O Mundo de Sofia Jostein Gaarder
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

ValAria34 21/12/2023

Perfeito!
Para quem ama a filosofia, esse livro é um prato cheio. Li e assisti ao filme no mesmo ano e simplesmente amei.

Aline221 19/12/2023

Esse livro cresceu comigo. Ele me ensinava enquanto os anos também me ensinavam. Foi uma experiência muito boa. Tanto o livro quanto os anos. Tenho muito carinho por esse livro que meu pai me deu.

Flavia1101 18/12/2023

O mundo de Sofia foi indicado por um amigo no começo do ano, mas levei o ano todo pra ler, e confesso que me arrependi de não ter lido antes, foi umas das melhores leituras, me vi presa no livro e na história, muitas vezes fiquei pensativa e analisando tudo que havia lido! Totalmente me imersa na história da filosofia.
A forma como Alberto abordou a filosofia para Sofia foi fantástico!
O livro não apenas educa, mas desafia nossas próprias convicções, convidando-nos a questionar e explorar as profundezas da mente humana. Cada página é uma porta para um novo conceito, uma revelação filosófica que ressoa na alma e instiga a busca pelo entendimento mais profundo da vida e do universo que habitamos.
Perfeito ???

imester 16/12/2023

O Mundo de Sofia
Antes eu achava a filosofia uma matéria vaga, mas esse livro me fez pensar diferente. Concluí que a filosofia é interessante e importante. Achei o livro incrível (me fez ter crise existencial).

Jussara.Ellen 16/12/2023

Uma baita viagem
Um livro que te convida a viajar pela história da filosofia através de cartas e diálogos bem interessantes.

Resumidamente, Sofia uma menina comum de 14 anos recebe cartas misteriosas de um filósofo, essas cartas levam Sofia a conhece-lo e o decorrer do livro está repleto de diálogos interessantíssimos.

+/- pela metade do livro, a narrativa começa a tomar outros caminhos e vão acontecendo coisas que nos fazem ter várias crises existências e que mechem com nosso psicológico.

A leitura vale muito a pena e é um daqueles livros que todo mundo deveria ler (ou tentar ler) uma vez na vida.

Anabs7 15/12/2023

Querida Sopia...
Simplesmente minhas aulas de filosofia e sociologia foram junto com vc Sopia. Mexeu muito com a mudança de universos e possibilidades, veremos novamente em algum dia distante nesse paralelo da filosofia.

pio drak1nha 15/12/2023

Livro ok
Ele tem sim partes muito legais, mas algumas muito enroladas, é um livro sobre filosofia então ele não é frenético, é ok.

@emcadacapa 15/12/2023

Muito bom!
"QUEM É VOCÊ?"
Sofia, uma garota de 15 anos, não sabe muito bem como responder essa pergunta que chegou pelo correio. O envelope com a mensagem intrigante é o primeiro de vários que ela passa a receber de um remetente misterioso. As correspondências compõem um curso de filosofia inusitado, em que pensadores como Sócrates e Aristóteles aparecem em pessoa para compartilhar suas ideias.

?Como seria nosso diálogo para pensar sobre isso, meu caro Sócrates? Talvez vocês me levasse a dizer que é esse vazio dentro de mim que me permite pensar... e que por isso devo valorizá-lo. Que essa ausência teve o mérito de me tornar autônoma. Nada mal, hein? Estou me tornando um pouco filósofa, né??

Acredito que muitos conheçam o livro O Mundo de Sofia, lançado em 1991, de autoria do filósofo, teólogo e escritor norueguês, Jostein Gaarder. Aqui nós temos uma adaptação não só para os quadrinhos, o que já torna tudo ainda mais interessante e imersivo, mas também traz Sofia para o tempo atual, onde debates como a pandemia, problemas climáticos e o feminismo estão em pauta.

?O clima é um bem comum, como a saúde em caso de pandemia. Então precisamos pensar em agir juntos, senão...?

O quadrinho consegue ser bem didático de uma forma não tão formal e ainda temos um bom plot twist no finalzinho desse primeiro volume. No geral, é uma leitura rápida e enriquecedora.

?O essencial é aprender a pensar filosoficamente.?

-Marcelinho- 15/12/2023

A história é impressionante, porém o final deixou um pouco a desejar. Recomendo a todos que gostam de filosofia.

