A Revolução Francesa, 1789-1799

A Revolução Francesa, 1789-1799 Michel Vovelle

Resenhas - A Revolução Francesa, 1789-1799

GeanPerius 24/10/2017

Vivre la révolution!
Nesta obra, Vovelle não se propôs apenas a narrar os fatos, a exemplo de muitos historiadores, mas ele confrontou-os com a historiografia moderna, desmistificando inúmeros fatos históricos do período. Ótima leitura.

Volnei 30/05/2015

A revolução Francesa
Nesta obra Vovelle nos apresenta um um renovado quadro interativo da derrocada do antigo regime francês e seus desdobramentos. São apresentado novos resultados de investigações históricas, retratando em linhas gerais dez anos da sublevação burguesa e a tentativa de construir um novo Estado

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Antonio Luiz 05/09/2012

Não li a edição portuguesa (Edições 70) e sim a brasileira (Editora Unesp). Em relação a esta última, é preciso criticar a tradução e revisão medíocres, com erros frequentes na interpretação do texto francês e nas datas (1971 quando devia ser 1791, por exemplo). Claramente faltou uma revisão técnica por um historiador que conhece o período e também notas ou um glossário para explicar alusões e expressões que eram familiares ao leitor original francês, mas são obscuras para o leitor brasileiro (como certamente foram para a tradutora).

Quanto à obra em si, é um resumo bem feito e atualizado dos acontecimentos da Revolução Francesa e dos debates históricos que continua a suscitar. Problemas da edição à parte, é um bom começo para quem quer conhecer o tema.
Skinny 19/09/2019minha estante
Quanto aos massacres, ele os relata bem ? Estou com o livro em mãos mas estou lendo outro.