A Batalha do Apocalipse

A Batalha do Apocalipse Eduardo Spohr

Resenhas - A Batalha do Apocalipse

Mauricio.Souza 31/01/2024

Nem mesmo os anjos tem ao certo a medida da maldade
Esse é um livro que parece ter se originado de uma partida de RPG. Todos os capítulos tem ação, combate ou aventura, isso torna(na minha opinião) a leitura muito dinâmica e divertida, mas parece que em certos pontos da história o autor se perde um pouco, não sabe o que fazer exatamente com alguns personagens.
Em relação ao final estou tentando digeri-lo, não sei se entendi certo. Nos últimos capítulos o livro vai bem, mas no último a história fica confusa, por ser um livro que se trata de apocalipse é difícil mesmo fazer um final, mas o escolhido pelo autor não me agradou muito.
Em sínteses, é um livro cheio de ação e aventura, a história vem pro presente e volta pro passado o tempo todo e isso faz com que demore pra se desenvolver e se arraste um pouco, a parte final do livro tem algumas revelações bem legais, mas fiquei com a impressão de que o autor se perde um pouco pra conduzir os personagens no fim.

Ramon.Guimaroes 30/01/2024

Uma boa leitura
Finalmente li esse livro que muitos amigos me indicavam. Demorei um pouco pra me sentir instigado com a história e personagens. Embora eu só tenha achado o livro ok, a sensação boa perdurou por mais tempo!

Pereira 29/01/2024

Uma leitura demorada
Batalha do Apocalipse (ABdA) é, provavelmente, uma das obras mais bem-sucedidas da literatura fantástica brasileira nas últimas décadas. Toda a polêmica que envolveu sua publicação, realizada principalmente com base na força de vontade, está detalhada no Nerdcast nº 276.

Acredito que a leitura de ABdA seja mais proveitosa para leitores jovens, que possuem menos bagagem, e que o entusiasmo da trama, com pitadas de blasfêmias, consegue cativar os espíritos mais rebeldes. Isto posto, ao analisarmos com mais atenção, é possível identificar diversas inconsistências no entrevero dessa história. Como exemplo, o grande ponto de partida para a o piti dos anjos neste livro é a inveja do livre arbítrio dos humanos. O curioso é que, ao longo dessas mais de 600 páginas, esses mesmos anjos fazem tudo o dá na veneta sem nenhum empecilho.

O que mais me incomodou foi o carisma de guardanapo tanto protagonista, como de qualquer outro personagem, o que torna difícil estabelecer algum vínculo com quem quer que seja. Além disso, os poderes fantásticos que transformam os celestiais em praticamente deuses eliminam o senso de perigo e a preocupação pelos personagens. Acrescentando a isso, alguns flashbacks intermináveis, com exceção do primeiro sobre Babel, não contribuem em nada para a narrativa principal (Embora possam agradar aos leitores interessados em explorar mais desse universo). E, por fim, a revelação da conspiração ao final da história também deixou um gosto de novela mexicana na boca.

De positivo, as batalhas são bastante empolgantes e o livro já abre com um prólogo bastante estimulante para continuação da leitura. Por fim, as ultimas páginas da obra causam um bom frenesi através da aceleração vertiginosa adicionada ao enredo.

Em resumo, ABdA não funcionou tão bem para mim, mas ainda assim é um livro divertido dentro de suas limitações. É possível perceber uma série de elementos da cultura pop, sendo Cavaleiros do Zodíaco o exemplo mais evidente, mas há uma infinidade de referências, com o perdão do anacronismo (já que é uma obra finalizada em 2005), como elementos de Príncipe da Pérsia, Assassin's Creed, Matrix, Legion e afins. Não deixa em nada a desejar em relação à literatura gringa com essa mesma temática.

Rodolfo.Barbosa 28/01/2024

O destino é indecifrável.
Uma mistura de ficção, História, e fatos bíblicos.

Que livro bom!

Esse livro faz o leitor refletir sobre tudo. O autor Eduardo Spohr,(que é Brasileiro por Sinal), nos conta uma história baseada em alguns fatos, e com um pouco de ficção. As teorias e as interpretações do autor em alguns fatos bíblicos fazem a cabeça do leitor explodir, e se perguntar... (Será essa a interpretação correta?).

Um livro de 586 pág, que não é entediante em momento nenhum. Leitura fluída, narrativa boa, e enredo muito bem feito. Aff do jeito que eu gosto.
Personagens muito bem construídos.

Como gosto muito de história, e também gosto de interpretar os fatos bíblicos, esse livro foi perfeito no que o autor propõe.

Já vou me programar pra ler os outros livros dele.

