Caçadores de Bruxas

Caçadores de Bruxas Raphael Draccon

Resenhas - Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas

Gabi 29/07/2012

Sabe todas aquelas histórias infantis que todos sabem desde que se conhece por gente, mas ninguém nunca questionou o por que cargas d'água havia uma casa feita de doces e por que raios duas crianças começaram a comer a casa? Ou por que a menina de mais ou menos dez anos foi mandada pra floresta sozinha, sem um adulto por perto e com uma cesta de doces pra avó que morava onde Judas perdeu as botas? O Raphael (olha a intimidade com o cara! hahaha) se perguntou. E fez melhor que isso. Criou toda uma razão pra todos os acontecimentos e muito mais.
Com uma narração maravilhosa que poderia muito bem ser de um bardo contando a história pra algumas pessoas em uma taverna na beira da Estrada do Rei (oi, Arya Stark? Você e o Gendry estavam escutando o Draccon narrar a história ai em Westeros?). É assim que Caçadores de Bruxas começa já te pegando e fazendo você querer ler até o final porque o tal bardo sempre fala "mas essa parte vou deixar pra depois".

Lá na Nova Ether é onde conhecemos a menina que ficou famosa com o maldito apelido de Chapeuzinho Vermelho, dois irmãos que passaram poucas e boas nas mãos de uma bruxa que os enfeitiçou a ponto de comerem barro como se fosse jujubas, o filho do inimigo de um tal de menino que não queria crescer e vivia na Terra do Nunca e fadas e deuses.
Isso parece feio demais? Houva uma época que não era, acredite em mim, mas quando esse tipo de coisa começa a acontecer, fique pronto, pode vir coisa bem pior pela frente.
Das fadas que iam à Nova Ether testar a bondade e honestidade de alguns humanos, algumas se mostravam tão fracas quanto os homens e caiam em tentação. Surgindo assim as bruxas. E com bruxas, aparecem Caçadores de Bruxas e então... Guerra.
Em um mundo medieval e totalmente mágico, referencias bem modernas aparecem. Uma história com romance, guerras, aventura, magia, contos de fadas e fantasia. Raphael criou um mundo fantástico e poético a altura de muitos autores internacionais.

UM POUCO MAS DA RESENHA E OUTRAS:

Tati Freitas 17/02/2021

Um mundo etéreo
Relendo depois de mais ou menos 10 anos, esse livro ainda me causa impacto. Foi a primeira vez que eu li contos de fadas contados dessa maneira e tão misturados com referências da cultura pop. Mas pra mim, o diferencial maior é o narrador, que não só conta a história, mas tece comentários, guia e dá as explicações que ele mesmo acha necessárias. É como ouvir alguém contando uma história sobre seu próprio ponto de vista, e isso é maravilhoso, pois o próprio narrador se torna um personagem. É uma narrativa em terceira pessoa e ao mesmo tempo, algumas vezes parece que não é.

Dedé 25/07/2012

Curioso!
Eu gostei bastante do livro. Honestamente, gostei muito da forma que o Raphael brinca com os contos de fadas, e como ele o coloca em suas histórias fantásticas. Consegue narrar muito bem, e, com esses capítulos curtos e cada um contando uma parte - coisa que adorei! - é realmente muito empolgante.
Só recomendo que, quem estiver com dúvida para ler, LEYA! (lol?), porque não vão se arrepender, e definitivamente vão querer ler toda a trilogia!
Bakujirou 25/07/2012minha estante
Simplesmente é um deleite e uma inspiração. Tem uma citação do próprio autor na 3ª reimpressão do livro que fala que ele non esperava ter sido a inspiração de outros autores a escreverem seus próprios livros e tal. Ele ficou contente em ter sido um ponto de referência. /hihi

Bakujirou 25/07/2012minha estante

isadora.prior 31/12/2022

muito bom
eu achei incrível a ideia e a execução desse livro, a forma que o autor envolve diversos elementos do folclore brasileiro com personagens cativantes me emocionou. isso que acabei de ler é uma conquista enorme pra literatura nacional, deveria ter muito mais reconhecimento.
Julia Barrow 31/12/2022minha estante
concordo plenamente!!

Vanessinha:) 29/03/2021

Caçadores de Bruxas
Reli esse livro, pois não me recordava muito. E teria que relembrar aluns fatos para o quarto livro dessa saga.
Esse livro é narrado em forma de historia para dormir, o que torna ele ainda mais cativante. Senti como se o narrador estivesse me contando a historia.
Mesmo tendo alguns personagens e suas historias sendo inspiradas em conto de fadas, o autor cria uma atmosfera fantástica, criando um próprio conto de fadas para cada um.
O epilogo do livro é fascinante, foi simplesmente magico voltar a Arzallum.

