Still Alice

Still Alice Lisa Genova

Resenhas - Still Alice

Adri 10/01/2023

En underbar och gripande bok

Fortfarande Alice handlar om en kvinna som rent bokstavligt tappar förståndet. Det är sorgligt å fruktansvärt skrämmande men ändå inte alldeles becksvart.

Clary.Matias 06/08/2021

Me emocionei
Tinha abandonado esse livro em 2014, mas agora tive o interesse em concluir essa leitura. Apesar de lenta, a história é interessante. Eu nunca havia lido nada parecido com Still Alice. É uma história tão delicada, fácil de se surpreender. Vale a leitura.

Mari 31/03/2021

Este livro é tão bom, que o título por si só já carrega boa parte da força da estória: Still Alice é o desdobramento do que permanece quando a vida de alguém se torna uma sucessão de lacunas. Alice é professora e pesquisadora do departamento de Psicologia, em Harvard, e aos 51 anos de idade recebe o diagnóstico de doença de Alzheimer de início precoce. A partir de então, tudo o que era sólido em sua vida - sua profissão, seu intelecto, sua reputação, sua existência familiar enquanto mãe, esposa, filha - sua identidade - tudo se embaralha, e é preciso construir outra tecitura ao redor da essência de cada aspecto em que ela consegue se reconhecer.
É um livro sobre perdas, mas é mais - é sobre essência, também. Sobre olhar com outros olhos para o que fica, e não para o que se esvai. É dolorido, eu li chorando vários trechos. É sobre família, cansaço, desespero, frustrações, e amor.
Que leitura maravilhosa.

João 25/06/2020

O poder da memória {re-resenhado}
Nós tendemos a valorizar parâmetros vitais como a nossa respiração, a nossa pressão, a nossa temperatura... mas e a nossa memória? Como imaginar a nossa vida sem ela? Essa é a premissa de Still Alice, história de uma professora de Havard que é diagnosticada com doença de Alzheimer aos 50 anos, narrada sob o ponto de vista de Alice através de um narrador onisciente.

Não é fácil contar fatos e detalhar acontecimentos quando você mergulha na mente de alguém com uma doença neurodegenerativa que está perdendo, entre outras coisas, suas funções cognitivas.

É com muita delicadeza que Lisa Genova encara esse desafio, construindo uma história que é de luto, sem perder a sensibilidade e a preocupação com uma visão otimista.

Longe de romantizar a doença de Alzheimer, Genova tem a sensibilidade de passear por temas essenciais para compreender os desafios da DA, incluindo aconselhamento genético, a ideia do suicídio e a importância do sistema de suporte. O livro ainda cumpre um papel educacional, falando muito sobre aspectos mais técnicos da doença de forma didática e criativa.

Senti falta apenas de um mergulho maior na personagem da Lydia, filha de Alice, que se apresentou muito promissora, mas acabou ficando mais no plano de fundo. Também acho que a autora poderia ter aproveitado para falar de expectativa de vida e como isso afetaria a dinâmica familiar.

Ainda assim, é um livro com uma perspectiva única e uma mensagem que vale a pena ser propagada.

IG: @bookctor

Rafael.Montoito 30/04/2020

Tocante
Quando o livro é bom (história e narrativa), não importa se vc já viu o filme que ele inspirou antes, pois acabará se emocionando igualmente . Foi assim que me senti ao ler "Para Sempre Alice", sobre uma brilhante professora e pesquisadora da área de linguagens que é diagnosticada com Alzheimer precoce. Ela luta contra a perda lenta das funções e da memória, que mexem com a rotina desta mãe de três filhos, esposa e acadêmica brilhante e, para contornar os sintomas, tenta criar estratégias que posterguem o efeito incontornável da doença.
À medida que ela vai se distanciando do mundo real, intensificam-se os conflitos familiares sobre como podem cuidar dela e amá-la sem desrespeitar uma história de vida que nem mesmo ela consegue lembrar constantemente.
A narrativa é delicada e o leitor acompanha facilmente a transição da mulher brilhante à doente, cada vez mais uma versão menos consciente de si mesma. O livro será ainda mais tocante para quem já vivenciou algum caso de Alzheimer na família.

Denyel 06/08/2019

Livrão
Gostei muito do livro. Me senti a todo momento na pele da Alice e foi como se eu vivesse a doença com ela. Simplesmente fantástico!

Mari 26/03/2015

Perfeitamente preciso, comovente, triste porém ainda assim, lindo.
Todos os livros dessa autora são de ficção, com os personagens lidando com alguma desordem neurológica, classificados como do gênero drama. E são, TODOS, extremamente instrutivos e maravilhosos!

Para Sempre Alice (com título original Still Alive, em inglês) é de autoria de Lisa Genova, uma escritora e neurocientista americana. Primeiramente, ainda desconhecida na área literária, fez uma publicação independente deste, que era seu primeiro livro, em 2007. Com o passar do tempo o livro foi ganhando notoriedade e em 2009 a Simon & Schuster adquiriu o direito de publicá-lo. Hoje em dia possui mais de 2 milhões de cópias vendidas, tradução em 31 línguas e acaba de ser lançado em versão cinematográfica com Julianne Moore, Alec Baldwin e Kristen Stewart, entre outros no elenco.

