O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Christiane.Cidral 17/02/2024

O MUNDO DE SOFIA
O livro é maravilhoso para quem gosta e se interessa por filosofia, pois praticamente é a historia da filosofia dentro de um romance.

O livro conta a historia de 4 personagens, que se passa na década de 90, durante o desenrolar do livro você vai entendendo que só existem 2 personagens reais, e os outros dois vieram para ilustrar a historia da filosofia, o livro conta cronologicamente sobre todos os pensadores desde Tales de Mileto, 624 a.C até Freud, 1856.

O autor foi muito criativo em colocar a historia da filosofia dentro de um romance, pois o livro não fica cansativo ou didático.

Esse livro eu adquiri exatamente na década de 90, porém na época não conseguia ler, achava complexo, e com certeza hoje tive um melhor aproveitamento da leitura, pois filosofia e autoconhecimento são assuntos que me interessam, então ficou fácil a compreensão.

Super indico para quem gosta de estudar sobre grandes pensadores!!

Carol 16/02/2024

Decepcionante
O livro traz consigo toda uma expectativa, contudo é de uma leitura arrastada no início e ao final volta a ficar assim. O que se propõe a ser um romance não traz nenhum interesse. A leitura só flui na parte mais densa que a filosofia se apresenta, ou seja, um grande manual da filosofia.
A tentativa de misturar o romance com a filosofia ao fazê-la aparecer de forma sutil na história me pareceu forçado e desinteressante.
Me decepcionei.

day 15/02/2024

Maravilhoso
Uma verdadeira viagem na história da filosofia.
Amei cada capítulo das aventuras de sophia .
Super recomendo, e um livro maravilhoso.

tainabooks 15/02/2024

Esse livro é incrível e terem adaptado ele para quadrinhos foi uma ideia genial. Assim ele ficou mais acessível ainda a vários públicos. Amo que crianças e adultos podem aprender filosofia de maneira muito simples com esse livro perfeito e cada um entender a história da Sofia de uma forma diferente!

Caroline 15/02/2024

Esse livro é simplesmente incrível, é impossível descrever, eu comecei achando que seria um livro sobre a história da filosofia e é na verdade uma experiência, uma imersão em reflexões, dúvidas, tudo é muito bem amarrado e ao mesmo tempo leva ao pensamento solto, impecável, com certeza se tornou meu livro favorito.

thelivros 14/02/2024

Um mundo
Sofia, ainda que meio piruta das ideias, te faz se perder e se encontrar entra os períodos da filosofia. Não é o um livro didático, é um livro "vivástico"

Ivana M. 14/02/2024

"O Mundo de Sofia" é uma obra que encanta e instiga desde sua primeira página até o último suspiro. Escrito pelo talentoso autor norueguês Jostein Gaarder, o livro é uma jornada filosófica cativante que mergulha o leitor em um labirinto de ideias e reflexões sobre a história da filosofia.

Gaarder habilmente entrelaça uma narrativa ficcional com conceitos filosóficos complexos, tornando a leitura acessível e estimulante para leigos e eruditos igualmente. Através das aventuras de Sofia Amundsen, uma adolescente que começa a receber misteriosas cartas de um filósofo desconhecido, somos levados a uma viagem no tempo e no pensamento, explorando desde os primórdios da filosofia grega até os grandes pensadores contemporâneos.

Através de diálogos envolventes e situações intrigantes, Gaarder apresenta ao leitor os principais conceitos filosóficos de forma didática e envolvente. Cada capítulo é uma descoberta, uma nova peça no quebra-cabeça da compreensão humana, proporcionando uma experiência enriquecedora e transformadora.

Além de sua habilidade em transmitir conhecimento filosófico, "O Mundo de Sofia" também é uma obra que provoca reflexões profundas sobre a existência, o conhecimento, a ética e o sentido da vida. À medida que seguimos Sofia em sua jornada de autodescobrimento, somos confrontados com perguntas universais que nos desafiam a repensar nossas próprias crenças e visões de mundo.

Em suma, "O Mundo de Sofia" não é apenas um livro, mas sim uma experiência intelectual e emocional que nos convida a explorar as profundezas da mente humana e a buscar respostas para as grandes questões que permeiam nossa existência. Uma leitura obrigatória para todos que buscam expandir seus horizontes intelectuais e filosóficos.

Elane48 08/02/2024

DECEPÇÃO
Sou graduada em Filosofia e em Literatura, entretanto esse livro não me encantou. Eu o achei extremamente chato! Não consegui curtir. Enredo arrastado... Literalmente um curso de Filosofia para os leitores. Há algumas partes bem didáticas que até achei interessantes - e só.

salles27 08/02/2024

Não adianta ler se não gosta de filosofia, acho que aproveitaria mais do livro se lesse mais novo, mas é até agradável em alguns momentos com um final maneiro.

