Sete Vidas

Sete Vidas Mônica e Monique Sperandio

Resenhas - Sete Vidas

Bárbara 06/10/2011

Sete Vidas - Mônica e Monique Sperandio
Sete Vidas é o primeiro livro das gêmeas Monique e Mônica Sperandio. E posso afirmar pra vocês que elas fizeram um ótimo trabalho.

Lendo os Agradecimentos no início do livro, percebi que as meninas escreviam fanfics, assim como várias outras autoras que estão surgindo agora (eu, inclusive) faziam. E percebo que várias dessas autoras de simples fics têm um talento nato. As gêmeas são super talentosas e nos trouxeram, em seu romance de estreia, um lindo romance. E não é apenas um simples romance. É um romance muito bem trabalhado e que, pelo visto, tem continuação – sim, o final nos deixa com água na boca e com aquela curiosidade que ninguém consegue segurar. Fiquei totalmente apaixonada por Sete Vidas e virei super fã das meninas.

Em Sete Vidas conhecemos Aprilynne Hills, quem podemos chamar de April, uma garota que vive num orfanato desde criança e que vive se metendo em encrencas e burlando as 1001 regras existentes naquele lugar. Num dia, pensando em fazer hora com a cara de Angelique, sua inimiga, ela e suas duas amigas (Kaleigh e Claire) resolvem jogar Poker contra Angel e seu grupinho de amigas. Quem ganhar, escolhe uma tarefa para o grupo perdedor.
Infelizmente (ou felizmente, quem sabe?) April perde. A sua tarefa é passar pelo menos uma hora na floresta que fica ao lado do orfanato. Floresta essa da qual ela sente muito medo. Mas ela vai. E acaba encontrando mil e um gatos que não param de olhar para ela, como se quisessem pega-la, como se quisessem que ela morresse. E assim ela corre para um lago, onde encontra uma garota morta. E é aí que as coisas começam a sair do controle. April começa a desmaiar constantemente e ter vários sonhos com o antigo Egito, sempre falando sobre a deusa Bastet.

Bem, para quem já leu As Crônicas dos Kane, de Rick Riordan, ou para aqueles que adoram Mitologia, é fácil saber que Bastet tem uma forte ligação com os felinos (ui, como amo isso!). E, bem, é nessa hora que as coisas começam a desenrolar. E nessa hora também que April começa a descobrir muita coisa sobre seu passado – como quem são seus parentes.

Tive o prazer de conhecer as meninas na Bienal também. Bati um papo bem rapidinho com elas – queria ter ficado mais! – e, lógico, pedi que autografassem meu livro. Elas também me falaram para que eu não desistisse de sonhar (assim como a Anahí dizia para todos os seus fãs – sim, as meninas eram grandes fãs de RBD, como eu). E é claro que vou seguir o conselho delas (o que eu venho fazendo há bastante tempo – não deixar de sonhar).

Carol 13/09/2011

Livro maravilhoso!

Oláaaaaaaaaa, leitores!!
Estava com muita saudade de postar resenha no blog, mas com a correria da bienal ficou difícil até de ler livros. Só que os livros bons nos pegam de jeito e mesmo com sono, cansada e cheia de trabalho para fazer devorei um livro nacional maravilhoso!
Abram alas para Sete vidas, escrito por duas garotas meigas e inteligentíssimas! Eu nunca pensei que fosse me apaixonar loucamente por livros de aventura. Eis que li Percy Jackson e minha vida mudou, mas depois que conheci Sete vidas minha história com livros românticos ficou comprometida e minha vontade de ler todos os livros de Monique e Monica Sperandio está gigantesca.

Leiam mais no blog:

Mari 01/04/2012

"[...] ao meu redor, pares de olhos amarelos me encaravam."
Sete Vidas conta a história de Aprilynne Hills, a garota problema do orfanato Joy Lenz. No orfanato April tem duas amigas, Claire e Kaleigh, que são o máximo de família que ela teve em toda a sua vida, e tem sua inimiga Angelique, com quem faz uma aposta - a qual acaba perdendo - e tem que enfrentar a escuridão da floresta que fica perto do orfanato por pelo menos uma hora.

