Tomates Verdes Fritos

Fannie Flagg

Resenhas - Tomates Verdes Fritos

Lady Rita 06/06/2024

Inesquecível
Esse é para ler e em seguida assistir o filme.
Simplesmente sensacional!
Assim como Sra. Evelyn Coach, sinto que conheci todos os moradores da Parada do Apito.
É um livro tão leve, com capítulos curtos e envolventes, que demorei propositadamente para ler, pois apesar de querer saber o que viria depois, não queria finalizar a leitura.

Patricia.Granado 04/06/2024

Delícia
Que livro delicioso de ler... É daqueles livros que te dá vontade de arrumar as malas e ir para Birmingham, Alabama... Ou de pegar a frigideira e ingredientes e ir pra cozinha! Tinha visto o filme há muitos anos e já nem lembrava direito da história, foi tudo novidade pra mim. Agora já estou doida pra assistir de novo! Recomendo muito! Livro maravilhoso!

Laura.Almeida 02/06/2024

Voltando agora, depois de 6 meses, pra falar que finalmente terminei de ler KKKKKK. Era um livro que eu estava MUITO ansiosa pra ler, que botei mt expectativa, mas que não consegui aproveitar 100% a leitura por falta de tempo e concentração. Enfim, mesmo após enrolar e ter me perdido quando cheguei na metade, posso falar que pelo pouco que me concentrei da história, é um livro que podemos ver diversas situações que retratam a realidade, a que eu mais vi presente foi o racismo. É uma história que expõe uma sociedade preconceituosa e violenta. Podemos, com clareza, ver esses aspectos. Mas, apesar de serem abordados todos esses temas pesados, no livro podemos ver que a gentileza e humildade pode se fazer presente em meio a tanto caos. Gostei muito da narrativa ??

Arthur 14/05/2024

Um clássico, mas meio moroso e demora a história ficar animada. No entanto é legal conhecer a cultura americana na época de crise e segregação racial.

L.Fortuna 10/05/2024

A leitura é gostosinha, mas não me prendeu! Gostei de algumas partes, porem tem muitas historias juntas. A narrativa também ocorre em duas épocas diferentes, e esse estilo de texto não combinou, ao invés de nos aproximar dos personagens, afastou.

Ana 03/05/2024

Acho que tenho um novo livro de apego.
Estou me sentindo devastada por ter terminado a história. Vou sentir falta da parada do apito e todas as personalidades dos queridos.
Leitura obrigatória.

Majú 09/04/2024

De filme à livro favorito :
"? Há muitos anos, havia lá o mais lindo lago da Parada do Apito... No verão, nós íamos nadar e pescar, e dava até para sair de barco se quiséssemos. ? Ela balançou a cabeça com tristeza.
? Sinto muita saudade, ah, como sinto.
Smokey olhou para o espaço vazio.
? E cadê ele? Secou?
Ela acendeu um cigarro.
? Não, foi muito pior. Era novembro, e um grande bando de patos, acho que mais de quarenta, pousou bem no meio do lago. E nessa tarde, enquanto eles estavam lá, aconteceu uma coisa estranha. A temperatura caiu tão de repente que o lago todo congelou, ficou sólido como uma rocha em questão de três segundos.
Assim: um, dois, três.
Smokey se surpreendeu.
? Fala sério?
? Falo.
? Bom, então matou todos os patos.
? Claro que não. Eles levantaram vôo e levaram o lago. Dizem que agora ele está lã na Geórgia, até hoje..."
Eu sou completamente apaixonada por livros que narram o cotidiano e pessoas comuns que descobrem a Vida sendo aquilo que se é, exatamente. Tomates Verdes Fritos está na minha vida desde quando eu era garotinha - era meu filme favorito, tornou-se meu livro favorito.
A história de Idge e de Ruth, o amor das duas, seu cotidiano, o filho de ambas, seus amigos, o pano de fundo... Tudo isso torna a história demasiadamente atrativa e mostra um viés rotineiro da vida que pode (e na verdade, é!) ser bonito.
Idge para sempre será uma de minhas heroínas. A forma como ela enfrentou a sociedade da época (EUA, década de 1920-1930) e era uma completa apátrida dissociada, mantendo vinculo afetivo com sua companheira, criando seu filho e peitando a Klan por alimentar pessoas negras que estavam em situação de vulnerabilidade... Idge fazia o certo porque era o certo. Ela tinha um senso de justiça como poucas pessoas têm, até atualmente.

