Julieta

Julieta Anne Fortier

Resenhas - Julieta

Bia09 15/02/2011

Quando eu era muito menina, surpreendia minha mãe pedindo para que ela colocasse no vídeo-cassete (isso existe ainda?) um filme que ela gravara há muito tempo. Não era nenhum desenho de Walt Disney, mas sim Romeu e Julieta de Franco Zefirelli, uma linda versão com a inesquecível Olivia Hussey que até hoje me encanta. Ali nascia minha paixão por essa história, e posso dizer claramente que Anne Fortier me fez amá-la ainda mais.
Não consigo definir em palavras o que toda a história me fez sentir, porque sinceramente não acho uma palavra... não sei o que esse livro fez comigo. Parece uma coisa sobrenatural, juro... mas eu me senti completamente transportada para dentro da obra, desejando ser Julie e me descobrir descendente de uma das personagens que eu sempre amei, desde pequena.
A forma como Anne transportou o romance para os dias atuais e como ela intercalou os fatos de 1340, contando a história da paixão avassaladora que tomou conta de dois jovens cheios de vida, que ao contrário do que Shakespeare nos contou, não eram de famílias inimigas, me fascinou. A maneira como ela uniu esses "fatos" com a busca da protagonista por suas raízes e por sua história também foi genial.
Alessandro também foi uma grata surpresa. Ele cresceu como personagem infinitamente e foi um perfeito herói para uma heroína espirituosa, inteligente e a típica "patinho-feio" que se tornou cisne. Ele, com seus segredos, com seu toque sedutor de mistério, que oscila entre mocinho e bandido, ganhou a cena. E não podemos deixar o Romeo de lado. Esqueça aquele Romeuzinho franzino, bobinho e meio canastrão do filme. Nesse livro, ele é digno do personagem que o imortalizou.
Preciso me conter, senão vou ficar horas falando desse livro mágico. Só posso dizer que ele me ganhou desde o prólogo, que é uma coisa linda! Talvez eu seja romântica demais, goste demais de poesia e histórias medievais, mas só posso dizer que Anne Fortier acertou no tom. Julieta é lindo, fantástico, poético... *suspira*. Virou favorito!

Para mais resenhas e promoções:
www.amormisterioesangue.com
Liége "Astreya" 18/03/2012minha estante
Também adoro Romeu e Julieta de Zefirelli, e amava assistir quando pequena!

Katy Fiama 28/10/2012minha estante
Nossa!Também amei a versão do Zefirelli, e olha que eu tava meio com preconceito de assistir porque é antigo, mas valeu super a pena. Além disso nunca fui fã de Romeu e Julieta, mas a Anne fez com que eu me apaixonasse tanto pela versão dela como pela do Shakespeare, fora isso tem a "nova versão" com a Julie que também é ótima, cheia de segredos, reviravoltas, surpresas e a belissima Siena...

Anne 20/10/2013minha estante
Eu não tenho palavras pra dizer o quanto esse livro é lindo . Esse livro e o melhor livro q eu já li . Com ele eu chorei , ri , briguei com os personagens.
E eu posso confessar q eu me apaixonei por Alessandro completamente . Também me apaixonei por Julie. Mas o que eu mais amei em Alessandro foi algumas coisas que nós temos em comum . E simplesmente posso dizer que a sua resenha foi ótima .

Mah corazza 19/12/2018minha estante
Uma recontagem de romeu e julieta, pela premisa tinha tudo para me agradar mais no fim.... não foi uma história ruim mas terminei o livro com uma sensação de que faltava algo.

sofi solo 12/04/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso em tantas maneiras!! Desde que terminei, eu desejo esquecer todo o seu conteúdo só pra ler e ter todas as experiências de novo. Fico muito triste por não ser muito conhecido??

ELOISA 18/04/2022minha estante
Concordo com cada palavra Bia. É fantástico e envolvente. Cada pontinho da história é essencial para fechar um ciclo e só quem lê entende.... tem seus pontos trágicos e divertidos (como as aventuras de Giullieta e Janice dando uma de espiãs kkkk).
Eu amei e também não consigo achar uma palavra que defina a minha experiência de leitura.

