Sábado Sem Noção

Sábado Sem Noção Luisa Plaja

Resenhas - Sábado Sem Noção

vicky86 07/09/2022

Completamente sem noção!
O livro é maravilhoso, e a maneira como as amigas se arriscam sem medo do que pode vir, é mais que energizante. Se uma pessoa procura algum livro repleto de aventuras, esse com certeza deve ser indicado. Em apenas um sábado elas conseguiram fazer com que eu pegasse um xodó inexplicável pelo livro, e é de certeza que irei ler mais vezes!

Iris Figueiredo 03/02/2011

Para mais resenhas: www.literalmentefalando.com.br
Quantas coisas sem noção você pode fazer em apenas um sábado? Se você for Bethany e Carlota, não há limite para o número de coisas bizarras que podem acontecer com você em um só dia. Ainda mais se você, assim como elas, for fã da revista Teen Spice e resolver seguir uma tal de "Excursão sem Noção", que pode te levar aos lugares mais absurdos e as situações mais inusitadas... É lógico, se você tiver muita imaginação como nossas protagonistas!
Mas isso não resume a vida de Bets e Lots... As duas guardam, cada uma, um segredo que pode mudar muita coisa - e tem até o fim do dia para compartilharem.
Em uma manhã e uma tarde, Lots e Bets se aventuram em um dia completamente inusitado, com muitas loucuras, diversões, verdades e histórias para contar no futuro. Isso sim é um sábado sem noção!

Muito sem noção mesmo... Mas de um jeito divertido. Eu terminei o livro querendo pegar uma revista velha (tipo Capricho e Atrevida), abrir em uma página qualquer e a partir dali escolher o que poderia fazer no meu dia - claro, nada louco como nossas duas protagonistas fizeram.
A narrativa de Luisa Plaja é divertida, mas me incomodou o fato de ter coisas como "hua-ha-hua-ha" no meio das narrações da Lots (no início tem muitas risadas no meio das frases e incomoda bastante). Acho que mesmo que a intenção seja aproximar o leitor da história, certas coisas não cabem muito bem em um livro - essa é uma delas. Poderiam ter cortado da tradução sem problema nenhum.
Mas apesar disso, a tradução é deliciosa. As expressões foram transferidas com louvor para o português. Eu geralmente me pego imaginando como seria o livro em inglês (louca?) e certas expressões casavam direitinho com nossa língua que não conseguia imaginar como era no original, o que acho que deixou mais natural e acompanhou o ritmo rápido da narrativa da autora.
Aliás, rapidez é a chave do livro. Acontecem muitas coisas em um curto período de tempo (são 461 páginas para contar apenas um dia), e em cada capítulo tem uma coisa diferente acontecendo. Então, meu maior problema foi imaginar como tanta coisa coube em um espaço de tempo tão curto, parecia que nada daquilo seria possível em poucos minutos.
Não que as coisas sejam improváveis, mas para alguém que saiu de casa lá pelas dez da manhã e precisa voltar cinco horas, não dá pra fazer tanta coisa quanto as meninas fazem, então quebra a ordem cronológica do livro.
Mas ainda assim, é um livro gostoso que mesmo por alto aborda alguns temas que podem ser delicados, como relacionamento com os pais e sexo (seguro) na adolescência. É uma história bem diferente e divertida, e não posso deixar de destacar como a capa combina com o clima do livro (só não gosto dessa Bets com o cabelo cheio de frizz. Eca!). E a diagramação do livro também está super fofa, no início, meio e fim há algumas páginas de revista e é tudo uma gracinha!
É um daqueles livros que lemos rápido, nos divertimos e ainda tiramos algumas coisas para a vida. Só não vale esperar a história perfeita, é uma história pra se divertir! E quem sabe você não se inspira e faz sua própria "Excursão sem Noção"?
letici 18/09/2012minha estante
AMEI MESMO ESSE LIVRO E CONCORDO COM VC EM TODOS OS PONTOS

Nati Gaiewski 28/05/2021

O poder de uma revista
Sem noção mesmo: duas meninas, uma fugida a Londres e alguns segredinhos inocentes, o que poderia dar errado? A princípio não parecia ter um potencial tão grande de dar errado, mas claro que tinha. Carlota aparenta ser uma garota descontraída e irresponsável, e isso não muda, porém se acrescenta a capacidade de guardar seus problemas para si mesma de tal maneira que nem a melhor amiga percebe. Bethany, por outro lado, tem um baita inconveniente que foge de seu alcance, optando se abrir pra amiga, acreditando ser uma grande confidente. Uma Excursão Sem Noção tem seus altos e baixos, desde pegar carona com o garoto dos sonhos e ser encurralada a um assalto. No fim imagino que a Bets fez exatamente o que eu teria feito no primeiro instante que vi Lots, já que, na minha opinião, a guria não passa de uma mimada e inconsequente, tendo como único castigo um pouco de remorso. O livro parecia-me muito grande e quando dei conta, tinha lido em três dias. A leitura é fluida, excitante, engraçada e supreendente, não sendo tão rasa quanto pensei que seria.

