Almas Seladas

Almas Seladas M. L. Pontes

Resenhas - Almas Seladas

R.S.Merces 16/06/2013

Resenha - Algoritmos Sagrados - Almas Seladas
A nova cena da literatura nacional vem ganhando espaço entre os leitores. Nas redes sociais surgem campanhas em prol dos autores, obras conquistam seu cantinho nas prateleiras das livrarias e editoras empreendem para publicar e dar suporte às milhares de ideias.

Minha última leitura “Almas Seladas – algoritmos sagrados” do autor M.L.Pontes enquadra nesta descrição.

O enredo conta o contraste entre duas vidas separadas por questões sociais. Layla e Victor nasceram no dia 29 de fevereiro de 1992 e vivem realidades um tanto quanto BIZARRAS ( e a palavra deve mesmo ser destacada). A garota convive com a morte quase que diariamente, a mãe faleceu no seu nascimento, o pai a abandona na infância, um amigo morre e o autor começa pecando nas descrições. O playboy carioca, ao contrário, esta no paraíso. Ele tem tudo que um jovem clama nos dias de hoje e, além disso, consegue para si coisas impossíveis, aos 16 anos já cursa medicina, tem carteira de motorista e um Porsche. Sério?

Quando digo que o autor pecou nas descrições, em ambos os casos os fatos são postos ao leitor de forma tão natural que nem mesmo no mundo da fantasia teria explicação óbvia. Uma maldição persegue Layla e decorre em todas as mortes e a sorte do jovem é só sorte de família rica. Se por um mero momento, M.L.Pontes tentou levantar questões a respeito da diversidade no Brasil e no mundo, ele se esforçou demais e não deixa as coisas fluírem como deveria.

Durante toda a leitura causou-me náuseas ler as sequências repetidas e mal escritas. De um vocabulário muito pobre, o livro não consegue nem mesmo alcançar os textos para o público infanto-juvenil. Um dicionário de cabeceira teria feito toda a diferença durante a escrita.

Deixo, então, minhas considerações a respeito da edição. Publicado pela MODO Editora, temos a possibilidades de diversos autores para o livro. Na capa nos é apresentado como “M.L.Pontes”, na contracapa “Marcelo Pontes”, na ficha catalográfica Marcelo L. Pontes e na breve biografia para o orelha temos um tal de “Marcelo Lacerda Pontes”. Eu não conheço nenhuma regra quanto a isso, a não ser no caso da ficha catalográfica onde se faz necessário o uso do nome completo em casos de abreviações (o que é opcional, J.R.R.Tolkien, por exemplo, não apresenta seu nome completo). Se tudo não passou de uma brincadeira ou um mistério com o enredo do livro eu sou um péssimo observador.

Ainda na edição, a diagramação não é de se negar que está bonita, com desenhos introdutórios nos capítulos e na numeração das páginas. A revisão a editora volta a mostrar falhas e sinceramente pequenos erros desnecessários.

Para concluir, digo que as frases para introduzir os capítulos são o desperdício de grandes autores da literatura nacional e internacional.
Avaliação final: 1 estrela.

