Ela Disse, Ele Disse

Ela Disse, Ele Disse Thalita Rebouças

Resenhas - Ela disse, ele disse

emilia 17/08/2021

Ela disse, ele disse
O livro é muito bom, o único motivo de não receber cinco estrelas foi o final, acho que poderia ter sido mais elaborado, tirando isso o livro é muito bom. A leitura é tranquila e as palavras são informais, o que ajuda na compreensão.

Maiara 13/08/2021

O primeiro da vida
Esse foi o primeiro livro que eu li NA VIDA, foi o que fez eu me apaixonar por livros e não parar mais nunca de ler

Raposo 25/07/2021

Um Romance Fofo
Confesso que fui ler "Ela disse, Ele disse" muito por causa do filme, que assisti dias atrás e achei divertido; porém, após a concluir o livro, posso dizer que consegui me surpreender positivamente com a obra.

É difícil explicar sem parecer redundante demais ou, quiçá, puxa saco o porquê a obra me pegou, porém posso dizer que, além do meu fraco por obras mais românticas, ela traz uma vibe jovem e entrega bem aqueles dilemas que meninos e meninas têm com relação aos sentimentos.

Temos uma narrativa que entrega os pontos de dois personagens, a Rosa e o Leo, e o faz de uma maneira bem eficiente; mesmo quando se rende aos clichês básicos do tipo. Aqui há doses altíssimas daquilo que faz o romance infanto-juvenil ser algo divertido e para todas as idades, pois a narrativa se importa de mostrar dois pontos de vista distintos sobre o mesmo tema e, de forma geral, entrega algo que funciona bem, além de ser gostoso de acompanhar.

Além disso, o núcleo secundário - mesmo não sendo tão explorado - é divertido e nos entrega boas situações. É, como eu digo, uma obra que te deixa no lugar comum e, de quebra, te deixa de coração quentinho.

Claro que, não indico esse livro pra você que não curte romances, pois você, muito provavelmente, não irá se entregar o suficiente para se envolver na trama. Aqui, o melhor é você simplesmente abraçar a vibe água com açúcar e curtir, afinal... estamos falando de um romance de adolescentes e não de uma obra cheia de reviravoltas.

Ademais, preciso dizer que "Ela disse, Ele disse" é um livro que transporta bem a juventude, de maneira simples, em sua história. É algo agradável e que, sim, me deixou curioso para ler mais coisas da Thalita Rebouças (autora do livro); pois ela consegue entregar uma leveza que esbanja charme e isso, sinceramente, é algo lindo.
Honorato.o 25/07/2021minha estante
Que saudades de te ver por aqui.

Gabriele 22/07/2021

Um grande queitinho
Foi ele que me iniciou no mundo da leitura, ótimo para pres adolescentes sério tem tudo aver, todas as descobertas vc vai super se indentificar.

Dii 14/07/2021

Bom, mas depende da sua idade.
É um livro fofo, típico romance adolescente, mas acredito que não é bem um livro pra toooodas as idades.
Um exemplo que posso dar é sobre mim mesmo, tenho 16 anos, achei o livro fofo mas não tudo isso, porém sei que esse livro sem dúvidas é destinado para pessoas mais jovens. Mas tenho certeza que se eu tivesse lido esse livro com 10/11 anos teria AMADO.
Escrita leve, engraçadinha, as vezes pode te tirar da ressaca literária.

eu 27/06/2021

ludimila devo tudo a você
é muito gostosinho de ler, e vc acaba lendo rápido

eu já tinha visto o filme e tenho que dizer que é bem fiel

a rosa e o leo são uns fofos e o ambiente escolar é maravilhoso e passa aquela vibe específica brasileira

Lily 23/06/2021

Ela disse, ele disse - resenha
Eu nunca escrevi uma resenha, mas vamos lá!

Então o livro é BEM clichê pré-adolescente.

Os personagens não são mostrados direito, ex: os personagens principais tem características muito iguais.