Amanda Azevedo 24/01/2013

Julieta - Anne Fortier
Fiquei completamente apaixonada pelo livro logo de cara, conhecem o “amor a primeira capa”? Dando uma olhada nos lançamentos da Editora Sextante eis que me deparo com Julieta escrito pela Anne Fortier. Só pela capa (uma rosa vermelha) já é um indício que se trata de um romance, não é mesmo? E de fato é, Julieta é um romance histórico. Já estando inteiramente encantada pelo livro sem saber ao certo do que se tratava a estória fui ler a sinopse e descubro que tem uma pitada (ou melhor, dizendo, um bocado!) de mistério. Pára tudo, o livro foi pro topo da minha lista de desejos!

Julieta traz a estória de duas irmãs gêmeas, Julie e Janice, que depois da morte de seus pais em um trágico acidente de carro, foram levadas de Siena para os Estados Unidos e lá foram criadas por sua tia-avó Rose e também pelo mordomo Umberto que sempre estivera presente na vida das três, ele era mais que um simples mordomo, era parte da família e, sobretudo o melhor amigo de Julie, talvez até mesmo, o único. Julie e Janice nunca foram grandes amigas, durante boa parte do livro elas vivem em pé de guerra.

A vida das irmãs ganha um rumo inesperado quando Rose morre. E para a surpresa de todos, ela deixa a sua casa nos EUA para Janice e para Julie resta apenas uma carta. Onde ela descobre que seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei e não Julie Jacobs, e sua irmã na verdade se chama Gianozza. Na carta sua tia diz que há um tesouro em Siena que pertence a sua família. Mesmo sem praticamente nenhuma esperança de sucesso nessa sua “caça ao tesouro” Julie/Giulietta parte para essa aventura, afinal ela não tinha nada a perder, ou será que teria? Sua vida? Talvez...

Chegando a Siena, Julie/Giulietta descobre que sua mãe tinha deixado para ela em um cofre de um antigo banco da cidade, um baú. Ela até pensou que em seu conteúdo pudesse realmente existir um tesouro, mas tudo o que ela encontrou lá foram papéis velhos, uma edição antiga de Romeu e Julieta de Shakespeare e um velho diário escrito por Maestro Ambrogio. E é aí todo o mistério ganha força.

Os capítulos são intercalados. Um narra os acontecimentos atuais e o próximo vem narrando o que se passou na Siena de 1340, de acordo com o que Julie vai lendo no diário do Maestro Ambrogio. Não se preocupem, não tem como ficar perdido. Isso só enriquece a leitura.

O livro tem um desenrolar maravilhoso, a história te prende e você fica: Quem será o Romeu da atual Julieta? Eles terão um fim menos trágico? Mais trágico? Ficarão juntos? Morrerão juntos? A maldição que persegue as duas famílias terá um fim? Quem é o homem misterioso que persegue Julie em Siena? Das pessoas que ela conhece quais são realmente confiáveis?

Em vários momentos da leitura você vai pensar ter descoberto a resposta para várias destas perguntas, mas não seja tão confiante, o que não faltam são reviravoltas. Quando parece que tudo está entrando nos eixos puff aparece alguém ou acontece alguma coisa, e eu ficava com minha cabeça a mil e devorava mais e mais páginas, louca pra saber quais eram os fatos verídicos.

Aviso importante: nem pense em torcer o nariz para Julieta pensando que se trata de uma imitação barata da obra original imortalizada por Shakespeare. Julieta é um romance histórico cheio de suspense! Pra mim foi a mistura perfeita. A autora, Anne Fortier fez a sua história, com algumas referências a obra original, sim. Mas não é uma cópia!

O livro é apaixonante. Alguns termos em italiano não foram traduzidos (mas da pra entender perfeitamente), isso deu um charme todo especial a narrativa. E vale ressaltar a vontade louca que fiquei de conhecer Siena! Esse ar de cidade antiga, hm... Eu quero!