Ps: 'Ablon, o primeiro general' já entrou na lista de melhores personagens da literatura que já li.

fernandosj 25/01/2024

Parece um TCC de tão detalhado
O livro é ótimo, a leitura me custou atenção demais por que É MUITO DETALHADO, porém não tem espaço para brechas, então ponto positivo para a história.
Eu só fiquei realmente entretido quando a parte 2 do livro começou, a construção dos personagens secundários é fantástica, é realmente ótimo, até chegar o final, mas isso vai de cada um.

Jur 23/01/2024

Interessantemente herége
Interessante como o livro passa pelas diversas eras do tempo, construindo e revivendo personagens conhecidos. Conforme algumas resenhas, realmente passa a sensação de que no final o autor deu uma acelerada no ritmo, e que o final poderia ser melhor destrinchado.

Os personagens principais são todos muito cativantes. Fico curioso pela aparência que o autor pensou quando os escreveu.

Por fim, caso você seja um cristão, prepare-se para MUITA heresia. Os angélicos e divinos vão contra o que acreditamos e o que está registrado na Bíblia. Como ficção é interessante a proposta, mas nada além disso.

Leonardo.Bittencou 18/01/2024

Assim morrem os heróis
Num narrativa fantástica, Eduardo spohr consegue trazer a tona um mundo incrível com uma jornada intrigante e imprevisível que apresenta Ablon como um anjo renegado lidando com a sua natureza angélica guerreira todos os dias, ao tentar se tornar mais forte e assim mais humano.
Para os leitores de aventura, fantasia, ação e mitologia, essa história não deixa nada a desejar e apresenta um final (e um começo) digno de grandes obras literárias para essa série

Wania Cris 10/01/2024

Nada a desejar em comparação às fantasias gringas
Continuo desbravando a Audible e, movida pela curiosidade, peguei esse calhamaço sem me aprofundar nas informações sobre.

Primeira surpresa boa foi a voz do narrador, Tadeu di Pietro. Moço do céu, que trovão! Combinou perfeitamente com as personagens da obra.

A fluidez do texto, a evolução da trama, a construção das personagens... Olha, sensacional!

Logo pego os demais livros da saga!

sddiax 10/01/2024

O maior de todos
É meu livro preferido da vida, reli umas 3x a forma como Eduardo Spohr escreve fantasia te prendendo do começo ao fim é incrível
Ablon foi o protagonista que mais me apeguei, me preocupei e comemorei com suas vitórias
O plot do livro é fantástico, a forma como parecia estar tudo na sua frente e mesmo assim não ter enxergado o que se aproximava é bizarro de bom
Continuo acompanhando as obras do Dudu (como já o chamei carinhosamente) e continuo muito fã
Como é bom ter grandes autores brasileiros

Igão 08/01/2024

O início de uma grande paixão, a Tetralogia Angélica
Uma fantasia quase religiosa, com muita ação, aventura e uma pitada de romance. Este livro foi responsável por me colocar em um universo magnífico e angélico, uma grande jornada do herói que me prendeu demais. Apesar de considerar A batalha do Apocalipse um dos melhores livros que já li, é perceptível o amadurecimento do Eduardo Spohr na escrita através dos outros livros da própria tetralogia quando comparado ao batalha.

Gabriel1994 05/01/2024

Tinha tudo pra dar certo
O livro começa bem, te introduz a um universo diferente, aparentemente rico e complexo, com boas referências bíblicas e mitológicas. Você pensa "UAU, isso vai ser muito fod@. Aí o livro começa o primeiro flashback. Diálogos expositivos do tipo "Eu sou o anjo mais forte, e possuo a espada mais poderosa do universo, você que é um anjo fraco nunca conseguirá me deter muahaha" NÃO.
A história poderia ser bem menor, se não fosse flashbacks desnecessários que não levam a lugar nenhum. Não senti nenhum tipo de desenvolvimento, pouquíssimas partes que trazem uma conexão com os personagens, cenas clichês e pra fechar com chave de ouro um final tão sem criatividade, uma pena. Tinha tudo pra dar certo.
Igão 08/01/2024minha estante
Muito interessante seu comentário, Gabriel! Não sei se já leu as sequências, mas acredito que se você gostou do universo, vai também gostar dos outros livros. Para mim, o Eduardo melhorou muito como escritor, com uma melhor prosa e melhora no enredo também.

Gabriel1994 08/01/2024minha estante
Opa, valeu pela dica irmão, escutei de outras pessoas também isso, tenho o filhos do éden 2 aqui, vou dar uma chance, valeu

Estevam.Moraes 31/12/2023

Uma viagem pela história e pela bíblia (Pero no mucho)
Para aqueles que entendem que é uma ficção e não se ofendem fácil com o Dudu distorcendo a bíblia, tá tudo certo hahaha

Ablon é um dos heróis mais clichê da história, o paladino supremo, o idealizado salvador da humanidade.

Cheio de flashbacks e batalhas épicas, esse é um ótimo livro pra quem ama RPG e história.

Valeu a releitura.
Comprei o livro para mestrar.
Bora jogar comigo?