Acad. Literária 11/02/2014

RESENHA - Almas Seladas
O que rege a vida das pessoas? Há de fato alguma força que comanda tudo e todos no universo? Existe destino? Há meios de prevê-lo ou conhecer seus caminhos? Duas almas podem estar entrelaçadas? Almas podem ser amaldiçoadas, portadoras do mal?
Layla Aina e Victor Siegfried nasceram no mesmo dia e no mesmo momento: 29 de fevereiro de 1992, um ano bissexto. Embora partilhando tamanha coincidência (ou não?), ambos tiveram vidas muito distintas. Fruto de um casal muito pobre, o nascimento dela foi marcado pela tragédia. A criança veio prematura – ao sétimo mês de gestação –, causando muito sofrimento à mãe que faleceu logo após dar a luz. Órfã de mãe e abandonada pelo pai – que a culpava pela morte da mulher amada –, Layla foi criada pela avó que dizia que ela era amaldiçoada. Ao seu redor, tudo era dor e tristeza. E morte. Como em um jogo cruel, durante toda a vida Layla presenciou o trágico fim das pessoas que a quiseram bem, carregando em seu corpo uma cicatriz para cada morte, como um lembrete daqueles que perdera. E ela teve uma vida pobre, miserável e marcada pela solidão e pela perda. Ele, ao contrário, nascera de um casal rico, seu nascimento tendo ocorrido de uma forma anormalmente tranquila e indolor. Abençoado com carisma, sorte, inteligência e muito talento para todas as habilidades que desejasse, Victor cresceu cercado por riqueza, afeto, mimos e amor. Um garoto que teve tudo o que queria e destinado a ser incapaz de sofrer. Layla e Victor: dois lados de uma mesma moeda; dois seres opostos, predestinados a se encontrarem, se apaixonarem e viverem um amor avassalador e inexplicável. Paralelamente à história do jovem casal, a descoberta de antigos códices maias traz algumas revelações sobre os antigos rituais de sacrifícios humanos e sobre os motivos pelos quais eram realizados. Entretanto, a morte acompanha aqueles que tem contato com os antigos artefatos e, segundo a contagem de tempo dos maias, um ciclo esta se fechando e algo está para acontecer.
“Almas Seladas” é o primeiro volume da série Algoritmos Sagrados. A trama gira em torno do casal formado pelos adolescentes Layla e Victor, ambos de 16 anos. Vivendo vidas radicalmente opostas e em cidades diferentes, eles não teriam como se conhecer não fosse o destino. E quando isso acontece, o amor surge tão forte e arrebatador quanto somente algo como “destino” pudesse ser capaz de explicar. Até esse ponto, a narrativa se dedica a descrever a vida de sofrimentos de Layla. Em outros capítulos, o protagonista é Victor, com sua vida cujo único adjetivo a altura é: “perfeita”. Quando eles finalmente se encontram, a princípio a trama se envereda por um romance um tanto açucarado. O garoto faz uso de todas as suas habilidades, status e bem-aventurança para tornar os poucos dias em que passa com a amada algo mágico e especial para ela. A garota se esforça para curtir e aproveitar ao máximo os tão inesperados e incomuns momentos de felicidade, enquanto teme que a maldição que acredita ter novamente lance sua fúria sobre o homem que ama. Paralelamente, os mistérios envolvendo um grupo de cientistas que se dedicam a estudar acontecimentos catastróficos e suas relações com os números se mesclam à descoberta de códices maias que trazem importantes revelações sobre o porquê o antigo povo praticava sacrifícios humanos, jogando uma pitada de misticismo sobre a narrativa. Entretanto, o ápice da trama é decorrente de uma guinada surpreendente da história, tornando o ritmo da narrativa tão frenético quanto os acontecimentos com os quais o casal protagonista – e também seus amigos –, se envolvem. E no final, somente no final, as pontas da trama parecem se conectar e, numa reviravolta de fazer cair o queixo, o autor lança um enorme gancho para a continuação da história no segundo livro da série. E, acreditem, um gancho que muda radicalmente o tom e os rumos que a trama delineava até então.
Narrado em terceira pessoa, “Algoritmos Sagrados: Almas Seladas” é um livro que flerta com o misticismo e com a ideia de destino, predestinação e profecias. Mas nesse primeiro volume, essas questões são apenas esboçadas. O foco é apresentar os personagens, principalmente Layla e Victor, e introduzir a engrenagem geral que movimenta a trama. De um modo geral, é uma preparação para o que está por vir no segundo volume. Tanto que é a última – sim, a última – frase do livro que causa o maior impacto. A diagramação do livro é linda, com uma ilustração bem colocada e com o posicionamento do número de páginas em um local pouco convencional e muito interessante. Outro ponto forte são as citações de diversas fontes presentes no início de cada capítulo. Mas nem tudo são flores. A revisão é sofrível. Diversos erros estão presentes ao longo do texto, dos mais sutis aos mais gritantes, ao ponto de incomodar mesmo os leitores que em geral não se abalam com tais “detalhes”.
A mente por trás dessa história é Marcelo L. Pontes, paulista da capital, nutricionista e amante das artes (músico, pintor e escultor) e da literatura (leitor e escritor). Embora “Algoritmos Sagrados: Almas Seladas” seja seu primeiro romance, Marcelo já havia publicado um sistema genérico de RPG (Role-playing game) intitulado “Signus” na década de 1990. A série “Algoritmos Sagrados” é uma saga para aqueles que apreciam histórias carregadas de simbologias e misticismos e, principalmente, para aqueles que estejam dispostos a ser surpreendidos e pagar pra ver.

site: http://goo.gl/B7LIZW

RLeitora 04/12/2012

Resenha RLeitora - Algoritmos Sagrados
Mais um livro muito bom!
Vamos começar pela capa – aquela ampulheta, dando a impressão de tempo, ficou muito bonita. Porém não denuncia do que se trata o livro – já que ele é fofo e romântico. Parece que não combinou muito, mas pode ser que faça sentido com as demais capas da série. Eu sei, estou divagando...
Em cada início de novo capítulo, Marcelo Pontes faz citações de outros autores – Shakespeare, por exemplo. Achei muito legal isso, já que toda a citação faz referência ao evento que virá. Ficou ousado.
A história começa com indícios de sabermos mais sobre a cultura maia e seu calendário. Acabou que foi somente uma leve pincelada, mas ficou interessante.

