A Irmã de Ana Bolena

Resenhas - A Irmã de Ana Bolena

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Raquel 29/11/2020

Maria Bolena
Quando tinha pouco mais de 12 anos casou-se para satisfazer os desejos da família. Em seguida foi levada à corte de Catarina de Aragão. Menos de um ano depois, ela virou o centro das atenções da corte, pois o Rei Henrique VIII colocou os olhos nela e a desejou.
Mais uma vez, para cumprir os caprichos da família, foi afastada do seu jovem marido, para que o Rei tivesse caminho livre até ela. Assim, ainda menina, tornou-se amante do homem mais poderoso da Inglaterra. Anos depois, com dois filhos do rei, viúva do seu verdadeiro marido e sem a afeição do rei, é posta de lado, para que sua irmã cresça na estima do rei.

Ana Bolena
Se dizia pura e não cedeu tão fácil como sua irmã. Assim, passou-se anos, sem que Ana fizesse o que o rei queria.

Por fim, Henrique e seu conselho declaram que o casamento dele com Catarina, nunca existiu, pois antes ela foi mulher do irmão dele. Assim, ele estava finalmente livre para casar-se com Ana.

Dessa união, nasceu Elizabeth. Porém, depois, do nascimento dela, Ana não conseguiu levar mais nenhuma gestação até o fim. E o Rei precisava de um menino, para assegurar a linhagem.

Após alguns abortos e o interesse do rei por Ana ter passado. Ele é cativado por uma outra garota, dessa vez Jane Seymour.

Porém, ao contrário da primeira vez, que o casamento foi declarado inválido. Dessa vez, Henrique declara que houve adultério e bruxaria. E Ana é decapitada.

Maria Bolena
Pouco antes de Ana casar-se com o Rei, Maria conheceu um plebeu, apaixonou-se e casou-se em segredo. Somente quando ficou grávida, revelou que tinha casado sem consultar a família.
Por conta da sua rebeldia é exilada da corte e foi morar com seu marido no campo em uma pequena fazenda. Mas assim que Ana precisou dela, foi chamada novamente à corte.

Após a morte de Ana, Maria voltou para sua fazenda, até a morte dos seus pais, três anos depois, quando se tornou herdeira das propriedades Bolena e tornou-se uma mulher rica.

Philippa escreve maravilhosamente bem. Com narrativa fluía e interessante, não é massante ou cansativa. Também amei esse volume.

Tive raiva de Ana, porque ela era uma bruxa (não bruxa de bruxaria, só no xingamento), egoísta e sedenta por poder.

Mas confesso que também tive raiva de Maria, por conta da sua passividade. Ana, era ruim pra todo mundo, não poupou nem a irmã. E toda vez que precisava, lá estava a trouxa da Maria pra servir e ajudar.

Babi 29/11/2020

Amei, Amei, Amei!!!
"- Ela está firmemente determinada em chegar ao trono."

Esse livro é tão incrível como qualquer outro da Philippa Gregory e certamente foi o meu preferido!

Eu adorei a narração pelo ponto de vista da Maria Bolena, irmã de Ana. Eu semprei achei a Maria tão "esquecida" e mal retratada nos filmes e séries! Fiquei muito satisfeita em ver que a autora deu voz a ela com riquíssimos detalhes e sentimentos! E pelo que mostra no livro, a Maria foi uma figura muito presente na corte e na vida de Ana e Jorge, coisa que novamente, não é bem retratada no cinema.

Pelo livro, podemos ver que Ana e Maria tinham rivalidade sim, mas muito pouco era por causa do rei Henrique VIII. Ana era uma pessoa muito difícil de lidar e seus irmãos tinham que pisar em ovos, muitas vezes, para falar com ela. Porém, apesar de tudo, eles se amavam.

A Philippa escreveu tudo tão bem detalhado, os personagens tão... Reais! Que é muito difícil não se emocionar quando vai chegando para o final:

"O sorriso de Jorge era triste.
- É porque não receais o dia de amanhã - disse ele. - Se receásseis o amanhã tanto como nós, desejaríeis que esta noite durasse para sempre."