Laine 14/07/2023

No começo estava chato, mas continuei lendo, dps começou a ficar legal e eu comecei a "amar" o livro. Qm gosta de livro de aventura, vai gostar desse livro. Eu acho que às vezes temos que aproveitar a vida, ela é curta e não sabemos o dia de amanhã, temos altos e baixos, mas temos que aproveitar. O plot twist foi muito bom, n desconfiava muito, oq a Carlota fez não tem perdão, mas se a Bets quis perdoar, não podemos julgar.

Brisa 03/01/2021

Espero que ninguém se inspire nisso
Começou bem bobinho. Depois a história ficou super divertida e não consegui parar de ler, de tão envolvente. Até que no final estragaram tudo. Eu odeio essa coisa de "não se deve guardar rancor"... tem certas coisas que não merecem perdão, nem mesmo em um livro adolescente.

Maria3577 26/08/2022

Lots e Bets
O livro tem um começo meio chato, o meio é bem legal e o final é terrível, falta um desenvolvimento em alguns pontos e os problemas não são realmente enfrentados, então é mais uma leitura pra distrair pq se vc for esperando um livro com ótima construção vc vai quebrar a cara bem feio

Alice1452 09/08/2023

Um Sábado Sem Noção
Li esse livro há algum tempo, e posso dizer que foi uma leitura que me interessou na época, foi divertido ler, mas não achei que foi a ideia mais original do planeta, muito pelo contrário.
Foi um livro, sem dúvida, bem feito, mas já ouvi essa história milhões de vezes. Desde o começo do livro já estava óbvio que o cara havia traído a garota, e tudo o que eu senti foi pena dela.

Tielle | @raposaleitora 26/12/2010

Resenha Livromaníaca
Carlota e Bethany são melhores amigas, e as duas amam a revista Teen Spice. Em um sábado onde as duas estão cobertas de problemas, a revista lhes mostra a solução com a idéia de uma Excurção sem noção, onde elas iriam para lugares aleatórios para enfrentas desafios. Carlota se empolga demais nessa idéia, mas Bethany ainda tinhas suas dúvidas...

Carlota é a típica adolescente rebelde, odeia os pais, não gosta de estudar, não liga para o que os outros dizem, sempre está de castigo... já Bethany, é super quieta e tímida, responsável, passa confiança aos pais, tem namorado e é sempre muito educada.

O que duas garotas tão diferentes vêem uma na outra para serem Best Friends Forever?! Simplesmente aquilo que gostariam de ser ou que os outros gostariam que fossem.

A história nos envolve para saber qual o próximo grande desafio e em como as duas resolveram seus problemas no final... Carlota precisa dizer a Bethany que seu namorado a está traindo, e Beth precisa dizer a Lot's que está com medo de estar grávida...

Roubo, compras, meninos, encontros com ex's, confusões e muita aventura é o que essas duas garotas encontram quando partem para esse Sábado que será totalmente sem noção.

Comentários: Eu realmente não esperava um final como esse narrado por Luisa, me pegou totalmente desprevinida... fiquei muito mal pelas duas. O que eu achei que estava sendo apenas um livro com duas adolescentes zuando com tudo, na verdade se tornou uma história com um pouco de drama. \o/ amei!

leola 07/11/2022

meu primeiro livro da vida!!
juro, como leitora esse sendo o livro que abriu a porta pra esse mundo incrível da literatura recomendo MUITO pra qm tá começando agora e quer descobrir um gosto específico, achei incrível e pretendo reler ele. NOTA 28468292927383!!!!

Samyra Pereira 21/02/2020

Esse livro com um gostinho e aconchegante de ler, aquele livro que quando se lembra dele da aquele quentinho no coração.

Isabella Pina 14/01/2014

Título autoexplicativo
Ai, há quanto tempo eu queria ler esse livro!!! Sabe aqueles seus eternos desejos? Pois é. Eu tinha certas expectativas, e tinha medo de ler e me decepcionar. No entanto, as férias são um ótimo momento pra você tomar coragem e ler o que anda querendo e foi aí que eu peguei Sábado sem Noção.