Mas nem tudo são flores... Achei que faltou um pouco de “sangue fervendo” dentro da Giulietta atual. A sua antepassada, a Giulietta Tolomei de 1340 tinha muito mais audácia, era muito mais petulante. Faltou um salzinho na nossa Julie recente.

O livro tem emoção do início ao fim, mas o crédito disso não vai para Julie/Giulietta e sim para os outros personagens, como Alessando (suspiros), Umberto (o mordomo), entre outros... E por último, mas não menos importante, Janice, a irmã gêmea de Julie. A impressão que ela passa no início do livro, de irmã chata, muda totalmente. E ela passa longe do papel de vilã odiada. Ela é sarcástica, muito sarcástica e às vezes sem coração. Mas ela me arrancou várias risadas durante a leitura.

— Diga-me, Janice, como é que eles enfiam isso tudo aí dentro? Pelo umbigo?
— Diga-me, Julie - imitou minha irmã -, como é não ter nada enfiado aí? Nunca!

Esses pontos negativos, que foram muito, muito poucos. Não afetaram em basicamente nada a leitura. Por isso me recuso a retirar sequer meia estrela desse livro. Recomendo Julieta de olhos fechados! Incluam esse livro na sua lista de desejados sem medo, e acredito que, assim como aconteceu comigo, da lista de desejos ele passará para a lista de livros preferidos.

Amanda — Lendo&Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com

Juulices 27/06/2022

Não foi
Criei muita expectativa para esse livro, mas simplesmente não foi, não gostei dos personagens e nem como a história estava sendo escrita.
Gostei muito da narrativa paralela do passado, bem interessante como releitura e pela primeira vez senti empatia por Romeu e Julieta.
Já a narrativa principal? foi árduo continuar, não me prendia, cheia de floreios desnecessários, motivações esquisitas?
Odeio quando o protagonista confia em todo mundo.
Vou nem falar do final clichê?
Não gostei mas vai de cada um.

Lu Reis 23/11/2020

Julieta foi o romance de estreia de Anne Fortier onde ela trouxe a realidade por trás da conhecida tragédia Romeu e Julieta de Shakespeare. Segundo uma nota da própria autora ao final do livro, ela e a mãe realizaram uma grande pesquisa nas histórias e lendas, e através de sua imaginação recriou a história de Giullieta Tolomei e Romeo Marescotti.
Nem pense que você irá encontrar aqui mais do mesmo sobre a história de Romeu e Julieta, porque não vai !! É sim uma releitura, mas ela conseguiu unir a história original com suas próprias ideias para um romance e assim criou esse livro contagiante.
O livro começa com morte da tia da nossa protagonista Julie Jacobs. Ela e a irmã, Janice, nasceram em Siena (Itália), mas mudaram-se para os EUA após a morte dos pais, sendo criadas pela tia. Depois do funeral, Julie tem uma surpresa: a tia deixou toda a herança para Janice e, para ela, apenas uma carta com um segredo. A carta ainda conta que Julie não é seu nome verdadeiro. Ela se chama Giulietta Tolomei, e é descendente de uma família italiana secular. Mesmo que tudo pareça loucura, Julie, que agora é Giulietta, encara a aventura e vai para Siena.
Os capítulos se alternam entra a Siena atual e a do séc. XIV, as histórias são ambientadas ao mesmo tempo (a de Julie e a de Giulietta que viveu séculos antes). Anne Fortier foi fantástica nessa estratégia conseguindo manter o leitor tão curioso que não quer largar o livro enquanto não chegar ao fim. Misturando fatos históricos, ficção, suspense e romance em uma história que se desenrola de forma empolgante: entre flashbacks e aventuras, somos transportados para Siena, e enquanto Giulietta conhece seu Romeo e toda sua história trágica se desenrola, Julie vai descobrindo quem ela realmente é.
Fiquei fascinada com o paralelismo entre as histórias; era como ler dois livros ao mesmo tempo e entrar em ambas histórias, ansiosa por descobrir seu fim. Quer você goste de Shakespeare ou não, a história criada por Anne Fortier é deliciosa de ler.