(li na versão Português de Portugal)

Eu chorei? Chorei! E apesar do seu jeito egoísta, também amei a Ana. Não é muito difícil se sentir encantada por toda a sua esperteza! Ela foi uma mulher forte até o fim, impôs a sua opinião em um tempo em que as mulheres não poderiam ter voz. Terminei o livro completamente fascinada!

"- Fareis o que vos digo, porque sou vosso marido e vosso rei.
- Diabos me levem se o farei! - gritou ela, virou as costas e desapareceu para a sua câmara privada."

"- Se tudo o que faz parte de mim, a minha inteligência, o meu temperamento e a minha paixão pela Reforma da Igreja, tem de ser negado, então fui eu quem me afastei a mim própria. Se o que o rei quer é uma mulher dócil, então eu nem sequer devia ter tentado chegar ao trono. Se não posso ser eu, mais vale nem sequer aqui estar."

Daniela742 07/08/2011

Apaixonante, como todos os outros livros da autora sobre os Tudor. Contado através da "outra garota Bolena", nos é mostrado toda a rede de intrigas da corte para se chegar ao poder. A doce e obediente Maria, o interesseiro George e a mais famosa dos irmãos, a ambiciosa e astuta Ana Bolena. Nesse livro vemos a ascenção e queda da mulher que fez um rei mudar a história de seu povo. Recomendo...

Flávia HBS 26/08/2020

Muito bom mesmo
Já vi filme sobre o assunto, já vi série mas nada se compara com a abordagem de Philippa!! Ver como meninas eram sacrificadas a cama do rei em nome da ascensão dos homens de sua família... É um livro forte e muito bom para reflexão

Loulou Almeida 23/08/2019

Apaixonante
Há muito tempo queria ler sobre os Tudors e a decisão de começar por Philippa Gregory não poderia ter sido mais acertada. A história de Ana Bolena do ponto de vista da irmã é interessantissa!! Porque são duas mulheres de temperamento oposto e jogadas como fichas no jogo da corte totalmente dominado pelos ?sires? da época (não que tenha mudado muita coisa nos dias atuais..aff). Além disso, conta como Ana (uma mulher muito à frente de seu tempo) criou um déspota esgrotissimo e acabou sucumbindo a sua própria criação. Adorei demais!!!

Maria7468 31/05/2019

Esse livro me emocionou de uma maneira indescritível. Foi como se eu estivesse lá,certamente quero ler os outros

Alexandre 07/06/2011

Um retrato dos Bolena manchado de sangue
Ao escrever o titulo desta legenda não pude deixar de remeter ao clássico livro (e muito bom) de Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray. Pois assim avalio os Bolena, e generalizando a corte Tudor, vendo superficialmente o esplendor do modo de vida enche os olhos, mas por detras de toda a belle vide, há segredos que no mínimo são assustadores.

Mas voltando ao Romance em questão, a história é centrada na corte dos Tudor, quando Herique é jovem, e casado com Catarina uma princesa que não consegue gerar herdeiros para o trono, a personagem principal e a qual narra os relatos é Maria Bolena, filha do casal Bolena e irmã da amplamente conhecida Ana Bolena, e do homossexual, porém carismático George Bolena.

A trama segue o destino dos 3 irmãos que por intermédio da familia, buscam ascender mais e mais(Maria nem tanto) na cadeia alimentar da corte, mas os meios que buscam, apenas serve para cairem num fim já pré-selado.

Indico demais o livro, me assustou um pouco mas favoritei, porque é perfeito.

Meninas que Leem 27/12/2016

Blog As meninas que leem livros
Definitivamente Philippa Gregory se tornou uma das minhas autoras favoritas no gênero histórico! Assim que recebi esse livro e li as primeiras páginas fui seduzida por Henrique VIII e sua corte. A autora descreveu a época de forma magnifica que por diversas vezes tive a sensação ser mais uma dama da Rainha Catarina.
O livro descreve a ascensão.........