O livro conta a história de Alice Howland, uma mulher de 50 anos realizada profissional e pessoalmente. Alice é uma professora de renome da disciplina de Psicologia Cognitiva na universidade de Harvard, adorada pelos alunos e invejada pelos outros profissionais da área. Em sua vida particular, é casada com John, um cientista e pesquisador também bem sucedido, e tem 3 filhos: Anna, Tom e Lydia (todos já crescidos).

Tudo começa com Alice esquecendo uma coisa simples aqui e ali. Uma informação boba num dia; errando o horário e o dia de uma aula que deveria lecionar no outro. Esquecimentos simples do dia a dia que muitas vezes nem ao menos eram notados e quando descobertos eram atribuídos ao estresse e ao cansaço gerados por sua rotina atribulada.

Um dia acontece um esquecimento que ela considera mais que incomum: ela esquece de uma palavra durante uma de suas aulas, uma palavra extremamente básica relacionada ao tema de uma aula que já deu milhares de vezes. Embora um esquecimento relativamente perturbardor, Alice tenta justifica-lo como a todos os outros. Mas esse era apenas o começo e seu tempo de justificativas termina definitivamente quando se vê completamente perdida a duas quadras de casa, durante a corrida que realiza todos os dias pelo exato mesmo caminho.

Após uma bateria de exames médicos chega o temido e inesperado resultado, Alice está com Alzheimer precoce.

Daí em diante Alice passa por uma série de sentimentos: negação, medo, vergonha, aceitação. E o leitor acaba passando por todos eles com ela, enquanto vai conhecendo a cada página um pouquinho mais dessa devastadora doença que maltrata tanto o doente quanto seus familiares. Sofremos com todos eles e queremos carregá-los no colo e fingir que aquilo tudo não acontece com as pessoas de verdade, que o Alzheimer não é uma doença de verdade e sim uma invenção da autora.

Mas o Alzheimer é uma doença de verdade, uma doença terrível e ainda considerada incurável, que Lisa Genova nos apresenta com maestria. No livro encontramos não só etapas de evolução da doença, como informações sobre os conflitos dos pacientes, orientações para os familiares melhor lidar com tudo, exames possíveis e remédios existentes. Existem alertas sobre as possibilidades de depressão do paciente, claro, mas não deixa de lado os cuidadores e ressalta o quanto a doença é pesada também para eles (talvez até mais, se considerarmos que eles são os que lembrar e que vem a mudança e degeneração mental de seu ente querido).

"Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância."

Um livro que é capaz de tirar lágrimas, principalmente daqueles que possuem parentes em igual situação, por sua precisão e realismo. Um livro que levei mais de 01 ano para conseguir encontrar porque chegou a ficar em falta na gráfica. Um livro que nunca mais vou esquecer... espero.

fernanda.hahne 04/04/2015minha estante
Esse livro é excelente. História dramática de uma doença terrível, mas narrado de uma forma extremamente sensível e esclarecedora. Me emocionei muito com a história da Alice e com a sua luta para sobreviver com esse mal. O filme é ótimo também, achei bem fiel aos relatos do livro. Também gostei dessa autora; Nunca mais Rachel foi outro que li e simplesmente amei.

Mari 05/04/2015minha estante
Fernanda, também li Nunca mais Rachel. Foi, na verdade, o primeiro livro da autora que li e achei maravilhoso. Em breve farei uma resenha dele também.rs.

A única coisa que me entristece é que é muito difícil achar os livros dela aqui... Mesmo assim, 3 já foram publicados em português. Agora faltam só 2.

fernanda.hahne 05/04/2015minha estante
Acho que tenho mais um dela para ler e já imagino que será no mesmo estilo. Gostei bastante da forma como ela escreve, é uma leitura bastante agradável, embora o tema seja sempre dramático.

Mari 05/04/2015minha estante
Fernanda, existem 2 livros escritos por ela, que eu saiba, já publicados aqui no Brasil até o momento.

1 - Para Sempre Alice (Título Origianal: Still Alice)
2 - Nunca mais Rachel (Título Original: Left Neglected), esse livro também foi publicado anteriormente com o nome de Abandonados e a personagem se chamava Sarah e não Rachel. Pq a mudança? Não tenho ideia.

No início achei que Abandonados e Nunca mais Rachel fossem livros diferentes já que a capa e o nome da personagem principal são diferentes, mas lendo a sinopse vi que a história é exatamente a mesma.

Nos EUA ainda tem o Love Anthony. Um livro que fala sobre autismo. Maravilhoso e comovente!

Mari 05/04/2015minha estante
Fernanda, achei uma entrevista super legal com a Lisa Genova no Youtube. Ela está toda em inglês e estou tentando descobrir como baixar para colocar uma legenda e poder postar no blog conchegodasletras.blogspost.com.br

fernanda.hahne 05/04/2015minha estante
Sim Mari, eu também me confundi com as capas e com o título do livro Abandonados, que pensei que fosse outro. Lendo a sinopse vi que se trata de Nunca mais Rachel. Então, são esses dois mesmos que conheço. Vi na net esse Love Anthony que você mencionou e já adicionei à minha lista de desejados, pois a história me interessou. Tomara que logo traduzam esse para o português, eu até leio algumas coisas em inglês, mas um livro assim mais técnico seria meio pesado pra mim. Vou dar uma fuçadinha no blog qualquer hora, valeu pela dica.

Letícia Kartalian 30/11/2014

Finalmente li os capítulos finais e concluo que o livro é tão lindo quanto o filme!