Como Fui Esquecer Você

Autor: Jennifer Echols
Editora: Pandorga
Número de páginas: 293
Ano: 2011

Sinopse: Existem muitas coisas que Zoey gostaria de esquecer. Que seu pai engravidou a namorada de vinte e quatro anos. Seu medo de que toda a cidade descubra sobre o colapso nervoso de sua mãe. Do belo e sombrio, Doug, o bad boy da escola que a perturba. Sentindo como se sua vida estivesse prestes a se tornar uma completa bagunça, Zoey luta da única forma que sabe, usando sua famosa atenção em detalhes para assegurar seu lugar como a filha perfeita, a aluna perfeita, e a namorada perfeita para o popular jogador de futebol americano, Brandon. Mas, em seguida, Zoey se envolve em um acidente de carro e no dia seguinte há apenas uma coisa da qual ela não consegue se lembrar – a noite do dia anterior. Saíra com Brandon como pretendia? Mas então porque Brandon a estava evitando? E porque Doug, de todas as pessoas, de repente está agindo como se algo de importante tivesse acontecido entre os dois? Zoey apenas lembra de Doug tirá-la do carro, mas ele continua a se referir ao que aconteceu aquele noite como se fosse algo mais. E Zoey está aterrorizada em admitir o quanto não pode se lembrar. A controlada e meticulosa Zoey está rapidamente perdendo o controle de todos os detalhes importantes de sua vida – uma vida que parece estranhamente vazia de Brandon e estranhamente preenchida por Doug.

Resenha: Eu tinha lido várias resenhas sobre este livro e a opinião sobre ele é muito dividida. Muitos amam e muitos odeiam. Antes de comprar um livro, eu leio muito sobre ele para depois não me arrepender. Mas, resolvi dar uma chance e comprá-lo. Vamos a resenha!

Zoey tem 17 anos e é uma garota exemplar que sempre tira boas notas, é a capitã do time de natação da escola, tem um emprego e é bem responsável. Mas, sua vida aparentemente perfeita sofre uma grande reviravolta quando seu pai engravida uma funcionária de 24 anos e resolve viver com ela.

Três meses depois da separação dos pais, sua mãe que também é defensora pública da cidade tenta se suicidar e vai para o hospício se recuperar.

Zoey fica muito confusa com a situação e quando sua mãe é internada num hospício ela tem de ir morar com seu pai e a mulher de 24 anos que ele engravidou. Isso nem é tão ruim, você deve estar pensando, não é mesmo? O pai de Zoey é um cara muito gentil, preocupado, amável e carinhoso certo? Errado. Ele totalmente desagradável. E olha, estou sendo bastante gentil. Porque, o cara é um idiota e egoista.Tudo que Zoey precisava no momento era de apoio, mas o seu pai estava mais preocupado com as aparências do que com os sentimentos da filha.
Mais uma vez Zoey se vê sozinha e se pode dizer que essa carência e solidão a levam a se envolver com Brandon, seu amigo de muitos anos e capitão do time de futebol da escola.

Mas, a história gira em torno de Zoey e Doug. Os dois estão na equipe de natação do colégio mas não se dão tão bem como três anos atrás. Ninguém sabe por que ele foi para um reformatório quando tinha 14 anos, na verdade a maioria das pessoas nem sabe que Doug já esteve um. A única conversa entre os dois é de Zoey chamando atenção de Doug por chegar atrasado no treino de natação e ele, por sua vez, respondendo-a sarcasticamente.

Depois disso tudo Zoey sofre um acidente de carro e não se lembra de nada - e aparentemente, Brandon não estava com ela, já que Doug Fox, o misterioso e bonito Doug, foi quem a salvou dos destroços do carro.
Doug sabe mais do que ele está falando, então cabe a Zoey descobrir como sua vida ficou, de repente, entrelaçada com a de Doug..
E Zoey se sente cada dia mais atraída por Doug... Doug, aaaw, Doug!
Agora ela precisa descobrir o que realmente aconteceu no dia do acidente.

