Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Samuel767 07/06/2024

Atual e tocante
Essa obra de Bradbury me impressionou por sua perspicácia.
Preciso dizer que o início do livro foi meio confuso e quase desisti da leitura, mas me forcei a continuar. Ainda bem que fiz isso!
Em dado momento ele pinta um quadro da nossa sociedade atual com tudo aquilo que precisamos criticar.
A história do Montag, o personagem principal se assemelha muita à história de todos que ficam inconformados com o mundo como está a nossa volta.
E a pergunta que fica: como estamos tocando o mundo para que a nossa presença seja percebida?

Kezices 06/06/2024

Foi uma das minhas leituras de maio. Durante a leitura, além de pensar sobre a forma como hoje lidamos c/ a leitura (em tempos de ferramentas de aceleração de áudios e vídeos), também fiquei pensando sobre como a leitura como lazer "apenas" não é incentivada...

Gabriel 06/06/2024

Uma distopia com uma proposta muito interessante. O plot da parte 2 me surpreendeu bastante, indo para um caminho que não imaginei. Confesso que gostei mais do que o pessimismo de 1984. Aqui o autor deixa uma sementinha de esperança para nós, até mesmo um gancho pra uma continuação se ele quisesse.

Achei o final um pouco... Esquisito. Não sei se entendi bem a mensagem que ele quis passar, mas captei parte dela.

Bia 06/06/2024

Fogooo neles ?
Uma história que me envolveu muito, da até uma sensação de agonia pra saber como tudo vai se resolver, gostei demais, bem fluida, interessante, várias passagens marcadas, uma história que não há como se esquecer

Estefz 05/06/2024

Um dos melhores livros que eu li!
O livro consegue prender bem o leitor do começo ao fim, não é confuso e a trama é bem amarrada, plot ótimo e sem sombra de dúvidas com um bom final!

aelinlantsov_ 05/06/2024

Fahrenheit 451
Guy Montag vive em um futuro cheio de pesadelos. Não se pode caminhar para observar o céu e a paisagem, nem ao menos sentar e conversar com um amigo, pois ambas ações são crimes no futuro de 1950/60 criado por Bradbury.
Acompanhar o desenvolvimento e crescimento do protagonista e vê-lo acordar para a tristeza escondida em cada carro correndo a 160km/h, cada televisão com 3 anúncios por minuto e cada família formada por estranhos, é belo e assustador de imaginar que, se continuarmos a desvalorizar a leitura, os livros, pudéssemos realmente chegar a um futuro como esse.
Belo livro, ótima leitura, recomendo a todos os leitores de plantão ?

Ana Andrade 04/06/2024

Uma ficção em que os livros são proibidos!
"Fahrenheit 451", livro escrito por Ray Bradbury, em meados de 1953 , uma ficção científica, logo "uma maneira de fingir que está falando do futuro, quando na verdade, está atacando o passado recente e o presente". Até porque "A Ficção é uma mentira que nos diz verdades repetidas vezes" - Neil Gaiman (introdução do livro)
A história se passa em uma época totalitária, uma sociedade onde os livros eram proibidos, as pessoas viviam alienadas em telas e as que possuiam livros ou bibliotecas em casa, se denunciadas para a polícia, poderiam ter seus lares em chamas , sendo todos os livros queimados e podendo até mesmo serem presas! O trabalho dos bombeiros, não era apagar o fogo, mas sim queimar livros!
Montag, o personagem principal, que trabalha como bombeiro, conhece uma garota que mostra à ele que o mundo não é só tecnologia, que ao invés de ficar em telas, conversar com as pessoas olho no olho pode ser bom e que há outras coisas interessantes, como os livros!
É aí que começa o dilema.... como pode, um bombeiro estar "aproximando-se" dos livros???
Mas afinal porque os livros eram proibidos?? Literatura é conhecimento, conhecimento é poder! Dificilmente alguém sábio consegue ser controlado.

Uma narrativa incrível, que com certeza vale a pena a leitura!!!?

