Ogro 08/03/2014Um resumo muito bem feitoEm pouco mais de 70 páginas , o autor consegue ir do século 19 ao início dos anos 90 apresentando um resumo bem feito das estórias em quadrinhos, inclusive apresentando algumas boias informações sobre os quadrinhos no Brasil.
Claro , o autor optou por alguns dos trabalhos mais impactantes como o trabalho de Alex Raymond em Flash Gordon, Hal Foster em o Príncipe Valente, Will Eisner com The Spirit , Dick Tracy, Super Homem, A Turma do Pererê, os personagens da Disney, etc...
Para não ficar um tom enciclopédico o autor entremeia uma descrição de cada época em que respectivo quadrinho foi criado, procurando explicar os porquês - assim, acabamos sabendo, que os nazistas diziam que o Super Homem NÃO ERA o Super Homem preconizado por Nietzsche porém na década de 50 ,na perseguição aos quadrinhos (sim, isso ocorreu), era dito que o Super Homem ERA o Super Homem de Nietzsche ; que a Turma do Pererê foi decorrência da política do Governo Militar em estimular a criação temas nacionais; que Zé Carioca foi uma criação de Walt Disney como política de boa relação dos Estados Unidos para com o Brasil;que Gibi era gíria para garoto de cor, que... bem, há mais.
Como iniciação de um começo de pesquisa sobre o assunto, esse livro é muito indicado - possui MUITAS e muitas ausências notáveis e os assuntos não são muito aprofundados, por motivos de espaço, mas vale a pena conhecer.
É ideal para apresentar para essa garotada , que cresceu assistindo Smalville acreditando que aquilo refletia a estória original do Super Homem , poder entender melhor esse meio e para os mais grisalhos matarem a saudade de algumas coisas.