Superinteressante Nº 284 (Novembro de 2010)

Superinteressante Nº 284 (Novembro de 2010) Abril

Resenhas - Superinteressante 284

z..... 26/07/2023

Novembro de 2010
"Deus"
A reportagem se dispôs a apresentar uma biografia, pautando-se em literatura apócrifa e bastante descrença bíblica.
Em linhas gerais, a história de Deus foi classificada em 4 momentos, na busca de entendimento para a concepção teológica de hoje:
- O primeiro na percepção de divindade na natureza, em suas forças, mistérios e incompreensões, sendo esse contexto a INFÂNCIA de Deus;
- A JUVENTUDE seria a introdução do Deus Javé na cultura cananéia, até então desconhecido e pouco expressivo no teor da reportagem. O negócio é surreal, tipo um panteão com Baal e Aserate em que 'Deus não era Deus e planejava chegar lá';
- O momento ADULTO foi descrito como as ascensão de Javé sobre esse panteão pagão com citações de ter desposado Aserate e subjugado tudo (estou pontuando o que foi apresentado);
- E o momento final, leia-se também atual, foi chamado HOMEM FEITO, onde Deus torna-se o único Deus (percebestes que foi comparado a homem manipulador...).
A abordagem da revista...
Não concordo, evidentemente, com nada e leio textos como esse apenas porque, de certa forma, fortalecem em mim a fé em Deus, não pelo texto em si, mas pelo paralelo do que diz a Bíblia em cada ponto que discordo ou acho esquisito. Essa é a sabedoria que quero ter e dou liberdade ao Espírito Santo, lendo a Bíblia regularmente, para que sempre traga à luz no coração o que as Escrituras revelam sobre os assuntos que vou lendo. Podem chamar do que for, mas é assim que quero viver e dou graças ao Senhor por permitir a qualquer um.
E lendo a Bíblia percebemos a reportagem infundada. Falam de Javé no texto da revista em tempos remotíssivos, aí lembrei de Êxodo 3:14, pois foi aí que o nome Javé (ou Jeová) foi apresentado, a partir de tetragrama do que Deus falou para Moisés no Monte Horebe, no contexto do Êxodo, que tem sentido de EU SOU O QUE SOU. Javé é como se fosse sigla com as iniciais hebraicas YHWH (a frase como o Senhor se revelou para Moisés quando este perguntou em nome de quem deveria falar para Faraó). Nem vou me estender mais na história, só mostrar a pauta de erros da reportagem, que argumenta que Javé era usado em tempos imemoriais. Também nem citaram Elohim ou El Shadai como era chamado antes, que tem sentido de Poderoso e Todo Poderoso. Ah, mas em Gênesis, com histórias anterior a Moisés, tem Javé escrito... Oras, o livro foi escrito no contexto de Moisés, quando o nome foi revelado.
Não era Deus desconhecido, como diz a revista, os homens é que se esqueceram Dele na entrega à impiedade e troca do Senhor (muitos que o conheciam) pela iniquidade. Mas Deus sempre conservou povo para multiplicar sua luz ao mundo, como fez com Noé, Abraão e agora através da igreja.
Outros deuses são citados na Bíblia, como Baal e Aserate da reportagem, e certos personagens bíblicos se desviaram por causa deles, em interesses egoístas, mas, francamente, dizer que muitos Salmos foram escritos originalmente para Baal é até sacrilégio!
Enfim, uns crêm, outros não, mas nem essa e nem qualquer outra reportagem me cega como, infelizmente, acontece a muitos. Firmando-se na Palavra de Deus ninguém será confundido, e isso não é por mérito nosso, mas pela comunhào com o Espírito Santo. Só por Deus mesmo.
Louvado seja o Senhor!

"Superpapo com Deise Nishimura"
Cara, que relato incrível, sobre uma bióloga, mas em 2009 era estagiária no Amazonas num projeto de estudo dos botos! Em lago de Mamirauá, quando preparava um peixe em casa flutuante, foi atacada por jacaré-açu de 6 metros. Ela conta detalhes na entrevista, quase morreu, mas felizmente nào aconteceu o pior e de saldo negativo o bichão levou uma perna dela.
O testemunho me edificou, principalmente por sua postura de superação. Grande mulher! Busquei imagens na net e dá para ver em seu rosto a irradiação de força bonita e instigante, que também gostaria de ter.

Essas e outras na edição...

Lima Júnior 25/11/2010

Ler sobre as profissões do futuro me deixou mais confuso sobre qual curso escolher na faculdade. A matéria de capa foi maravilhosa e a matéria "E Se Paul McCartney estivesse morto?" também foi boa. Aprendi também que minha retina não irá descolar lendo no ônibus.