Nada me faltará

Nada me faltará Lourenço Mutarelli

Resenhas - Nada Me Faltará

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dominic nic nic 03/03/2022

A princípio, me frustrei com o final abrupto, mas refletindo um pouco sobre toda a história, eu acho que entendi o propósito. "Nada me faltará", mas na verdade, falta sim.

Henrique_ 10/02/2022

Morno
A forma e o tema do livro despertam a atenção do leitor. Sem narrador, construído somente nos diálogos curtos, logo pegamos o jeito e vamos acompanhando a história de Paulo que negava acreditar que estava desaparecido e sequer havia casado e tido uma filha. Contudo, há muitos furos na história. O que salta aos olhos é: como a mãe de Paulo/amigos simplesmente não mostraram fotos/vídeos e documentos dele com a esposa e a filha? Só isso bastaria para evitar capítulos com terapeuta para quem ele dizia que passou a fingir que tinha família só para o deixarem em paz. A leitura é boa e dinâmica. O mistério nos aguça a curiosidade, mas o desfecho não foi condizente com esse mistério todo. Final morno. Uma pena.

Paulo Sousa 24/10/2021

Leitura 26/2021

Nada me faltará [2010]
Lourenço Mutarelli (São Paulo, 1964-)
Companhias das Letras, 2010, 144p

_____________________________
?As coisas mudaram. Mesmo que para mim nada tenha mudado, a forma como as pessoas me tratam é muito diferente. E em consequência disso eu acabo mudando? (Posição Kindle 507/33%).
O enredo do livro nos conta pouco: Paulo, personagem central, ressurge após um ano de sumiço. Só que para ele, nada disso aconteceu, nega que tenha sido sequestrado, abduzido. O problema que, com ele, sumiram esposa e filha e ambas permanecem desaparecidas, o que torna a narrativa um misto de suspense misterioso, caso de polícia e análise psicológica.
?Nada me faltará? é totalmente construído por diálogos. Não há uma terceira voz, que vá guiando o leitor pela novela, o que, a meu ver, dada a quantidade de vozes da trama, ao menos não deixa ausente um certo tom de controle abusivo e excessivo ao Paulo. Isso porque, apesar dos diálogos torrenciais, o que vemos são tentativas falidas de comunicação: ninguém entende o Paulo, Paulo se sente molestado com tanta preocupação desnecessária e amigos e familiares do personagem sentem um certo desdém do sumido agora retornado.
O livro fica interessante ao misturar elementos psicológicos. As questões levantadas nas sessões nos fazem pensar que sim, a realidade pode ser construída pelos outros sem, em consequência, ser possível nos incluir; ou de como realidades diversas se chocam, se entrelinham e geram uma simbiose de planos que, desalinhados, causam estranheza e conflito.
A novela é bem boa, pecando, creio eu, no final, deixando um suspenso bem vago quando o autor nos poderia apresentar o começo de um fim menos imaginativo. Mas, para uma obra que tenta abordar loucura e realidade, não fica a dever.

Edupscheidt 04/10/2021

Numa sentada
Nesse livro Muterelli traz a leveza da sua escrita em uma obra rápida, literalmente feita somente com diálogos entre poucos personagens, que te envolvem em uma aceleração bastante fluida da história do Paulo.
São umas 130 páginas que podem ser lidas em um deleite rápido, numa sentada, num domingo pela manhã enquanto espera o churrasco ficar pronto!

Ana Cláudia 07/09/2021

Não sei descrever o que eu acabei de ler, se fosse um filme seria aqueles meio pretensiosos, que acabam sem nenhuma resolução e as pessoas dizem que o final é implícito, que minha mãe odeia.
Uma experiência diferente, não sei se positiva ou neutra (?)
"Nesse sentido, nada me convence. Porque a realidade é algo que deve ser compartilhado, não é mesmo?"

Lara 03/09/2021

Primeiro livro sem um narrador que eu já li. Foi uma experiência muito positiva! O enredo é completamente cativante.

Dani Favalli 11/06/2021

Não sei o que estou sentindo, estou impactada
Sério, esse é daqueles livros que você ama ou odeia. Estou sem palavras.
Paulo desapareceu por um ano (é o que contam pra ele) junto com sua esposa e filha. Mas só ele volta (seja lá de onde). Ele não lembra de nada. E o mais interessante, não sente falta das duas. O que antes era sua vida cotidiana já não lhe basta. Tudo parece ser uma cobrança. Agir de tal forma, reagir com mais vontade.
O livro acaba DO NADA! O que deixa ele ainda mais incrível (ou péssimo). Infinitas possibilidades. Todos os dias. E eu quero resumir tudo em um único fim?
Foi ele quem matou elas? E quem disse que elas morreram? Que elas se quer existiram?
Em certo momento eu pensei que poderia se tratar de um experimento, onde todos contam essa versão da realidade a Paulo para ver como ele reage.
Incrível!

Felipe 01/05/2021

Ainda refletindo sobre tudo isso..
Leitura muito rápida, a estrutura do conto é toda feita de diálogos. Minha primeira obra do autor, gostei da escrita do mesmo. A história em si prende o leitor, porém achei que o final podia ter sido melhor. Aliás, que final?

Ana Luí­za 20/04/2021

Cadê o resto?
No início causou um estranhamento pq o livro é escrito apenas por diálogos mas logo a gente identifica de quem é a fala atribuindo a forma de se expressar para cada personagem. Pra mim, esse é o grande triunfo desse livro. O autor optou por deixar um final aberto mas, no caso dessa narrativa, na minha humilde opinião, ficou aberto demais. São muitas perguntas para ficarem sem resposta. A leitura flui muito bem quando vc se acostuma com a forma da escrita e é instigante, prende o leitor. Acho que, justamente por isso, o final decepciona um pouco. Por ser uma leitura curta, recomendo pra quem tiver interesse em conhecer a forma de escrita escolhida pelo autor.

Arlindo.Ramos 29/03/2021

Nada me faltará
Gostei da estória. Um livro que te prende, tanto que li numa sentada só. Mais o final me decepcionou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6