Rodrigo Kimura 13/12/2023

Faz pensar bastante
Não dá pra ler este livro sem parar um momento em toda página para refletir sobre os questionamentos que vão surgindo. Você nem percebe e já está lá parado olhando sem direção enquanto reflete sobre a vida.
Já sabemos que o cérebro possui elasticidade, certo? Passei tanto tempo pensando durante a leitura que terminei o livro com a cabeça meio litro maior.

Giovana 13/12/2023

Maravilhoso porem chato
É chatinho dps da metade pro final, mas eu admiro muito esse livro pelo cunho filosofico, acredito que o propósito nao seja ser o melhor entretenimento do mundo

Marlonbsan 12/12/2023

O Mundo de Sofia
Próximo do seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen recebe bilhetes e cartões-postais anônimos e bem peculiares. A partir disso, Sofia é introduzida ao mundo da filosofia e se vê em um mistério que envolve Hilde Møller Knag.

O livro é narrado em terceira pessoa, com capítulos longos e uma densidade considerável em boa parte do livro, principalmente nos monólogos.

Esse é praticamente um livro didático sobre a filosofia e alguns pontos da história, confesso que não é um assunto que mais me desperta o interesse, então fui lendo para ver como seria e foi uma leitura extremamente densa e lenta, assim como sonolenta.

Fora isso, há uma parte que envolve os personagens e algumas relações entre eles, até possui um ar de mistério e fantasia, essa acaba sendo uma parte mais fluída e com uma dinâmica muito melhor de leitura, porém, parece que foi colocada lá apenas para quebrar o ritmo lento, não que fosse um desenvolvimento mais elaborado de uma história maior.

O início do curso de filosofia acabou sendo a parte que menos me interessei, com o passar dos capítulos um ou outro tema foi mais legal de acompanhar, mas todos com uma importância muito grande para entender melhor a história da humanidade e de seus pensadores, assim como alguns processos que levaram a determinados pontos.

Por conta dessas particularidades, com certeza seria um livro interessante no colégio, por ser muito mais didático do que literário e talvez mais acessível por conta do seu formato para o entendimento dos conceitos, para o que o livro propõe, faz muito bem-feito.

Lilian Andrade 11/12/2023

Leitura imprescindível
Nossa, era um livro que estava na minha ?lista de desejos? há anos. Acho que precisava da maturidade que tenho hoje para conseguir desfrutar de tanto conhecimento filosófico que o livro propõe. Que espetáculo!! Vai ser aquele livro que vai te tirar da caixinha e te deixar pensando e pensando e pensando? recomendo muito a leitura!!

lyrkiv 11/12/2023

FiloSofia
Abordando o que o título já nos diz, o romance da história da filosofia nos leva a um mundo complexo cheio de pensadores que com o passar do tempo mudaram e ainda mudam nossa forma de ver o mundo, e também, alegando o que cada um deles defendia com uma aptidão paciente e descomplicada. E não obstante, contém claramente uma deleitável pitada de suspense, a cereja do bolo.

"Só fazemos algo errado quando não sabemos como fazer melhor. Por isso é tão importante aumentarmos nosso conhecimento". E assim por diante, poderia citar muitas frases e trechos dessa obra que me fizeram meditar por vários minutos seguidos, e isso que faz o livro ter essa essência cativante, que se você não se controlar grifa todas as páginas, aquela sensação de euforia literária.

De maneira alguma é uma leitura arrastada e tediosa, ainda mais para os amantes da filosofia, sendo ela uma porta para o aprendizado, e a chave, a nossa fome pelo saber. "... a única coisa de que precisamos para sermos filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas..." e isso é retratado nitidamente no consciente de nossos queridos personagens, tão cativantes quanto.

Ademais quero levar em pauta o plot GENIAL que esse livro me proporcionou, todo aquele suspense se desenrolando aos poucos, abrindo a mente dos personagens e principalmente do leitor, o fazendo juntar todas as peças, todas as cartas... Sinto uma vontade enorme de gritar só de lembrar que não terei a chance de ler esse escrito pela primeira vez novamente.

Por ser a filosofia uma área que amo de paixão, foi uma experiência profundamente maravilhosa ler essa obra. Não me arrependo de cada página virada. Agradeço de sincero coração ao meu professor Rubens de filosofia por ter me presenteado com essa inesquecível história. Me dando a oportunidade de aprender mais sobre a mãe de todas as ciências de um jeito, por assim dizer, apetitoso, que é a partir da leitura.