A Bandeja Lycia Barros

Resenhas - A Bandeja

Laury 30/07/2012

A Bandeja – Qual pecado te seduz? – Lycia Barros
Na nossa vida, passamos por uma infinidade de coisas, acontecimentos, sentimentos. Temos dúvidas, certezas, ressentimentos, magoas, e às vezes com sorte, alegria e felicidade. Todos passamos por dificuldades em busca do aclamado final feliz, mas o que vem antes? Fazemos por merecer o “felizes para sempre”? E as pessoas que escolhemos para ficar ao nosso lado? É sobre tudo isso que se trata A Bandeja.

A leitura foi rápida, mas ao mesmo tempo longa, fácil, mas ao mesmo tempo difícil. Antes que comecem a achar que não gostei do livro ou não sei o que achar dele, já vou adiantar que sim, eu gostei, talvez até mais do que gostei, mas isso a gente deixa pro final, vamos “analisar” o livro.

A Bandeja conta a história de Angelina, mas parece contar a história de todos. É fácil se identificar. Somos apresentados a ela durante sua mudança Petrópolis – Rio, onde ela vai fazer faculdade. Devido a distancia, passa a morar em uma republica, dividindo o quarto com uma conhecida da sua cidade natal. Quando ela começa as aulas, senti como se eu estivesse começando também, porque tive o mesmo baque, porque para quem não sabe, faculdade é total e completamente diferente de ensino médio e muitas vezes, não de uma forma positiva. E em pouco tempo ela começa um relacionamento com Rico, um de seus professores (não é spoiler, tem na sinopse). Lindo, rico, charmoso, educado, inteligente.

Bem, eu sempre leio anotando coisas para não esquecer de falar na resenha e dessa vez não foi diferente, anotei muitas coisas, principalmente de Rico. No inicio coisas boas, mas parei quando percebi que eu estava com uma sensação ruim. Sabe aquela sensação de “tem alguma coisa errada”? Estava tudo indo muito bem, apesar do meu sentimento de desconforto quando… PAM! Tudo mudou. Eu estava preparada para tudo, TUDO mesmo, menos para o que aconteceu. Me chocou de um modo que não tem como explicar.

Era meio obvio que Angelina estava se “desviando do caminho”, e não falo só no sentido religioso, mas também no sentido sensato. No momento que o relacionamento começou, Angelina morreu, assim como tudo no que ela acreditava, só existia Rico. Ela ficou total e completamente cega. Sem família, amigos, faculdade, religião, Deus.

Ok, eu vou parar aqui. Não falarei mais sobre os acontecimentos, pois sinto que a qualquer momento falarei de mais, vou passar para o outro ponto importante, talvez o mais importante de todos, a essência do livro.

Não sou a pessoa mais religiosa do mundo, não sou de freqüentar igreja periodicamente, sei pouquíssimas passagens da bíblia e apesar de batizada católica, já fui em encontros de todas as religiões. Por que eu disse tudo isso? Para dizer que sou imparcial, da mesma forma que o livro, não importa sua religião ou falta dela, o importante é acreditar em Deus. O livro mostra que quando se acredita Nele, tudo é possível, que Nele está o caminho certo. E Angelina passa por poucas e boas para entender isso.

O subtítulo “Qual pecado te seduz?” já diz muito, afinal, encarar o pecado todos os dias é normal, o importante é saber a qual deles você cederá. E acredite, ao menos uma vez na vida você cederá. Cobiça, vaidade, luxuria, ira, orgulho, gula, inveja, preguiça e tantos outros. A tentação é infinita. No livro, Angelina se desvia por acreditar de forma erronia ter encontrado a felicidade, quando na verdade tal felicidade a estava matando, assim como a tudo no que ela acreditava. Somos apresentados a perspectiva de que tudo pode mudar quando se acredita em Deus, e para “provar” isso, vários personagens se transformam, até os mais improváveis.

Talvez a leitura tenha sido tão contraditória para mim por puro reconhecimento. Não nas atitudes da personagem, mas o livro em si, que é maravilhoso. E não falo apenas de escrita, criatividade e afins, apesar dessa parte também ser fantástica – principalmente os sonhos de Angelina, que são impecavelmente criados, descritos e narrador pela Lycia. O fato é que o livro tem um propósito, não foi escrito a esmo. E quem lê tem facilidade para identificá-lo, entender o amor/poder de Deus. Li o livro com a sensação de que ele havia sido escrito pra mim, como se eu não estivesse lendo um livro, mas como se o livro falasse comigo (parece idiota, mas é verdade).

