O Livro de Lilith

O Livro de Lilith Barbara Black Koltuv
Barbara Black Koltuv

Resenhas - O livro de Lilith

Hadelen 14/08/2022

Um livro bemm completinho para quem quer saber mais sobre Lilith e a complexidade do lado "sombrio" do feminino.

Amanda.Marantee 24/10/2021

Ótimo livro
Assumo que esperava até um pouco mais, mas foi uma ótima leitura, me fez convencer pontos da história de lilith as quais n conhecia, além de expor a ideia principal do livro, resgatar a origem da ideia do lado sombrio do feminino

Natalia.Castanha 19/09/2021

Livro muito interessante!
Livro escrito por uma psicóloga da abordagem analitica junguiana e Ph.D., com embasamento teórico coerente, tema interessante e necessário que traz reflexões acerca do feminino e da construção deste na psique humana.
Demonstra a necessidade de equilíbrio entre todos os aspectos psíquicos que nos habitam, não necessariamente expulsar aqueles que não aceitamos e que demonizamos, mas integrar à consciência.
Acredito que será de grande interesse aos psicólogos junguianos, pessoas que pretendem ampliar os conhecimentos e mulheres que estejam trabalhando a energia psíquica do feminino.

?Na escuridão da Lua, ali no deserto, distante das críticas e das formas tradicionais, a mulher pode entrar em contato com a elementar natureza feminina em seu íntimo, o que tende a ocasionar um processo natural de cura?

?Recontar os diversos nomes de Lilith, ou seja, vivência-la conscientemente, em suas inúmeras formas, parece fazer parte do processo de dar à luz o Eu feminino?

Rusinha 28/08/2021

O início do livro é difícil, depois você se acostuma e pega o embalo, mas tem uma visão bastante Judaica do mito de Lilith e se torna cansativo por ser apenas descrições do mito. Ficou a desejar.

Vic 27/04/2021

Buga a mente, mas é compreensível
Comprei esse livro, pois fui influenciada por diversos astrólogos, tarologos, pessoas que gostam de saudar o sol ( que aliás nada contra mais eu gosto bastante).
Em um contexto geral gostei do livro, ele aborda várias formas de como "surgiu" a lilith e qual a influência que ela tinha sobre os humanos. Como são várias histórias e muito antigas, eu senti dificuldades na leitura e também para a interpretação, porque algumas dessas histórias você precisa entender o contexto geral dela ( que vem de outro livro), que óbvio nao li.
Recomendo o livro sim, mas para pessoas que já tem um conhecimento base sobre lilith, que entendem um pouco mais de outras histórias dela.

Veronica 29/03/2021

A autora nos leva por diversos escritos e contos que remetem aos diversos arquétipos que envolvem Lilith, desde sua queda até a sua redenção e traça paralelos sobre como nós mulheres, nos dias atuais podemos incorporar os traços de Lilith em nossas vidas e melhorar a relação com nós mesmas.

Jackie 21/01/2021

É uma busca do feminino em sua essência e totalidade.
Esse livro fala dos aspectos de Lilith e na presença dela em todas as fases do Eu feminino. A autora, atravéz dos contos, mitos em diversas culturas nos mostra como intensificar Litith em nós mesmos para que possamos nos compreender e nos nos aceitar com ser de luz e de sobras.

Vanessa.Braga 14/01/2021

MULHERES..
Mulheres leiam, livro que retrata muitas questões do feminino!
#Sensacional

Jade 10/01/2021

Bem razoável
É bem genérico. Pegar citações bíblicas e citar sem fontes maiores, que foram inspiradas em Lilith me pareceu puro bait.

Hell 27/10/2020

Bom para história somente
Se o livro retratasse puramente o mito, seria interessante, mas ele tenta relacionar um personagem criado por homens justificando certas atitudes machistas para caracterizar a personalidade das mulheres. Esperava mais pela autora ser uma mulher.
Luisa Cruz 14/11/2021minha estante
Li o livro lilith a primeira Eva do autor Sigmund e achei mais informativo. Não li este da resenha mas fiquei realmente em dúvida.

Vasconcelos 20/10/2020

Duas faces das mulheres.
Um livro maravilhoso, rico em detalhes e embasado em diversos autores e obras poderosas.
Aconselho esse livro a todas as mulheres, não apenas aquelas que desejam saber mais sobre Lilith, mas que querem saber mais sobre o poder que o feminino carrega em si. Descobrir que em cada mulher há uma Lilith e uma Eve que precisam se encontrar e que cuidam do feminino.
Abriu muito a minha mente sobre Ela, sobre as diversas versões e histórias que contam sobre sua divindade e existência, Lilith é diversa, é poderosa, ela é fúria e sedução , ela é a mulher no seu estado mais primitivo e em contato com a natureza, Lilith é a liberdade do eu feminino.

Saritha 17/07/2020

É um livro bem doido em que se explica o arquétipo sombrio de Lilith através de diversas lentes históricas.

Marcela Mosqueti 14/07/2020

Mesmo depois de ler de esse livro, não me sinto nem um pouco apta a falar sobre Lilith - pois tão misteriosa ainda me parece. Mas posso traçar alguns pontos interessantes:

O livro traz diversos mitos que aparecem no Zohar sobre Lilith - todos bem tenebrosos, trazendo aquela visão religiosa e punitiva da época.
Num deles, a história de Adão e Lilith, podemos levantar a eterna questão masculina: o que a mulher quer?
Essa questão também aparece no conto de Rei Arthur e Gawain e a resposta que ambos chegam é simples: a mulher quer ser soberana de si mesma. Lilith, portanto, pode ser aquela que precisa destruir todas as ideias atrás das quais se manteve no abrigo do tradicional. Segundo a autora, ela tem a qualidade instintiva de cortar com ardor e impetuosa fúria até chegar à natureza essencial das coisas.
Diante da submissão e da coerção, ela escolhe a separação. É uma força destruidora, sexual, misteriosa.
Sinto que é necessário um acompanhamento para se aprofundar nos conhecimentos que ela traz. Repito que não me sinto apta a falar muito mais sobre ela