The Secret History

The Secret History Donna Tartt

Resenhas - The Secret History

Ana le 03/06/2024

Que livro doido MDS vc pensa q é uma coisa normal jovens universitários e fica cada vez mais inimaginável

Beatrizen 13/05/2024

Pensei muito sobre o que dizer e se tinha gostado mesmo do livro ou foi apenas uma obsessão.
Comecei a leitura em outubro de 2023 e só fui terminar agora em maio de 2024. Com certeza foi uma leitura difícil pra mim, mas o problema nem foi esse e sim a procrastinação e também como parecia que rosa vez que eu pegava o livro eu não queria que a história acabasse, queria que durasse mais do que realmente duraria.

Então, falando sobre o livro em si, ele é muito bem escrito isso não dá para negar, os personagens tem muita profundidade e chega num ponto que você não consegue odiar ninguém. Desde o começo nos sabemos quem morreu e quem foi o assassino, mas a questão era do porquê haviam cometido tal feito. A história não é sobre o assassinato, o mistério, é sobre pessoas e pessoas que cometem erros, ou seja todo mundo, pessoas com ideais e diferenças. E como tudo pode mudar.

A história secreta foi uma ótima experiência de leitura, os personagens são cativantes e te intrigam do começo ao fim. Entendo algumas pessoas não gostarem acharem chato, pois em determinado momento da história algumas coisas simplesmente não acontece e você só quer saber como tudo aquilo aconteceu, mas só depois você entende que não é sobre isso a história.

Manu 30/04/2024

?To live forever?
Eu soube que esse livro seria um dos meus favoritos nas primeiras 100 paginas. A escrita da Donna criou uma atmosfera perfeita e aterrorizante, com frases lindas e personagens de caráter horrível mas que de certa forma é impossível não se apegar a pelo menos um deles. A narração nem um pouco confiável do Richard foi perfeita e agora so consigo pensar em como eu quero um livro de cada ponto de vista (principalmente da camilla). Enfim, nunca vou parar de pensar nesse livro.

Julia 25/04/2024

Plots e plots, em parágrafos infinitos
Simplesmente não me agradou. uma leitura bem densa, com uma infinidade de detalhes que chegam a tornar o livro maçante.

tem uma beleza poética e uma franqueza de sentimentos - lida com a depressão, a decepção, o fracasso e o deslocamento, mas são colocados em parágrafos tão longos que cansam, fiquei frustrada.

Marina 27/03/2024

Que. Livro. É. Esse
Estou dando 5 estrelas para esse livro pela forma em que eu fui completamente transportada para esse mundo. Mas, meu deus, que viagem.

No começo do livro eu imaginava que seria aqueles tipos de história que te dão conforto, que você pode reler e reler quando quiser para se sentir quentinha. E agora que terminei percebi que esse livro me enlouqueceu um pouco. Por isso não sei bem como escrever essa resenha. É um livro incrível, mas me deixou apavorada com a forma em que aquela juventude linda do começo do livro é corrompida ao longo da história. E de maneira tão sutil, mas ao mesmo tempo horrorosa.

Faz você refletir sobre muita coisa. Os personagens e diálogos são maravilhosos. Uma experiência tocante, mas agora que terminei, preciso de água e terapia.

icryoverbooks 19/03/2024

Muitas emoções
Tenho um carinho muito especial e pessoal por esse livro pq namorei ele na Amazon por 3 anos antes de conseguir comprar a edição física em inglês, conforme eu queria. Quando recebi meu primeiro salário, sabia que parte dele eu gastaria com The Secret History.
A história é tudo aquilo que esperamos de algo que se encaixe na estética dark academia: estudo dos clássicos e de uma língua morta, assassinato, outono e, neste caso, apenas um toque de homossexualidade.
Donna Tartt tem uma escrita muito distinta, faz com que adentramos no universo como alguém que olha de cima e, apesar de ser narrado em primeira pessoa, conseguimos ver outras nuances facilmente, coisas que o próprio narrador deixa passar batido.
Richard é pouco confiável, então temos perguntas ao final do livro que nunca serão respondidas, mas acho que uma parcela do encanto desse livro reside aí.
Foi uma leitura um tanto arrastada, confesso, precisei dar uma pausa de uns meses e voltar depois pois achei a trama enrolada, mas isso é característica da autora, pois "O Pintassilgo" é parecido.
Num geral é um livro que vale a pena ser lido, mas deve ser apreciado com paciência, então leia se a tiver, caso contrário, não conseguirá apreciar esse livro da maneira correta.

Lele.reads 14/03/2024

Girl what
The OG? whatever I write won?t do it justice. You have to read it to understand. I thought about for weeks, hard to find anything like it.

Isabella.Farroco 29/02/2024

Nunca demorei tanto pra terminar um livro, provavelmente acabaria "Os miseráveis" e a Bíblia Sagrada mais rápido. A escrita é muito detalhada e apesar de apreciar análise comportamental de personagens por muitas vezes os monólogos do Richard pareciam só preencher as páginas do que adicionar ao enrredo principal do livro. Por isso, o clímax demora para chegar e deixa espaços com pouco conteúdo entre.

Nas ultimas páginas história começa a se desenrolar muito rápidamente, o que a deixou mais interessante, mas corrida demais para um livro de 600+ páginas que manteve um ritmo lento até então. Além disso, não foi explicitado o veredito da investigação da polícia e acabou em esquecimento por conta dos novos acontecimentos do livro.

Sobre os personagens realmente são os mais desprezíveis e doentes, no começo da história jamais imaginaria que o Bunny seria o mais sã do grupo e a Judy Poovey acabou sendo a melhor pessoa dali.

jufavaro 24/02/2024

Seria 5 estrelas se acabasse na metade ??
Parece que a segunda parte vira outro livro e os personagens que eram insuportáveis mas interessantes se tornam insuportáveis e chatos.
Julia 25/04/2024minha estante
putz, tive o mesmo sentimento. terminei a leitura arrastada e me senti frustrada com o final.

nanda !! 07/02/2024

Tava a muito tempo pra ler esse, mas tinha medo de ser muito maçante e não me prender, e acabou sendo o contrário. me senti muito intrigada pelos diversos rumos que a história toma, além dos pensamentos perversos e mórbidos dos personagens. é o tipo de livro que quando tu acha que não tem como piorar a situação, ela piora progressivamente. muitas coisas absurdas? sim. mas não deixa de ser um livro muito bem escrito e estruturado, e que me deixou estranhamente apaixonada.

Liliumamabile 07/02/2024

Um desperdício de tempo
O livro começa com uma premissa super interessante. Só que o que vem a seguir não é tão bom. Foi uma leitura arrastada, com raros momentos em que me prendiam (justamente quando acontecia alguma coisa). O final foi decepcionante. Desde o começo já não gostava tanto da escrita mas me forcei a dar uma chance. As personagens eram detestáveis e o desenrolar da história foi patético. Me deixou muito frustrada já que tinha uma razoável expectativa para esse livro.

iamtereza 02/02/2024

Que LIVRO, uma obra prima de escrita, uma história que te envolve e te engana, os plots do livro que te fazem ficar cada vez mais intrigada, eu achei genial, um dos meus favoritos com toda certeza