Quanto às personagens principais:
Layla: Gótica, é arisca, mal-humorada e bonita – apesar de se achar feia. Nasceu em 29/02/92. Atrai a morte e o sofrimento.
“Não passava em sua cabeça que alguém como Victor poderia ter bons pensamentos a seu respeito. Layla sempre teve momentos de dor, frustração e condenação, por isso, sempre ficou na defensiva, acreditando que as pessoas à sua volta estavam sempre a julgando mal.” p.135
Victor – Lindo, descolado, sortudo, rico. Procura por mudanças, por mulheres que valham a pena – atitude madura para alguém que tem apenas 16 anos. Nasceu em 29/02/92 – data significativa para o calendário Maia, já que se trata de ano bissexto.
Podemos dizer que estas duas personagens são 2 lados da mesma moeda – cara e coroa. Então podemos sugerir, também, que os dois juntos conseguem a harmonia, certo? É, certo!

Toda a história romântica se passa aqui no Brasil – muito legal! O encontro acontece em Campos do Jordão, em uma excursão da escola de Layla. De imediato ele quer aproximação enquanto ela recua. Aliás, ela não quer contato de ninguém – ok, ela tem seus motivos. Mas fiquei de birra com ela por muitas vezes!
Não posso deixar de citar a amiga da Layla, Carol, que é show. Divertida, cobre as costas da gótica – inclusive as cenas mais engraçadas são com ela. Gargalhei muitas vezes.
Tema diferenciado com narrativa ágil, traz o típico amor adolescente – rápido, intenso, sem pensar. Vivendo o momento, inconsequente. Não à toa, as personagens se apaixonam e declaram amor muito rapidamente. São adolescentes, afinal!
Como é uma série, tem algumas pontas soltas, mas não muitas. O final é surpreendente, deixando o leitor naquela expectativa enorme.

Pontos Positivos: Foram muitos pontos positivos! A trama diferenciada; o amor adolescente; as tiradas engraçadas (e ótimas) de Carol.
Pontos Negativos: A má revisão foi, realmente, o ponto fraco. Tanto pontuação quanto ortografia deveriam ter sido mais bem observadas e revisadas. Penso que a capa poderia ser mais romântica, também.

É um livro que vale muito a pena a leitura. Leve, dinâmico. Muito bom!

Lina DC 02/04/2014

"Almas Seladas" é o primeiro livro da série Algoritmos Sagrados e traz nos seus 24 capítulos + prefácio uma discussão interessante: será que o nosso livre arbítrio é apenas uma fachada? Será que realmente temos escolha e podemos mudar a nossa vida? Narrado em primeira e em terceira pessoa, o leitor acompanha a vida de dois jovens desde o momento de seu nascimento Layla e Victor.
No dia 29 de fevereiro de 1992 o leitor começa a acompanhar três cenários diferentes: Cláudia, uma mãe em trabalho de parto no sétimo mês de gestação em São Paulo; Rogério, o chefe do departamento do centro de lançamento em Alcântara e Maria Helena, uma mãe também em trabalho de parto no nono mês de gestação no Rio de Janeiro.
O leitor acompanha durante os anos a vida desses dois jovens: Layla, uma garota que cresceu sem amor e que vive aos cuidados da avó Fayoula que só fornece o essencial. Em 2008, aos 16 anos, a jovem e a sua única amiga Carol irão conhecer Victor.
Carol representa a inocência do livro. Sempre acreditando no melhor e na bondade das pessoas é a luz que tenta trazer um pouco de paz na vida de Layla.
É possível se emocionar com a história de Layla: vemos uma jovem que veste uma armadura para tentar enfrentar um mundo que é cruel com ela. Seu corpo tem diversas cicatrizes, mas sua alma possui milhões. Uma vida vivida sem afeto, amor e carinho. Observamos uma jovem que não tem perspectivas sobre o futuro e que apenas sobrevive ao presente.
Victor é um jovem que tem tudo do bom e do melhor e além disso conta com o amor incondicional de seus pais. Poderia ter se tornado um jovem egocêntrico como sua prima Catarina, mas é exatamente o oposto: generoso, gentil e bondoso.
O melhor amigo de Victor, o Carlão, é o personagem que traz humor nos momentos mais inusitados. Sempre querendo se divertir, Carlão poderia ser considerado apenas mais um boa vida, mas mostra-se um ótimo amigo, disposto a ajudar sempre que necessário.
Rogério é um personagem misterioso. Sabemos que ele está investigando, mas não sabemos o que é exatamente e qual é o objetivo dele.
Quando os caminhos dos dois protagonistas se cruzam eles percebem que existe algo mais do que uma simples atração, mesmo sem conseguirem entender o que ocorre exatamente.
O primeiro livro da trama traz um enredo promissor e um final de tirar o fôlego do leitor.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Existem detalhes na parte interna do livro que enriquecem a obra, e os erros de digitação e gramaticais encontrados não atrapalharam o entendimento da história. A capa é intrigante e desperta a atenção.