Aline 20/06/2020

Para viajar
Julie/Giulietta é a próxima vítima de uma maldição apavorante.
Ela parte para Siena e lá descobre suas origens e encontra o amor.

Romeu e Julieta está por toda parte, mas a briga aqui é Tolomei vs Salimbeni. Acrescente a família Marescotti e temos uma grande e perigosa história, que você fica torcendo para não terminar em tragédia.

Romance de estreia de Anne Fortier.
Fazia 2 anos que esse livro estava na minha estante, a quarentena me trouxe tempo para ler muito.

Andreia Santana 05/02/2011

Romeu e Julieta para além das fronteiras de Verona... e do tempo
Romeu e Julieta é uma história que pertence ao panteão dos mitos literários e, portanto, é intocável e irretocável, certo? Nem tanto. Embora não se atreva a reescrever a obra mais famosa de William Shakespeare, a dinamarquesa Anne Fortier, em seu romance de estreia, vem causando tanta sensação quanto Dan Brown na época em que lançou O código Da Vinci. Julieta, publicado no Brasil pela Sextante, a mesma editora das obras de Brown em português, mostra que nestes tempos de pouca novidade e muita reconfiguração, nem a heroína trágica do bardo inglês escapa a uma revisada.

Para o caso dos mais puristas já terem torcido o nariz, aviso: Julieta é bem mais interessante do que uma mera imitação da obra original. Dando mostras de conhecer bem o terreno onde pisa – nesse caso, a bibliografia de Shakespeare -, Anne Fortier cria um thriller de suspense que não visa necessariamente recontar Romeu e Julieta, mas mostrar outros ângulos da malfadada história de amor. É ficção verossímil, inteligente, envolvente, de leitura rápida e fluída, mas que funciona também como um tributo ao bardo.

O livro conta a história das gêmeas Julie e Jeanice, duas jovens que nasceram em Siena, mas após a morte dos pais, foram criadas por uma tia-avó nos Estados Unidos, desde os três anos de idade. Com a morte dessa parenta, Julie, agora com 25 anos, descobre que na verdade se chama Giulietta Tolomei e que em Siena existe um misterioso tesouro deixado por sua mãe. O tesouro teria relação com o trágico fim de um jovem chamado Romeu Marescotti e de sua amada Giulietta Tolomei, de quem Julie herdou o nome. Os dois seriam os supostos personagens reais que inspiraram Shakespeare a escrever sua famosa obra.

Após a hesitação inicial, Julie/Giulietta se muda para a Itália e começa a busca pelo tesouro, mas acaba na mira da máfia e às voltas com os efeitos de uma maldição que pesa sobre seu nome há 600 anos.

A mistura parece impossível de dar certo, mas para quem busca uma boa leitura de entretenimento, funciona muito bem. Com maestria, a autora descreve a Siena do século XXI, uma cidade ainda apegada às tradições medievais e de grande beleza histórica, mas em eterno conflito entre passado e presente. A narrativa intercala as agruras e aventuras da Giulietta contemporânea com os trechos do diário de um pintor do século XIV, verdadeira testemunha ocular do fim trágico de sua antepassada.

Mas se Romeu e Julieta (o romance de Shakespeare, que na verdade foi escrito para o teatro) se passa em Verona, por que este recria o mito em Siena? Tem explicação para a pergunta e até embasamento histórico. Segundo Anne Fortier, no posfácio de seu livro, existe uma tradição sienense que dá conta de relatos pré-Shakespeare sobre um triste caso de amor, traição e morte, ocorrido no século XIV e envolvendo famílias que governavam a Siena medieval. A cidade toscana teria sido uma das mais violentas na Idade Média e para quem ainda se lembra das aulas sobre Feudalismo, a Itália enquanto nação só passa a existir do século XIX para cá. Antes dessa época, o país era dividido em diversos reinos que disputavam poder e território em sangrentos embates e conspirações. Rivalidade de família era praticamente lei.

