O jardineiro que tinha fé

O jardineiro que tinha fé Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - O jardineiro que tinha fé

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gabriela 21/05/2024

Fantástico!
Nesse pequeno livro, Estés conta uma história dentro da outra, dentro da outra, dentro da outra? como se fosse uma boneca russa.

Começa falando da importância das histórias em seu círculo familiar, cujas raízes são expressivas em toda sua obra. Conta, também, um pouco sobre a origem das histórias na humanidade. Então, resgata a história do tio Zóvar, sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que integrou seu núcleo familiar nos EUA.

A história do tio Zóvar é fundamental para chegar na fábula ?O jardineiro que tinha fé?, pois é o tio que a conta à pequena Clarissa. Tio Zóvar encontrou no cultivo da terra um acalanto para as profundas feridas emocionais causadas pela guerra, e foi forçado a revivê-las quando o Governo expropriou suas terras e de outros refugiados para construir uma rodovia. Diante disso, ele toma uma atitude drástica para reavivar as terras, e é quando conta a Clarissa a fábula do jardineiro.

Recomendo esse livro para todos que querem compreender melhor os ciclos de vida-morte-vida, como Estés coloca em ?Mulheres que correm com os lobos?. Compreender que a mudança existe, quer queiramos ou não, e enxergá-la como nossa aliada é indispensável para viver com mais alegria, tranquilidade e força.

Daiana 17/03/2024

Proteja a sua esperança.
Um livro curto e de muita sabedoria, no qual a autora nos convida a reflexão, através de uma parábola sobre uma árvore, a respeito da imigração forçada, efeitos devastadores causados pelas guerras e sobre tudo sobre a esperança, resiliência e empatia.

julydaily 01/03/2024

A Clarissa consegue nos despertar através das palavras. É um livro curto mas emocionante que me fez refletir bastante, com lições sobre não perder a esperança nas situações difíceis.

iellen Bruna 29/02/2024

Conversa com a alma
Clarissa Pinkola é incrivelmente incrível ahaha
Ela tem o poder de conversar com a nossa alma através das palavras.
Simplesmente leiam sem titubear pq não irão se arrepender nenhum pouco!
Essa autora é fenomenal ???????

Aninha 26/02/2024

Que coisa linda!!!! Livro incrível, que emociona muito com apenas 94 páginas. Sobre família, traumas, fé? e muito muito mais.

Vanessa1139 14/02/2024

Este é um livro curto, de história sensível. Eu comecei a leitura pouco entusiasmada porque não sou muito de relatos sobre guerras. Sei que são essenciais, mas minha sensibilidade fica aflorada e começo a imaginar coisas durante dias. Apesar do relato forte do início, eu deixei de lado o livro por dois dias, para poder respirar e nessa quarta-feira, olhei para ele decidida a terminar a leitura. Não me arrependo. Ao escutar a chuva lá fora, eu puder ler em voz alta (aproveitar que todos tinham saído) e escutar uma das mais lindas “fábulas” que li nos últimos anos. Eu chorei, eu sorri. Que bom não ter abandonado esse livro.
O jardineiro que tinha fé é um livro sobre “fé”, como o próprio título declara, mas é também um relato sobre nunca perder a esperança e entender um pouco sobre o que viemos fazer aqui nesta terra, sobre enfrentar os lugares áridos, mas, principalmente, sobre ressemear. Recomendo essa leitura fortemente. Mas, se foi possível, dar-te-ei um conselho: Se demore nela, volte, releia, grife as passagens. Valerá a pena!

arthur_arrais 13/02/2024

?O que é que não pode morrer nunca? (?)?
?(?) É aquela força de fé que já nasce dentro de nós?. Nesse livro autobiográfico, a nossa autora faz uma homenagem à sua família adotiva, especialmente ao seu tio Zóvar, um imigrante húngaro que sofreu as consequências da invasão do seu país durante a Segunda Guerra Mundial e que decide recomeçar sua vida com o restante de sua família nos Estados Unidos na década de 1940. Mesmo com tantos traumas decorrentes da guerra, a pequena Clarissa Pinkola Estés registra, a partir das histórias e da sabedoria compartilhada do seu tio, sobre resiliência e sobre o manter da esperança mesmo nas situações mais adversas, fazendo desta uma obra universal que carrega uma mensagem imprescindível sobre ?o que não pode morrer nunca?: a fé ??

?Até mesmo uma árvore tem mais esperança, pois, se for cortada, voltará a brotar e dar novos ramos. Ainda que as raízes tenham envelhecido na terra e o tronco esteja podre, com o cheiro da água, voltará a brotar e dar ramos, como uma planta nova? (Jó 14:7-9).

Ana 13/02/2024

Como pode um livro tão curtinho te fazer refletir tanto.
Acredito que pra compreender esse livro é preciso estar num momento certo da vida. É o que vai fazer você gostar dele.
Ele vai te fazer lembrar o porquê ter fé numa terra que esteja arrasada.

Maria.Batagin 12/02/2024

Lindo
Livro rápido e com uma mensagem enorme que está me fazendo pensar muito a respeito.
Em poucas palavras resumo assim ? E no meio da aflição que tantas coisas ficam claras. Quem diz que nada de bom resultou disso ainda não está escutando.?

Anna.Carolina 12/02/2024

É um livro bem curto, porém com uma história linda que fala sobre fé, resiliência e principalmente amor.

Eliane 28/01/2024

O jardineiro
História sensível, cheia de ensinamentos e autobiográfica. Gostei muito. Não me tocou muito, mas recomendo. ??

ocassiocampelo 25/01/2024

Perfeição
Leitura agradável que traz ótimas reflexões para a vida do ser humano. Bem rápida de ler e com um conteúdo riquíssimo.

Thai 15/01/2024

Um livro breve que pode se tornar uma leitura que reverbera devido as reflexões que ele propõe.
Ainda que uma leitura fluida e rapidinha, pode ser o tipo de livro que precisa do tempo certo para ser explorado.
Quando e como essa estória vai chegar até você, pode ser determinante na experiência que ele vai proporcionar.
Mesma autora do livro mulheres que correm com os lobos, parece ser uma boa forma de iniciar em sua escrita.

Lizandra.Mirelle 10/01/2024

Sobre o amor e a fé
Um livro bem curto com uma leitura fluida, que fala sobre a fé de um homem e o seu amor pelo grande jardim do Éden. O história tem elementos religiosos que se introduzem de uma forma modesta e nos ensina sobre um ponto de vista diferente sobre o amor e a fé.
Porém, em grandes momentos senti que não entendia muito sobre a história e ficava perdida sobre o que estava lendo. Edição que peguei, não tinha divisão de capitulos (não sei se era algo do livro mesmo) e por muitos vezes achei que estava tipo numa maratona lendo algo que não tinha inicio, meio e fim e por isso, não senti que fosse uma leitura que pudesse me conquistar.

Gabriela.Madia 03/01/2024

Um livreto transformar e tão inteligente. O quanto recebemos da natureza e o quanto podemos viver em harmonia com ela. Lindo demais.
Recomendo prestarem muita atenção no poema da última página. Especial demais ????
Li em uma hora!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6