A Zoey está muito confusa no começo do livro, e como a narrativa é em primeira pessoa, a gente fica tão confuso quanto ela. Para o pai de Zoey, perder a memória é coisa de gente louca, então se ela continuar com isso e ameaçar estragar a viagem dele com sua noiva, ele a colocará no hospício junto com a mãe, e isso faz com que a garota não questione seus amigos sobre o que aconteceu. Assim ela tem que fingir que se lembra de tudo, mas Doug logo percebe que ela está mentindo.

O Doug é aquele cara aparentemente problemático e no fundo no fundo é fofo. Mas ninguém percebe isso, porque ele é super fechado.
Tem algumas cenas bem quentes e sensuais, mas as melhores partes são as interações Zoey e Doug, é claro. Seja ele brigando com ela ou simplesmente a ignorando.

Doug é o melhor nadador da escola, mas também é o inimigo número um de Zoey (pelo menos é o que ela acredita.

A vida de Doug também não é nada fácil, órfão de mãe e com um pai que o trata com desprezo a única pessoa com que ele pode realmente contar é com seu irmão, o Policial Fox. Seu sonho é ganhar uma bolsa para a faculdade e simplesmente fugir da sua cidade natal.

Zoey e Doug aparentemente só tem em comum a paixão pela água, mas após um acidente em que os dois estão envolvidos algo começa a acontecer entre eles, novos sentimentos começam a surgir entre os dois e Doug começa a tratar Zoey de uma forma carinhosa.

Claro que ela não aceita essa mudança de cara, pois para ela eles continuam sendo como óleo e água. Zoey também não entende o que houve naquela noite para transformar Doug nesse garoto tão carinhoso. Para ela a festa foi normal e não ocorreu nada demais, afinal Bradon seu “namorado” estava lá.

Mas logo ela descobre que houve mais coisas naquela ocasião do que sua mente permite lembrar, o acidente que ela sofreu pode ter apagado uma das coisas mais importantes da sua vida. Agora cabe a Zoey decidir se quer realmente saber o que houve naquele dia ou simplesmente deixar esquecido.

Como Fui Esquecer Você da autora Jennifer Echols é um dos lançamentos da Editora Pandorga que é nova no pedaço, mas já surgiu arrasando com os lançamentos.

Eu gostei do jeito que a Jennifer aborda sobre os jovens neste livro, muitos cometem erros e com eles deveriam aprender. Mas, nem sempre é assim. Alguns aprendem e outros continuam cometendo os mesmos erros e achando super normal. Ela não fez personagens "puros", os adolescentes desse livro cometem erros o tempo todo.

Zoey é uma personagem que comete erros, tenta fingir que tudo está bem e sempre procura o caminho mais fácil para resolver seus problemas e etc... Confesso que ela me irritou muito no início.

Doug é simplesmente perfeito, ele é super carinhoso com Zoey, sempre está disponível para ajudá-la e tenta o tempo todo fazê-la enxergar a verdade sobre seu relacionamento com Bradon, ou melhor, a falta dele, pois só ela realmente acredita que eles estão juntos.

No geral adorei história, eu RECOMENDO A LEITURA DO LIVRO!

Lisse 14/04/2011

Eu Não Te Esqueceria!
Quando ouvia todo mundo falando bem da Jennifer Echols, não imaginava que era isso que eu iria ver no final. Eu adorei o livro. Superou em muito todas as expectativas que eu tinha.

Se eu falar que devorei o livro é capaz de vocês não acreditarem. É muitoooo bommmm mesmooo!! :)

Acho que todo livro tem uma boa lição para nos contar. Antes de iniciar a leitura na aba estava escrito "Jennifer Echols é autora de dramas românticos adolescentes". Eu só consegui pensar "Caraca, eu vou adorar esse livro!!", porque eu ADORO um drama-bem-melodramático.

"Como Fui Esquecer Você" nos leva até o mundo de Zoey. Sua vida está de cabeça para baixo, quando sua mãe tenta o suicídio logo após o divórcio, essa menina se vê obrigada a ter que ir morar com seu pai que acabou de engravidar Ashley, sua nova namorada de 24 anos.

