tornar seu captor (Montalbano, claro!) candidato a uma promoção especial do ministério (cousa que ele definitivamente não quer correr o risco de conseguir); a morte acidental de um velho comunista. Camilleri parece estar ainda tateando com os trejeitos e com a obstinação de seu personagem. Boa leitura nestes dias ainda frios de final de inverno. [início 10/09/2010 - fim 27/09/2010]
"El perro de terracota", Andrea Camilleri, tradução de María Antonia Menini Pagés, ediciones Salamandra, 1a. edição (2005), brochura 11,5x18 cm, 285 págs. ISBN: 978-84-95971-69-2

Sueli 13/07/2010

Os amigos às vezes nos dão presentes inesperados...
Minha amiga Teresa sempre me falava de Andrea Camilleri com grande entusiasmo, mas eu, submersa em romances, sempre deixava a recomendação da Teresa de lado...até que vi a oferta de R$9,90 do livro "O Cão de Terracota" na Livraria Nobel e não resisti, claro!
Comecei a ler e a me apaixonar pelo comissário Salvo Montalbano, quase que imediatamente, pois não resisto aos homens inteligentes e mal humorados...
O autor, nesse livro, nos traz a história de um crime cometido há mais de 50 anos, o que aguça o faro de Montalbano de forma cada vez mais crescente, além de nos levar a uma viagem por várias pequenas cidades e seus apectos curiosos, sem falar no cardápio variado e ao que parece delicioso dessa região da Itália.
Com muito humor e erudição, Andrea Camilleri homenageia até mesmo Jorge Luis Borges, enfim uma leitura imperdível e é claro, que vou atrás de todos os os livros desse grande autor...

Jeane 08/04/2009

Levou tempo para a história acontecer....
Quase desisti do livro porque a ação estava demorando a acontecer. O autor se deteve por muito tempo na descrição detalhada do cotidiano policial e da burocracia que é atrelada ao combate à Máfia. Isso tornou o livro chato e atrapalhou a dinâmica da história; só dá gosto de ler a partir da descoberta do casal assassinado na gruta, mas isso só acontece na metade do livro... E haja paciência pra chegar lá. Apesar dos pontos negativos, gostei do comissário Montalbano.