Para piorar as coisas na floresta, ela acaba se deparando com gatos. Gatos pretos. Gatos que não param de olhar para ela e que acabam a perseguindo, fazendo com que ela entre em um lago para fugir deles e lá encontra uma garota morta. Depois disso as coisas começam a sair do controle de vez.

Leia a resenha completa em: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2012/04/sete-vidas-monica-e-monique-sperandio.html#more

Vivi Martins 16/10/2011

Recomendadíssimo!
Muito interessante e cheia de reviravoltas a vida de Aprilynne Hills, de sua pacata vida no orfanato Joys Lenz, aonde é considerada uma rebelde e indisciplinada, tudo muda repentinamente quando ela vê o corpo de uma garota morta no lago, na floresta que fica ao lado do orfanato. Ela nota, após ser salva por Ian de morrer de hipotermia, que algo mudou nela, ela começa a perceber que tem alguns poderes e quando ela e Ian se juntam para resolver o mistério da garota morta no lago, várias revelações surpreendentes vão modificar a vida de April!
Super legal!

Natália 26/10/2011

Terminei de ler Sete Vidas no dia 19/10, à noite. De madrugada. Simplesmente porque não podia esperar mais tempo para descobrir o final. Mas, antes de me entusiasmar com o livro escrito pelas gêmeas Sperandio, admito que fiquei desapontada. Vamos por partes:

Não lembro como aconteceu, mas fiquei sabendo do livro antes de seu lançamento. A editora Underworld caprichou no marketing, assim como as autoras, e logo Sete Vidas se tornou um assunto comentado. Comecei a seguir as meninas no twitter e no blog delas, acompanhando o andamento da divulgação da capa, o comparecimento delas em eventos... Por que fiquei tão fissurada? Porque Mônica e Monique são brasileiras lançando literatura infanto-juvenil. Até então, eu só conhecia Thalita Rebouças e Tabajara Ruas e Nei Duclós (essa dupla lançou o livro Diogo & Diana em: Meu vizinho tem um rottweiler - e jura que ele é manso -. O livro é muito bom, mas não fiquei sabendo se teve continuação.). Fiquei fascinada! As editoras brasileiras estavam abrindo espaços para nós, meros mortais, se comparados a indústria norte-americana, europeia... Um mundo novo estava prestes a surgir, pelo menos pra mim.

Então fui à bienal do livro, aqui no Rio, e o primeiro estande que procurei foi o da editora Underworld. Lá só me interessava o Sete Vidas e o autógrafo das meninas. Conheci as duas, lindas e simpáticas, ganhei a assinatura e fui-me embora. Só tive oportunidade de ler mês passado, porque antes estava com A Guerra dos Tronos e ele é muito, muito grande.

No começo do livro, fiquei decepcionada. Não quero ser mesquinha ou convencida aqui, até porque quem tem uma publicão são ELAS e eu não passo de uma estudante de ensino médio, mas pra mim, a narrativa pareceu ruim. Alguns períodos tinham muitas palavras repetidas e às vezes aparecia um erro de diagramação ou revisão. Como já disse, não sou formada em produção editorial nem em letras pra julgar alguma coisa, posso estar redondamente enganada, mas foi essa a impressão que tive. Assim, a minha decepção teve um efeito acentuado, pois havia criado muitas expectativas em cima do Sete Vidas. Eu tinha meus sonhos refletidos nas gêmeas Sperandio, esperava uma trama extremamente bem narrada e perfeita. Continuei lendo mesmo assim.