Ela está perdida. Presa em uma louca paixonite por Brandon, que é seu confidente. Devo dizer - um canalha de verdade! Pois o cara, é um cafageste que acha que as garotas são brinquedos. Não entendi de onde Zoey tirou que ele era maravilhoso. Será que é só por ser jogador, atlético? Ai meu deus, essas menininhas são tão burras! (tá desculpa o desabafo *).

Uma noite, ela se vê envolvida em um acidente e no dia seguinte, descobre que não consegue se lembrar de nada. Só lembrava vagamente de Doug tirando-a do meio das ferragens, e só. Como seguir ir em frente? Em muitos momentos tive pena dela, por ser tão sozinha, não ter ninguém para contar. Apesar dela ter as gêmeas Lili e Keke, que na verdade são mais loucas que amigas... :) elas tiram boas risadas da gente. Desse mode, Zoey luta da única maneira que conhece, usando sua famosa atenção aos detalhes para certificar-se de que consiga sobreviver e entender o que realmente aconteceu naquela noite.

Doug passa a agir diferente. Antes era o temível Doug que ninguém queria se aproximar pois tem um passado "diferente", a tratava com frieza e distância, a insultava na escola. E agora, entre todas as pessoas, de repente, age como se algo significativo tivesse acontecido entre os dois.

Eu passaria o resto da minha vida falando maravilhas do Doug. Sério meninas, se você não está interessa em ler o livro da Echols, dê uma chance ao Doug, ele vai te cativa como me cativou. Não só por ser gato, ter os olhos azuis como o oceano e nem por ser bronzeado porque faz parte da equipe de natação, mas sim pelo seu jeito modesto e simples de ser. Ele consegue bater recordes de afetividade mesmo quando tenta de todas as formas ser um grosso. Ele é um cara inteligente em muitos aspectos.

Quote: "Você tem razão. Eu não dei. Porque sei julgar muito bem o caráter de uma pessoa. Porque, três anos depois, você ainda está contra mim, impedindo-me de ser contratado como salva-vidas no parque do seu pai" (página:142)

Para mim 'Como Fui Esquecer Você' é o tipo de livro que até as mínimas coisas que você tenta falar pode se transformar em spoilers. Por isso me desculpem se não conseguir atingir o alvo da resenha. Mas se confiar na minha opinião: leiam para entender o que eu disse! OMG, é tão lindo ver Zoey e Doug se aproximando. É lindo! Zoey me irritou em alguns momentos... Oohh garotinha cega! Mas isso não me fez odiá-la, porque não é fútil, e só isso já ganha 50% da minha simpatia.

Jennifer Echols é a minha mais nova diva literária. Adorei cada página! Um livro com uma capa divina! Editora Pandorga fez um excelente trabalho.

Quote: "Você transou com Brandon na mesma noite em que sua mãe engoliu um frasco de comprimidos para dormir. Para mim, isso não parece que você tenha transtorno bipolar. Parece apenas que você está meio perdida. Não maluca. (página: 185)

Por que não dá para escolher o que esquecer e o que lembrar? Com certeza eu não escolheria esquecer ele... :)

Gostei e muito. Tomara que Endless Summer seja traduzido em breve.

Camilla 12/04/2011

Comprei esse livro porque ele estava de fato, bem barato. E uma amiga minha já tinha dito que queria lê-lo. Assim que cheguei em casa, fui direto ver as resenhas a respeito do mesmo.

De todas as resenhas que li, todas eram bem extremistas. Metade dos leitores classificaram esse livro como Bom (três estrelas) ou Ótimo (cinco estrelas). Fiquei meio amendrontada pois eu já tinha comprado o livro e não há coisa que me deixe mais chateada do que ler algo ruim por causa de um impulso.

Eis que toda essas críticas me deixaram bastante confusa, então eu demorei uns dias até pegar a leitura mesmo.