Ler a bandeja foi como ir à igreja, da forma mais prazerosa possível. Foi conhecer pessoas interessantes, me decepcionar, ser surpreendida positivamente e negativamente com outras, vê-las crescer. Me apaixonei pelo Dante, afinal, quem não se apaixona por alguém como ele? Seu ato final foi idiota e louvável, o fazendo merecer ainda mais meu respeito. Fiquei feliz por Michele e adorei conhecer Raimunda e sua família. Algumas pessoas eu não fazia questão de conhecer, mas às vezes na vida é necessário.

Segui com o livro até a madrugada sem conseguir parar. Sempre que eu achava que as coisas iriam se ajeitar, eu descobria ser uma ilusão. A Lycia conseguiu me segurar até a ultima linha, me virando de cabeça para baixo sempre que podia. Você tem idéia de o que é faltar cinco paginas para o livro acabar e tudo estar desmoronando? Eu tenho. E quase morri por isso, aflição com desespero. Mas no final tudo valeu a pena, superou todas as minhas expectativas. Foi divertido e educativo, fazendo você refletir e sendo capaz de fazer qualquer um encontrar seu caminho novamente. Recomendadíssimo.

É isso, a resenha foi grandinha, mas acho que falei tudo que eu queria.

Beijos para vocês,

Laury.
Lycia Barros 30/07/2012minha estante
Sem palavras para expressar o quanto fiquei feliz ao ler...

Lina DC 16/09/2012

Tem duas coisas que eu não discuto de jeito nenhum: política e religião. Na minha opinião, todo mundo está completamente certo e completamente enganado ao mesmo tempo nesses dois temas.
Então eu vou me focar na trama do livro, sem discutir os aspectos religiosos ok?
Vou começar com a seguinte afirmação: Eu amei o livro! A trama demonstra de um modo maravilhoso o que acontece quando abandonamos os nossos princípios por outra pessoa. Como alguém que tem valores tão claros abre mão de tudo e todos para se envolver com outra pessoa. Angelina cresceu rodeada de amor e de uma família que sempre ensinou e a guiou. Quando vai para a faculdade, em sua primeira experiência de "adulta" envolve-se com Alderico, uma pessoa mais experiente e que de certa forma explora a inocência da Angelina. O problema é que esse romance faz com que Angelina abra mão de tudo: seus pais, seus amigos e da sua integridade. Será que Angelina vai perceber o que está acontecendo? O livro trata de valores pessoais, amor e amizade. É uma linda e emocionante história!

Vanessa Sueroz 07/08/2012

A Bandeja
O livro conta a história de Angelina, uma menina criada por uma família evangélica praticante, uma família bem presente em sua vida e muito protetora. Angelina vivia na igreja mesmo não entendendo bem ao certo porque tinha que fazer isso.

A história começa quando Angelina vai para o Rio de Janeiro estudar em uma faculdade e acaba indo morar em um alojamento de estudantes. É o seu grande momento, sua chance de se tornar independente. Assim que as aulas começam Angelina se encanta por um dos seus professores, Rico, e para a sua alegria ele também parece estar encantado por ela.

Angelina se entrega a paixão de uma forma que nunca fez antes, larga tudo por ele, deixa de visitar sua família, larga a igreja, larga os trabalhos da faculdade e estudos, a única coisa que ela quer é Rico ao seu
lado.

Angelina depois que se mudou começou a ter uns sonhos muito estranhos, cada um sobre um pecado, cobiça, luxuria, tentação e outros, todos os pecados expostos em uma bandeja. O que será que significa tudo isso?

Angelina sofre muito por seu amor por Rico, até que possa encontrar seu caminho de volta. Faz muitos amigos novos e reencontra outros, incluindo Dante, irmão de sua grande amiga, que por acaso lê um e-mail e volta para o Brasil somente para ajudar Angelina a passar por todo o sofrimento.

