O Enigma da Bíblia - Vol. I

O Enigma da Bíblia - Vol. I Leonardo Born

Resenhas - O Enigma da Bíblia - Livro I

Maikel.Rosa 09/09/2021

Audacioso
Acho que é a palavra que melhor resume o primeiro livro publicado pelo meu colega Leonado Born, de quem admiro cada vez mais o caminho trilhado dentro da escrita.

A ousadia de "O Enigma da Bíblia" está nas diversas escolhas que o Leo fez pra contar essa história:

- no volume da obra de estreia, que no Kindle conta com 422 páginas;

- no delicado trabalho de pesquisa que ele fez pra compor o pano de fundo do romance, extremamente bem contextualizado;

- na exploração da temática político-religiosa, abordando conflitos milenares e cutucando duas das doutrinas mais tradicionais do planeta;

- e, principalmente, pelo desafio de tentar equilibrar toda essa carga histórica e teológica em uma #trama com ação, suspense, drama e ainda um pouco de romance.

A história traz não um #protagonista, mas vários personagens que ajudam a montar um grande quebra-cabeça envolvendo as escrituras sagradas.

O ritmo demora um pouco a levar a gente praqueles momentos de tensão e adrenalina que o Leonardo sabe conduzir com maestria, mas o leitor acaba sendo bem recompensado nesse sentido.

Em sua primeira incursão na escrita, a gente já percebe alguns elementos que ele mais tarde revisita com mais maturidade, como o repórter inquieto que se vê enredado em uma teia de conspirações, o cientista que se esforça pra conectar ciência e religião através de suas teorias inusitadas e a obsessão de alguns personagens por números que guardam uma solução cabalística.

Ao final da leitura, fiquei refletindo sobre como é legal conhecer de perto a obra de um autor e perceber sua evolução de uma publicação pra outra, conforme ele vai se experimentando no mundo da escrita.

Embora eu tenha feito um caminho anacrônico pra chegar até o livro, ficaram muito claras pra mim as decisões que ele foi tomando pra engrandecer sua carreira literária, e seu último romance publicado, "Números perfeitos", é a prova de que o tempo e a experiência só favorecem os escritores realmente talentosos.

Uma jornada que só tende a crescer cada vez mais, porque já sei que tem uma baita nova história a caminho pra deixar a gente de cabelos em pé e unhas roídas!

Aelita Lear 17/08/2021

O apocalipse chegou!
Tenho certeza que o meu apocalipse chegou logo que terminei de ler esse livro, pois quero demais uma continuação!! Desde o início o livro me prendeu como ninguém, super envolvente e num ritmo acelerado de thiller, mas com uma escrita cheia de detalhes e muito conhecimento. Deu para ver, logo no início, que o autor pesquisou muito e detem de um conhecimento enorme sobre tudo o que escreveu, algo que achei magnífico e que engrandece ainda mais o livro...
Sobre a obra em si, fazia tempo que eu não lia um livro com essa pegada de religioso, e me lembrei demais de uma das minhas obras favoritas; Deixados para trás, embora o Enigma da Bíblia seja muito mais bem construído...
Amei demais e recomendo a leitura!

Jeane Correia 05/05/2021

Livro muito interessante e muito bem embasado no contexto histórico.
Os personagens foram bem construídos, e da para notar o quanto o autor ama seu Deus. Para mim valeu a pena a leitura!

Thamires.Sobral 27/04/2021

O Enigma da Bíblia: A Tormenta | @amante.literaria.944
A história se inicia em 1978, quando um Carlos Cartatti rouba a lança do destino, aquela que perfurou Jesus, tornando esse o primeiro mistério, por que alguém roubaria a lança?

Veremos uma criança sendo roubada, logo após seu nascimento, bebê esse oriundo de uma inseminação artificial, será que o roubo da lança está ligado com essa criança?

Janika e o detetive designado para investigar o caso da lança e logo o relaciona o crime, ao nascimento dessa criança, ele vai prender o assassino Cartatti, mas será que tudo acabou?

Após 30anos veremos o assassino sendo libertado e história dando uma reviravolta.

Cartatti aparecerá em um congresso de teologia, onde um grande matemático apresenta teorias sobre um programa de computador que desvenda códigos ocultos na bíblia, conheceremos o repórter Daniel, que não tinha tanto interesse em participar do evento, masacaba ficando interessado no tema e quando menos percebe sua vida muda totalmente, pois acaba ajudando o Dr. Mevaser, que sofreu um atentado e quando estão no hospital Mevaser lhe conta que somente ele conseguirá decifrar um sonho.