Vinicio9 07/02/2024

Acredito que li esse livro em um momento da minha vida do qual não deveria ter esse tipo de leitura. É um livro fantástico claro, mas esperei muito do autor que escreveu meu livro favorito " O dia do curinga". Em vários momentos fiquei entediado com a leitura, quando o ritmo finalmente acelerava, freava bruscamente logo em seguida. De toda forma, recomendo a leitura, é um livro bom para quem está buscando refletir sobre a sua existência.

Aline Guedes 07/02/2024

Vale a pena ler de novo
Li pela primeira vez em 2006, e reli em algum momento entre 2010 e 2020, mas não anotei a data certinha. Relendo agora, 12 anos após a primeira vez, foi novamente uma leitura incrível e pareceu quase como a primeira vez, principalmente por eu estar num momento da minha vida completamente diferente das vezes anteriores.

Eu mudei, e minha forma de ver a história mudou. Amadureci, aprendi muita coisa, e ainda assim, percebo que tenho muito a aprender, sobre mim e sobre o mundo.

A história é super interessante, e instigadora. Gosto de filosofia, mas sem grandes profundidades. Hoje, percebo certas limitações que o livro traz, como um olhar muito eurocentrista, ou ocidental da filosofia. Mas isso não muda o fato de que a leitura me faz querer procurar mais, pesquisar, entender... Então cumpre bem seu papel.

Uma das coisas que mais gostei nessa releitura foi perceber o olhar crítico tanto de Sofia, quanto de Hilde quanto a falta de mulheres nos registros históricos e na dificuldade de pesquisar sobre elas.

Gosto também do desenrolar da história da própria Sofia, pois continua me fazendo teorizar sozinha várias possibilidades para a existência humana, e eu me divirto com isso. E nessa releitura, gostei de perceber a dinâmica do relacionamento da Sofia com sua mãe nesse processo de amadurecimento dela.

Acho que este é um livro que ainda posso reler no futuro, pois sei que é sempre uma experiência totalmente diferente da outra. Além de manter ele como favorito com certeza ??

Duda_cme 05/02/2024

O mundo de sofia
O mundo de sofia escrito por Jostein Gaarder publicado em 1991.
Retratasse uma história de sofia que as vésperas do seu aniversário começa a receber cartas de um major do Líbano e essas cartas eram para um certa Hilde(ambos sofia não conhecia)

É um livro fascinante você se perde na história de uma forma inexplicável,(quem sabe você até de uma voltinha em Atenas), vai se questionar se tudo isso é real mesmo eu até comecei a pensar em um certo momento que sofia realmente existia, o autor conseguio me prender de uma forma inexplicável nessa história...
Com certeza um dos melhores livros que já li...

Leiammm??

stephanerm 04/02/2024

O mundo de Sofia
Esse livro é uma completa loucura. Quando comecei a ler achei sensacional e adorei o enredo. Com o decorrer, foi ficando louco demais até pra mim.
É um livro que ou você ama ou você odeia. Tive os dois sentimentos durante a leitura.
De forma geral, é bem proveitoso por ser bem informativo sobre filosofia.

Diego 03/02/2024

Uma jornada pela filosofia.
Condensar os mais importantes filósofos em um livro e, mais ainda, ESCREVER UMA HISTÓRIA DIDÁTICA com eles, não é brincadeira não.

O que aprendi com ele? Cara, pode dizer que aprendi muito da Filosofia que não sabia. Eu sou um jurista e tenho como frase: "se você não consegue explicar de forma simples o que sabe, você NÃO SABE o que está querendo explicar". Claramente, o autor entende de Filosofia e soube transmitir como ninguém sobre ela. Vale a pena a leitura e se tornou um livro que vai ficar comigo.

bmndzz 03/02/2024

Um curso introdutório à filosofia
Eu não tenho muito interesse por algumas temáticas filosóficas, então decidi ler o livro pra me ajudar em uma disciplina que terei na faculdade.

Achei que o livro não ia passar de um curso básico de filosofia com os apontamentos de uma menina que está aprendendo as temáticas, mas ele acabou sendo muito mais que isso, passando a ter um elemento misterioso e mágico. Ainda assim, o início foi um pouco devagar e parado, tornando difícil de continuar a ler.

Meu maior problema com o livro é quando ele dedica algumas páginas para falar de superstições atuais, e da popularidade que eles tem ganhado, afirmando que elas são bobagens surgidas após o enfraquecimento da fé nas religiões depois de várias descobertas científicas. Entretanto, o autor dá muito valor ao cristianismo (e um pouco a outras religiões orientais) durante o livro todo, baseando muitas das argumentações nessas religiões, coisa que me pareceu um pouco contraditória, com muita influência das crenças pessoais do autor.

Foi uma leitura útil e básica que pode trazer reflexões sobre a existência, mas ainda é um pouco difícil de ler já que o público que deveria ler é jovem.