A Bandeja

A Bandeja Lycia Barros

Resenhas - A Bandeja

Leitora Viciada 22/08/2014

Conheci o trabalho da Lycia através de sua indicação ao Codex de Ouro 2011 e assisti a alguns vídeos em seu canal no Youtube. Me interessei pelo livro, e depois de ver a simpatia da Lycia em pessoa na XV Bienal do Livro, minha vontade em ler A Bandeja cresceu. Tanto que só tinha dinheiro para comprar mais um livro e era exatamente o valor dele! Comprei autografado e ontem a noite iniciei minha leitura. Devorei o livro com tanta empolgação e só parei porque tinha de dormir. Acordei hoje e logo que pude,li o finalzinho.
O livro mexeu muito comigo. Não sei explicar. Me emocionei tanto que ao término quase chorei.
Não apenas pela emoção que a Lycia transmite de ponta a ponta, mas foi um momento de reflexão pessoal. Em vários sentidos, eu me lembrei de erros cometidos no passado muito parecidos com os de Angelina, a protagonista. Eu perdi a meus pais antes de me tornar adulta, estando desamparada e perdida, mergulhando num relacionamento amargo, aonde estive cega. Estive afundada em desespero. Hoje, superei tudo e graças a Deus que me enviou uma pessoa especial, me deu forças e iluminou minha vida.
A mensagem principal da Lycia para mim é de que não importa o quanto você tenha errado, não importa o quão grave tenha sido o seu erro, se você se arrepende e perdoa, você aprende e supera. Tenha fé em Deus.
Sim, este livro é cristão e sua mensagem é de fé e de bons valores. Coisas que acho que falta ao mundo. A sociedade deveria amar mais ao próximo e respeitar a Deus.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2011/10/bandeja-qual-pecado-te-seduz-de-lycia.html
Lycia Barros 02/11/2011minha estante
Que fofa, amei sua resenha...

Bianca1312 25/05/2023minha estante
Incrível, senti as mesmas coisas, já faz anos que Li ele

Um livro na minha casa por Ariane 11/09/2021

Ótima leitura
Em A Bandeja, ficção cristão de Lycia Barros, conheceremos Angelina, uma jovem caloura da tão sonhada faculdade de Literatura, que irá enfrentar sozinha pela primeira vez as armadilhas da vida adulta, longe de seus pais e seus amigos cristão, as bandejas estão a postos e sua vida será definida por seus desejos e escolhas.
Vou começar falando primeiramente dos pequenos detalhes que não gostei, já vou adjetivando como pequenos, porque o que quero exaltar é o sentimento de prazer que tive quando terminei a leitura.
Então vamos lá... tive muita dificuldade em gostar da protagonista, Angelina é uma menina cheia de ideais na primeira página, que "vira a cabeça" muito rapidamente na minha opinião, deixando uma sensação de inconsistência, seu temperamento é entre altos e baixos que em alguns momentos me irritaram, felizmente para o meio do livro ela melhora muito, trazendo a essência da menina da primeira página.
Em relação ao final é impossível dar detalhes sem entregar um pouco da trama, mas questiono a atitude de um personagem, sei que precisamos demonstrar uma mensagem de perdão em livros de ficção cristã(não só em livros, deixo claro!), mas acredito que precisamos cuidar com determinadas pessoas que claramente estão em desiquilíbrio e principalmente ofereceram algum risco físico a alguém, mesmo que sem querer.
Agora o saldo positivo, amei as cenas fofas e os clichês, sim aqueles de aquecer o coração e nos fazer suspirar, o livro ressalta a importância das boas amizades e do aconselhamento, fala muito sobre entregarmos nossa vida a Cristo e termos Ele como o centro das nossas vontades, não vivendo um vida somente por aparência, mas que possamos estar firmes para negarmos as bandejas recheadas de manjares, que ao primeiro olhar parecem delícias, porém são para a morte.

