Ela é Carioca

Ela é Carioca Ruy Castro

Resenhas - Ela é Carioca

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2023

Na estreita faixa entre o Atlântico e a Lagoa Rodrigo de Freitas, chamada Ipanema, no Rio de Janeiro, “produziu-se a maior quantidade de cronistas, poetas, romancistas, designers, arquitetos, cartunistas, artistas plásticos, compositores, cantores, jornalistas, fotógrafos, cineastas, dramaturgos, roteiristas, cenógrafos, figurinistas, atores, diretores de TV, modelos, estilistas de moda e esportistas de que se tem notícia no Brasil”. Por sessenta anos, essa “província de cosmopolitas” influiu decisivamente na cultura brasileira, e muitos de seus protagonistas se tornaram estrelas reconhecidas em todo o Brasil.
Ela é carioca compõe-se de 237 verbetes, abrangendo centenas de figuras que ajudaram a mudar o jeito de o brasileiro escrever, falar, se comportar, se vestir e até se despir. Narrados no estilo inconfundível de Ruy Castro, essas minibiografias se completam mutuamente e apresentam não apenas a história de cada figura, mas transportam o leitor ao fervilhante clima cultural da época.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571649537

Marcelo 14/09/2023

Um excelente livro!!
A todos boa noite!
Este livro deveria começar pela letra Z, ou faça melhor, comece a leitura pelo final! Porque escrevo isso, todas as personalidades são otimamente descritas, mas, quando o autor descreve sobre Zuzu Angel, passa a impressão de que o livro foi escrito para ela.
Deste livro já comprei outros dois livros, a Biografia da Danuza Leão e o outro não lembro agora.
O autor aborda diversas persolidades algumas famosas outras nem tanto. Bares que infelizmente nunca conheci e não conhecerei.
Eu recomendo muito este livro.
Tenho o físico e o digital(que a minha esposa não saiba!!).
Leitura obrigatória a todos, como eu, amantes das biografias.

Angelica75 14/09/2020

Delícia passear por Ipanema
Ipanema contada pelos seus muitos personagens, um bairro que diz muito da personalidade da cidade do RJ. São mais de 300 verbetes entre pessoas e lugares e a cada página eu senti que estava ?in loco?, passeando pelas ruas do bairro. Um pouco datado em alguns termos misóginos do Ruy Castro...mas leve-se em conta que a primeira edição tem mais de 20 anos. Foi uma releitura, a primeira vez q li não conhecia o Rio de Janeiro... com o tempo passado, visitei a cidade quase dez vezes e o livro assume outro sentido depois que vc conhece e lembra dos lugares.

Andre.Silva 21/08/2020

Um livro com um cheiro gostoso de história
Esse livro conta a história de Ipanema desde seus primeiros moradores, quando Ipanema era apenas um bairro muito distante do centro e muito pouco desejado por pessoas com condições de morar em um bairro mais centralizado e moderno do que Ipanema, aquele bairro distante e desconhecido povoado por algumas famílias de pescadores.
Passando pela Ipanema pulsante de décadas depois. Pela Ipanema da Bossa Nova, pela Ipanema do cinema novo. Da Banda de Ipanema. A Ipanema da banda Blitz. E muitas outras Ipanemas ao longo do século XX.

Gerson 29/05/2012

Saudade
Esse livro me deu saudade de uma época que não vivi.

Manoel 06/02/2012

Resenha final
Um dos livros que provavelmente nunca vou terminar de ler, ou seja, uma espécie de livro de cabeceira. São relatadas boas histórias que aconteceram em uma época de ouro do Rio de Janeiro.

Luis 10/07/2010

Os impagáveis personagens de Ipanema.
Antes de escrever sobre o livro propriamente dito, não posso deixar de lembrar da ocasião curiosa em que o adquiri. No dia 6 de setembro de 2001, uma quinta feira, por volta das 6 da tarde, eu estava caminhando ente as barraquinhas da tradicional feira do livro, no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro, fazendo hora para a minha aula na pós graduação. Do outro lado da feira, estava o Ruy, acompanhado de sua esposa, a também escritora Heloísa Seixas, folheando alguns volumes. Deixando a timidez de lado, fui abordá-lo dizendo que era seu fã e aproveitei para comprar um livro ali mesmo para que pudesse levar o exemplar autografado. Ruy pacientemente esperou que eu fizesse a compra e ,sempre muito gentil, autografou com uma caprichada dedicatória. Foi o meu primeiro encontro com o escritor.
O livro em questão era justamente "Ela é carioca". Uma coletânea com alguns dos personagens mais icônicos de Ipanema, anônimos ou não. Uma verdadeira aula sobre a cultura da cidade mais linda do mundo, sempre com a escrita fascinante e bem humorada do autor.
Só para ter uma idéia dos achados da obra, segue um breve resumo de um dos verbetes mais interessantes : Hugo Bidet.
Hugo Bidet era um artista plástico, escritor e figuraça de Ipanema. O apelido, que virou sobrenome, nasceu de um improvável episódio : Ao oferecer uma feijoada em seu minúsculo apartamento, na falta de panelas e recipientes adequados para colocar de "molho" os salgados, Hugo recorreu à nobre peça do banheiro do imóvel.
Amigo de Leila Diniz e outras figuras típcas do bairro( muitas também retratadas no livro), em meio à uma crise depressiva Hugo resolveu cometer suicídio. Pegou um revólver, colocou o cano na boca e atirou. Surpreendentemente não morreu !! E, arrependido logo depois, ainda desceu à entrada do prédio para procurar ajuda.
Ipanema é única. Ruy Castro também.

Cinara 21/06/2010

Maresia
Quase se pode sentir o cheiro de maresia ao virar as páginas do livro. Quem não for carioca e não viveu aquela época, poderá se sentir injustiçado - a vida parecia bem mais interessante. Para os grandes admiradores do estilo carioca de encarar o mundo. E para olhar os lugares preferidos do Rio com olhos de historiador.

Aninha 11/12/2009

meu tio está nesse livro! entre outras histórias incríveis sobre Ipanema, cariocas...

Jumpin J. Flash 27/10/2009

Interessante
Mostra muitas pessoas muito que chegaram a ser conhecidas em nível nacional, e também outras não tão famosas assim. É curioso ver como o Rio de Janeiro, e em especial o bairro de Ipanema, foi um "exportador" de modelos de comportamento para o país todo, posição que parece ter se enfraquecido na atualidade.

Ana Costa 1979 08/04/2009

Ótimas histórias sobre o bairro de Ipanema através de seus ilustres moradores. Como sempre Ruy Castro mandando bem.