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2011/10/irma-de-ana-bolena-philippa-gregor.html
Tauany.Clemente 07/02/2017minha estante
Olá!
Quero muitooo ler esse livro!

Vende para mim? Estou louca para comprar e não encontro :(

Abraços!

Karla 02/02/2011

O livro é muito grande, mas também é muito bom.

Vivi 25/09/2011

Fiquei sem fôlego com esse livro maravilhoso!
Uauuuuu....Philippa Gregory nos deixa sem ar nesse romance épico, quente, repleto de detalhes da Corte de Henrique...amei!!! maravilhoso...super indicado!

Vinhafly 01/03/2015

Pobres mulheres Bolena. Pobres mulheres...
Conheci este livro através do filme e algumas pesquisas sobre minha personagem preferida, Ana Bolena.
O livro é riquíssimo em detalhes e nos introduz a uma corte encantadora, corrupta e aterrorizante.
Uma coisa que chamou a minha atenção, e que esse livro descreveu muito bem, é o fato das mulheres serem nada menos que moedas de troca. Em meu primeiro contato com o filme, fiquei pensando em como a ganância da família destruiu essas pessoas, mas não se trata da família Howard ou Bolena, mas da sociedade da época. Uma garota prendada deveria obedecer a sua família mesmo que isso significasse entrar na cama do rei, e outras coisas. As mulheres não eram nada.
A personalidade de Ana, apesar de egoísta, me encanta por tentar, a todo momento, não ser domada por um marido prepotente, não ser submissa. Uma citação de Ana mexeu comigo "... Se tudo o que sou, minha inteligência, meu temperamento e minha paixão pela reforma da Igreja, tem de ser renegado, então terei abandonado minha própria personalidade. Se o que o rei quer é uma esposa obediente, eu não deveria nem ter aspirado ao trono. Se não puder ser eu mesma, poderei muito bem não estar aqui."
Outra personagem muito querida é o irmão Bolena, George. Me emocionei quando Maria lembra de seus irmãos e de seu terrível final.
A descrição do rei Henrique é bem convincente, um homem que faz as leis e executa quem discordar ou não seguir suas regras. Devo confessar que o odiei no final, sinal que o livro é bem convincente.

Saskia 31/05/2011

É como reviver novamente a corte de Henrique VIII,em certas ocasiões tens a sensação de que realmente aconteceu e não é romanceado;Em outras tive um revolta enorme pelas intrigas,o jogo de interesses,frivolidades,
falsidades,traições e a trama em geral.Alguns personagens são frios ao extremo como a Elizabeth Howard(mãe das irmãs Bolena).
O principal pano de fundo é a rivalidade entre as irmã tão diferentes fisicamente,intelectualmente e em suas personalidades;Maria a servil e Ana,a destemida,indomável!
Personagens de uma trama intrincada,no fundo vitima de sua própria ganância e de sua família sedenta de dinheiro,títulos e poder.Tudo galgado no desepero de um rei beirando a infantilidade mimada,e egoista em busca de um herdeiro varão ao trono da Inglaterra,capaz de sobrepujar qualquer um em prol de seus caprichos.É também uma lição de como as nossas tramas podem voltar-se contra nós.
A irmã Bolena é um relato seco e por vezes cruel de uma corte hipócrita e corrompida capaz de sacrificar a felicidade e a juventude ,e até malucar os votos sagrados do casamento em prol dos favores do rei;e de como um homem apaixonado e seduzido ,e principalmente com poderes sem limites é capaz de dispor da vida de pessoas como peças em um tabuleiro;criando até uma nova igreja onde ele era o representande de Deus na terra;um homem com poder sem igual que personificava o Estado e o clero.
É a a saga de duas irmã sacrificadas pela felicidade de um rei;em que uma pagou junto com seu amado irmão com a vida.