@natalie_livros 10/02/2022

Não tenho palavras
Para descrever essa história. Acabei de terminar o livro e não sei como, mas esse livro me senti mais próxima do pai. Amei como Angeline escolheu sia decisão final. Me encontro como ela dividida entre o certo e errado. Mas agora sei o motivo de tanta falação das pessoas. Guarde isso em seu coração. "Cada ecolha tem sua devida consequência então pense antes de escolher seu coração primeiro"
Alane.Sthefany 09/03/2022minha estante
Entre a mente e o coração, continuação desse, é perfeito ???

Asenate Brasil 15/03/2021

Um romance cristão...
Simplesmente sem palavras pra esse livro de tão perfeito que ele é. É um romance cristão maravilhoso. A autora conseguiu de forma linda misturar o bom e velho romance clichê com o Evangelho. É um livro para se apaixonar, se encantar, se emocionar. Impossível conter as lágrimas. Simplesmente maravilhoso. Recomendo demais.

Peregrina 27/11/2023

Instigante, mas tem problemas
É um romance cristão da autora Lycia Barros a respeito do qual ouvi muitos elogios. Eu estava numa ressaca literária terrível e comecei a ler este livro por indicação.

Como romance, é instigante e não queremos parar de ler, mas o lado cristão é meio raso e deixa a desejar. O tema é relevante, porém, ao meu ver, devia ter sido tratado com mais cuidado. Esse tipo de situação pela qual a protagonista passou deixa marcas em uma pessoa e a transformação dela foi rápida demais considerando que na maior parte das páginas de "redenção" a autora trocou um amor por outro.

Enfim, é um livro com um tema importante, a ideia é boa, mas tinha que ter sido melhor trabalhado, com mais maturidade espiritual mesmo que faltou, especialmente se considerarmos que houve até xingamento em determinado momento.

Iris Figueiredo 27/09/2011

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
Acho muito difícil encontrar livros de ficção cristã, pois a maioria dos livros em livrarias evangélicas são sobre "como agir em determinado momento". E eu não tenho muita paciência para livros-manuais, prefiro ficção. Quando comecei a ver resenhas sobre "A Bandeja", fiquei curiosa! Ficção cristã nacional? Queria conferir. E fui isso que fiz.
A história de "A Bandeja" acompanha Angelina, uma jovem que foi criada na igreja e veio de uma família cristã. Angelina cresceu em Petrópolis, sempre aos cuidados da família amorosa e protetora. Mas agora é hora dela traçar novos caminhos, entre eles a Universidade. Após ser aprovada no vestibular para Letras na UFRJ, Angelina vai morar em uma república no Rio de Janeiro, longe dos seus pais e em um mundo completamente novo. Ao chegar na universidade, Angelina se deslumbra com as possibilidades e conhece Rico, um professor maravilhoso e que tem muito a oferecer a ela. Um mundo aparentemente maravilhoso, servido em bandeja de prata. Mas qual caminho Angelina escolhe seguir?

