Capitalismo e Urbanização

Capitalismo e Urbanização Maria Encarnação B. Sposito

Resenhas - Capitalismo e Urbanização

Leonardo798 15/08/2023

A cidade sempre está mudando.
É um livro curto, mas que se sai bem em contar como surgiu a urbanização e como o capitalismo acelerou esse processo após a Revolução Industrial. O livro também apresenta os problemas sociais que o urbano, quando não planejado, pode resultar, como o processo de favelização. Também cita que as cidades nunca ficam paradas no tempo, seja para melhor (com investimentos) ou para pior (com a reestruturação produtiva).
No mais, é um bom livro de introdução nesse assunto.

Kim 14/07/2023

O livro trata de um panorama geral sobre a produção social do espaço na história. É um bom livro de introdução. Há sugestões de leitura no fim, além de um convite ao leitor para uma incursão etnográfica no espaço da sua cidade.

Milena102 29/01/2023

Geografia urbana = tudo
Primeiro livro da faculdade que leio "rápido" e o principal: que eu gostei! Terminei ainda mais apaixonada por geografia urbana ???

kindlejenner 05/01/2023

Leitura ideal para quem está começando a entender o meio urbano. A escrita simples é capaz de atrair o público leigo, que busca se aprofundar no assunto, além de tudo a abordagem e as explicações são diretas.

Arthur 26/12/2022

Histórico da urbanização
"Capitalismo e urbanização" foi o segundo livro que li da coleção Repensando a Geografia. A impressão que fica da coleção é que se trata de uma linha de livros acessível a todo público interessado pelos temas debatidos, não necessariamente geógrafos.
Sobre o livro em si, Maria Encarnação Sposito revisita o histórico das cidades, desde a cidade feudal até a cidade contemporânea, que funciona sob a influência do capitalismo financeiro, discutindo as características urbanas, passando pelas funções e problemas. É notável as mudanças das cidades desde sua concepção até os dias atuais, bem como a relação dessas transformações com os fenômenos sociais, políticos e econômicos que marcaram cada período das sociedades desde o surgimento das cidades.
Um último destaque para as referências, organizadas e comentadas de acordo com o tema, facilitando assim as orientações de leitura para aprofundamento.

Mirella Pupo 26/10/2022

Livro bem curtinho, gostoso de ler e com linguagem bem acessível. Fala um pouco de como surgiram as cidades, os líderes, a urbanização, o capitalismo e a industrialização.