"Somos todos fragmentos e obras de história"

Jessica 04/06/2024

Dizem que quando um livro acerta suas previsões para o futuro, esse é um bom livro.
Considerando a realidade do estilo de vida que temos hoje e as narrativas da história, nos vemos presos dentro de telas, vivendo à base de remédios para dormir, com relações rasas, não temos tempo para olhar o céu ou prestar atenção nos dentes de leão que nascem no nosso caminho, nossas diversões estão em acompanhar a "vida" das pessoas pela tela do celular e puxar um livro no transporte público é sinal de espanto para as pessoas ao redor.
Estive presa nesse estilo de vida muito tempo, os livros ficaram empoeirados e
mofando na estante, estou retornando ao hábito da leitura e com a leitura desse livro refleti muito sobre qual futuro eu quero construir pra mim, dando mais valor aos pequenos detalhes da vida.

Jenifer Vieira 04/06/2024

Fahrenheit 451
Sinceramente não sei nem o que dizer, tinha tudo para ser um ótimo livro, a premissa é muito boa, mas não chegou nem perto de entregar o que podia.

Achei filosófico demais e o tempo inteiro assim, entendo que um livro de 1953 tem uma linguagem diferente, mas já li outros antigos e não eram filosóficos o tempo inteiro, e esse é, a ponto de eu não ter entendido algumas partes.

Achei muito valida a critica a sociedade e incrível a forma como o autor previu muito do que estamos vivendo hoje em dia. O que não é bom, já que não duvido que a sociedade se encaminhe para um mundo que tem medo de quem lê, e onde a futilidade prevaleça.

Recomendo sim a leitura, pois é muito valido ler a história e se deparar com tanta coisa que acontece atualmente em nossa sociedade e levar um tapa na cara pra enxergar para onde estamos indo, mas com o adendo de que é um livro bem filosófico e parado, então não da pra ir esperando aventura.

Ketty 04/06/2024

Interessante
A história se torna mais interessante e real a cada capítulo.
Infelizmente, mesmo sendo um livro escrito a muitos anos atrás, é uma definição do nosso presente e futuro.
A leitura é um pouco difícil, por conta de algumas palavras formais, mas nada que impeça o entendimento. Em alguns momentos é preciso parar e fazer pesquisa sobre algumas palavras e conceitos.
No todo, é uma obra riquíssima e cirúrgica.
Recomendo!

Molora 04/06/2024

"Ele não estava vazio."
Uma obra reflexiva, tocante, incomodada. É o que eu senti quando a lia. Ao longo da leitura você vê ali o agora, o hoje, a geração tik tok, instagram. A geração que não pensa, que não reflete, que não SENTE. Não se sentia mais.... o cheiro da grama, o toque das pessoas, o olhar as estrelas, a brisa do vento. NADA MAIS. Amontoados por um enorme nada. Assim eram as pessoas nessa obra ( e será que apenas na obra? E na vida real?! As pessoas sentem?)
Montag e sua existência, uma existência que até o momento de seu despertar, apenas tirava. Não oferecia nada além de cinzas. E quando uma simples pergunta o incomoda, "você é feliz?" tudo desaba na escuridão que resta depois do fogo.

Agora responda você, leitor. Você é feliz?

luaana 03/06/2024

A princípio confesso que achei a história uma besteira, até porque o que era tratado no livro não foi o que aconteceu de fato. Mas depois de me aprofundar mais na história e entender o contexto histórico, consegui relacionar a narrativa com a vida real atualmente.
A ignorância é uma benção, ou será que não? Ler os diálogos agoniantes e repetitivos que aquela população sem livros e conhecimentos tinha, me trouxeram cada vez mais perto da realidade.
Inclusive, quando comentei com um familiar que estava lendo essa distopia, e ele disse "pra que isso?" eu entendi tudo.

Maria4748 02/06/2024

Lendo Fahrenheit 451, me surpreendi com tamanho mundo criado, uma retratação de um mundo que até hoje podemos usar de exemplo, um mundo que o nosso cada dia se assemelha mais.
Palavras bem escolhidas e cenários vividos, Ray Bradbury soube bem como criar.
Ao meu ver, um mundo sem livros é um mundo sem opinião própria, sem imaginação, sem vida, é vazio, oco, e nós devemos tomar cuidado para que nosso mundo, com livros, não se assemelhe a um mundo sem.
Leitura incrível.

Any 02/06/2024

Qria ter gostado mais
Um livro sobre livros, a leitura não é difícil porém em muitos momentos me peguei perdida pela leitura meio cansativa tendo q reler a página até fazer sentido o q estava sendo dito, me pareceu ter muitas metáforas e q viajava muito no q estava sendo dito, sinto q a história poderia ter sido melhor desenvolvida