Existe um "ditado" na igreja que diz que "filho de crente, crentinho não é", que quer dizer, mais ou menos, que cada pessoa é responsável pela sua própria fé - ninguém pode acreditar por você. Angelina foi criada na igreja, mas seu compromisso nunca foi forte. Para quem nasceu na igreja, sabe o quanto certas coisas são "difíceis" e "diferentes". A Universidade é um dos maiores obstáculos para o jovem cristão permanecer na fé, porque geralmente significa um lugar diferente, com pessoas diferentes e dizer o que você pensa muitas vezes é complicado. Por Angelina nunca ter tido esse compromisso sério com religião, ela acaba deixando a sua fé em segundo plano para aproveitar as outras coisas que aparecem.
Alguns conceitos de fé parecem um pouco abstratos para quem não segue uma religião, mas consegui enxergar na história de Angelina pontos relacionados à minha vida e pessoas que conheço. Essa identificação foi um ponto essencial durante a leitura. Angelina faz muita coisa que não deve, que ela sabe que está errado... De vez em quando, dá vontade de sacudir e apontar para ela as coisas certas, mas é impossível criar antipatia pela personagem, porque ela é muito humana. A não ser quando ela insiste no mesmo erro uma, duas, três vezes... Dá raiva sim e vontade de dizer: "não acredito que você está fazendo isso!".
Lycia fala sobre religião, escolhas, amor e outras coisas de uma forma muito fácil de assimilar, que não soa como uma "pregação". Acho que a autora fala também sobre cotidiano, a vida de todo mundo, mas possui uma mensagem cristã ao fundo. É uma característica da personagem, portanto, não há como ignorar. Se você não tem religião ou tem outra fé, isso não o impede de ler o livro. É para todos os tipos de pessoa.
A trama tem reviravoltas, romance, mocinho, "vilão" e cotidiano. O livro também fala sobre muitas coisas que todo mundo se depara - além de escolhas certas ou erradas que a gente toma, independentemente de nossa fé.
Vocês vão se apaixonar pelo Dante - se bem que tem quem ame o Rico, vai entender! -, se comover com alguns personagens e querer saber mais sobre eles. Estou doida para conhecer, por exemplo, a história da Desirée. Me diz que vai ter livro sobre ela, Lycia!
A escrita de Lycia é bem gostosa, a única coisa que me incomodou foi que em alguns momentos a personagem principal não fala como uma menina de sua idade, mas usa palavras como se fosse alguém mais velho. Além disso, alguns comentários da narradora são colocados em parênteses entre as falas de outro personagem, mas isso é o de menos. A leitura é, sem dúvidas, recomendada.
Me chamou atenção o grupo missionário da história, que prega nas universidades. Me pareceu inspirado no Alfa e Ômega, um projeto cristão que existe em universidades ao redor do país. São reuniões de oração que acontecem algum dia da semana e ótimos lugares para conhecer pessoas com a mesma fé que você. Na UFRJ, universidade que Angelina estuda - e eu também -, existe o Alfa e Ômega. Tanto no campus do Fundão (onde fica a faculdade de Letras) quanto na Praia Vermelha (onde fica a Escola de Comunicação e eu estudo). Em outras universidades também existem. Caso você não conheça e queira saber mais, me pergunte que eu farei o possível para pesquisar pra vocês sobre o assunto! (E se quiser saber sobre o Alfa e Ômega Praia Vermelha, me perguntem que eu repasso para a galera que cuida do grupo).
Apesar da capa ter muito a ver com a trama e com os sonhos da protagonista, acho que o livro merecia algo muito mais bonito, que ajudasse a chamar mais atenção ao livro. Mantendo a mesma ideia, mas uma arte um pouco mais legal. O livro merecia! Em relação à revisão, nenhum erro que eu tenha reparado, o texto está bem cuidado.
O que pode incomodar a algumas pessoas que não estão acostumadas a ler a Bíblia são os versículos bíblicos no meio da história, mas para mim isso foi um plus! Só acho que poderiam ter usado alguma versão menos "robusta" do texto bíblico, para cativar aqueles que ainda não estão acostumados com a linguagem de versões mais sérias da Bíblia. A tradução em Nova Versão Internacional ou Nova Tradução na Linguagem de Hoje tem uma linguagem mais "prática" que serviria ao mesmo propósito no livro, mas isso não me incomodou. Afinal de contas, é ótimo as pessoas irem se acostumando com uma linguagem mais incrementada, aumentando o vocabulário - e a Bíblia é um excelente livro para isso. Além do que, algumas coisas em traduções mais "simplórias" acabam desviando do significado real da frase. Mas é bom destacar esses pontos para quem vier a ler o livro no futuro.
Se você não é cristão e está com o pé atrás, é só jogar o nome do livro no Google e ver opiniões de outras pessoas que não tem religião e leram o livro. Eu recomendo fazer isso, quem sabe você não se interessa mais ainda?
Assim que terminei, já peguei o segundo volume da coleção, "Entre A Mente e O Coração"! A série é composta de "companion books". São livros que se passam no mesmo universo e alguns personagens em comum, mas nenhum deles é narrado pelo mesmo narrador.

JuhVogel 09/01/2021

Agradável leitura, do tipo que em algum momento você sente que a história foi escrita para você, pois consegue observar passagens pela qual já passou. Recomendo, traz paz e vontade de melhorar...

Priscila.Vercosa 10/03/2021

Fantástico!
O que falar desse livro que encabeça a Coleção Despertar? Ele é simplesmente demais!
A história é envolvente, traz dilemas da vida moderna dos jovens e, acima de tudo, como Deus pode lhe ajudar a superar e vencer as dificuldades e traumas da vida.
Um romance lindo, emocionante e vibrante!
Recomendo a leitura.
Mas, prepare-se: você não vai conseguir parar de ler até terminar toda a série ?

