Almas Seladas

Almas Seladas M. L. Pontes

Resenhas - Almas Seladas

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de Almas Seladas
Pessoas de várias partes do mundo pesquisam sobre coincidências e probabilidades. Coincidências param de ser chamadas assim, quando um padrão numérico é observado para cada desastre. Enquanto isso, duas pessoas de mundos completamente diferentes quebram todas as leis de probabilidade. Layla vive um carma em que tudo vai contra sua felicidade, pessoas a quem ama morrem, pessoas que a amam morrem, e se algo puder dar errado, definitivamente dará errado. Enquanto isso Victor possui um anjo da guarda forte, fazendo com que tudo que toque dê bons frutos. Nunca falhou, nunca cometeu nenhum erro, a sorte sempre esteve a seu favor. E, extrapolando todas as expectativas, eles se encontram e se apaixonam.

Antes de começar essa Semana, eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, e nem sobre o Marcelo. Porém, para poder criar os posts, comecei uma pesquisa, e a história do livro acabou me cativando! Tanto é que quando realmente sentei para ler o livro, li em um dia! Afinal, eu sempre fui da teoria de que coincidências não existem. Estou formanda em exatas, e quanto mais nos aprofundamos nos números e na ciência, mais os fatos se tornam inimagináveis, improváveis, e mesmo assim, constantes… Então quando percebi que a abordagem do livro seguia essa mesma linha de raciocínio, já me senti ansiosa por lê-lo!

O livro é pequeno e inebriante! De início você acompanha histórias paralelas que parecem não ter nada a ver uma com a outra, mas com o decorrer da história é possível perceber que, afinal, realmente nada acontece por acaso! Mas além disso, também há uma história de amor! O que aconteceria se a pessoa com a maior sorte do mundo se encontrasse com a pessoa com o maior azar do mundo? Será que eles se anulariam, e se tornariam pessoas normais? Será que o amor poderia mudar tudo? Mas, mais que isso, por que pessoas assim existem?

Um detalhe que eu demorei para entender mas que achei muito legal, foi quando apareciam as falas dos pais de Victor. Eu passei umas páginas pensando o porque de o Marcelo ter deixado passar erros tão gritantes, quando finalmente percebi que eles eram portugueses! Hahahaha!

Em um momento você está com o casal apaixonado, e no instante seguinte está numa fuga descontrolada! A história passa muito rapidamente, e Marcelo, além de tudo, é fiel às descrições das paisagens do Rio de Janeiro (que continua lindo!). Marcelo também escreve de forma a você compreender não só um personagem, mas os dois, então a identificação com Victor e com Layla é muito grande!

O único detalhe que não me agradou muito foi como o foco foi mantido mais no casal do que na conspiração em si, mas depois, na entrevista, fiquei sabendo que haviam mais 4 volumes para serem lançados, então acredito que esse primeiro tenha sido só uma apresentação, uma introdução do que está por vir, e por conta disso, todos os outros volumes já estão na minha lista de desejados!

E ele ainda não está na minha lista de preferidos por 4 motivos: a não publicação dos outros 4 volumes! Haha! Estou ansiosíssima para ler os próximos, e indico Algoritmos Sagrados para todos vocês! Afinal, conspiração, aventura, e romance, não tem como resistir, não é? =D

O que vocês acharam?

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Depois de nascer prematura e sua mãe, Claudia, morrer no parto, seu pai, Felipe, a abandona e a culpa pela morte de sua mãe, mas Layla recebe todo o amor de sua tia, Fernanda, e vai morar com ela, mas depois de um trágico acidente, ela terá que ir morar com sua vó. Layla é como se fosse um tipo de maldição, toda pessoa que se aproxima dela e ela gosta e o sentimento é recíproco, a pessoa acaba morrendo tragicamente, e a cada morte, Layla recebe uma cicatriz em seu corpo.

Victor é uma garoto que nunca chorou, nem em seu parto ele nasceu chorando. Seu pai, Rômulo, um cara super milionário, cuida do filho da melhor maneira que pode. Victor é um garoto sortudo, sempre saí de todas as encrencas que se mete e também é do tipo que espera a garota certa.

Ambos tem 16 anos e nasceram no mesmo dia. É aí que o povo Maia entra na história. Ricardo, um homem que trabalha em uma estação espacial, parte para um expedição juntamente com Alecxandre no México, para descobrir mais sobre os Maias, e lá eles encontram alguns "papéis" revelando mais sobre os Maias, Ricardo acaba roubando esses codicés Maia e misteriosamente o homem que iria traduzir, o Professor Juan, acabou por morrer por uma àrvore podre que despencou em cima dele, e Alecxandre, o companheiro de Ricardo, também sofreu um grave acidente, enquanto estava no campus de sua faculdade, a passarela desabou e ele saiu muito ferido. Então, restando apenas uma opção, ele entra em contato com o Prof. Takashi que traduz alguns dos documentos para Ricardo. Esses documentos tem uma importância muito grande e o que lá está escrito afeta muito a vida de Layla e Victor.

Esse livro é simplesmente maravilhoso, quando comecei a leitura, não esperava muito da história, mas felizmente, conseguiu me surpreender bastante. Um tema que me agrada muito e sempre estou tentando saber mais sobre é a história dos Maias, e esse livro, o grande foco são eles, imaginem minha felicidade. Layla e Victor são dois personagens que é impossível não gostar, eles não são aqueles personagens mimados e intolerantes, pelo contrário. Gostei muito do desenrolar da história e da narrativa do autor, fluiu tão facilmente que terminei em pouco menos de 2 dias, e quando me vi presa a história o livro acabou. Sorte a minha que tem continuação, estou louca para lê-la, o nome é Máscaras Reveladas, e assim que eu terminar, com certeza irei trazer a resenha para vocês. Super recomendo a leitura, impossível não gostar da trágica história de Layla, da história feliz de Victor e do desenvolver desse grande amor dos dois.

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.