Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

VictAria109 08/05/2024

Cem anos de solidão estava na minha lista de livros desejados há um bom tempo.
Ano passado resolvi atender esse desejo e me dei o livro de aniversário. Não poderia ter escolhido outro presente.

Acho que, nesses mais de dez anos de leitora, nunca demorei tanto para finalizar um livro.

Cem anos de solidão é uma história completamente diferente da que eu imaginava. É um livro denso e demorado.

Cada membro da família Buendía é tão bem construído que, apesar de serem muitos, é impossível confundi-los.

Impossível também não associar a história de Macondo, uma personagem a parte, com a história da própria América Latina e suas explorações, abusos e revoltas.

Cem anos de solidão foi uma supresa maravilhosa.

PedroFB 07/05/2024

“A solidão é a minha companheira mais fiel. Ela nunca me abandonou, mesmo nos momentos mais difíceis.”

Ao terminar a leitura, torna-se fácil compreender porque a obra de Gabriel Garcia Márquez é considerada como um marco da literatura latino-americana e da literatura mundial.

A solidão é um dos temas centrais do livro e através das gerações da família Buendía, Marquez retrata a solidão como uma condição humana inevitável. Com uma narrativa envolvente e personagens marcantes, o universo mágico de Macondo nos faz refletir sobre temas universais como amor, solidão e memória. É uma leitura indispensável para todos os amantes da literatura.

Afinal: “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”.

Pdrmcd 06/05/2024

Uma fascinante aventura sobre a existência humana
Eu nem sei por onde começar! Que livro, meus amigos.

?Cem anos de solidão? é um romance espetacular, que traz através de suas páginas uma fascinante aventura sobre a existência humana, entre a mais pura das existências em comunidade até as mais pautadas na avareza, no egoísmo e no extremo de onde o ser humano pode chegar para atender as suas próprias necessidades.

É uma linda história, que precisa ter paciência para ser apreciada e, especialmente, precisa deixar a sua imaginação fluir para entender o que há por trás das figuras de linguagem.

Extremamente feliz em ter lido esse livro. Gabriel Garcia Marquez é eterno!

Dam 06/05/2024

Obra Prima
Uma das narrativas mais incríveis que já li na vida, estou sem palavras ao terminar o livro. Leitura obrigatória para qualquer ser humano.

Thiago Melo 06/05/2024

Um das melhores leituras que fiz na minha vida. Foi maravilhoso conhecer a história toda de Macondo, do início ao fim através da família Buendía.

Binaa1 05/05/2024

A melhor leitura do ano - e talvez da vida! ??
A sensação de solidão que permeia a leitura ao longo do livro é inegável. A cada página Gabo nos mostra diferentes formas de se contar e de sentir esse sentimento que dura por um século na família dos Buendía.
Aqui o tempo é cíclico e a sensação de desesperança é muito grande. Cada momento esperançoso de algo bom enfim permanecer na história de algum dos personagens é destruído logo depois pela tragédia, como a bruta realidade quebrando o vidro da redoma do mágico, do onírico.
É um livro perfeito demais! E muito triste. Favoritadíssimo e muito especial em meu coração.

oerickaguiar 04/05/2024

Resenha
Uma jornada épica que mergulha nas complexidades da família Buendía, enquanto eles enfrentam amor, traição, loucura e destino em Macondo. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, o livro nos leva a um mundo mágico onde o tempo parece fluir de maneira única, deixando o leitor fascinado e com vontade de descobrir mais sobre essa incrível saga familiar.

Luciana 04/05/2024

A saga da família Buendía é relatada como maestria, a solidão, amarguras e egoísmos dos personagens são bem desenvolvidos assim como os nomes estão ligados as personalidades, principalmente dos homens.
O realismo mágico que é entrelaçado na trama deixa tudo mais interessante, assim como as críticas sociais.
Agora situações de incestos,pedofilia e abuso, da forma como são colocados não me agradou nem um pouco, os personagens não precisam ser perfeitos, agora humanizar certos tipos de atitude já não rola.

Letícia Moura 29/05/2024minha estante
Nossa finalmente achei um comentário que fala sobre esses tópicos, tive que parar várias vezes a leitura por conta disso também?

02/05/2024

"O primeiro da estirpe está amarrado a uma árvore...
E o último está sendo comido pelas formigas."
O livro mais famoso do Gabriel e fazendo jus a sua fama. Tem uma leitura que, talvez para quem não tem muito costume ou faça questão de uma leitura com paradas para reflexão como eu, demore um pouco. Mas não é por ser escrito de forma ruim ou ser uma história desinteressante, é pela complexidade e a densidade da história. O Gabo conseguiu descrever a história de uma grande família que, como qualquer outra, tem seus altos e baixos. Além disso mostra a ciclicidade dos parentes ao terem nomes, aparência e costumes hereditários, sem deixar nenhuma ponta solta e assuntos sem ser tratados.
É um grande livro, indispensável para todos, que deixa qualquer absorto em descobrir os segredos de Macondo e da família dos Buendias.
"As estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra."

Andriele 02/05/2024

Achei massante, mas o conteúdo é interessante, vale a pena ler para quem gosta deste tipo de romance. Mas eu não leria novamente.

lele 01/05/2024

Tipo de livro que eu amo ler. apesar dos vários nomes iguais, eu conseguia diferenciar os personagens em si, no começo bem mais com a ajuda da árvore genealógica. achei que seria uma leitura mais densa, mas fluiu bem pra mim. fiquei encantada com a história e o final?. excelente.

??a história da família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que continuaria dando voltas até a eternidade, se não fosse pelo desgaste progressivo e irremediável do eixo.?