O mundo de Sofia (e-book)

O mundo de Sofia (e-book) Jostein Gaarder
Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

sol 30/05/2024

MEU LIVRO FAVORITO, ele não só ensina sobre os filósofos, mas nos mostra como eles chegaram nos questionamentos q eles tiveram e na conclusão q chegaram. Além disso, ensina como fazer filosofia, como ter um pensamento crítico e ver o mundo de forma mais nítida, isso tudo com um ar de fantasia, de Alice no País das Maravilhas, é divertido e confortável de ler, me senti em casa, o que é estranho pq geralmente ter muitos pensamentos filosóficos me deixa triste pensando demaisKKKKKK, mas esse livro não me deixou assim.

Beatsy 30/05/2024

O mundo de Sofia
Neste livro aprendi muito sobre filosofia, a forma na qual o escritor trabalhou isso foi muito boa agora posso afirmar que aprendi alguma coisa de filosofia.

Ingrid278 29/05/2024

Um livro genial e leva a diversos aprendizados
O livro é muito interessante de como autor aborda os assuntos da filosofia que explica de forma simplificada e envolvente.Demorei para ler porque queria aprender com calma mas tirei grandes reflexões que espero ler futuramente com uma nova perspectiva.

Clara :) 29/05/2024

Coelho na cartola
Esse livro é muito interessante! o autor foi muito criativo em fazer um livro sobre filosofia de uma forma tão lúdica e didática. se eu tivesse lido no ensino médio teria sido muito útil kkkkkk. mas mesmo lendo agora também foi de grande importância, me fez subir no topo da pelagem do coelho.

quioMkII 28/05/2024

Introdutório e envolvente
Se você quer um curso de filosofia disfarçado em um romance, esse livro é perfeitamente indicado. A filosofia não fica pesada, serve muito bem como um estímulo para que você busque por si, fora que habilita o leitor a isso, faz com que você seja capaz de pensar de maneira a compreender melhor as ideias dos pensadores. Além disso, temos uma história até que envolvente e que não da muitas voltas, fora que tem bons plots, o único negocinho é que o curso é muito grande, então a história caminha devagar.

maya.stremel 25/05/2024

Muito bom, mas muito cansativo
Tem um enredo extremamente curioso e cheio de mistério, você passa o tempo inteiro querendo saber o que tanto acontece nesse mundo tão fantástico de sofia.
Entretanto, os monólogos longos e as páginas numerosas cansam muito, muito mesmo?
Mesmo assim, é emocionante e muito bom!

Luke_the_hero 25/05/2024

Muitíssimo criativo e de leitura prazerosa
O Mundo de Sofia é um livro que consegue misturar uma história de uma adolescente com a história da filosofia, de tal forma que às vezes parece até um daqueles livros didáticos de escola sobre a matéria, ao mesmo tempo que tenta encaixar (a princípio de maneira forçada, ao meu ver) com a história de Sofia. Para unir ambos temas, o autor usa de um mistério que no decorrer do livro vai ficando cada vez mais curioso, até chegar no ponto de mudar toda a narrativa.
Dito isso, confesso que o começo do livro era meio maçante para mim, tudo parecia meio forçado e a protagonista não me agradava, porém da metade para o fim tudo mudou e cada vez mais fiquei curioso para saber no que as coisas iam dar, eu realmente não esperava por essa.
Certamente é um livro muitíssimo criativo e consegue conduzir um mistério de uma maneira peculiar e prazerosa, realmente gostei da experiência.

luvformaximoff 25/05/2024

Quem é o seu autor?
Quando eu tinha uns 10 anos minha mãe me disse a origem de meu nome: esse livro. Sempre quis lê-lo, e sempre soube que gostaria da leitura.
Gosto de filosofia e questões de existencialismo desde pequena, mas jamais me aprofundei demais para não ficar à margem da loucura, porém esse livro me fez pensar. E muito.
O final até agora me é confuso, apesar de ter entendido muito bem. Será mesmo que fui capaz de entender até mesmo as entrelinhas?
Não vou mentir, houve pontos da narrativa que me incomodou, como, por exemplo, o fato de que Alberto é muito mais velho sozinho com uma menina de quase quinze anos. Não soube separar a realidade do livro nessa parte, e em outras também.
Estou em uma angústia existencialista no momento, é como se eu não conseguisse acreditar que esse mundo é tangível e que eu existo nessa realidade. Será que existo? Será que Descartes estava certo a dizer que por pensar eu existo?
E se todos formos um personagem que alguém 'superior' criou?

minseo 24/05/2024

Não sei como consegui terminar?
Li esse livro uma vez quando tinha 12 anos e vai ser so isso mesmo ksksksks não entendi nada, achei o livro chato e até hoje não entendo como consegui terminar

Filosofia não é mesmo pra mim

Jenny 23/05/2024

Maravilhoso!
Mundo de Sofia me encantou muito. Eu confesso que a quantidade de páginas é um tanto assustadora pelo teor do livro, mas positivamente não senti nenhum pesar.

Acredito que, quem tem prazer em ler e queira iniciar por filosofia, as chances de gostar são muito altas. Para um "amador", talvez se sinta cansado pela falta de prática mesmo.

Mas a didática do autor é impressionante, de fato ele cumpre o que propõe..... Ensinar a base da filosofia de uma maneira descomplicada :)

ThainA327 23/05/2024

Que livro!!
Impressionante como a filosofia é abordada nesse trabalho. Devorei cada capítulo, nunca foi tão divertido aprender sobre filósofos gregos, romantismo, mitologia nórdica e etc.

mavi.pdf 22/05/2024

* identidade e existência
Sofia, uma garota de 14 anos, começa a receber cartas anônimas com questionamentos filosóficos. essas cartas despertam sua curiosidade e ela inicia uma jornada intelectual de descoberta, significado de existência e formação de identidade. Sofia descobre por quem as cartas são enviadas e o mesmo se torna seu mentor e guia, introduzindo-a às principais correntes e figuras da filosofia ocidental, desde os pré-socráticos até os filósofos contemporâneos. em seu caminho de descobertas filosóficas, Sofia descobre ainda mais mistérios sobre sua existência. o que é real ou imaginário?
* o livro é uma introdução abrangente à filosofia ocidental e reflete questões fundamentais da existência, do conhecimento e da moralidade. cada capítulo é correspondente a um filósofo ou escola de pensamento.

"Quanto mais sabemos, mais percebemos o quanto não sabemos."

"A vida é uma grande charada, Sofia. E nós somos partes de um grande jogo."

"Só a filosofia pode nos salvar da solidão da vida."

"Os maiores mistérios não são resolvidos, mas vividos."

izadora 20/05/2024

Não tem maneira melhor pra se introduzir no mundinho da filosofia que não seja com esse livro, o plot eh fantástico e a leitura flui muito fácil!!! facilmente meu livro favorito de todos.