O Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas Charles Berlitz

Resenhas - O Triângulo das Bermudas

JanaAna.Letras 28/12/2023

Meu primeiro livro
Em uma noite de Natal eu o encontrei, guardado em algum cômodo da casa, nas coisas "antigas". Foi uma leitura que na época me fascinou. Eu tinha uns 11 anos, talvez.. bem, já faz um tempinho, mais de trinta anos! Mas ficou na memória. Valeu!!

Viviiz 15/04/2022

15/04/2022
Um livro que conta sobre os mistérios e as descobertas que rondam a área do Triângulo das Bermudas, expondo fatos, pesquisas e teorias.
Foi uma leitura bem interessante, quem prefere ler sobre curiosidades vai gostar bastante desse livro.

Yuka 04/03/2022

O triângulo das bermudas recebeu esse nome após 6 aviões da marinha dos Estados Unidos desaparecer em dezembro de 1945. Embora muito antes havia desaparecimento estranhos, estes marcaram o início do mistério do Triângulo, que fica entre o Arquipélago das Bermudas, a Flórida (Estados Unidos) e San Juan ( Porto Rico), formando um triângulo. Foram 5 aviões e um de resgate. As mensagens recebidas eram cheias de estáticas e certo ponto os pilotos não recebiam sinal da torre, mas a torre ainda conseguia ouvir os pilotos que falavam entre si dizendo sobre suas bússolas totalmente loucas. As vezes, alguns aviões que desapareciam anunciavam que estavam na rota e o tempo perfeito e depois nunca mais eram vistos. Durante as buscas nunca foram encontrados destroços, marcas de óleo nem nada que pudesse dizer o que houve com os aviões.
Com o tempo várias lendas começam a surgir, entre elas a mais famosa chamada de O mar dos Sargaços, caracterizado por inúmeras algas marinhas e águas calmas. Conta -se que inúmeros navios de várias épocas diferentes são presos e imobilizados deixando um cemitério de navios.
Existe uma teoria também sobre extraterrestres. Que seres alienígenas pegavam os equipamentos dos navios e aviões para analisar até onde nossa tecnologia estava desenvolvida e se eventualmente iríamos tão longe a ponto de descobrir sobre eles.
Mas com o passar dos anos, estudos sobre o local foram aumentando e um mergulhador que procurava por tesouros perdidos no fundo do mar, relatou descobertas próxima ao Triângulo afirmando que os desaparecimentos aconteciam pela força da natureza. Algumas embarcações de fato passaram por algum problema técnico, mesmo que sem explicação, mas pouco depois normalizado voltaram como se nada havia acontecido. Alguns navios dado como desaparecidos algum tempo depois era encontrado a deriva sem qualquer explicação. Alguns sobreviventes relatam os horrores que passaram antes de terem seus navios desaparecidos mas nada que explicasse de fato esses acontecimentos.
Bom, o início foi interessante sobre os desaparecimentos misteriosos, as inúmeras teorias, mas confesso que em determinado momento acabou ficando meio sem graça para mim. O Triângulo das Bermudas para mim sempre foi um mistério interessantíssimo, então tudo que posso saber a respeito dele eu leio. A escrita é boa, cheia de detalhes, as explicações bem definidas, mas infelizmente terminei um pouco decepcionada, mas talvez porque eu esperava algo diferente... acho que fantasiei demais sobre o Triângulo hahaha

WeltonLuis 09/09/2021

O livro traz fatos e teorias interessantes sobre os desaparecimentos de navios e aviões do Triângulo das Bermudas. É um bom livro para quem gosta de adquirir muitas informações, porém a leitura pode se tornar cansativa em algum momento. No mais, vale a leitura pela curiosidade.

Raquel Holmes 04/03/2021

Já fazia algum tempo que eu desejava ler "O Triângulo das Bermudas", de Charles Berlitz, contudo, eu sempre acabava postergando a leitura em favor de outras que já estavam em mãos.

O livro foi publicado em 1974 e todo o seu conteúdo é bastante datado, tendo em vista que muito se lê "recentemente" ou "no ano passado" ou ainda "atualmente". Por vezes, tive a impressão de que o autor estava escrevendo uma crônica ou uma reportagem. Passeei entre estas duas sensações em alguns momentos da leitura. Mas isto não é uma crítica. Apenas uma observação.

No início deste ano tive o prazer de ganhar de presente atrasado de Natal este livro e decidi que seria a primeira leitura do ano após concluir as correntes e assim o fiz.

A primeira parte do livro (que vai até aproximadamente antes do meio) é muito interessante. Traz informações históricas de desaparecimentos de navios (ou de apenas seus tripulantes) e de aviões. Ali recebemos algumas informações geográficas da localização aproximada do Triângulo das Bermudas e das características da região.

