Andre.28 30/06/2020
Senhorita Júlia: Um Clássico da Dramaturgia
A dramaturgia oferece à literatura muitas obras de extensa importância, com seus significados e seu própria método de organização. O teatro é a “arte mãe” de muitas das expressões artísticas, podemos dizer, contribui substancialmente pra literatura assim como a literatura contribui substancialmente para dramaturgia. Publicado originalmente em 1888 Senhorita Júlia é um clássico da dramaturgia contemporânea escrita pelo profícuo dramaturgo sueco August Strindberg. Dotada de uma tentativa de modernizar a forma do teatro contemporâneo Strindberg constrói uma peça que conta a decadência de uma família maculada pelo falso moralismo e pela pretensa ingenuidade de um amor romântico.
Contando apenas com 3 personagens a peça aborda a vida da Senhorita Júlia, uma jovem de 25 anos, filha de um conde sueco, que diante do despeito se "apaixona" pelo criado Jean, de 30 anos. A outra personagem, a ex-noiva de Jean, a cozinheira da casa do Conde, Cristina, compreende o papel secundário de uma narrativa quase que completamente formada por monólogos ou diálogos de caráter pessoal dos personagens. O tema é essencialmente a decadência social, a dualidade entre o "superior" e o "inferior", o "bom" e o "mau", a dualidade da natureza humana, o homem e a mulher. Crê-se que a história foi tirada de uma “história real” que aconteceu na Suécia do final do século XIX.
Vários pontos a se destacar na formação do enredo e escrita. O caráter curto da peça é uma forma de apresentar o leitor mais o conteúdo dramático "Strindberguiano" de escrever e fazer teatro. Também apresenta a ideia de comparação, entendendo que a dualidade humana, nesse sentido, é uma espécie de contradição necessária à formação do caráter e da ideia de felicidade. O texto tenta fugir de rótulos entendendo a incompletude e a multiplicidade da alma humana. Apresenta uma heroína volátil, Júlia como uma mulher que se apresenta forte e importante na mesma medida que expõe suas fraquezas e seus aspectos mais vis.
Apresentado vários pontos de vista, o final fica a "critério do espectador". A narrativa é característica de uma peça, fluída, rápida, extensa em diálogos. É importante ressaltar o caráter enxuto do enredo e dos personagens, que permitiu um desenvolvimento do caráter "psicossocial" dos personagens. A rapidez apresenta a tentativa experimental de trazer uma peça mais próxima do que se concebe por "modernidade". O paradoxo de seus personagens, muitas vezes se mostrando indecisos e contraditórios, é uma das principais características da história. Uma peça moderna aos moldes da tragédia Antiga, que une elementos interessantíssimos de se abordar. Um deleite pra quem ama teatro e literatura.