Resenha cmpleta em: http://blog.vanessasueroz.com.br/a-bandeja-qual-pecado-te-seduz/

Duda Oliveira 14/10/2012

Gospel, envolvente e viciante
O livro conta a história de Angelina. Uma jovem que deriva de uma família cristã e vai se aventurar deixando sua cidade, Petrópolis, para cursar Letras em uma universidade pública da capital do Rio de Janeiro. Mas o que a menina não esperava era se apaixonar pelo professor da faculdade, Alderico. Mas está paixão acaba afastando Angelina de sua família, seus amigos, seus estudos e até mesmo de Deus. E, de quebra, uma sessão de sonhos no mínimo estranhos começam a surgir, entretanto no fim, a jovem descobre seus significados.
É impossível não lembrar de alguém na leitura deste livro! Com certeza, vira imediatamente a imagem de uma pessoa ao decorrer da leitura. O livro, sim, é bem voltado ao divino Deus e tem vários versículos da Bíblia! Mas digo e repito se for preciso: Se não é muito ligado a este assunto dê uma chance à Lycia! Tenho certeza que ela vai te conquistar! Este é seu dom. Ela consegue transformar uma lição de moral em uma história envolvente, viciante e que te prende até a última página! Estou louca para ler Entre a mente e o coração que, para quem não sabe, é uma continuação a parte, da história de Rico.

Gostou da resenha? Conheça um pouco mais sobre mim e minhas opiniões aqui: http://dudaoliveira10.blogspot.com.br e não deixe de seguir para acompanhar o blog.

Link da postagem: http://dudaoliveira10.blogspot.com.br/2012/07/resenha-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html?spref=fb

Twitter: @DDigitalDuda

Andressa 30/07/2012

A Bandeja - muito bom!
Na minha opinião, perfeito, como na sinopse a autora teve o cuidado de realmente trazer o leitor para a pele dos personagens. Não mentirei, este livro me tocou profundamente, pelo simples fato de eu estar numa situação parecida. Não aguentei, chorei na pagína 44 e em outra mais a frente. Falou profundamente comigo e acredito que falará contigo também.

Angelina é uma menina normal, criada por uma família evangelica, sempre esteve na igreja mas não entendia realmente o porque daquilo, não tinha uma ligação com Deus, ouvia a doutrina, obedecia e achava que só isso era necessário para ter Deus. Agora se vê longe de toda essa proteção, quando passa para a faculdade no Rio de Janeiro. É o momento de se tornar independente, em que suas decisões teram sérias consequências para sua vida. Vem morar com uma conhecida no alojamento do campus e logo de cara cobiça o professor gato, Rico. Tudo poderia ter dado certo se ela não tivesse deixado de lado Deus em sua vida.

Nessa louca paixão que se encontra ela esquece tudo, seus objetivos, seus estudos, sua família, seus amigos e até mesmo Deus. Angelina nunca sonha, mas nos últimos tempos veêm tendo uns sonhos esquisitos, que na verdade possuem grande significado em sua vida. A cobiça, a tentação, a luxúria e outros. Em cada sonho ela faz a escolha de pegar o objeto da bandeja e logo depois o anjo transforma-se em um animal feroz para mata-la.

Sem mas esperança, manda um email para sua amiga Natasha que se encontra no outro lado do mundo, mas quem acaba lendo é seu irmão Dante, não tão próximo de Angelina mas também amigos de peito.
Ele decide voltar ao Brasil e tentar ajudar Angelina. Ele será sua salvação!

Depois de tantos infortúnios, algo surpreendente acontece na vida de Angelina e ela percebe o que significa o verdadeiro amor com Dante, algo que não era como um vício, uma dependência em Rico. A vida dela se tranforma porque ela realmente resolve colocar Deus na frente de todos seus planos e decisões.
Sua confiança gerou seu sucesso.

A história é perfeita e ainda tem continuação com o livro Entre a Mente e o Coração.
Amei e acredito que vocês também gostarão, pois pode ser uma leitura simples, mas apresenta o que acontece com todos nós quando não colocamos um verdadeiro propósito em nossas decisões.
Lycia Barros 30/07/2012minha estante
Bom mesmo foi ler essa resenha :-)Obrigada querida!

Bárbara 23/09/2012

Eu fiquei muito tempo com um pé atrás com os livros da Lycia por saber que eles tinham um teor mais evangélico (e eu sou uma pessoa que não segue religião alguma, apenas acredita em Deus), mas acabei me deixando levar e acabei vendo que ela fala de religião, sim, mas em momento algum tenta converter o leitor, nem tenta mostrar que a religião das personagens dela é que é a certa. Eu acredito que ela quis apenas mostrar a importância de Deus na vida das pessoas, em como podemos mudar para pior quando não O temos ao nosso lado.