A história é basicamente sobre duas melhores amigas, Bethany e Carlota, sendo que são praticamente o oposto de uma da outra. Num sábado desses, Carlota, seguindo as dicas da sua revista teen favorita, Teen Spice!, resolve fazer uma viagem maluca com a amiga, para ajudar a esfriar a cabeça das confusões que as duas se meteram, das quais nós apenas desconfiamos.

Elas acabam indo para Londres, onde encontram um ex-peguete de Carlota que, na verdade, é um garoto que ela realmente gosta mas é um canalha e seu primo, com quem Beth, mesmo namorando Declan, um menino que anda ignorando-a, dá umas beijos. Sim, pode parecer confuso e, em grande parte do livro, você não sabe ao certo o que irá acontecer, o que as duas aprontaram e como resolverão toda essa bagunça.

Beth, por exemplo, acha que está grávida de Declan, e passa o livro inteiro comentando isso, reclamando disso, sem parar. O curioso – e meio irritante – é que quando finalmente há a resolução, a menina, que estava tão preocupada há poucos capítulos, fica de boa muito rapidamente.

Já Carlota, que é mais saidinha, andou aprontando algumas, mas não quer que sua melhor amiga descubra o que anda acontecendo. Além disso, sua mãe e seu padrasto são um saco, típicos pais ausentes e sem noção da vida, além disso, não parecem se preocupar de fato com a própria filha/enteada.

Então, mesmo com todos esses problemas, elas resolvem passear para esfriar a cabeça... Só que acabam se metendo em mais mil confusões, hilárias! Sério, as duas juntas sempre aprontavam alguma coisa, principalmente Carlota, que parece ter um parafuso a menos na cabeça, que a impede de pensar duas vezes antes de fazer algo.

Tudo isso faz com que o livro tenha uma leitura rápida e divertida, mas sem grande “profundidade”, parecendo que a autora estava com receio de adentrar em algum assunto mais profundo, como a possível gravidez de Beth. Isso é bom, mas ao mesmo tempo, acho que o livro seria ainda melhor se afundasse um pouco, por assim dizer.

Mesmo assim, como o próprio título diz, vale a pena tirar um sábado à tarde para se divertir passeando com duas meninas meio loucas e tipicamente adolescentes por lugares legais e cheios de possibilidades.

ThaisTuresso 30/12/2010

"Sábado sem Noção" me surpreendeu e me conquistou, eu tinha lido algumas resenhas dele em outros blogs literários e vi que as opiniões eram divididas uns amaram outros não... e como sempre eu desejei ler para tirar minhas conclusões e ver o que eu iria encontrar nas páginas do livro. E minhas expectativas em relação à ele eram baixas, comecei a ler e achei comum, continuei a ler e fui me surpreendendo eu não conseguia parar de ler, tanta curiosidade eu tinha em relação ao enredo que se prolongava. Mas o livro fica bom mesmo é do meio ao final, onde encontramos surpresas, e nos encantamos com o final que é incrível, nada do que imaginamos acontece. Uma surpresa no final, uma revelação de tirar o fôlego!

No livro vamos nos interando dos acontecimentos através de duas personagens, ora o livro é narrado por Bethany ora por Carlota, carinhosamente chamando uma a outra de Bets e Lots. São amigas inseparáveis, enquanto Bets é a certinha, obediente e estudiosa, Lots é a rebelde, namoradeira e atrapalhada. Mas ambas sabem que se completam. Antes de Lots chegar à cidade, Bets era melhor amiga de Becca, mas desde que ela chegou à cidade, Bets agora anda somente com ela, ainda tem amizade com suas amigas antigas, mas é de Lots que ela não vive sem. É sábado e como todos os sábados é dia de namorar com Declan seu namorado categoria B (classificação da revista Teen Spice), mas isso só de noite e ainda é de manhã, e como melhor amiga ela primeiro tem que tirar Carlota do castigo para irem estudar na biblioteca.
Enquanto Bethany acha que vai tirar Carlota de casa, Carlota já planejou um sábado totalmente sem noção, é dia de não se estressarem e vai convencer Bets a sair com ela numa aventura inusitada, sem noção e totalmente incrível que as unirá ainda mais, e os lugares e desafios que farão serão totalmente retirados das páginas da revista favorita das duas: a Teen Spice!
Desafios, micos e aventuras inesquecíveis a esperam neste sábado sem noção, Bets tem um segredo e Carlota tem ainda um que tem medo de contar pra sua melhor amiga, por isso a leva nesta aventura sem noção, sem imaginar o que virá a seguir. Livro recomendadíssimo!