"A partir de 22 de Dezembro de 2012, os Maias acreditavam que o mundo seria controlado pela força feminina, a era da mulher, das mães, da sensibilidade". (p. 47)

Oliveira 31/07/2013

Blog | Literatura: Um Mundo Para Poucos - Laryssa
Olá pessoas! Hoje, como o título remete lhes trago a resenha do livro "Almas Seladas", do autor Marcelo Pontes, que tive o prazer de ler em um book tour organizado pela Delmara, do blog Sou Bibliófila, que me surpreendeu e ao mesmo tempo decepcionou. Tentarei ser um pouco mais sucinta nessa resenha, pois não sinto a necessidade de me prolongar quando minha opinião geral foi: bom, não perfeito, mas com futuro.

O livro "Almas Seladas", de Marcelo Pontes, publicado pela Editora Modo em 2012, contará a história de Layla e Victor, jovens de 16 anos com vidas completamente opostas, porém com um destino em comum. Enquanto Victor nasceu abençoado em uma família rica, sendo amado como toda criança merece ser, Layla sofre dificuldades e carrega o farto de que todos que dela se aproximarem irão morrer.

A sinopse traz uma introdução semelhante a essa, porém não conta que em meio a isso, reflexões sobre números e fragmentos da história Maia são impostos na trama, de maneira geral, isto é, simples, sem grandes proporções, o que aos meus olhos mostrou-se mais uma espécie de introdução para história em si.

O que digo se refere ao fato de os acontecimentos serem extremamente repentinos e passageiros, nada é detalhadamente desenvolvido, fazendo com que se possa ver o fato como positivo, pela linha direta de pensamento e negativo, pela falta de permanência e destaque em momentos de grande potencial.

O que me remete à escrita do autor, que completando o sentido de rapidez, por ser acometida por palavras simples e não haver desperdício das mesmas, e referente aos personagens, sendo a narrativa em terceira pessoa, é possível conhecer melhor cada um deles, inclusive aqueles que estão apenas completando a "cena".

Entretanto, não me senti compadecida com a situação de qualquer um deles e nem meramente animada para saber seus destinos até quase o fim do livro, quando o enredo nos traz algumas cenas de ação muito bem planejadas, e o romance repentino (eu diria até improvável, mas considerando-se a ideia proposta no livro, muito bem construído) tem um desfecho impactante.

Somando isso ao fim do livro, que exatamente como em "Memórias da Lua Cheia", da Andressa Andrião, nos traz uma maldita última frase surpreendente e abre portas para a continuação do livro, despertado minha curiosidade.

E sim, estou indignada com isso, porque agora vou ter que esperar para ler o desfecho e minha bendita cabecinha não para de criar possibilidades sozinha -_-

Um parágrafo extra que gostaria de fazer é sobre a edição do livro. A revisão está (perdoem a palavra, espero que ninguém me processe) tenebrosa, com erros bobos (que eu cometo, admito, porém não os espero de pessoas que trabalham com isso) e palavras mal colocadas. O acabamento e os detalhes são magníficos, os desenhos são lindos e tudo mais, porém não brinco quando digo que a revisão prejudicou muito a narrativa.

Por sinal, se alguém aí tem o livro, diga: o nome da série é "Algoritmos Sagrados", certo? Foi impressão minha, ou atrás do livro, na contra capa está escrito "Algoritmos Sagrado", sem o "s" no final?

site: http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/2013/07/resenha-almas-seladas-marcelo-pontes.html

Aline Natália 17/03/2014

Algoritmos Sagrados - M. L. Pontes
"Vivemos em um mundo, no qual todos somos peças de um grande jogo."

Escrito em terceira pessoa o livro me prendeu do inicio ao fim. Os protagonistas são completamente opostos, os dois lados da mesma moeda. Confesso que durante a leitura fique com o pé atrás com a sorte em demasia de Victor, o que não ocorreu com o azar de Layla, fiquei a me perguntar: Porque é mais fácil aceitar a dor e o sofrimento?

Existe sorte e azar? E o destino se resume em probabilidades numéricas que vão aos poucos traçando a vida das pessoas? Seria o universo um relógio, onde cada um de nós somos partes de um todo?

O livro é muito bem estruturado, o conteúdo foi estudado pelo autor o que garantiu um alicerce forte para o desenvolvimento da trama. Nas ultimas páginas a História fica em um nível frenético terminando com um grande Cliffhanger (o famoso "Gancho") me deixando ansiosa para o segundo livro.
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2014/03/livro-almas-seladas-algoritmos-sagrados.html

Ana Crisinah 23/11/2013

Almas Seladas
“A luz ofusca os olhos dos homens para que eles, não possam ver à escuridão” (Marcelo Lacerda Pontes)

No ano de 1992, no dia 29 de fevereiro, duas crianças predestinadas nascem: Layla e Victor. Layla passa por todo tipo de sofrimento, pessoas queridas, morrem em acidentes bizarros, e a cada morte, uma nova cicatriz aparece em seu corpo. Victor ao contrário, tem uma vida perfeita, um garoto que nasceu incapaz de sofrer. Victor e Layla se encontram e se apaixonam, um amor sem limites. O romance tinha um destino certo, à felicidade, mas eles não sabiam que eram peças de um complexo jogo entre o bem e o mal chamado: Algoritmos Sagrados.