Dan tinha um dom, desde criança conseguia decifrar sonhos, mas o ultimo sonho que decifrou o tornou uma pessoa diferente e o fez se afastar de sua fé e de sua família.

Mas ele vai aceitar o desafio e vai parar na terra Santa.

Esse livro possui personagens bem construídos, um ótimo mistério, um assassino cruel, conseguimos ver toda dedicação do autor de como estudou para essa construção da obra.

Minha única é ressalva e que achei um pouco cansativo, contudo não tira o mérito da obra para quem é fã de história e de um belo enigma, deixo minha recomendação.

Altina.Magda 18/04/2021

O livro narra pequenos fatos do que pode ser um início do fim do mundo. Achei q ele colocou muitos personagens, e ficou meio bagunçado com a narrativa, tinha horas que eu não estava entendendo muita coisa, o livro não me surpreendeu muito, mas valeu a leitura. Um pouco d romance, e uma história familiar deixou o livro rico. Mas reafirmo, não me encantou muito não.

Resenhas Cristãs 30/06/2019

Códigos Ocultos da Bíblia. Seria possível?
Jannika Hoffmann. Profissão: Inspetor de crimes internacionais. Idade: quem se importa? Estado atual: determinado a caçar Carlos Cartatti nem que seja a última coisa que ele faça na vida. Isso se o câncer no pulmão não acabar com ele primeiro. Droga de cigarros!

Carlos Cartatti. Profissão: Assassino em série. Mata com prazer. Suas vítimas são penduradas no teto dos cômodos no formato de cruz de cabeça para baixo. É sua marca registrada. Ele arquitetou um plano maquiavélico há mais de 2.000 anos e simplesmente não pode falhar. É agora ou nunca.

Daniel Schneider. Profissão: Repórter. Ao cobrir um Congresso Internacional de Teologia e Ciência, presencia um assassinato a sangue frio de um renomado matemático, que desenvolveu um software capaz de desvendar códigos ocultos na Bíblia que podem decodificar informações e profecias capazes de prever perfeitamente o futuro, com data, hora e local dos eventos, o famoso: Biblion.

O cientista, Mevaser, antes de seu último suspiro, entrega a Daniel a última combinação feita pelo programa. Uma espécie de enigma. Daniel precisa desvendá-lo antes que seja tarde demais.

O livro tem como foco decodificar o livro do Apocalipse com a finalidade de descobrir a data exata do fim do mundo. Por se tratar de uma obra nacional, confesso que comecei a lê-la com receio. Normalmente os brasileiros não dominam a escrita criativa. Permeiam os livros de evangelho, ensinamentos religiosos e passagens bíblicas, tirando toda a adrenalina do enredo. Leonard Born, ao contrário das expectativas, criou uma trama envolvente, repleta de mistérios, morte, sangue, tiros, guerras e caos político. Tudo isso misturado com uma pesquisa refinada sobre as possíveis interpretações do apocalipse.

A leitura me lembrou bastante a série "Deixados para trás" do Tim Lahaye. O estilo de escrita do autor é parecido com a do Tim. Talvez eu tenha tido essa impressão devido ao fato de o livro tratar do mesmo tema que o Tim ama escrever: Apocalipse. Mas confesso que os eventos foram narrados de maneira muito real e envolvente. Cartatti é o típico vilão que você ama odiar. É verdade que por um momento tive pena dele. Mas depois do que ele fez aquilo...grrrrr...

"O Enigma da Bíblia" é um livro altamente emocionante. Possui momentos em que a leitura fica altamente envolvente devido aos eventos cinematográficos que o autor descreve, porém há momentos em que o ritmo perde velocidade para dar lugar às explicações científicas e debates políticos de alto nível. Tudo na dosagem certa.

Fiquei surpreso com a obra! Está para sair um próximo volume. Ficaremos ansiosos por ele.

Aliás, o autor está para lançar ainda nesse semestre sua mais nova obra: Números perfeitos. Trata-se de viagens no tempo. Está prometendo ser um livro e tanto! Em breve haverá resenha dele aqui também. :)

Você pode comprar esse livro por R$ 10,00 + Frete direto com o autor pelo instagram dele.

site: https://resenhascristas.blogspot.com.br/
Aventura de aprender 30/06/2019minha estante
Tem aqui em casa, mas ainda não li.

Resenhas Cristãs 30/06/2019minha estante
Começa logo! rsrs

Leonardo Born 25/07/2019minha estante
Muito Obrigado!!!!!