Em A Bandeja: Qual Pecado te Seduz? ela nos apresenta a Angelina, que sai de casa para fazer faculdade e que acaba se deixando levar pela beleza de um professor, se envolvendo com ele e deixando a sua vida religiosa de lado. Esquece de ler a Bíblia, não vai mais a igreja e está dependente de seu novo namorado, Alderico.

Alderico é um homem muito bonito, e que está sempre perto de seus alunos, fazendo amizade com todos eles. Ele tem uma vida totalmente diferente da vida dos outros professores. Tem um apartamento, mas mora na república e acaba se apaixonando por Angelina. Eles engatam num romance, começam a namorar e deixam que todos os outros alunos sabem.

O que Angelina não sabe é que Rico é casado com uma mulher bem mais velha e mais rica que ele. Então todo o dinheiro que ele tem, que diz ser de família, na verdade é desta mulher, com quem se casou há alguns anos.

Angelina é uma personagem fraca, mas, ao mesmo tempo, forte. Ela tem esses dois momentos e conseguimos perceber que a sua fraqueza vem a partir do momento que ela se vê longe de Deus pois quando Ele está por perto, ela se transforma, parecendo até mesmo ser uma nova personagem.

O título do livro se deve ao fato de sonhos que a personagem começa a ter a partir do momento que se envolve com Rico. Ela sonha com essas bandejas. São sete. Em cada uma, tem alguma coisa que ela deseja e aceita. É um sonho super estranho e que tem tentado mostrar algo para ela. Este algo, ela ainda não sabe o que é, mas está disposta a descobrir.

Eu gostei bastante do livro. É uma leitura fácil e gostosa de ler. Me senti envolvida com o livro e, com certeza, vou querer ler os outros desta trilogia. Lycia Barros tem uma facilidade muito grande para fazer o leitor entender seus livros e tirar um ensinamento deles. Eu tirei um ensinamento de A Bandeja e tenho certeza que cada um que fizer a sua leitura, entenderá alguma coisa dele.

estantedasuh 09/08/2012

A Bandeja
O livro nos conta a história de Angelina, uma jovem que mora em Petróspoles e que vem de uma família evangélica. Quando ela vai morar na república da faculdade que fica no rio de janeiro, vê sua vida mudar totalmente.
Lá ela começa a passar por diversas situações que poem a prova todos os ensinamentos que ela teve na igreja e dentro da própria casa. Angelina conhece Alderico (Rico) seu professor de linguística I, e acaba completamente apaixonada. Na realidade ela fica meio cega mesmo, colocando Rico sempre em primeiro lugar, só o que ela nem imagina é que seu coração vai passar por momentos turbulentos.
O livro também tem uma série de personagens maravilhosos como Michele, Natália, Carla, Raimunda e etc. Também conheceremos Dante, uma jovem evangélico amigo de Angelina desde pequeno. Ele é a chave de muita coisa importante. No livro é um dos meus personagens favoritos.
A escrita dela é empolgante e não te deixa um minuto intediada, a capa do livro também é linda, apesar de ter lido o livro em PDF. Vou comprar o livro preciso dele na minha estante.
O livro nos mostra que o amor de Deus nunca acaba e que quando fazemos algo errado, ou quando estamos em um caminho que não agrada, ele sempre está do nosso lado nos defendendo e afastando todo mal que nos persegue.
Esse livro foi muito importante para mim, chorei muito Deus falou comigo através da Lycia e aconselho todos a ler esse livro, pois ele é fantástico.

Evellyn 13/09/2012

A Bandeja é um livro da Lycia Barros, o primeiro da coleção Despertares. Nesse livro, conhecemos Angelina, uma garota de dezoito anos que aos passar no vestibular de Letras (yay) se muda de Petrópolis para o Rio para viver numa república e estudar. Como toda moça recém saída da adolescência, Angelina está em êxtase por poder começar uma nova fase da vida, conhecer outros lugares, pessoas e viver sua independência.

Angelina foi criada nos preceitos cristãos, sempre teve um bom comportamento e viveu de acordo com os ensinamentos dos pais e da igreja, mas assim que chega a esse novo mundo da faculdade descobre que, fora do ambiente onde cresceu, as coisas não eram tão bem acordadas assim. A colega de quarto, não lembra em nada a garota que ela conheceu quando criança na igreja e agora Angelina não tem os pais por perto para ampará-la.

