O Poder da Arte

O Poder da Arte Simon Schama

Resenhas - O Poder da Arte

Guilherme.Oliveira 22/03/2023

Este livro me tirou um pouco da zona de conforto.
Não é o tipo de literatura que busco mas foi uma experiência incrível, e, me fez abrir um pouco mais os olhos.

Os artistas lá estudados já são brilhantes por natureza, mas destaco o trecho de Willian Turner, artistas este que não conhecia e entrou para o rol dos preferidos.

O livro só somou!
E como somou...

Aprender sobre as entranhas das obras foi edificante.

Andrys 28/08/2022

É um ótimo Livro para quem gosta de Artes. Achei esse livro na biblioteca da minha escola e desejo te-lo para mim, tentarei encontrar uma copia ou um livro parecido para ter em minha mesa (ainda não tenho uma estante de livros).

A minha arte favorita é Perseu com a cabeça da Medusa. Tentei recriar a arte com lápis mas não se deu muito certo, não ficou como eu queria que ficasse.

Alexandre Kovacs / Mundo de K 24/10/2015

Simon Schama - O Poder da Arte
Editora Companhia das Letras - 504 páginas - Tradução de Hildegard Feist - Capa de Raul Loureiro e Claudia Warrak - Lançamento no Brasil 15/10/2010.

O crítico e escritor britânico Simon Schama estudou em Cambridge e lecionou em Oxford até 1980, quando se mudou para os Estados Unidos para trabalhar como professor em Harvard. Foi crítico de arte da revista The New Yorker e atualmente dá aulas na Universidade de Columbia, em Nova York. Ele é produtor e apresentador de documentários sobre história e história da arte para a BBC.

Em O Poder da Arte Simon Schama analisa a biografia e obras de oito artistas de estilos e épocas completamente diferentes: Caravaggio, Bernini, Rembrandt, Davi, Turner, Van Gogh, Picasso e Rothko, mas que de alguma forma revolucionaram a pintura e escultura de seu tempo. O autor não segue a tradicional linha de livros de arte, preferindo abordar uma visão humanista dos criadores e suas angústias e dilemas estéticos em função do período histórico em que viveram. Em cada uma das oito partes do livro entendemos como a busca pela beleza pode ser um processo reflexivo e que a história da arte nada mais é do que uma série de histórias pessoais de sucesso ou fracasso.