Silvia 26/04/2014

Apocalipse!
O que dizer desse livro?
Amei a leitura, a estória é surreal mas tem conteúdo e coerência. Para mim não importa o assunto abordado desde que tenha: começo, meio, fim e que prenda o leitor do início ao término. Apesar do assunto ser sobre o fim dos tempos, não achei pesado, gostei de todos os personagens. E outra coisa também o autor pesquisou muito, é um livro que abre a mente para o que está acontecendo ao nosso redor, tanto espiritualmente como humanamente. Estou doida para ler a continuação...

"Seria a vontade de Deus? Estaria o destino da humanidade traçado e condenado à aniquilação? Ou seria tudo parte de um plano maquiavélico, arquitetado por forças ocultas das quais não temos compreensão? Talvez nunca ninguém descobrisse a resposta, não fosse por um único detalhe: a descoberta de misteriosos códigos ocultos na Bíblia."

Indico a leitura...;)

MÁRSON ALQUATI 18/04/2014

Fim dos Tempos
Uma ótima história sobre o Apocalipse, com bastante suspense e ação, personagens interessantes e bem construídos (com especial destaque para o Carlos Cartati e o Janika Hofmann), mistérios e muitas reviravoltas. Além disso, gostei bastante das cenas políticas envolvendo o G8, Israel e os EUA.
Recomendo!

Paulo Sutto 13/02/2013

Simplesmente bom demais
Leonardo Born está de parabéns.
O livro além de ter uma energia, uma agilidade, e de despertar o interesse também é uma fonte de cultura, pois tras no final explicações para muitos locais, situações. Enfim, um trabalho de pesquisa muito bem feito.
E sobre a história é muito bem amarrada, muito bem escrita.
Prende a atenção do leitor e quando terminamos de ler já ficamos nos perguntando quando sairá o segundo livro da trilogia.
Muito bom mesmo, se você gostou de Dan Brown, pode comprar sem medo.
Recomendo totalmente.

Diéssica 02/01/2013

Emocionantes mistérios
A trama escrita por Leonardo Born tem como epicentro decodificar o livro do Apocalipse da Bíblia, para então, descobrir a data exata do fim do mundo. Em torno deste tema central, giram outros, como: religião, economia mundial, política e culturas.

Após uma refinada pesquisa, Leonardo conseguiu conciliar amor, aventura, mistério, conflitos em um romance denso e cheio de emoção. Apesar de ser uma leitura complexa, que requer atenção para ligar e entender os fatos, a linguagem coloquial bem utilizada é de grande ajuda nesse sentido. Além de misturar tempos históricos e países, deixando a leitura ainda mais interessante.

A obra começa com Janika Hoffman investigando um misterioso assassinato em Viena. Anos depois, após presenciar um assassinato na Conferência Internacional de Teologia e Ciência em São Paulo, o repórter Daniel Schneider se deparou com o mesmo homem que Janika investigara: Carlos Carttati.

Junto com Janika e seu amor de infância Sara Steiner, Daniel descobriu o porquê Carlos Carttati se envolvera nestes e em outros assassinatos. Porém, nem tudo ficou claro: há de esperar o segundo volume da trilogia, O Enigma da Bíblia – A Tribulação.

Dene 13/08/2012

Surreal
Um livro interessante.
Bem dinâmico,cheio de fatos históricos antigos e atuais de
diversos países.
Emocionante a história de amor do protagonista, Daniel Schneider
com sua amiga de infância, Sara que venceram muitos obstáculos
e mesmo em meio a distância, não esqueceram um ao outro.
Incrível, como Leonardo Born misturou vários personagens ricos e situações e locais bem diferentes com histórias que prendem o leitor
e o fazem buscar sempre o próximo capítulo.
Só tenho porém uma crítca quanto ao castigo imposto a um dos grandes e odiados vilões do livro:Carlos Carttati.Creio que a imortalidade e recursos financeiros não seriam tão mal assim.Ele deveria ter ficado
preso em uma cadeira de rodas, ter alguma doença incurável,algo do gênero.
Maravilhoso foi o fato de um policial austríaco formar parceria com uma policial judia(sabemos que o maior inimigo dos judeus foi um austráico: Hitler).
Não tem como não torcer pelo determinado inspetor Janika
Hoffman e pela corajosa detetive Sara Steiner.
Apesar dos percalços do livro, deixou um gostinho de 'quero mais'.
Não vejo a hora de ler o livro II. O enigma da Bíblia-A Tribulação.
Vem mais fatos aterradores, assustadores, e muitas aventuras por aí.
Janaina Vieira - Escritora 15/08/2012minha estante
Justamente o Cartatti é o meu personagem favorito, quem diria? Ele é assustador, claro, mas não se transformou no que é à toa. No fundo, eu morro de pena da história triste que ele carrega, e que será desvendada ao longo do livro II, que tb estou esperando ansiosamente! Ele é a própria metáfora da natureza humana, com toda a sombra e toda a luz possível. Vc vai ver! Abs.