Mas é claro que isso não a intimida e ela fica empolgada com a oportunidade de estudar o que sempre sonhou. As coisas ficam ainda mais interessantes depois que ela conhece o cara mais lindo que poderia existir no Rio de Janeiro e, como se olhar para uma beleza daquelas não bastasse, ele ainda se mostra interessado nela. Mas acontece que Rico é o professor de uma das disciplinas que Angelina cursa e ela fica em dúvida se pode ou deve investir.

Rico é um sonho em forma de homem, mas o problemas com homens-sonhos é que eles se desfazem assim que acordamos a.k.a. o efeito cegante da paixão acaba. Rapidamente, Angelina se vê envolvida numa paixão insandecida por esse homem, mesmo com as atitudes suspeitas e o passado misterioso dele. Eu também gostei muito de Michele – e não só na fase boa dela. Senti que ela era uma personagem legal, que ainda se tornaria alguém de confiança, mesmo quando as atitudes dela denunciavam o contrário.

Me senti muito envolvida pela historia. A narrativa é muito agradável e eu acabava lendo mais do que pretendia. A paixão arrebatadora de Angelina por Rico a consome de uma forma que a gente percebe que não vai dar bom resultado, mas ao mesmo tempo, as ações dela são bem coerentes. Não fiquei com aquela sensação que ela estava fazendo burradas só para ter enredo, entende? Gostei muito de como apesar dos problemas que acarretam, as ações de Angelina são incrivelmente plausíveis. É o tipo de coisa que PODERIA MESMO ACONTECER.

O livro tem alguns trechos com passagens da bíblia e confesso que no inicio isso me pareceu um pouco massante, mas as passagens estão relacionadas ao enredo e tem total envolvimento com a realidade da personagem então o propósito é valido. Porém, mais do que os trechos tirados da bíblia, gostei muito de alguns conselhos que Angelina recebe e indagações que ela faz. É um livro que tem uma mensagem pra passar e eu estou certa que recebi várias, para vários aspectos da minha vida.

Sabe quando você lê um livro e pensa 'uau, esse é o livro certo, na hora certa?' – ou parafraseando o livro: foi a bebida certa no copo certo – foi o que aconteceu! Esse livro talvez tenha me tocado mais do que a outro leitor porque me senti muito consolada pela historia. Li numa semana que não foi fácil e eu precisava ouvir algumas coisas que esse livro me disse. Isso foi fantasticamente especial para mim.

Eu não sigo nenhuma religião ou vou a igreja, mas tenho fé em Deus e acredito que as vezes Deus fala para nós por outras pessoas e esse livro me fez sentir isso. Não importa se você tem ou não religião. É um livro sobre amor, fé e como nossas escolhas podem afetar nossa vida e das pessoas a nossa volta. E esse é o ponto principal do enredo: escolhas. Como temos livre-arbítrio para fazê-las e como podem nos atingir.

Ah, eu recebi o livro da Lycia nessa nova versão de capa, que é linda e bem Sparkriana, mas não posso deixar de pensar que aquela capa anterior (que me dava um pouco de medo) tem muita relação com o enredo! O final do livro fecha bem o que precisava, mas eu ainda queria mais detalhes sobre como ficou alguns personagens. Quero dizer, fica tudo encaminhado, todavia, sou curiosa, e queria ver escrito aquele final feliz que fica subentendido. Agora quero ler outros volumes da coleção pra ver a historia de outros personagens e como eles 'continuaram' após os acontecimentos desse livro.

Leia esta história e conheça! Tenho certeza que a mensagem sobre escolhas ficará na sua cabeça como ficou na minha e, além disso, você poderá conhecer um romance que está longe de ser saudável e ver que é possível dar a volta por cima.

Mais no blog: http://heyevellyn.blogspot.com.br/2012/08/eu-li-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html

Fernanda 30/06/2014

Resenha: A Bandeja
Resenha: “A Bandeja” é um livro emocionante, com abordagens reflexivas a respeito de escolhas súbitas e atitudes corajosas. Todos os episódios são baseados nas emoções mais intensas. E por isso a premissa considera momentos que podem determinar as essências da vida dos personagens, lidando com provações diversas e dúvidas persistentes.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/06/resenha-bandeja-lyciabarros.html