Cinco estrelas, se eu pudesse, dava mais.

alinneasilva 30/03/2024

Esse livro me trouxe uma nostalgia tão gostosa.
Tive um pouco de dificuldade com a narração no começo, mas gostei muito dos vários pontos de vista e me apaixonei pelos personagens. Eu amei ver o amor de Ruth e Idgie como algo tão natural pra elas e pros outros e também amei a relação de Idgie com Toco.
Existe um pouco de ternura em alguns trechos da escrita que me encantaram muito.
Não dá pra negar a presença da figura do ?white savior? mas, pela data de publicação achei uma boa história. Gostei muito de como ?conhecer? essas pessoas ajudou Evelyn a se conhecer melhor.
Ah, foi uma delícia relembrar alguns momentos marcantes do filme. A cena da morte de * me marcou muito no filme, apesar dela não ter tanto destaque no livro, já que o foco aqui são mais as consequências do que aconteceu.
Enfim, um livro que me consquistou ao longo da leitura.
beryensun 04/04/2024minha estante
fiquei feliz que você obstou ?

RobertaAdoletras 26/03/2024

Ouvi falar muito desse livro e decidi dar uma chance e foi uma grata surpresa, o livro conta a história da Parada do Apito através do olhar da octogenária Dona Ninny e conhecemos mulheres com características bem diversas e incríveis, com personalidade forte.
Idgie foi a minha preferida, destemida, solidária e empática. Todos os personagens a sua maneira foram ganhando espaço na narrativa e se tornaram fundamentais para contar a história da inesquecível Parada do Apito.
Valeu a leitura, apesar de ter achado um pouco parado e as vezes demorada a história de engrenar.
Mas foi uma leitura válida e produtiva.

Juliana 20/03/2024

Que surpresa boa
Eu pensei que ia achar o livro extremamente tedioso e me peguei foi querendo devorar o livro em um dia só, e foi quase o que eu fiz mesmo. Os personagens são cativantes e a história te prende desde o início. Perfeito.

BarbaraDSB 12/03/2024

O livro nos lembra do poder da amizade e da capacidade de encontrar beleza mesmo nos momentos mais difíceis.

FlAvia.Danza 21/02/2024

História de vó, mas muito mais completa
Achei o livro delicioso de ler. A expectativa após assistir ao filme é de que vão focar mais em Idge e Ruth, mas na realidade o livro conta o que acontece com os mais próximos delas também: a familia do Big George, da Ninny, o Smokey Solitário?
É muito interessante acompanhar, além do que considerei como a Parada do Apito ir de seu ápice à decadência, também a mentalidade de Evelyn mudar e se desenvolver conforme conhece a história contada por Ninny, e compreende suas próprias questões.
É muito interessante o jeito de abordar as histórias e trazer detalhes sobre elas. Variando entre artigos de jornal, conversas entre personagens do ?presente? e narrativas do passado em 3ª pessoa, nunca deixando a leitura monótona e sempre instigando a curiosidade.

Leituras_e_Chocolate 12/02/2024

Que livro incrível!!
Pra quem gosta de ouvir uma boa história?
Através das memórias da sra. Threadgoode, fazemos uma verdadeira viagem direto para A Parada do Apito, onde vamos conhecer as amigas: Idgie e Ruth, e os tomates verdes fritos.
Ao longo dos dias de visita de Evelyn Couch na casa de repouso, a narrativa nostálgica vai ganhando vida e criando um ambiente propício para reflexões e mudança de vida.
História encantadora e delicada, e ao mesmo tempo, uma história cheia de força.

Vale muito a pena o investimento de tempo nessa leitura, uma verdadeira experiência!

gothscent 07/02/2024

Tomates verdes frito
Este livro te faz viajar para décadas diferentes em que as histórias são contadas, te faz imaginar cada cenário, personagem. o que mais me fez gostar de lê-lo é como a amizade é sempre abordada nas narrativas, como todos são sempre unidos apesar do grau de parentesco ou até mesmo da falta dele.