Ligia Paulino 05/03/2011

Hoje estou feliz com o resultado que a leitura desse livro me proporcionou. Agradeço a Lycia por todo o carinho. E será com suas palavras Lycia que inicio a minha Resenha." (...)E, finalmente, este livro é dedicado a todos os jovens que pretendem de alguma forma influenciar esta geração e resgatar valores eternos, que provem do coração de Deus. Contando essa história, espero poupá-los de grandes sofrimentos. Se este livro está em suas mãos agora, Deus quer falar com você. Simplesmente, ouça." (inicio do livro nos agradecimentos). Obrigada, Pois eu ouvi.

Minha nossa gente, assim que li o primeiro capitulo fiquei mais ansiosa pela continuação. As esperiencias que Angelina passa, tanto negativas como positivas, me fez refletir bastante sobre as minhas escolhas e o rumo que minha vida irá tomar.

O Livro é da nossa Literatura Nacional e confesso ele me surpreendeu.

Além do romantismo, o livro no passa uma bela lição de vida.Pessoal eu amo livros de romance e ainda mais aqueles que nos passam uma lição de vida, que nos fazem refletir com a mensagem que nos é passada através da palavras, e esse livro tem essas duas caracteristicas ( uma coisa que adorei), só que a Lycia ainda melhorou ainda mais esse enredo acrescentando uma boa pitada sobre o quesito religião, uma coisa na qual gostei bastante porque as vezes vejo que a juventude de hoje não se interessa tanto por esse assunto, e com tudo isso a Lycia mistura o que toda(o) jovem ama, romance, com questões que devemos refletir no nosso dia - dia. Então com a junção de todas essas caracteristicas, você já parou para pensar no resultado que deu? Não? Isso mesmo, tudo isso resultou em uma ótima história, que nos envolve do começo ao fim.

O Livro me surpreendeu a cada momento que eu avançava para a página seguinte, hora eu imaginava que iria ser uma coisa quando via era outra que nem passou pela minha cabeça, e isso não aconteceu em apenas um momento do livro e sim nele todo isso foi um ponto positivo.

Ele é de uma leitura leve, que flui facilmente ao decorrer da história e quando você se dá conta chegou ao fim. Mais para alegria de todos ( e a minha também) esse é o primeiro volume da Coleção Despertares, publicada pela Editora Danprewan, com o selo Atitude, em seu blog a Lycia nos passou a seguinte informação:

"...Este será o primeiro livro da Coleção Despertares, que terá (a princípio) 5 livros. Não seguirá a linha de séries ou trilogias pois será sempre sobre personagens diferentes que se cruzam, ou seja, personagens do livro “A Bandeja” serão protagonistas dos próximos livros. Cada livro abordará um tema específico da vida dos jovens como por exemplo: escolhas, sexo, drogas, preconceito, problemas familiares etc…"

beijocas ;**

Tânia Gonzales 08/08/2011

Um alerta
No finalzinho dos agradecimentos a autora diz:

"Contando esta história, espero poupá-los de grandes sofrimentos."

Eu também espero que muitos jovens possam refletir antes de tomar qualquer decisão em suas vidas.
Dizem que devemos aprender com os nossos próprios erros, mas se você aprender com os erros dos outros vai evitar muitos sofrimentos.
Então, aprenda com os erros de Angelina, Michele, Desirée, Rico...

Que a história que Lycia criou seja um alerta para todos os jovens e para os pais também. Devemos a cada dia prestar mais atenção neles. O diálogo não pode faltar e a compreensão também.

Gostei do título do livro e gostei mais ainda por se tratar de um livro com uma mensagem edificante, principalmente para os jovens, só acho que os sonhos não precisavam de muita explicação. A mensagem já estava bem clara. Usar Apocalipse é complicado por ser um livro de muitos simbolismos. Dando um significado para cada detalhe de um sonho, por exemplo, corre-se o risco de dar uma interpretação fora do contexto.