A história realmente me surpreendeu e devo admitir que o autor conseguiu fazer com que eu sentisse tudo que os personagens sentiam. Estava comentando com meu pai sobre a história do livro e em um determinado momento ele me disse que apenas com as partes que eu estava contando ele conseguia imaginar como se fosse um filme, devo dizer que concordo com ele, porque enquanto você lê ‘Almas Seladas’ ela começa fazer com que sua imaginação vá ao máximo e você passa ver os personagens (muito bom).

Na história você acaba conhecendo fatos que ocorreram com Layla que realmente posso dizer que foi bem sofrido, apesar de eu achar que a garota poderia agir de uma maneira diferente em determinadas situações. Layla e Victor em minha opinião carregam algo com eles que devo admitir que me chamou bastante atenção, como foi dito na sinopse eles “eram peças de um complexo jogo entre o bem e o mal...”. Além do fato de no começo do livro falar um pouco sobre uma das antigas civilizações Maias.

Posso dizer que recomendo o livro sim, que quando chegar ao fim do livro você fica tão surpreso que pensa “Preciso da continuação” (Sim, agora vou esperar até o Vol.2). Se você assim como eu, gostar de histórias que de certa forma conta coisas em forma de ficção, mas que faz você ter uma grande curiosidade de ir pesquisar para conhecer mais sobre aquilo que tem no livro (se é que alguém consegue me entender), eu diria que você vai começar a ler o livro e não vai conseguir parar até enfim chegar a ultima palavra que tem na história.

site: http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2013/11/resenha-almas-seladas-algoritmos.html

SahRosa 18/10/2013

Uma antiga profecia que tem o poder de abalar tudo que o homem conhece. Duas crianças destinadas a serem peças fundamentais de um jogo perigoso. Layla e Victor nasceram no mesmo dia: 29 de Fevereiro. Carregam consigo características peculiares, Victor é dotado de uma sorte extrema e jamais sentiu qualquer tipo de dor, seja física ou emocional. Layla por outro lado, tem a morte lhe acompanhando a cada passo de sua vida, desde seu nascimento, a mão gélida da morte cerca aqueles que são importantes em sua vida e a cada perda, uma cicatriz aprece em seu corpo...

Dois pólos contrários, que o destino curiosamente uniu, o amor que nasce entre Victor e Layla, é puro e inocente. No entanto há muito segredos ocultos a serem revelados, tão poderosos que tem como chave os códices Mais, a profecia apocalíptica. Um jogo entre o bem e o mal, denominado: Algoritmos Sagrados.

***

É impressionante como os autores nacionais nos bombardeiam com obras de tirar o fôlego, cheia de mistérios e enredos bem construídos! Marcelo L. Pontes, traz todas essas característica e um pouco mais, sua trama é bem desenvolvida e seu livro é cercado segredos, alguns são revelados, outros são caminhos que nos deixam ansiosos para ler a continuação e saber mais!

Seus personagens levam personalidades que o marcam durante todo o capítulo, que nos conquista pouco a pouco, o que não dizer da simpática Carol, com seu jeito extrovertido e carinhoso, que encanta não apenas o leitor, mas que quebra parte do gelo que é o coração de Layla. Carlão, melhor amigo de Victor também merece destaque, é aquele amigo para toda hora, seja para salvar de uma enrascada ou promover mais confusões e risadas! Quanto as dois protagonista, Victor no inicio me pareceu um tanto minado, mas vemos o quanto maduro e romântico é, suas ações ao lado de Layla, são dignas de um perfeito cavalheiro, o romance que o autor nos apresenta é leve e agradável, mostrando aquele lado belo do primeiro amor!

Mas entre os personagens apresentados, Layla, com certeza é minha favorita, Marcelo a moldou muito bem, é difícil não ficar triste com todos os acontecimentos que envolve a jovem gótica. Layla carrega consigo a dor de perder todos aqueles que ama e de formas muitas vezes brutais. Layla é uma pessoa amarga e fechada, mas que ao lado de Victor e também de Carol, mostra todo o seu sentimento, onde vemos que apesar da fachada sombria, temos ali apenas uma pessoa boa, que apenas teve poucos fragmentos do amor.

