Lutas de classes na Alemanha

Friedrich Engels

Resenhas - Lutas de classes na Alemanha

Rafael1082 20/10/2023

Avante!!!
Marx e Engels com um olhar muito crítico e realista sobre a sociedade alemã e até profético sobre como seria o começo da revolução tanto na Alemanha como em outros países, apesar de um certo radicalismo sobre luta armada, cabe aqui tentar não cometer um olhar anacrônico sobre esse ponto, visto que para a sociedade da época que estava em um período muito conturbado, era talvez algo necessário a própria segurança a qualquer um que desafiasse o Status Quo.

Antônio 26/05/2022

?Porque essa dilaceração, essa sordidez, esse escravismo da sociedade burguesa é o fundamento natural sobre o qual está baseado o Estado moderno, assim como a sociedade ?burguesa? do escravismo era o fundamento natural sobre o qual estava baseado o Estado antigo. A existência do Estado e a existência da escravidão são inseparáveis?.

Três textos extremamente sólidos sobre o entendimento de Marx e Engels sobre a necessidade de uma revolução do proletariado para fundar uma nova sociedade realmente justa. A ciência do proletariado existe e a sua concretização, através da ampliação de um povo filosófico, se dá através do socialismo.

dehtavi 20/06/2021

Impressionante
Quando ouvimos falar de comunismo e socialismo, principalmente nos dias de hoje, precisamos ter bastante claro os significados reais dessas palavras. Nesse livro na Boitempo, que reune 3 escritos de Marx sobre 1Crítica; 2Reivindicações do PCA; 3Mensagem ao Comitê Central; nós temos uma elaboração muito impressionante de Marx sobre o Estado, sobre a revolução e sobre os aspectos posteriores à revolução. Pra quem ta começando nos estudos do marxismo, acredito este ser o livro ideal. Aqui Marx vai explicar muito sobre revolução, os passos à serem tomados e seu conceito de revolução política e revolução social (e suas diferenças).