Apontado pela critica internacional como uma versão feminina do mais que pop O código Da Vinci, Julieta, embora siga a mesma cartilha dos romances com um pé na literatura de suspense-policial e o outro no romance “histórico”, tem méritos próprios. A reconstituição de época é cuidadosa e a personagem principal tem uma história pessoal, dramas familiares não resolvidos e limitações que a tornam bem mais carismática do que o simbologista Robert Langdon. Rende um bom roteiro de sessão-pipoca.

Para fechar com chave de ouro, lógico, existe um Romeu moderno para essa Giulietta que usa jeans e camiseta. Mas se o final faz jus a Shakespeare, só lendo para descobrir...

Resenha publicada na edição de sábado, 05/02/2011, do Caderno 2+, suplemento cultural do jornal A TARDE, em Salvador-BA

Mah Mac Dowell 16/06/2021

Aquele livro meio romance, com clássico, um pouco de suspense, aventura e fantasia.. enfim, bem completo haha Em parte me lembrou muito também os livros de Dan Brown pela parte histórica relatada que torna o livro muito interessante. Os personagens super cativantes, a história envolvente. Só achei que algumas questões ficaram em aberto e isso me incomoda um pouquinho.
Mas no todo, é um ótimo livro. Recomendo super a leitura.

Suh 19/07/2020

Instigante
Julieta é um livro de ficção baseado em fatos históricos. Não foi um livro que me prendeu do inicío ao fim, porém vale muito a pena ler. O que mais apreciei nesse livro foi o fato de ele me fazer conhecer Siena à distância! Vi tantos lugares turísticos que parece que fiz uma viagem até lá kkkkk Além disso, conheci mais profundamente a história de Romeu e Julieta; não aquela velha adaptação de Shakespeare, mas uma estória com mais aventura, romance, intrigas e mistérios.
Foi difícil ler todas essas páginas, ainda mais porque estava enferrujada na leitura, no entanto vejo que ainda consigo 🙏🏾

"Tu acreditas que o grande amor traz em si as sementes de grandes sofrimentos. Bem, talvez tenhas razão. Talvez as pessoas sensatas evitem uma coisa para ficar salvo da outra, mas eu prefiriria ter meus olhos queimados em suas órbitas a nascer sem eles."

Deza Farias 03/06/2021

Uma amor chamado: Itália.
Eu não consigo pôr em palavras o amor que tenho por esse livro. O livro é simplesmente perfeito e bem trabalhado, desde o romance até todas as tramas.
Eu amo os detalhes das cidades italianas, amo as características dos personagens e simplesmente amo o Alessandro, meu boy.
Eu indico muito o livro, o começo pode parecer parado, mas depois que a pessoa pega a cadência não consegue largar o livro de forma alguma.

1° Leitura 23/05/19, nota 5??
2° Leitura 31/05/21, nota 5??
Faby 19/07/2021minha estante
Ganhei esse livro e nunca li, confesso que sua resenha me deixou curiosa.

Deza Farias 19/07/2021minha estante
Leeiiiaaaaa e depois venha conversar comigo. *-*

Faby 19/07/2021minha estante
Combinado ??

Lore 08/09/2022

Não leiam os seus favoritos depois de anos
Esse livro era meu favorito em 2013/2014, fiz a besteira de reler, e eu não entendo como eu gostava tanto dele. Até a metade é muito arrastado a escrita é massacrante nada acontece, depois a escrita modifica completamente, melhora o livro corre, tem várias pequenas problemáticas ao longo da narrativa e todo plano muito batido que a gente vê em outras histórias. Outra coisa irritante é que a autora ambienta a história em Siena e não tem nenhum tipo de descrição.