A escrita é bem exagerada em gírias, palavras abreviadas e todo tipo de expressão não-culta usada na linguagem informal, "mas Alíssia o livro é pra pré-adolescentes, ela quer falar na linguagem deles'' mas não é necessário esse exagero dos diálogos com linguagem do dia-a-dia ou internet; "Harry Potter", "Percy Jackson" e os livros da Paula Pimenta estão aí pra provar isso! Além do mais contém um grande exagero das gírias cariocas que deixam leitores de outras partes do Brasil perdidos ( eu sou uma ).
E ela não só usa nós dialogos, sua em toda descrição da história! * Essa parte foi inspirada em uns dos comentários da resenha desse livro *

A história toda e o romance passa rápido demais, além de ter só 192 páginas!

Eu queria que a relação dos personagens principais com os pais não sejam tão ruins daquele jeito, em relações de filhos e pais ( na maioria do livros que eu já li ) são mediana, como a maioria diz: amor e ódio; e não uma relação de Cinderela com a sua madrasta!

Minhas 3 estrelas vão para o fato de ser nacional, ter um filme inspirado no livro e para assuntos da sociedade abordados: como o bullying, a situação de adolescentes na escola e a mudança de estado ( mesmo sendo abordados muito rapidamente no contexto ).

Foi isso, obrigada por lerem minha crítica, estou me sentindo uma crítica de livros agora! ??

nati 20/06/2021

gostei muito.... quando era menor
Lembro que quando li o livro pela primeira vez gostei bastante e terminei bem rapidinho também, até tinha se tornado meu livro favorito na época. Mas ganhei esse livro quando tinha 12 anos, o que eu diria que é a idade máxima para ler, principalmente por ser bobo e óbvio.
Resolvi tirar da minha estante e ler novamente por lembrar que já tinha gostado dele, porém não me agradou mais. Como já disse, achei muito óbvio, "a menina popular burra e a novata na escola deslocada". O que mais me irritou no livro foi o fato da autora ter tentado usar uma linguagem mais "jovem/adolescente" sendo que absolutamente ninguém fala desse jeito.
Muitas vezes fiquei com vontade de socar certos personagens por serem lerdos e burros, nisso entra algo que gostei: a prima do Léo. Uma criança bocuda que joga a verdade na cara dos personagens muito lerdos. Quando li pela primeira vez, com 12 anos, lembro-me de ter dado altas risadas quando ela apareceu.
Enfim, é um livro bobinho de romance adolescente que não tem nada demais no final, é o que sempre acontece em todo livro/filme desse tipo. Aliás vi o filme do livro e odiei!!! Muito ruim, não teve nada específico, deu um ar de "tudo jogado", parecia que nenhuma cena era realmente completa. A pior parte foi quando os alunos decidiram fazer um vídeo para ajudar os personagens principais, um mico atrás do outro e o final foi péssimo, principalmente quando decidem cantar.
Não recomendaria o livro.

larainativa 17/06/2021

??? ?????, ??? ?????
Livro leve para entrar no mundo literário ou sair de uma ressaca.
Pontos negativos: repetições de gírias desnecessárias, "vilã" sem tempero.
Livro legal, e bem juvenil.

natália 10/06/2021

Não acontece nada além do óbvio.
Talvez tenha alguns spoilers nessa resenha, mas vamos combinar: todo mundo já sabe o final.

Li há algum tempo, mas ainda me lembro de algumas coisas.

A primeira delas é que achei os personagens muito "sem sal". Não achei nenhum deles bem desenvolvidos, parecia que o Leo e a Rosa só tinham o único interesse neles dois. O que a Rosa gosta de fazer? Quais são os hobbies do Leo? Não sei e nunca saberei.
Mentira, o Leo (obviamente) joga futebol muito bem. Mas a Rosa é super sem graça.

Os amigos deles são piores ainda, simplesmente jogados pra tapar buraco. Só os "inimigos" deles, como a Júlia que têm uma certa personalidade.
Contudo, o que eu vejo muito em alguns livros são personagens femininas que são muito burras e metidas, as típicas "loiras burras". A Júlia é um exemplo dessa menina. Na adolescência, existem, sim, meninas extremamente fúteis, mas não como a Júlia. As meninas "populares" da minha escola são aquelas que vão à muitas festas, mas elas não são burras (como a Júlia) a ponto de falar só de maquiagem e dessas coisas.