O problema dessa autora é exatamente a falta de exploração para com os personagens principais. O livro todo é bem corrido e confuso mas não tem como não gostar do relacionamento da Zoey com o Doug. Se a Jennifer tivesse explorado mais a personalidade deles, com certeza esse livro seria um best-seller. A estória é boa, ela tinha todo o poder em mãos para fazer algo melhor mas ela se contentou com algo "meia boca". Gostei SIM do livro, mas devo acrescentar que não é a melhor coisa que já li na vida, não. Apenas levei duas horas pra terminar ele, assim que peguei o embalo mesmo. Confesso que queria algo a mais com o final do livro, já que houve tantas revelações nos capítulos finais. Gostei, vou classificá-lo com quatro estrelas somente porque o livro fica melhor da metade pro fim, mas, se eu fosse a autora, exploraria mais seus personagens.

Nina 24/08/2011minha estante
Concordo com vc!
O livro é bem corrido e as vezes confuso, não sei se a diagramação está falha, algum pontos da história ficam tão soltos. Enfim não há como não se apaixonar pelo DOUG... a Zoey é retardada só pode! Mas é bonitinho o romance!

Carol 30/03/2011

Como Fui Esquecer você
A história gira em torno de Zoey e Doug. Os dois estão na equipe de natação do colégio mas não se dão tão bem como três anos atrás. Ninguém sabe por que ele foi para um reformatório quando tinha 14 anos, na verdade a maioria das pessoas nem sabe que Doug já esteve um. A única conversa entre os dois é de Zoey chamando atenção de Doug por chegar atrasado no treino de natação e ele, por sua vez, respondendo-a sarcasticamente .

Tudo estava normal até o dia em que a mãe de Zoey, tempos depois de descobrir que o marido tinha engravidado outra mulher, tenta o suicídio. Zoey fica muito confusa com a situação e quando sua mãe é internada num hospício ela tem de ir morar com seu pai e a mulher de 24 anos que ele engravidou. Isso nem é tão ruim, você deve estar pensando, não é mesmo? O pai de Zoey é um cara muito gentil, preocupado, amável e carinhoso certo? Errado. Ele totalmente desagradável – pra não dizer idiota - , que só está preocupado com sua viagem de lua de mel para o Havaí. E nem vou mencionar a mosca morta da madrasta... Nenhum dos dois mostra consideração pelo que a garota está passando.

Como sempre dá pra ficar pior, Zoey sofre um acidente de carro e perde a memória do que aconteceu na noite do episódio, acordando somente um dia depois. Zoey espera encontrar seu namorado Brandon na sala de estar no dia seguinte, mas quem está lá é Doug, e ele está muito diferente com ela. Agora ela precisa descobrir o que realmente aconteceu no dia do acidente.

É muito complicado falar sobre “Como Fui Esquecer Você”. Se por um lado eu li o livro em dois dias facilmente - movida pela curiosidade pela verdade dos acontecimentos- por outro eu fiquei esperando por uma surpresa, alguma coisa inesperada que não veio.

Uma coisa que me aborreceu foi que a personagem passa muito tempo pensando que ninguém pode descobrir sobre o que sua mãe fez e que está num hospício, senão eles iriam mudar com ela por causa disso.

Não sei por que, mas gostei muito do personagem irmão de Doug, o policial Fox.

O livro pode ser classificado com um romance YA, ou jovem adulto, meio drama como vocês podem perceber acima, e atenção para o pessoal que não gosta de cenas picantes! Embora não sejam muitas cenas assim, o assunto e o desejo vem à tona com uma certa frequência (risos), nada que seja maçante.

Essa e outras resenhas no Open Page (http://openbookpage.blogspot.com)

Ju Oliveira 25/03/2011

Tudo o que Zoey mais queria, era se lembrar da noite de sexta-feira. Após sofrer um acidente de carro, a única coisa que ela se lembra é de ser retirada do seu fusca por Doug, o bad boy do colégio, mas lindo de morrer. Sua vida virou de pernas pro ar, quando o pai engravidou a amante de apenas 24 anos e sua mãe não aceitando a traição, tentou o suicídio e foi internada em uma clínica psiquiátrica. Tudo isso, no maior sigilo, pois seria vergonhoso demais se seus amigos soubessem de tudo isso. Para que nenhum de seus amigos perceba que ela sofreu uma amnésia temporária, Zoey começa investigar para tentar descobrir o que realmente aconteceu naquela noite. Depois do acidente, Doug que sempre a perturbou, se mostra tão gentil e atencioso com ela, e seu namorado Brandon, o garoto mais cobiçado do colégio, começa a evitá-la descaradamente. Aí é que Zoey fica sem entender nada mesmo!