Segunda eu tinha faltado à escola e portanto, acordado tarde. Já passava da meia-noite e nada de o sono vir. Saí do quarto, peguei o livro e fui pra sala ler. Quando cheguei lá pela metade, na página cem, mais ou menos, Sete Vidas deu uma reviravolta na minha cabeça: ao contrário do que eu queria, afugentou qualquer indício de cansaço e a curiosidade começou a falar mais alto. De uma hora pra outra, com uma simples informação, Mônica e Monique conseguiram mudar do avesso a minha opinião sobre sua obra. Fiquei totalmente perplexa com o rumo da história e com seu final mais ainda! Eu não tinha a menor ideia do que iria acontecer, e conforme lia, pensava "ahhh, agora tudo faz sentido!". Ou seja: no final das contas, fui uma completa mesquinha ao pensar que elas me decepcionariam. Apesar de ainda não ter me acostumado com o estilo delas, senti um enorme apego pela trama. Foi bem pensada, sem despediçar informações. Quero dizer que cada personagem com um pouquinho mais de relevância tem um papel importante, seja direta ou indiretamente. Sete Vidas me surpreendeu muito, do meio para o fim.

Portanto, indico à vocês. Não só porque foi escrito por brasileiras, gente como eu e você, mas também porque é de qualidade, embora a mim não tenha parecido à primeira vista. Ainda assim, gostaria de um trabalho mais minucioso na continuação (pois terá!) quanto à revisão.

Carol Vasques 02/11/2011

“Eu me chamo Aprillyne Hills e tenho 16 anos. Fui largada aqui no orfanato Joy Lenz desde que eu me dou por gente. Nunca soube por que minha família me abandonou e, para ser sincera, não tinha certeza se queria saber. Mas sempre me pegava imaginando motivos. (...) As perguntas nunca paravam de pipocar em minha mente.
Será que meus pais estavam vivos? Será que eram felizes? Eu tinha avós? Tinha tias ou tios? O pior de tudo era saber que minhas perguntas nunca seriam respondidas. Pelo menos era isso que eu pensava.”

LEIA MAIS EM: http://www.bookaholicworld.com/2011/10/sexta-do-leitor-sete-vidas-monica-e.html

Lola 24/09/2011

Sete Vidas - Mônica e Monique Sperandio
Sabe aquela sensação de que você sabe tudo o que tem que dizer mas não consegue saber por onde começar? Então, vou seguir a lógica e começar do começo. ~ bem original ~

Em primeiro lugar a capa do livro é uma graça, a Editora Underworld cuidou bem dos detalhes, como letras, texturas. Com referência a formatação do texto confesso que não sou a maior fã de letras capitulares rebuscadas, mas isso não vem ao caso.

Comprei o meu em pré-venda, por isso ele veio autografado e com um marcador *-*

Não posso deixar de mencionar que o agradecimento e a dedicatória do livro são um show a parte. Achei bacana os agradecimentos no início, bom saber o que motivou aquela história, quem fez parte dela. E as gêmeas escreveram de forma a dar uma dimensão de quem foi quem na jornada delas. Eu li e reli e achei lindo, verdadeiro, bem pensado. Enfim, particularmente eu amei a forma como as gêmeas colocaram em palavras a gratidão e os ensinamentos que elas tiveram com as pessoas especiais que contribuíram de alguma forma na vida delas e por consequência no ‘nascimento’ do livro.

E com relação à história em o que dizer? Antes de tudo, parabéns por me deixarem atordoada de curiosidade quando terminei a última folha. Precisei me certificar que tinha acabado mesmo.

Aprilynne Hills tem 16 aos e vive no orfanato Joy Lenz, e por mais que às vezes ela passe a impressão de ser uma garota forte e bem resolvida seu grande desejo é descobrir que não foi abandonada lá por ser um estorvo. Ela gostaria de descobrir que sua família teve um real motivo para fazer isso. No orfanato ela enfrenta algumas dificuldades as quais supera através das aventuras com duas amigas, Kaleigh e Claire, que April gosta muito e tem um profundo amor.

Após apostar com Angelique, a garota mais irritante do orfanato, ela e as amigas se veem obrigadas a entrar na floresta esquisita que rodeia o orfanato. E nesse momento a vida de Aprilynne toma um rumo que com certeza ela não esperava. Daí por diante a história que já não era nem de perto monótona ganha um tom de mistério, com envolvimento até de uma deusa egípcia. Ideia essa que por sinal ficou perfeita.