Nos são apresentados elementos como as fossas existentes nos oceanos; o Mar de Sargaços; planícies, aclives, montanhas e cordilheiras submarinas e coisas do tipo.

Em seguida, o autor cita o que foi conjecturado à época a respeito dos desaparecimentos: embarcações a vela que encalhavam no Mar de Sargaços e, devido ao local não ter ventos, jamais conseguiam desenroscar-se dos sargaços e afundavam após uma explosão ou pique que vou mencionar a seguir.

De acordo com Berlitz, a "explicação científica" para os desaparecimentos de embarcações e aviões é que no fundo daquele trecho do oceano há uma fonte de gás. Quando solta-se um bolsão de gás, ele sobe e, devido às diferenças de densidade da água e do gás, o navio afunda. Se este bolsão se solta na atmosfera, ao ter contato com as turbinas do avião é causada uma forte explosão, não deixando sobrar nenhum pedaço grande para ser encontrado nas buscas.

Também tem a suposição de pirataria. A maioria dos navios carregava material valioso. Até mesmo matérias-primas para fabricação de armas. Alguns navios carregavam material inflamável também. Tesouros. Outros tinham excesso de peso. E existe ainda a possibilidade de interceptação por outros países devido aos períodos de guerras e entreguerras.

Em determinado ponto o autor entra nas teorias mais excêntricas: as chamadas anomalias elétricas, curvaturas no espaço-tempo e daí para o fim do livro senti que as coisas desandaram do científico para o fantasioso. Os fatos dão lugar à imaginação. Pessoas ditas especialistas e estudiosas são citadas, mas nem elas nem suas teses são encontradas em uma diligente busca no Google. O mesmo ocorre com as "evidências" de que uma sociedade altamente avançada existiu antes da nossa. Tais evidências (marcas de tênis em solo, cubo fabricado por máquina, orifício de bala [munição] em um crânio fossilizado, prego e - pasmem - bomba atômica!) não são corroboradas por ninguém da atualidade. É outro conteúdo que não encontramos em buscas acuradas na rede.

Por fim, esta progressão do científico para o fantasioso culmina no místico! O autor afirma que já existem evidências que comprovam a telecinese; que é possível transformar chumbo em ouro e que seres extraterrestres certamente existem.

Valeu a leitura, mas agora entendo por que peguei este livro certa de que era de não-ficção e veio catalogado pelo sebo como "esotérico".

RICKDIAS7 04/12/2017

MISTÉRIOS OCULTOS
Esse é possivelmente um dos melhores trabalhos a respeito do famoso "Triangulo das Bermudas" uma região no norte do Oceano Atlântico onde navios desaparecem misteriosamente a séculos e depois da invenção dos aviões foram relatados o desaparecimento deles na região também. Charles Berlitz dispensa comentários, seus livros estão entre os melhores a abordarem fenômenos misteriosos ele foi um grande pesquisador com muito embasamento. Dois elementos parecem ser os principais responsáveis por tornar essa região tão estranha: 1-Se localiza em um "pólo energético" da Terra, local de cruzamento das chamadas "Linhas Ley" por isso existe não apenas esse, mas, outros locais onde anomalias acontecem inclusive a sudeste do Japão existe o chamado "Mar do Diabo" onde navios e aviões também desaparecem. 2-Há evidências de que no fundo do mar dessa região do "Triângulo das Bermudas" existe um conjunto de pirâmides construídas pelos habitantes do afundado continente de Atlântida que emitem energias que contribuem para essas anomalias. Berlitz apresenta no livro entrevistas com outros pesquisadores e relatos de pessoas que passaram pelo triângulo e conseguiram se salvarem. As hipóteses e teorias apresentadas para tentar explicar são muitas e cabe ao leitor tirar suas próprias conclusões.

Suka 27/09/2017

Li a primeira vez esse livro, tinha uns 13 anos, e é interessante uma adolescente de interessar por uma leitura desse tipo... Mas li e achei fascinante, hj já mais velha, reli e a opinião não mudou... Apesar de ser um livro bem antigo, o autor desenvolve muito bem o tema, e se não fosse pelas datas, era praticamente impossível falar q não é um livro "atual"... Cheio de mistério e q aguça nosso imaginário, novamente, fiquei fascinada por essa leitura

Rafaella.Silva 26/08/2015

Conta sobre histórias de navios e aviões que desapareceram e relatos de sobreviventes e testemunhas com todos os dados como data e nome da embarcação.

Silvia 11/01/2013

Este livro narra os misteriosos desaparecimentos de navios e tripulações na região do triangulo das Bermudas. Minimamente intrigante!