Roberta Barbosa 20/07/2011

Maravilhoso
"Nunca obedeço ao meu desejo, nunca o consulto - disse George implacável - Coloquei minha família em primeiro lugar, o que me custa uma pulsação do meu coração a cada dia de minha vida. Não faço nada que possa causar a Ana um constrangimento. Nós, os Howard, não temos direito ao amor. Antes de mais nada, somos cortesãos. Nossa vida é na corte. E o amor verdadeiro não tem lugar na corte." -Pág. 411

O livro acompanha a história da famosa Ana Bolena e sua conquista do rei Henrique VIII, na época em que os Tudor dominavam a Inglaterra. É um relato em primeira pessoa sob o ponto de vista de Maria Bolena, a outra garota Bolena, a mais doce entre as duas. Maria se casa com apenas 14 anos, e logo após isso, capta o interesse de Henrique sobre si mesma. Ela, assim como todos da corte, tem que fazer o que os matriarcas da família (homens) mandam e agradar ao máximo o rei, conseguindo assim muitos benefícios para os homens da família,como terra, presentes entre outros. Mas quando Maria engravida de Henrique -todos esperando que seja um menino, pois era tudo o que o rei mais queria já que sua esposa Catarina de Aragão, princesa da Espanha não conseguia manter um bebê vivo no ventre, com exceção de sua filha Mary, todos nasciam mortos- ela tem que tomar cuidado e não pode satisfazer o rei. Seu tio e seu pai resolvem fazer com que Ana, a irmã mais velha, seduza o rei e deixe-o pensando unicamente em sua irmã grávida. Ana, muito ambiciosa, conquista o rei e quer ele só para si.

Esse é o primeiro livro que leio de autoria de Philippa Gregory. Ela escreve de um jeito simples e prático, mas nem um pouco menos merecedor do que deveria. O que mais atrai são as reviravoltas constantes que a história dá, tudo baseado em fatos reais.

As duas irmãs, Maria e Ana, são surpreendentemente diferentes, Maria é doce e no início muito ingênua, enquanto Ana é ambiciosa e astuta. Tanto é que Maria fica dividida entre o amor do rei e sua lealdade à Catarina. A rainha é uma mulher extraordinária, não tenho palavras para descrevê-la e espero ver mais disso em "A Princesa Leal" livro que fala mais sobre ela e que pretendo ler em breve. Outro personagem que cativa bastante é George Bolena, irmão de Ana e Maria, ele é divertido e interessante. Contudo, seguindo a "tradição" dos Bolena, esconde um segredo considerado terrível pela sociedade do século XVI.

O filme, intitulado "A Outra" falha absurdamente como adaptação, desde a ordem de como as coisas acontecem até a personalidade dos personagens. Recomendo-o sim, mas para vê-lo como filme solo, como se não fosse adaptado do livro. É estrelado por Eric Bana, como o rei Henrique VIII, Natalie Portman interpreta Ana Bolena e Scarlet Johansson como Maria Bolena.
Trailer do filme http://www.youtube.com/watch?v=Ia-6Wm9L7kw&feature=fvst

Adrya_Daewen 04/08/2009

Espetacular....
Eu simplesmente amei os livros de Philippa e esse é um dos melhores, com certeza. Leve, envolvente, interessante e muito bem escrito. Um romance histórico de primeira linha. E aos amantes desses, não percam tempo vendo o filme grotesco que foi feito sobre o mesmo(A outra). Aquilo chega a ser um crime.

Roseli Camargo 30/06/2010minha estante
Concordo com vc com relação ao filme. Não chega nem perto do livro.

kellen.ssb 15/10/2010minha estante
Eu gostei do filme! Difere do livro, mas é bom tb. Na verdade foi o filme que despertou o meu interesse sobre a história da família Tudor.

Naiara 04/03/2009

Esse livro é ótimo. É um livro que te prende desde as primeiras páginas! Muito bom mesmo, vale a pena conhecer essa grande história!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6