É o segundo livro que leio da Jennifer Echols. Já tinha gostado muito do primeiro, “Longe Demais” e gostei ainda mais de “Como fui esquecer você”. A personalidade das duas protagonistas dos livros, são muito parececidas. A autora explora bastante o lado familiar das personagens. Nessa história Zoey sofre muito por ver seu pai abandonando a mãe, e se casando com uma moça 8 anos mais velha que ela. Sofre em ver a mãe se sentindo tão rejeitada. E mesmo assim, após sua mãe ser internada, ela tem que morar na mesma casa que seu pai e a nova esposa. O que mais prende nossa atenção na narrativa do livro, é o quanto Zoey quer descobrir a verdade, mas sem ter de admitir que se esqueceu o que aconteceu. E essa verdade vai aparecendo aos pouquinhos, tão lentamente e tão surpreendente que quando vê, já terminou de ler o livro todo. Comigo foi assim, eu li 180 páginas ininterruptamente, literalmente devorei o livro. Tenho certeza que quem começar a ler, não vai conseguir parar antes de descobrir realmente o que acontece na noite de sexta-feira. Amei!!! Super recomendo!
Letícia 27/01/2015minha estante
Eu também gostei, é bem leve. E discordo de alguns que dizem que não da para entender a história ou Zoey... E um fato que não vi comentado por ninguém é o fato de Zoey se parecer muitas vezes conosco, porque muitas vezes ela tenta se mostrar totalmente bem, como ela mesma diz ela aprendeu a sempre se mostrar bela e bem

Lila 25/03/2011

Um livro que tinha tudo pra dar certo, mas se perdeu no meio do caminho.

O que eu gostei desse livro é que a leitura flui muito fácil.

Também não me convenci com o romance entre a Zoey e o Doug, ficou parecendo estranha a mudança no interruptor de "Namorada do Brandon" para "Doug, Eu te Amo", como se na vida real fosse fácil assim.

Mas enfim, é pra se ler numa tarde de verão.

Suzane 19/03/2011

Nao faz muito meu genero esse tipo de leitura, muitoooo adolescente, demais da conta e um tipo de paixao irresponsavel, sei la, nao fui muito com os personagens.

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Minha relação com a autora Jennifer Echols é conturbada mesmo. Nunca sei se gostei ou não dos livros dela. Normalmente gosto do ambiente onde a história se passa e até levo em consideração a intenção da autora, mas os personagens *sempre* me incomodam.

Como fui esquecer você me incomodou desde as primeiras páginas até a última. Foi um sacrifício estar na cabeça confusa da personagem principal e o mocinho não é muito melhor, não. Algumas cenas, principalmente as protagonizadas pelo pai de Zoey,me emocionaram e indignaram. A forma descuidada com que ele a tratava, a rejeição é uma coisa com a qual posso me identificar.

Um bom livro, em minha opinião, tem de ter personagens com quem eu realmente me identifique. O problema de Como fui esquecer você e outros livros de Jennifer, como "Going too Far, é que eu simplesmente não consigo suportar as personagens principais. Sexo sem muito sentido é uma coisa comum nas obras dessa autora e isso me deixa realmente irritada

Talvez me chamem de moralista, mas acho que tenho direito a ter minha própria opinião sobre o assunto e não aprecio o modo como a autora Jennifer Echols o aborda. Depois de ler Como fui esquecer você desisto de qualquer coisa escrita por Jennifer Echols.

Me emocionou algumas raras vezes e "não me convenceu" na maior parte. Principalmente o romance entre Zoey e Doug. Contudo assumo que minha posição opinativa neste livro é extremamente pessoal, o que quer dizer que provavelmente outras pessoas vão adorar a estória, mas estou aqui pra dizer o que eu pensei do livro.