CooltureNews 10/09/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Desde que criei esse site e um pouco antes, sempre tive vontade de ler essa série de livros, grande parte devido as ótimas criticas que pude ler no decorrer destes anos e em segundo por aparentar ser uma série forte, não sei o motivo, mas sempre que vejo algo que tenha ou envolva a palavra Dragões minha curiosidade fica atiçada. Em todo caso esperava que esses seres misticos estivessem presentes do livro, já tinha o conhecimento que não os veria mas ainda assim continuei muito curioso. Através de uma promoção consegui comprar o box da trilogia e finalmente consegui tempo para começar a leitura e no momento estou com muita vontade de parar todas demais leitura só para terminar essa série.

Logo nas primeiras páginas somos apresentados a personagens conhecidos, entretanto com uma história de vida diferente daquelas que escutamos durante toda nossa vida e confesso que essa nova abordagem é muito mais interessante e envolvente, gostaria de ter ouvido essa nova versão desde sempre. A história se passa em um mundo onde magia, divindades, ou semideuses, e todas histórias que conhecemos como contos de fadas se convergem em um único universo.

Essa nova abordagem, principalmente por já possuímos algum conhecimento em relação aos personagens a princípio pode parecer extremamente confusa, entretanto a narrativa de Draccon é simplesmente espetacular e confesso que nunca li nada que se assemelhe a isso. Durante toda a leitura a impressão é de que estamos sentados frente a frente com alguém que presenciou todos os acontecimentos e está relatando aquilo para nós, da forma com que um avó ou pai conta a história para seus netos/filhos.

Essa forma com que o livro é escrito também ajudou pelo fato do livro possuir muitos personagens importantes, vivenciando experiências distintas e nos momentos de dúvidas quanto a acontecimentos passados ou sobre as escolhas feitas pelos personagens eram esclarecidas no momento certo pelo narrador, dando a impressão de que não era nós, leitores que entrava dentro da história e sim o inverso, em muitos momentos senti como se o autor sabia exatamente o que estava se passando na minha cabeça, assustador.

O livro é repleto de referências, sério, são muitas mesmo. E tudo isso tornou a leitura muito mais prazerosa, principalmente quando você encontrava aquelas bem sutis. Apesar de já esperar uma leitura satisfatória tenho que assumir que o livro conseguiu me surpreender ainda mais, nenhum texto que li sobre a obra conseguiu colocar em palavras o quanto essa leitura realmente vale a pena, tenho certeza que nem minha resenha poderá fazê-lo, por isso mesmo tentarei ser simples e direto. LEIA!

Mika 30/04/2021

Não dava nada...
Acho que o livro se demorou demais na apresentação de Nova Ethér... mas nossa... não me arrependi de ter insistido na leitura e ter colegas pra me incentivar a continuar, que mundo ENCANTADOR, essa releitura dos contos foi contada com maestria e me vi com os olhos marejados no terminal de ônibus enquanto lia os últimos capítulos. Com certeza vou ler os próximos ?

Patrícia 19/01/2014

Tirando o chapéu pra Raphael Draccon
Confesso que fui surpreendida... de início, Dragões de Éter para mim era mais um entre tantos sucessos norte-americanos nas livrarias, onde eu pensava que na capa traseira do livro iria encontrar quantas semanas ele passou em tal posição no Times.. e blá blá... enfim, todas essas coisas que vc vê de um best-seller norte-americano, eu via o povo falar muito dele. Inclusive um amigo meu. Era só elogios... até que um dia criei tempo e vontade em lê-lo (pois meu gosto literário se distancia um pouco do tema de Draccon). E veio a surpresa nas primeiras páginas quando desconfiei da escrita do livro, parecia um livro... brasileiro! Eu logo: "oxe!" (isso mesmo, bem nordestino mesmo) fui na ficha catalográfica do livro e lá estava a publicação no Brasil. Bom, até aí a surpresa foi apenas diante do que eu pensava do livro ser norte-americano, pois o início de Dragões de Éter é meio, digamos assim, perdida, enrolada, muitas explicações sem explicações (?!), demonstrando a ansiedade do autor redigindo seu primeiro livro (isso fica na cara, não precisei nem de pesquisa), mas aos poucos, ao longo de suas quatrocentas e tantas páginas é que veio a surpresa de fato. Caramba, que imaginário o desse cara! Que obra estupenda! Uma saga digna de reprodução cinematográfica! Pena que o Brasil ainda não tem uma Hollywood da vida, pq se tivesse essa saga já estaria seu nome cotado ao Oscar 3 anos depois de sua publicação. Dragões de Éter é criativo, prende o leitor, nos faz dar risadas, chorar, se angustiar e ler obsessivamente página após página perdendo o sono pela noite adentro... A escrita que no início está meio perdida, fica "semidivina" do meio para o fim, e suas continuações? Essas são melhores ainda, se é que dá para imaginar isso. O Draccon amadurece ao longo do primeiro livro para ser arrebatador no segundo livro. Dando orgulho aos leitores brasileiros. Quando se vai escrever uma resenha no skoob, vc vê: "Escreva o que achou do livro/o que aprendeu com ele" Deste eu posso dizer: Aprendi que livros brasileiros podem ser tão bons ou melhores que aqueles que inspiraram histórias de filmes magníficos do mundo da fantasia que tanto nos prendeu a atenção na adolescência e até hoje.