Narrado em terceira pessoa, Almas Seladas, nos mostra vários acontecimentos importantes, que futuramente serão abordados em sua continuação. A escrita de Marcelo é envolvente, ele detalha bem os cenários e personagens, vemos seu cuidado em apresentar fatos importantes, como os códices Maias, que falam a respeito da profecia de 2012. Posso dizer que ao final do livro, somos surpreendidos por um mistério de nos deixar sem palavras, e a última frase de Almas Seladas é impactante, sem dúvidas sua continuação, apresentará muitas respostas que não foram ditas nesse primeiro volume da saga.

Se eu recomendo o livro? Com toda a certeza, saiba que você terá nas mãos uma obra nacional com muito potencial. Há apenas um fator negativo, que encontrei no livro, que foram alguns erros de revisão, mas que em nenhum caso atrapalha a leitura. A diagramação, em minha opinião ficou bem bonita, há frases que combinam com cada capítulo e a estória em si, os desenhos de abertura dos mesmos e a divisão das páginas, que possuem em cada número o desenho de uma ampulheta. Termino a resenha, deixando meu agradecimento ao autor por ter disponibilizado um exemplar para resenha, e parabenizá-lo por seu livro! E claro, a pergunta que não quer calar: Quando será o lançamento da continuação?

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/

Vitória Cholanda 09/06/2014

Os Algoritmos Sagrados e As Almas Seladas
Gostei bastante da história se passar no Brasil, mas o fato que me deixou muito animada foi as relações e revelações da cultura Maia que são abortados nos primeiros capítulos do livro.

No primeiro momento a história se desenvolve a partir do nascimento dos personagens principais, Layla e Victor, e separadamente temos o primeiro contato com suas vidas.

No segundo momento temos os dois juntos vivendo uma história um tanto conturbada e agitada, onde juntos vivem a descoberta do amor.

Confesso que o final me surpreendeu e me deixou muito chateada. Mas sem dúvida a cena final me trouxe um desejo desesperado pela continuação.

site: http://cholandaoficial.blogspot.com.br/2014/06/almas-seladas.html

Jess 10/06/2014

Algum tempo em um blog encontrei a resenha de Almas Seladas, primeiramente o que me chamou a atenção foi a capa linda, a ampulheta que havia nela me despertou uma curiosidade enorme para desvendar o porquê de ter tal imagem ali, foi então que resolvi ler a resenha que me deixou intrigada com todo aquele enredo e a forma a qual o autor desenvolveria não apenas o romance, mas também todo o mistério que tinha por trás daqueles personagens.

Ao receber o livro eu estava cheia de expectativa, mas também temerosa, afinal de contas, se a obra não fosse tudo o que eu esperava ficaria muito decepcionada. Felizmente isto não ocorreu, desde que li a primeira página fiquei viciada e a cada uma delas queria descobrir mais e mais sobre aqueles fatos misteriosos que estavam rondando a vida de Layla e Victor.

Marcelo Pontes está de parabéns por toda a história que criou, eu nunca esperei ver algo tão criativo assim, o Brasil está precisando de mais autores como ele, afinal de contas, os enredos que encontramos hoje em dia em sua maioria segue um mesmo padrão e isto já está ficando enjoativo. Não tenho palavras para dizer o quanto estou admirada com tudo o que foi elaborado, a forma como cada fato vai se encaixando direitinho e como tudo foi pesquisado de maneira correta... Realmente estou impressionada!

- # -

No começo do livro somos apresentados a três histórias intercaladas: primeiramente conhecemos Rogério, um senhor de meia idade que é chefe do departamento do Centro de Lançamentos e que inventou um importante programa ao qual gera números aleatórios. Bem, o homem é um verdadeiro gênio mal humorado, mas um gênio. Não é de se espantar que seu projeto é um sucesso, mas algo estranho começa a acontecer: Alguns números eram sempre e sempre repetidos

“Os dados foram colhidos e notaram-se certas anormalidades, era como se você jogando a mesma moeda, tirasse cara ou coroa milhares de vezes consecutivamente.”

Tal anomalia foi estudada e qual não foi sua surpresa ao descobrir que elas estavam ocorriam justamente nos anos de terríveis acidentes?! Isto o levou a aprofundar-se mais em seus estudos para descobrir mais a respeito.

Logo em seguida somos levados para os nascimentos de dois protagonistas: Layla e Victor, cada um teve um nascimento e vida diferente. Enquanto Layla causou sofrimento e a morte de sua mãe ao nascer, Victor não trouxer nenhuma dor a sua. O que é mais espantoso é que a mulher nem se quer sentiu as fortes contrações que são normais em um trabalho de parto e não apenas isto, o bebê também não fez todo aquele escândalo costumeiro de quando nascem. É a partir daí que o leitor ver o rumo do mistério que envolve o livro começar a ser traçado.

Ao passar dos anos Layla cresceu na casa humilde de sua avó, sendo odiada por ela, se não bastasse isto, a garota também perdeu pessoas que amava para a morte e em cada uma delas adquiriu uma cicatriz, ao qual fazia com que cada vez que ela olhasse para aquilo lembra-se do ocorrido. Sua falta de sorte e amor fez a garota fechar-se em um mundo gótico, envolto em escuridão, mas isto logo foi quebrado quando a animada e infantil Carol entrou em sua vida.