Entretanto, apesar de todos os aspectos negativos, eu não consegui simplesmente abandonar o livro. Minha curiosidade e a natureza intrigante da estória me fizeram ler até a última página. Talvez esteja aí o grande trunfo de Jennifer Echols.
Etiene 22/09/2011minha estante
Ainda não terminei de ler o livro mas concordo contigo em vários aspectos, principalmente a confusão inicial da Zoey, até agora, já passei da metade, ainda não sei de fato o que aconteceu com a mãe dela para provocar aquele comportamento nela, e também achei a forma como ela trata o sexo sem muito importância, a garota acaba de ter a 1ª transa num carro e tipo tá de boa... sei lá... achei meio surreal, quando eu terminar eu volto e comento mais.

lu 24/08/2012minha estante
"Minha relação com a autora Jennifer Echols é conturbada mesmo. Nunca sei se gostei ou não dos livros dela."

Eu entendo completamente o que você quis dizer. Eu sempre termino um livro dela confusa. Não querendo descartar completamente, mas também não podendo simplesmente passar por cima de tudo o que me incomodou no livro. Acho que os livros dela são assim, com elementos muito bons e outros muito ruins. No fim você se vê pesando o livro para saber se gostou ou não.

Erika Monte 22/04/2013minha estante
Eu abandonei. Livro muito confuso. E até mesmo chato. Eu estive com uma expectativa enorme com esse livro, mas me decepcionei. infelizmente.

Michele 17/07/2013minha estante
tbm achei tudo muito estranho quer dizer a mae passando por uma situacao dessas e ela vai e se entrega de bandeija pra um cara tao idiota... e esse é so o comeco ... sei la gostei do titulo e quando li atras do livro parecia ser um romance fofo.. mas nao é nao.. concordo contigo.

Fer - Mato Por Livros 14/04/2016minha estante
Nossa expressou tudo, ou melhor, nada, que senti com essa história. Coisa mais chata.

Bruna Britti 27/02/2011

www.supremeromance.blogspot.com

***

Alguns dias atrás fiz resenha de “longe demais”, e agora faço de “como fui esquecer você”, ambos da autora Jennifer Echols e lançamento aqui no Brasil pela editora Pandorga.

Achei que não iria gostar tanto desse livro quanto “longe demais”. Me enganei. Acho a narrativa, a temática e o jeito como a autora conduz a história excelente.

Dessa vez o ponto chave do livro é o mistério. O que aconteceu naquela noite em que Zoey sofreu o acidente, porque Doug de repente muda de uma hora para outra o jeito como ele a trata, porque seus amigos preferem dizer que era melhor para ela esquecer aquela noite esquisita em que ela bateu o carro. Tudo isso é acompanhado em primeira pessoa ao lado da personagem que tenta aos poucos desvendar esse mistério, e em nenhum momento isso cansa o leitor, pelo contrário. Você fica na expectativa, principalmente porque suas chances de adivinhar o que aconteceu são bem pequenas.

Não só o mistério, mas ao mesmo tempo a autora dá espaço a uma adolescente com seus (grandes) problemas familiares e a tênue linha que uma pessoa pode suportar uma família instável. Com um pai e mãe como a dela, acho que muitos na vida real já teriam ultrapassado essa linha. Mais além, esperem nos livros da Jennifer uma temática que envolve muito o sexo, não só de dúvidas comuns de adolescentes como a primeira vez ser ou não importante, mas estou falando de cenas mais sensuais mesmo (ou hot, como alguns chamam). Acho que isso pode incomodar alguns e talvez não recomendaria para essas pessoas e/ou para crianças pelas cenas. Mas como eu já falei, acho legal que os YA Books estejam evoluindo nessa parte.

Novamente, outro livro da Jennifer Echols que amei. Continua o meu pedido para mais YA Books do gênero, e com certeza mais livros dela lançados aqui no Brasil. :D

1 | 2 | 3 | 4 | 5