Between Shades of Gray

Resenhas - Between Shades of Gray

Elaine Cristina 21/01/2022

Comovente....
Cinzas na Neve por Ruta Sepetys

?Nós estávamos no fundo do oceano, mas ainda assim tentávamos alcançar o céu...? (nota da autora)

?? Até agora estou tentando digerir este livro comovente. Um romance histórico, que embora fictício com os personagens, trouxe altas doses de realidade, pesquisa e a cruel fotografia do que uma humanidade, repleta de ódio, preconceito e desamor é capaz de fazer....

?? Lina Vilkas é uma garota de 15 anos, lituana, cheia de sonhos e extremamente talentosa. Com um dom artístico inquestionável ela é indicada para cursar e se aprimorar em desenho, numa renomada Escola da Capital, mas nesta mesma época, a União Soviética ocupava os países bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia, e começou a deportar para gulags na Sibéria, maltratar e assassinar pessoas que eram consideradas ?inimigas do povo? ou seja, o que para eles eram antissoviéticos. E aí começa um dos períodos mais cruéis, tenebrosos e doloridos da humanidade, alterando para sempre os planos de Lina e de milhares de pessoas.

?? Lina, com sua mãe Helena e seu irmãozinho de 10 anos Jonas, se veem obrigados a deixar sua casa, carregando o mínimo possível, e junto com centenas de pessoas na mesma situação, são colocados numa situação desumana dentro de vagões de trem, abarrotados de gente, sem nenhuma higiene, com uma ?alimentação? extremamente regrada e fracionada.

?? O pai de Lina, o sr. Kostas, foi capturado em separado, e tem uma breve comunicação com Lina e Jonas, por um buraco que servia de latrina, no vagão do trem, e a partir desse encontro a talentosa menina, tenta através dos seus desenhos e sem chamar a atenção, dar pistas codificadas para tentar se comunicar com o pai.

?? O livro é repleto de personagens fortes, impactantes, com personalidades distintas. É glorioso ver, que mesmo depois de tanta dor, sofrimento e desolação, o amor ao próximo, muitas vezes se sobrepunha a qualquer instinto de sobrevivência.

?? Numa situação de penúria extrema, estas pessoas viajam centenas de quilômetros, com fome, frio, sede, doenças e piolhos pairando no ar, sem o mínimo direito de enterrar e chorar por seus mortos. Uma cruel fotografia de desrespeito aos direitos humanos.

?? O amadurecimentos das crianças, em especial o Jonas, é lindo de se ver e acompanhar no livro, assim como, Lina tem delicadas lembranças alternadas da vida que vivia, fazendo uma ligação bem tênue com o momento atual que estava passando.

?? Eu desafio as pessoas a lerem este livro, e não se comoverem nem que seja um pouquinho. Esta realidade foi retratada com riqueza de detalhes, pois a autora além de ser descendente de lituanos, viajou por algumas vezes a Letônia para coletar ricas informações para construir este livro.

?? Um livro que nos comove, nos faz refletir sobre o nosso papel neste Planeta, assim como perante a sociedade em que vivemos. É um livro triste, desolador, mas ao mesmo tempo, demonstra nitidamente, que de uma situação totalmente inóspita, pode haver muito amor ao próximo, esperança e beleza. Que consigamos ter um pouquinho dos olhos de Lina, que mesmo após ter perdido toda a sua dignidade, ainda conseguia ter coragem, fé e um amor incondicional ao próximo.

?? Este livro maravilhoso foi adaptado para o cinema em 2018.

Me segue no insta...
@elaineosvilarinho
EntreLan&Livros

Tali @letrasmaislivros 30/08/2018

Esperança em meio a guerra.
No Brasil, o livro foi publicado pela editora Arqueiro sob o título: A Vida em Tons de Cinza.

Após a Lituânia ter sido invadida e se tornar parte da URSS, os soldados são instruídos a mover as pessoas de uma "lista". Após o pai de Lina, um professor universitário provost, não voltar para casa, Lina, seu irmão e sua mãe são forçados a deixar sua casa as pressas no meio da noite.

"Eu não tinha ideia do quão rápido era mudar, desaparecer. Se eu soubesse, eu teria olhado o meu reflexo, o memorizado. Seria a última vez que eu olharia em um espelho de verdade por mais de uma década." p. 12

Os soldados os levam até um caminhão com mais pessoas: professores, bibliotecários, um colecionador de selos. Depois, são colocados em trens que costumam mover gado. Lina e Jonas escapam do vagão, parado na estação, a tempo de encontrarem outro, onde finalmente encontram seu pai. Ele fala para Lina ajudá-lo a um dia se reunirem, já que Lina possui um talento nato para desenhar.

"Você defende o que é certo, Lina, sem esperar por gratidão ou prêmio." p. 9

Depois disso, o trem segue para a URSS. São dias, semanas e meses em que as pessoas são privadas de sua liberdade. Quanto a Lina, ela fica cada vez mais ultrajada com o tratamento a que são submetidos. Apesar disso, começa a ilustrar os lugares que passam em um lenço, que espera que um dia chegue as mãos de seu pai, e que eles possam se reunir após aquele horror terminar.

Eles são deixados em uma fazenda de beterrabas, um campo de trabalho. Por um dia de trabalho, ganham sua "ração", um pedaço de pão ou um legume que não serve para encher suas barrigas. Sofrem humilhações e privações diariamente. Muitos adoecem e morrem, por falta de cuidados médicos.

"Como poderíamos nos defender, se todos estão cobertos de medo e se recusam a falar?" p.55

Esse livro se tornou um dos meus favoritos! Amo livros sobre a guerra, pois apesar de mostrarem várias atrocidades, o pior lado da humanidade, também mostram que a humanidade tem um lado bom. Mesmo que uma pessoa seja privada de sua liberdade, de sua honra, ainda assim é capaz de atos de bondade, de amor.

Uma das personagens mais tocantes do livro é a própria mãe de Lina. Sempre bondosa, sempre buscou ser útil, nunca perdeu sua fé ou esperança. Um verdadeiro exemplo de como a guerra não destruiu seu interior, sua essência.

Recomendo a leitura deste livro para todos. Esse lado da história pode ser menos conhecido do que, por exemplo, o nazismo, mas não foi menos impactante ou cruel. Esse livro foi escrito por uma filha de imigrantes da Lituânia, que teve parentes que sofreram estes horrores. Esse livro é uma voz para eles.

site: http://letrasmaislivros.blogspot.com/2018/08/resenha-between-shades-of-gray-ruta.html

Isa 16/01/2017

5 estrelas!

Esta estória é incrível e tão impactante, eu nem sei o que dizer!

"Meu marido diz que o mal governará até que homens ou mulheres bons decidam agir. Eu acredito nele. Este testemunho foi escrito para criar um registro absoluto, para falar em um mundo onde nossas vozes foram extintas. Estes escritos podem chocá-los ou horrorizá-los, mas essa não é a minha intenção. É a minha maior esperança que estas páginas agitem seu mais profundo bem da compaixão humana. Espero que eles o façam fazer alguma coisa, para dizer a alguém. Só então poderemos assegurar que esse tipo de mal nunca seja permitido a se repetir. "

site: https://www.goodreads.com/review/show/1448858365