April acaba por descobrir que às vezes as pessoas que detestamos não são tão detestáveis assim, e que às vezes aquelas em que confiamos tornam-se, sem razões realmente justificáveis, incapazes de nos compreender.

É claro que isso vale para pessoas do sexo masculino e que adoravam implicar com April, mas que agora começa a ser vista com outros olhos.

Um fato que notei é que eu senti uma leve mudança no tipo de escrita. Veja bem, o livro é escrito em 1ª pessoa, todavia não é com relação a isso que me refiro, é algo como perceber o texto com um tipo de “personalidade diferente” em algumas partes, como na narração das visões que April tem enquanto cai em sonos profundos. Não sei como é o sistema das autoras, mas às vezes ficava com a impressão de que estava lendo um texto com outra roupagem.

Contudo, isso é apenas uma constatação que não influi em nada na minha análise do contexto em si.

Amores, amizades, lendas antigas, poderes, uma família diferente... Estes são elementos muito bem mesclados que fazem do romance de estreia de Monica e Monique uma leitura bem rápida, cheia de pontas soltas que se atam a medida que a história flui e reviravoltas no mínimo surpreendentes.

Porém eu preciso admitir que como pessoa curiosa ao extremo que sou, senti falta de uma descrição mais aprofundada da cidade onde se passa a história e de alguns lugares que aparecem no decorrer do livro.

Fora isso, meus parabéns para a Editora Underworld pelo capricho na diagramação, e que eu lembre não encontrei nenhum erro passível de reclamação e também as lindas Mônica e Monique Sperandio, meus parabéns. A simpatia de vocês é incrível.

Vocês são uma grande promessa, sigam sempre em frente e continuem se dedicando porque afinal a escrita é algo que se aprimora com o tempo.

site: http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/2011/09/sete-vidas-monica-e-monique-sperandio.html

Lara Martins 16/10/2012

Faz pouco tempo que reli esse livro e decidi que deveria dividir uma resenha sobre ele, afinal, é um livro nacional e das gêmeas mais fofas que tive o prazer de conhecer na Bienal do Livro 2011. Comprei o livro lá, ganhei autógrafo, falei com elas e cheguei em casa com vontade de devorar o livro o mais rápido possível e bem... Foi isso que eu fiz, haha.

A história gira em torno de Aprilynne, que vive no orfanato Joy Lenz na cidade de Moonville. Ela é do tipo rebelde, sempre quebra as regras do lugar onde vive e nunca foge de um desafio. Com suas duas amigas, Claire e Kaleigh, April apronta de tudo e vive pagando punições com elas por conta de tudo que fazem. Após uma dessas punições, as três meninas desafiam Angelique e seu grupinho, que são suas aquiinimigas, a uma partida de pôquer. A aposta era que, quem perdesse, faria qualquer coisa que as adversárias quisessem. April, Claire e Kaleigh, muito seguras de si já que jogavam bem, estão certas de que vão ganhar... Só que não. Elas perdem e Angelique manda as garotas vagarem pela floresta sombria nos arredores do orfanato durante uma hora, no meio da noite.

As três não dão o braço a torcer e aceitam a proposta, mesmo que tenham muito medo do que haja dentro daquela mata ou de que podem ser pegas e expulsas do orfanato. E é quase isso que acontece, pois a inspetora e diretora vão atrás delas e com isso, April adentra ainda mais na floresta com medo de ser pega. No caminho, ela encontra vários gatos pretos e uma garota morta no fundo de um lago!

O livro é ótimo, de verdade. As gêmeas escrevem bem e de maneira dinâmica; não consegui ficar entediada lendo, pois a cada página é um acontecimento! As mudanças com April após o incidente no lago, a excursão, os mistérios envolvendo o passado da protagonista e claro, o nosso boy Ian que é uma fofura de personagem. Não do tipo de personagem "omg", mas sim um garoto legal, que se interessa por April, quer ajudá-la e é assim, natural. Isso foi o que mais gostei nele.

Outra super surpresa foi que o livro envolve mitologia egípcia. Tipo, helloo!, mitologia! Eu fiquei surtada quando essa temática foi aparecendo no livro e de maneira tão intrigante e fantastática.