“– Lay la Aina quer dizer “criatura que nasceu na escuridão com o cordão umbilical enforcando seu pescoço”. Pelo menos é o que minha avó disse.”

Já Victor teve uma vida regada a sorte e cresceu no luxo, tendo tudo o que desejava, porém aquilo já não o satisfazia, havia algo faltando dentro de si, foi isto que o levou a viajar para conhecer uma garota, mas o destino acaba o empurrando na direção de Layla, fazendo com que a vida de ambos dê uma girada de 180º.

Em meio a mistérios, romances, sorte e azar o leitor é instigado a descobrir o que há de tão errado com os protagonistas e o porquê tudo aquilo acontece com eles.

- # -

Apesar de o livro ser muito bom, ele ganhou apenas três estrelas pelos pontos negativos que fui encontrando com o decorrer da leitura, estes foram: Alguns acontecimentos ocorreram rápidos de mais, tanto que tornou algumas cenas um pouquinho forçadas e houveram também algumas falas formais de mais ou em um estilo “novela mexicana”, isto me incomodou um pouco. Como podem ver são pontos simples que podem ser trabalhados pelo autor para que assim torne seus futuros livros perfeitos.

Bem, espero que vocês tenham gostado da resenha.

site: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/?p=7803

ste 15/06/2014

Esse é um daqueles livros que assim que tu terminas, queres logo a continuação. Eu me apaixonei pelos personagens, até pelos "vilões" de tão bem escritos que foram.

Achei interessante o fato de podermos acompanhar o nascimento de Layla e Victor, pois assim sabemos alguns fatos do passado que acabaram interferindo e muito na personalidade de ambos.

Quando os imagino, só penso: casal do ano! HAHAHA Eles são o exemplo perfeito para a frase "os opostos se atraem".

Achei a trama do livro bem instigante, bem acelerada, mas não ao ponto de isso se tornar uma coisa negativa.

Preciso falar sobre o Carlão e a Carol: eles são hilários! Confesso que graças a "maldição" da Layla, além de ficar com pena da menina, achava que a Carol não ia durar muito e em todos os momentos de tensão, pensava que ela não sobreviveria.

Durante a história acompanhamos alguns mistérios, dentre roubos de artefatos extremamente importantes e algumas mortes que acabam te prendendo ainda mais à narrativa.

Pontes conseguiu trazer um tema bem original e acrescentar matemática a ele sem se tornar chato, muito pelo contrário: conseguiu fazer disso algo interessante.

Maaaas, como nem tudo são flores: acho que o autor poderia ter abordado um pouquinho menos "Layla e Victor" e mais do mistério "Algoritmos", sabe? Tudo bem que o nome do livro é "Almas Seladas", mas acho que ficou extremamente focado nisso. Acho que faltaram informações sobre.

Em suma, é um livro bom e vale a leitura. Recomendado!

site: http://estantedarob.blogspot.com.br/2014/06/resenha-almas-seladas-m-l-pontes.html#more

Tamires 21/09/2014

resenha postado no meu blog
O livro tem uma proposta muito boa, logo de cara me intereses por ele, afinal de contas mistério, algoritimos, astrologia, ciências e a cultura Maia toda envolvida em uma unica obra, não poderia me decepcionar.

No livro conhecemos dois jovens que nasceram no mesmo dia, mas que são de mundos totalmente distintos.

Layla nasceu em uma situação um tanto cômica, lembro que quando li achei engraçado toda a confusão que seus pais passaram ate conseguir chegar ao hospital, porém logo após seu nascimento, é possível sentir uma certa pena da garota. Layla cresceu em um lar sem qualquer tipo de afeto e bons sentimentos, seu pai a despreza e sua avó não nutre nenhum carinho por ela, o que acaba deixando marcas e cicatrizes na garota, que cresce e se torna uma pessoa reclusa e de temperamento forte e explosivo. O livro trata isso com uma naturalidade bem real, é possível se sentir comovida em certas situações.

Do outro lado temos Victor, nasceu em berço de ouro e tanto dinheiro quanto amor é o que não faltam em sua vida, a sorte parece sempre estar a seu favor, mas nada disso faz com que o garoto seja uma pessoa fútil muito pelo contrario Victor é totalmente o oposto de Layla.

O desino acaba unindo a vida dos dois, e não demora para que perceber que não é por acaso.

A trama foi bem envolvente e repleta de mistérios, cheia de informações sobre datas, algortimos e códices Maias que podem revelar grandes mistérios tudo isso contribuiu para deixar o livro muito interessante.

Gostei muio das informações ciêntificas e históricas que o livro trás, todas foram muito bem detalhadas, e eu como estudante de Tecnologia, onde os algoritimos são mais do que presentes, adorei saber mais e vibrei com cada nova curiosidade.