Julia.Santos 21/07/2021

Amei
Simplesmente incrível, não estava esperando tanto desse livro, mas eu passei a amar muito cada personagem em especial o Alessandro, tem muitas reviravoltas, é um romance fofo e tem um clima de suspense então é muiito incrível

Reniére 14/11/2012

Uma caça ao tesouro com Giulietta.
Julieta é encanto do início ao fim. Confesso que quando comecei a leitura, não esperava muito do livro, mas na metade do mesmo, já me vi inteiramente apaixonada e querendo devorar cada vez mais páginas para saber mais, descobrir mais sobre a pequena cidade de Siena e a história de Romeu e Julieta.

Apesar de o livro ser apenas uma ficção, a autora consegue mesclar os acontecimentos históricos reais com os que foram pura invenção da própria e fazer uma mistura incrível que vai personalizando o livro.

Bom, o livro começa com Julie Jacobs (como é chamada desde que se lembra) passando por uma fase difícil, pois sua tia e mãe de criação acaba de falecer. Após a morte da tia, Julie descobre que sua irmã gêmea, Janice, herdou tudo o que a falecida tinha, enquanto Julie recebe apenas uma carta dizendo-a para ir até Siena, cidade onde nasceu, para encontrar um tesouro que sua mãe, já falecida desde os três anos de Julie, havia deixado lá. Nessa mesma carta, Julie descobre que esse não é o seu verdadeiro nome e que sua verdadeira identidade é Giulietta Tolomei.

Julie parte para Sienna numa "caça ao tesouro", fazendo descobertas e em busca de respostas que a leve ao passado de sua família e ao tesouro deixado por sua mãe. Nessa caça, Julie descobre ainda, que descende de uma mulher, chamada também Giulietta Tolomei e que a vida da mesma teve todo um enredo similar à Julieta Capuleto de seu autor favorito: Shakespeare.

A leitura do livro é de fácil compreensão, e é fato: você vai se apaixonar pela história. Apesar de ser um livro que envolve o romance, esse não é a base de toda a história, o que a faz bem diferente de outras. Durante a leitura, nos deparamos com suspense, drama e uma curiosidade indescritível de sabermos como tudo aconteceu e por quê.

Obs.:Após terminar o livro, gostaria que tivesse a opção de estrelas infintas pra marcar, de tanto que gostei dele!

Adriele.GuimarAes 17/06/2021

Da mesma forma como amei o primeiro livro que li da Anne, amei esse, a maneira como ela coloca passado e presente e faz tudo fazer sentido é perfeito, dessa vez ela usou ninguém mais ninguém menos que Romeu e Julieta, esse livro é perfeito como qualquer coisa que ela escreve
Natália Camila 17/06/2021minha estante
Li esse livro faz um bom tempo, é maravilhoso.

Keila Gonçalves 04/12/2012

Surpreendente...
Recheado de romance, e muito, mas muito suspense e ainda por cima repleto de revira-voltas. Julieta é um daqueles livros que prende o leitor, que impressiona e não decai em um único se quer momento.

Temos toda a coisa de Shakespeare, mas nesse livro vemos o que veio "antes" de Shakespeare, as raízes de Romeu e Julieta. E vemos tudo sob um ângulo romântico, algumas vezes até poético, engraçado e claro, dramático.

As idas e vindas da narrativa entre o presente e meados de 1340 vão nos dando não pistas, mas nos deixando ainda mais curiosos e intrigados com o que é e o que não é verdade, o que aconteceu ou deixou de acontecer, o que vai acontecer ou que está perdido para sempre...

Nesse universo de Romeu e Julieta, não há só a briga entre duas famílias, há uma terceira, e tudo que envolve as três é tão intrincado, e as árvores genealógicas e sobrenomes fazem questão de embaralhar tudo mais ainda, o que nos leva a ficar ainda mais surpresos quando certas identidades e descendências são reveladas.

No fim, a emoção, o desejo por pelo menos um final feliz no meio de todas as brigas, amores e o tempo, fazem com que seguremos o fôlego e o livro, é simplesmente eletrizante, não dá para largar e depois que fechamos a última página não dá para esquecer.

O livro é maravilhoso e vale apena ser lido...amei muito mesmo.