Uma dica para as autoras seria apenas de não correr tanto com o enredo, pois as vezes eu sentia isso. O livro tem poucas páginas, então é bem prazeroso de ler e talvez tenha sido por isso que senti ser corrido, mas as vezes tinham cenas que precisavam de um foco a mais e não tinham, mas afora isso, tudo foi mara, principalmente as cenas de ação. Gente, as últimas cenas do livro são do tipo surtante, você não consegue nem piscar ao lê-las!

Outra coisinha que eu demorei a me adaptar foi que é tudo muito americanizado e eu sou bem nacionalista, sabe? As livrarias estão cheias de autores estrangeiros e eu prezo muito que, se o autor é nacional, traga o Brasil para as páginas. Ainda podia ser todo fantástico o universo de Sete Vidas se tivesse nome, locais e características brasileiras; isso pra mim teria feito o livro ficar mais que demais, pois eu nunca li uma Maria, Juliana ou Thaís vivendo o que Aprilynne vivenciou durante as páginas do livro. Isso teria sido um imenso diferencial, pelo menos pra mim.

Enfim, eu adoro o livro e estou ansiosíssima para a continuação, pois sim, é uma saga! Tomara que os próximos sejam tão viciantes quanto o primeiro.

**Gostou da resenha? Siga meu blog e comente o post! :) http://lembretepraler.blogspot.com.br/2012/10/sete-vidas-monica-e-monique-sperandio.html

Georgia34 24/09/2011

Sete Vidas
Número de Páginas: 204 páginas
Editora: Underworld
Tradutor: Livro Nacional
Autoras: Mônica e Monique Sperandio

Sinopse: A pequena cidade de Moonville, Aprilynne Hills é conhecida como a rebelde do orfanato Joy Lenz. Sua vida se resume em quebrar regras e aceitar desafios. Após perder uma aposta de sua inimiga Angelique, tudo toma um rumo inesperado. Encontrar uma garota morta em um lago e começar a ter alucinações não estava em seus planos. Descobrindo poderes que nunca imaginou ter, April contará com a ajuda de poucos para resolver um mistério que envolve até deuses do antigo Egito.

Resenha: O livro Sete Vidas conta a história de Aprilynne Hills, órfã, com seus 16 anos e vivendo no orfanato Joy Lenz desde que se entende por gente, segundo ela mesmo diz. A pequena cidade de Moonville, Aprilynne Hills é conhecida como a rebelde do orfanato Joy Lenz. Sua vida se resume em quebrar regras e aceitar desafios.
April tem duas amigas: Claire, a certinha do grupo que sempre tem medo de se meter em confusões e tenta a todo custo não se envolver em encrencas. A outra amiga é Kaleigh é a esquentadinha do grupo e sempre arruma algum plano para implicar com Angelique. Esta, por sua vez é a rival de April.
E é num desses planos de Kaleigh, para implicar com Angelique que as coisas começam a dar errado para a nossa protagonista.
Após perder uma aposta com a sua inimiga Angelique, tudo toma um rumo inesperado. Encontrar uma garota morta em um lago e começar a ter alucinações não estava em seus planos.
Um dos poucos que irão ajudá-la será Ian. Logo ele? O cara tem uma namorada chata e metida, ambos estudaram com April na época em que todos do orfanato podiam estudar fora do mesmo. E estes, sempre implicavam com April.
Só que Ian agora está bem diferente do cara que estudou com April. O corte de cabelo melhorou bastante, não é mais o garoto magro do que ela se lembrava. Ele agora tem músculos bastante definidos, que April conseguiu ver perfeitamente bem sob a camisa justa. Será que esse dois vão se entender?
Mistérios, segredos, lutas e um romance super fofo com antigo conhecido de longa data te aguardam nessa narrativa que promete tirar o fôlego dos leitores em cada página.

Para saber mais, você terá que ler o livro.

Um recado para Mônica e Monique... meninas muita boa sorte com o livro Sete Vidas e que mais livros venham junto com este. Tenho certeza que vocês vão longe com tanta criatividade. Muito sucesso para vocês!