Temos vários personagens secundários que merceem destaques e deixaram o livro mais leves e divertidos como os amigos de Victor e Layla.

Recomendo o livro? sim Se quero ler o próximo? Sem dúvidas!

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

Luana 04/01/2015

Resenha #22
Os números são mais que simples números sabiam?Eles são uma espécie de códigos que podem mostrar quando uma catástrofe está prestes a acontecer e outras coisas incríveis que nós nunca pensamos que poderia ser feito.E isso é muito bem retratado neste livro.
Ele conta a história de Layla,uma garota cercada pela destruição que perdeu a mãe quando nasceu e o pai em um acidente de avião.Mora com sua avó,que insiste em dizer que ela e amaldiçoada pois tudo que ela encosta ou que está perto dela,falece.
E de Victor,um garoto cercado pela 'sorte',que nunca sofreu e sempre teve tudo que quis.
Duas pessoas tão diferentes que graças ao destino,se encontram e se apaixonam quase que instantaneamente.
Layla,receosa pelo seu azar,tenta se afastar de Victor,mas o mesmo não desiste,confiando em sua sorte e indo para São Paulo em busca de sua amada.Ele a encontra e a leva junto consigo ao Rio de Janeiro,juntamente com Carol,e juntos eles se divertem na praia até que Carol se afoga e fica perto da morte,fazendo Layla se lembrar o quão amaldiçoada ela é.Mas como tudo nunca é 'as mil maravilhas',eles se envolvem em um mundo muito perigoso,só porque um cara esbarrou em sua bolsa e deixou cair um 'microfilme' dentro que continha várias informações secretas.
E agora,qual será o destino destes dois apaixonados?

site: http://cantinhodatitania.blogspot.com.br/2014/10/algoritmos-sagrados-ml-pontes-22.html

Fernanda2079 09/01/2017

Predestinados
[VISITEM MEU BLOG]

Nossa, uma pausa pra respirar depois dessa história. E que história meus amigos, o Marcelo Pontes soube criar um enredo que te prende totalmente do inicio ao fim. Sabem aquela sensação de querer mais a cada página que passa? Foi justamente isso que aconteceu comigo.

Logo no Prefácio o autor conta uma história que aconteceu com ele e que já deixa o leitor com uma pulga atrás da orelha. O Doutor Rogério acredita que os números podem influenciar o destino da humanidade, e descobre algo impossível. 1992 era um ano bissexto e de acordo com o calendário Maia algo ruim estava prestes a acontecer, em 29 de fevereiro desse ano duas crianças predestinadas nasceram. Quando o caminho dos dois se cruza quase 16 anos depois, tudo muda. No inicio da historia vemos as vidas de diversos personagens se interligarem até chegar nos protagonistas.

Layla veio ao mundo cercada de sofrimento e morte, logo após seu nascimento, sua mãe morre e seu pai a rejeita, assim como sua avó, que acreditam no mal que essa criança causou. Ela nunca pensa no futuro e carrega no corpo cicatrizes de um passado sem amor e cheio de tragédias.

No mesmo dia nascia Victor, sereno e calmo, veio ao mundo cercado de amor e incapaz de sentir qualquer dor. Amado infinitamente pelos pais que encheram de presentes e de tudo que ele quisesse, porém nada disso o deixava inteiramente feliz, o sentimento de que faltava algo em sua vida era nítido.

Os personagens secundários Carol e Carlão aparecem para quebrar um pouco o ar de sofrimento e de perdas que acabam acontecendo no decorrer da narrativa. Apesar da história ter como personagens principais Layla e Vitor outra coisa que está sempre presente é os números. Os algoritmos estão ligados de alguma forma com tragédias naturais ao redor do mundo, inclusive os maias (aqueles que disseram que o mundo ia acabar dia 22 de dezembro de 2012) previram outras tragédias.

Os pontos negativos pra mim foram apenas dois: a passagem de tempo, que me deixou um pouco perdida e complicou um pouco a leitura em alguns momentos. Quando a história chega ao fim eu não consigo entender qual o proposito final do autor se era me deixar com a pulga atrás da orelha ou me deixar sem fôlego mesmo e espero que algumas questões sejam respondidas nos outros livros. Em relação a diagramação eu gostei bastante, as folhas amareladas ajudam bastante na leitura e os erros gramaticais não influenciam no entendimento da história, gostei bastante da capa e dos desenhos encontrados no livros juntos com alguns pensamentos famosos no começo da cada capítulo.

Enfim, espero que tenham gostado e mesmo colocando 7 na avaliação é um livro muito bom e excedeu minhas expectativas e estou ansiosa pra saber se em algum momento no futuro Layla vai ser feliz, torço pra isso. Até a próxima ♥

site: http://soseiquevou.blogspot.com.br/