Juliana Vicente 25/01/2011

Sábado sem noção
Recebi esse livro da Editora ID, ela é a mais nova parceria do blog. Esse foi o primeiro livro que recebemos da editora para resenhar, além do livro ela enviou uma camisa super fofa, Obrigada ID.

Comecei a ler este livro sem grandes expectativas, esperando uma história adolescente como tantas que existem no mercado, mas o livro me surpreendeu. O livro é recheado de testes, iguais aqueles que enchem as páginas de revistas como capricho e TodaTeen, isso faz com que o livro se torne dinâmico e atual. (Quem nunca fez um teste desses).

No início somos apresentadas a Bethany e Carlota duas super amigas do tipo que estão juntas em todos os momentos, mesmo tendo personalidades totalmente diferentes. Bethany é a certinha da dupla, pé no chão, uma garota confiável. Carlota é exatamente o oposto, fica com todos os garotos e é muito liberal (ou não?!). O livro se alterna entre os pensamentos das duas amigas, então temos uma visão completa do que elas sentem e pensam. Bethany está muito estressada com algumas coisas que estão acontecendo e Carlota precisa contar um segredo muito importante para sua melhor amiga, então por que não fazer uma aventura radical, assim no fim do dia será muito mais fácil enfrentar a realidade.

A história toda acontece em um único sábado (agora entendi o título), Bethany e Carlota realmente vivem um sábado como nenhum outro em suas jovens vidas e ele trará muitas surpresas para essas duas amigas.

O livro começa um pouco lento, mas depois que certo personagem entra na história (Ah, Zack) as coisas mudam totalmente e me vi presa aos acontecimentos desse “Sábado Sem Noção”.

O que mais me agradou no livro é que ele trata de assuntos que todas nós passamos na vida (Claro que se você é uma adolescente, então está passando ou irá passar), assuntos que nunca saem de moda, que fazem parte do nosso crescimento de menina a mulher. Nota 10.

Recomendo!

Krystal 15/12/2023

Li quando era pequena, sla 12 anos? E eu achava demaisKKKKKKKKKK li esses dias novamente, agora com 18 e não gostei?

Nati 03/12/2011

Sábado Sem Noção - Blog Menina de Livro
Conheça, siga, comente: http://meninadelivro.blogspot.com/

A história é sobre Bets, a garota certinha que está preocupada com seu relacionamento com Declan, e Lots, totalmente o oposto, mas que também esconde muitas coisas sobre si mesma. Ambas são viciadas na melhor revista da atualidade, a Teen Spice. Uma tinha de contar um segredo à outra, mas não sabiam como fazê-lo sem deixar a outra assustada, no caso de Bets, ou brava, no caso de Lots.

Neste sábado, Lots estava de castigo no seu quarto, lendo revista e tricotando, seu mais novo passatempo. Bets, que por acaso sempre sabia como convencer os pais dos outros, vai até a casa da melhor amiga e consegue tirá-la de lá com a desculpa de ir à biblioteca. Na verdade, Lots quer mesmo é tentar uma coisa que viu na Teen Spice: Excursão Sem Noção. O que elas têm de fazer é abrir a revista em qualquer página, seja por número ou aleatoriamente mesmo, e fazer o que a página está mostrando. Uma página de dicas de roupas, por exemplo, é a deixa para elas irem as compras!

No começo fiquei bem intrigada, tipo, como dá pra colocar 451 páginas em um dia só? Mas agora que li compreendo, e a autora fez isso com maestria, dividindo o livro em Manhã, Tarde e Noite. Não ficou manjado em nenhum momento, nem enjoativo. E é uma leitura gostosa, surpreendente em vários momentos. É narrado pelas duas meninas principais, e podemos conhecê-las bem, o que foi bem legal. E quando pensamos que a conhecíamos o suficiente, temos um troca-troca de personalidades surpreendente!

O único motivo que me fez não dar um dez por essa leitura levíssima e super divertida, foi o final, que poderia ter sido um pooouquinho maior. Não gostei muito do fim ter sido explicado por uma carta, quer dizer, até faz sentido, mas eu gostaria de um pouco de narrativa! E eu também gostaria que a Luisa fizesse uma continuação, pois tiveram alguns personagens, principalmente o Zac, que mereciam aparecer mais. Zac é apaixonante!!