Não gostei da escrita da Thalita. Reparei que ela tenta usar a linguagem dos jovens, usando muitas gírias e tals, mas as vezes fica forçado e até eu ? com meus maravilhosos 15 anos ? fiquei achando estranho o que os personagens diziam, pois não me identifiquei com os diálogos.

Também achei estranhas algumas cenas que a Júlia falava um verbo errado e os outros personagens corrigiam ela. Ela usava o "vir" ao invés de "vim", por exemplo.
Me desculpe, Thalita, mas ninguém faz isso. Na linguagem falada, nem dá pra perceber isso direito. Todo mundo fala errado, sem exceção. E não são adolescentes de 14 anos que vão ficar corrigindo a menina, porque eles só querem saber de beijar na boca, e não da gramática alheia.

Outra coisa que eu reparo muito nesses livros nacionais é a liberdade dos adolescentes. Eles saem pra shopping, praia, cinema, casa de amigo e o pai nem liga. Ficam soltos nas capitais (os livros que eu já li se passavam em SP, RJ ou BH) e nada acontece com eles. Eu moro em Maceió, e eu garanto que aqui parece que é uma cidade do interior, e não uma capital. Mas mesmo assim, eu não saio (saia, no caso) de casa dessa forma enlouquecida, porque o Brasil é perigosíssimo. Tinha que avisar à minha mãe uma semana antes se eu fosse pro shopping com meus amigos ou algo do tipo. Fico chocada com essa liberdade ? e irresponsabilidade ? dessa galera.

Acredito que isso aconteça muito, porque os autores cresceram nos anos 80/90, e aquela época, mesmo com 1000 questões, era mais segura. Mas parece que eles não perceberam que a gente tem medo de tudo, pois todo dia tem gente sendo morta na rua.

Agora vou falar do que gostei (pelo o que eu me lembro):
? O bullying, porque eu gosto de ver a galera sofrendo nos livros. Achei que foi até que bem abordado, e teve aquele clássico do "eu te pego na saída" e então os personagens entraram numa briga. Ai, amo.
? Os trabalhos em grupo. Eles tiveram até que bastante trabalho pra pouco livro, e eu amei, pois era exatamente assim que eu fazia trabalho com meus amigos antes da quarentena (saudades).
? Aquela "prima" do Leo, acho que o nome dela é Ludmila. Da mesma forma que eu amei a Cecília de FMF, eu amei essa pivete. Adoro aquelas crianças chatas que abrem os olhos dos protagonistas sonsos.

Recomendaria? Não, só se você nunca leu nada e tem tempo livre.
A vibe do livro não me cativou. Mas, se você quiser ler, vá em frente. Não acontece nada de mais na história e a escrita também é facílima (se você for do RJ, porque se for de outros estados, a gíria pode te complicar), além do livro ser curtinho. Confesso que shippei o Leo e a Rosa, mas eu também shippo todo mundo, então nem dá pra eu dizer se a Thalita desenvolveu o casal bem ou não.
Acho que até dei estrelas demais, mas é porque eu amo livros nacionais.

Darlinha 05/06/2021

Ela disse, ele disse
No início eu não estava botando "fé". Estava achando chato e agoniada com o fato de que eles estavam falando muita gíria. Mas depois começou a ficar bom e eu li o resto que faltava em um dia.
Eu fiquei com vontade de bater na cara deles várias vezes, principalmente na cara da Júlia. Menina insuportável!
Eu gostei do livro! Me tirou da ressaca literária.
Recomendo:)

clairomaceta 10/05/2021

me senti no sexto ano de volta
li varias vezes no sexto ano e quando li denovo me senti no sexto ano de volta como eu digo no título porr

Bruna.Bertie 27/04/2021

O livro é uma gracinha. Bem levinho, curto e divertido. A história são de crianças na escola bem diferente do que estou acostumada a ler. Eu adorei.