Martins 08/12/2021

Nem todas as histórias possuem um final feliz!
Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas do escritor e roteirista brasileiro Raphael Draccon coloca alguns dos clássicos personagens de contos de fadas, os quais crescemos lendo, bem como também assistindo diversas adaptações cinematográficas como filmes, animações e desenhos animados. Chapéuzinho vermelho, João e Maria, Branca de Neve e outras figuras que fazem referência aos príncipes, donzelas, vilões, bruxas e monstros são conectados em um mundo fictício, mágico e até "encantador."
Embora esse processo de satirizar contos infantis tenha se repetido em outras obras, Raphael consegue narrar uma trama surpreendente, através de um personagem até então desconhecido. Outro ponto forte é o clima sério ao estilo de "Game of Thrones", já que nem todos o personagens são "bozinhos." Um livro escrito por um amante de fantasia para outros admiradores do gênero.

Isa_Andradre 11/12/2021

Acredito que o livro tenha muito a ver com a idade. Digo que se você começou a ler agora ou tem entre 12 a 15 anos esse livro é perfeito pra você, mas também não se limita por isso apesar de parecer realmente infantil se você não gosta de fantasias com temas mais pesados essa história vai cair como uma luva. Apesar de não ser meu tipo favorito de história eu amei pela simplicidade e conforto que ele provoca. A escrita bem fluida, personagens carismáticos e plot Twist bem feitos. Um ótimo livro para se ler depois de algo mais pesado que exige mais ou para sair de uma redação literária.

Nathalia 06/12/2021

Bem, eu achei o livro bem sem graça no começo, não me cativou nem um pouco, os personagens meio que conhecidos e ao mesmo tempo com uma nova roupagem, não me convenceram no começo, na realidade até o meio do livro eu ainda não estava vendo muita graça.

Do meio do livro em diante onde a magia e os poderes dos personagens começaram a aparecerem o livro parece que ganhou um novo sentido, parece que o autor se encontrou, antes disso na minha opinião foi pura encheção de linguiça.

Mas em um todo do meio em diante as coisas ficam mais empolgantes, agora vou para o segundo livro um pouco mais esperançosa, espero que não tenha o mesmo início devagar do primeiro.

É isso, até a próxima resenha!

Mikaelle 12/01/2022

Essa leitura me deixou totalmente surpresa!
No início achei que seria mais uma daquelas histórias de contos de fadas de sempre, mas me surpreendeu totalmente.
A narrativa do livro é diferente de tudo que eu já li então foi estranho no começo. Amei como foi colocada na história o ponto de vista de cada um, mostrando os dois lados da história e como o autor conta essa história foi perfeito,
Eu amei o começo o meio é o fim dessa história.
Recomendo muito a leitura desse livro maravilhoso. Estou animadíssima para a continuação desse livro.

Maria 21/02/2022

"Porque de fato não existe uma invenção. Existe um descobrimento".

Eu afirmo com total certeza que esse foi um dos melhores descobrimentos que eu já fiz. Raphael me fez pensar nos contos de fadas que já li e me questionar: Será que os vilões realmente são maus? Ou só não tiveram seu ponto de vista compartilhado?

Grungemo 22/07/2019

Cansativo e problemático.

Lari 10/03/2022

Caçadores de bruxas
Nossa eu amei esse livro, amei a narração, os capítulos bem curtinhos, os atos, os personagens, os relacionamentos, o mundo mágico construído e o desenvolvimento da trama. Eu não esperava gostar tanto assim, espero q o segundo seja a mesma coisa(agr q eu tô indo com a expectativa mais alta). Recomendo mto