Diéssica 09/12/2012minha estante
Se pegarmos a história, talvez a imortalidade de Carttati seja sim um castigo. Antes (principalmente antes do cristianismo ser imposto, ou seja, nas religiões pagãs), a morte era vista como algo esperado. A morte era desejada.
Hoje em dia, não encaramos assim devido a muitas questões, inclusive religiosas. Mas para quem nasceu numa cultura, onde a morte tem o significado "bom", talvez a imortalidade seja sim um castigo.
=D

brilhante 29/07/2012

interessante...
Não sei se criei muitas expectativas, mas achei o livro razoável. Já li alguns outros sobre o mesmo assunto e talvez tenha achado o livro fraco. Não que seja ruim... nota-se uma pesquisa do autor para o desenvolvimento da história, mas... achei meio piegas o lance do romance do protagonista... mas vale a pena ler para distração.

Janaina Vieira - Escritora 15/10/2011

O apocalipse das emoções humanas x a determinação divina.
Mais uma vez suspeita (quem me conhece sabe porque sou suspeita), escrevo sobre esse livro fenomenal, de uma qualidade rara, que reúne criatividade, suspense, mistério, medo, amor, religião, fé, profecias, dois mil anos de história. Tudo em um único livro!

Não é nada fácil escrever um romance sobre temas tão complexos como política, religião, ordem mundial, judaísmo, cristianismo, guerras e profecias — que são os temas centrais dessa obra. Mas, em meio a tudo isso, é ainda mais difícil conseguir escrever também sobre amor, perdas, ódio, rancor, remissão, encontros e desencontros, vida e morte. Conseguir escrever bem sobre todos esses temas, aparentemente tão díspares entre si, é algo admirável. E, além disso, conseguir envolver o leitor a cada página, é ainda mais admirável.

Então, sem fazer spoiler, pois o livro ainda será oficialmente lançado no mercado no final deste mês, posso garantir a todos os aficcionados por histórias de mistério e suspense que terão aqui uma leitura de primeira linha, completamente eletrizante! Mas todos (ou todas) aqueles que amam histórias de amor grandiosas e intrigantes, também estarão plenamente satisfeitos e, ao final deste primeiro volume, estarão ansiosos para ler a continuação.

Sobre a trama, é bom ler a sinopse, que explica muito bem, em linhas gerais, qual é o tema central da saga. E eu confesso que, quando terminei a leitura, fiquei com muito medo... Fui para o Google pesquisar alguns assuntos e tive uma grande surpresa, que me deixou de queixo caído... até agora! Além disso, fiquei imaginando até que ponto as atitudes boas ou ruins de uma pessoa têm base realmente naquilo que elas vivem, no que ganham ou perdem, e até que ponto é possível superar as dificuldades, ou não; até que ponto é possível vencer os malefícios, ou não. Enfim, é uma história que faz pensar muito sobre Deus, sobre a vida, sobre o sentido de existir, sobre o amor incondicional, sobre ganhos e perdas, sobre a importância e o papel do amor em nossas vidas, e também sobre a razão de estarmos aqui, neste planeta.

Esta é uma obra que, na minha opinião, chegou para ocupar um espaço ainda vago na literatura brasileira, que é o do suspense inteligente e eletrizante, como tão bem escrevem alguns autores, porém estrangeiros. Entre Jerusalém, São Paulo, Viena e Washington; século I e século XXI, o autor nos conduz a uma viagem surpreendente, que nos faz roer as unhas de verdade.

Vale a pena ler!

Silvia 27/06/2012minha estante
Legal :-D

Priscila Nonato 19/06/2014minha estante
Você sabe onde encontro 1° capitulo para leitura , é que não tenho certeza se vou gostar da historia ,então queria fazer um test drive .

Janaina Vieira - Escritora 19/06/2014minha estante
Priscila, vc pode solicitar o primeiro capítulo ao autor do livro, Leonardo Born: http://www.skoob.com.br/usuario/170818-leonardo-born
Ele tb está no Facebook.

Eu adorei esse livro, que é o livro 1 de uma trilogia. Muito bom mesmo!