Aline 27/03/2012

Deu medo...
Li esse livro quando era criança e tive que passar 3 dias dormindo na cama da minha mãe...
patita 04/04/2012minha estante
Passei por drama semelhante, Aline! Só não fui dormir com minha mãe porque já tinha uns 13 anos e fiquei com vergonha.kkk

Roseanne.Camargo 14/07/2014minha estante
Li este livro também quando criança, acho que tinha 11. Não me lembro se tive muito medo pois assistia muitos filmes e séries de terror com meu pai e minha prima, mas fiquei fascinada pelo Triângulo das Bermudas e sou até hoje. Muito interessante esse livro. Fico feliz por ter tido a oportunidade de ter contato com um livro tão bom ainda tão jovem.

Suka 06/09/2017minha estante
tbm li esse livro qdo era criança, acho q uns 13 anos, mas não fiquei com medo, ele me fascinou, apesar de ser um livro bem "diferente" pra uma criança ler... to relendo agora depois de adulta e continuo fascinada

Jesiel 09/11/2011

Ficção clássica da literatura mundial, neste livro o autor narra de forma interessante as clássica história dos fenômenos envolvendo o triângulo das Bermudas.

O abordagem que o autor utiliza é "em cima do muro", ora tende para a ficção ora tende para a realidade, deixando a conclusão a gosto do leitor.

Porém em certa parte do livro, a leitura se torna cansativa quando o autor começa a descrever extensivamente os inúmeros casos de desaparecimento de aviões e embarcações nos arredores do triângulo, citando modelo das aeronaves e navios, etc.

De toda forma é um livro interessante para quem nunca leu sobre o assunto, porém cansativo para quem já tem na bagagem uma leitura prévia sobre o tema.

Yurii 17/08/2010

Já estava ciente do estilo de Berlitz por ter lido O Livro dos Fenômenos Estranhos, que obviamente coleta histórias fantasticas, sem explicação definida. Há um constante ar de mistério permeando ambos.

Não só pelos casos relatados, mas pelo estilo de Berlitz de conduzir as discrições dos acontecimentos e suas possíveis causas: Sem exageros ou sensacionalismo, mas ainda assim embraçando tudo em um clima sobrenatural.

Especificamente sobre O Triângulo das Bermudas, eu o dividiria em três partes. A primeira é a introdução, que conta os primeiros e os mais relevantes casos do Triângulo e convida o leitor a liberar a mente de preconceitos. Essa parte é, na minha opinião, a segunda mais interessante.

Já a segunda parte é monótona, mas curta. Há longas páginas com casos menores enumerados, com curtos relatos dos acontecimentos. É a menos interessante, apesar de mostrar ao leitor a imensidão de casos de desaparecimento de navios/tripulações/aviões no Triângulo. E ainda informar os estranhos casos de que papagaios somem junto com sua tripulação, mas outros animais tais como cachorros e gatos permanecem no navio. Seria isso devida a sua capacidade de 'falar'?

A terceira parte, a mais interessante e curiosa, faz uma viagem magnífica sobre lendas, mitos e histórias do mundo todo sobre civilizações prehistóricas superdesenvolvidas. A ideia assombra no começo, mas é tão bem estruturada que se torna verossímel.

O Livro é realmente interessante e instigante. Cansativo às vezes, sim, mas ainda capaz de abrir sua mente para ideias consideradas loucas por muito tempo.
Dany 30/12/2010minha estante
Ola!!!
Gostei muito de sua resenha, este livro eu li pela internet, fazendo uma leitura dinâmica, amei!!!Sou apaixonada por estes mistérios. Tô pretendendo ler Erick Von Danken!!Muito bom. Sobre o Triangulo das Bermudas fiz um post no blog da minha prima "O estranho curioso", se interessar confere lá: http://oestranhocurioso.blogspot.com/2010/11/o-misterioso-triangulo-das-bermudas.html
Bjos!!

Fabio Shiva 06/08/2010

O tema é fascinante; o livro, nem tanto.

Até aproximadamente a centésima página, o leitor achará muito difícil resistir à tentação de pular alguns trechos – e isso para não abandonar o livro de uma vez. A primeira metade do livro é gasta em uma enfadonha listagem dos aviões e navios desaparecidos na região que ficou célebre como “o triângulo das Bermudas”.

O livro fica mais interessante quando o autor se propõe a oferecer possíveis explicações para os misteriosos desaparecimentos. Desde abduções alienígenas por seres que habitam o espaço exterior ou as profundezas do oceano a distúrbios eletromagnéticos causados por artefatos de civilizações perdidas, com vestígios de uns e de outras apontando sempre para as Bermudas.

O livro tem um quê de almanaque, citando diversos episódios e eventos sem jamais neles se aprofundar. Vale, principalmente, como ponto de partida para futuras pesquisas. Recomendado apenas para os aficcionados pelo assunto.

(06.09.2007)

SorcererSkip 24/10/2009

Intrigante
Muito bom esse livro. Mostrou várias fatos do que pode ter ocorrido nos diversos e inexplicáveis casos que ocorreram na região das Bermudas. Vale apena ler!