Quadrinhos em Ação

Quadrinhos em Ação Mário Feijó

Resenhas - Quadrinhos em Ação

Rafael Flores 21/05/2022

Uma leitura muito breve do que pode ser escrito sobre os quadrinhos. As representações históricas nos gibis emplacam uma boa pesquisa, porém o autor pincela pouco os desdobramentos do Séc XX, ou seja, pouco explorado. Muitos trechos destacam informações, porém sem referências. Ainda assim, o título vai contemplar curiosidades aos amantes do assunto.

JC97 03/08/2018

Divertido e informativo.
Em apenas 79 páginas temos uma overdose de informações, dá para aprender muita coisa legal. Notei a clara paixão de Mário Feijó (o autor) pelo assunto, ele conseguiu transmitir emoção na escrita, isso somado com o assunto interessantíssimo fez com que eu não quisesse largar o meu exemplar até terminá-lo. :)

Ogro 08/03/2014

Um resumo muito bem feito
Em pouco mais de 70 páginas , o autor consegue ir do século 19 ao início dos anos 90 apresentando um resumo bem feito das estórias em quadrinhos, inclusive apresentando algumas boias informações sobre os quadrinhos no Brasil.

Claro , o autor optou por alguns dos trabalhos mais impactantes como o trabalho de Alex Raymond em Flash Gordon, Hal Foster em o Príncipe Valente, Will Eisner com The Spirit , Dick Tracy, Super Homem, A Turma do Pererê, os personagens da Disney, etc...

Para não ficar um tom enciclopédico o autor entremeia uma descrição de cada época em que respectivo quadrinho foi criado, procurando explicar os porquês - assim, acabamos sabendo, que os nazistas diziam que o Super Homem NÃO ERA o Super Homem preconizado por Nietzsche porém na década de 50 ,na perseguição aos quadrinhos (sim, isso ocorreu), era dito que o Super Homem ERA o Super Homem de Nietzsche ; que a Turma do Pererê foi decorrência da política do Governo Militar em estimular a criação temas nacionais; que Zé Carioca foi uma criação de Walt Disney como política de boa relação dos Estados Unidos para com o Brasil;que Gibi era gíria para garoto de cor, que... bem, há mais.

Como iniciação de um começo de pesquisa sobre o assunto, esse livro é muito indicado - possui MUITAS e muitas ausências notáveis e os assuntos não são muito aprofundados, por motivos de espaço, mas vale a pena conhecer.

É ideal para apresentar para essa garotada , que cresceu assistindo Smalville acreditando que aquilo refletia a estória original do Super Homem , poder entender melhor esse meio e para os mais grisalhos matarem a saudade de algumas coisas.