PorEssasPáginas 01/08/2014

Resenha A Bandeja - Por essas Páginas
Logo quando a Editora Arqueiro anunciou o lançamento de A Bandeja, primeiro livro da série Despertar, da Lycia Barros, eu fiquei muito curiosa. A Karen já fez a resenha de um dos livros dela aqui e eu sempre quis conhecer essa escritora, exatamente por causa desse e de vários outros elogios que eu li. Inclusive esse foi um dos livros que eu escolhi para a Maratona Literária e foi um dos únicos que eu consegui terminar a leitura. Infelizmente eu encontrei vários problemas durante o caminho…

Em primeiro lugar, é muito difícil escrever essa resenha sem spoilers. Eu sei que vocês não vão entender algumas coisas por causa disso, mas é muito difícil explicar os meus sentimentos por esse livro sem descrever os acontecimentos.

Bom, mas vamos começar da forma certa. Angeline mora em Petrópolis e vai começar a faculdade no Rio de Janeiro. Pela primeira vez ela vai ficar longe dos seus pais e por sorte conseguiu um lugar no alojamento. Logo quando ela começa a assistir as aulas, tem um duro choque: as faculdades públicas não são um conto de fadas. Professores faltam, não tem papel higiênico nos banheiros, a sua companheira de quarto pode ser completamente diferente de você… Quando ela sai do banheiro aborrecida, acaba esbarrando com alguém e deixa o fichário cair. Quando Angeline presta atenção na pessoa, ela se depara com o ser humano “indiscutivelmente mais bonito e mais maravilhoso que já vira em toda sua vida”. Eles começam a conversar e ele se oferece para guiá-la até a sala. No meio do caminho, Angeline começa a reclamar dos professores. Mas o que ela não sabia era que o rapaz era… O seu professor de Linguística I! Mas tudo muda quando os sentimentos dela pelo professor começam a ser correspondidos…

E então os dramas começam.

O meu maior problema com A Bandeja foi exatamente a caracterização dos personagens. A Angelina não consegue ter um meio termo: TUDO é em excesso. Tudo é drama. Se ela está feliz, se ela está apaixonada, se ela está triste… Claro, todo mundo quanto está apaixonada fica meio que deslumbrada, principalmente no início da relação. Mas com Angelina? Isso acontece sempre. Com isso, fica difícil de acreditar na veracidade da personagem e até mesmo de criar laços com ela. Por causa da sua paixão avassaladora, ela deixa de lado até os estudos, que eram tão importantes para ela e esquece completamente os ensinamentos dos seus pais. E esse problema de caracterização não acontece só com a protagonista, mas com outros personagens também. Rico não pensa nem duas vezes em ter uma relação com uma aluna! Tudo bem, isso em faculdade é visto de uma forma um pouco mais leve, mas… Ele e Angelina tem uma atitude com relação ao tema acadêmico que não, não foi nada interessante para a integridade dos personagens. E eles sofreram nenhuma consequência com relação a isso. Eu sei que o tema do livro é exatamente uma jovem que sai dos ensinamentos da sua família e da sua religião. Mas a questão é que… Alguns acontecimentos do livro ficaram forçados. Alguns acontecimentos não tiveram uma resolução adequada. Em alguns casos eu fiquei pensando “Mas é SÉRIO isso? A Angelina VAI FAZER ISSO?”. E ainda tem o caso dos clichês. Todo mundo aqui sabe que eu AMO clichês, MESMO! Mas a questão com eles é que… Você tem escolher quais utilizá-los. Se não, no final, você tem a impressão que estava assistindo uma novela (nada contra novelas, mas eu realmente não esperava ter esse sentimento).

Por causa desses problemas com os personagens, eu não consegui apreciar totalmente a mensagem que o livro passa. Angelina é evangélica e com isso o enredo de A Bandeja tem uma base grande nessa religião. A mensagem que ele passa é bem universal, não importando qual a crença do leitor. Mas o problema é que… Você não precisa de situações extremas para passar uma mensagem. Você precisa é de cenas coerentes e que mostram um desenvolvimento dos personagens de uma forma que flua bem e isso não foi o que aconteceu. Angelina repete vários erros durante o livro. Rico, além de ser lindo, maravilhoso, e ótimo professor, tem bastante dinheiro. E, devido a sua história, isso me deixou bastante confusa. Depois tudo é explicado, mas de nada adiantou… A caracterização duvidosa foi trocada por um personagem que me deixou profundamente irritada! Dante é o único personagem que pode ser realmente salvo, apesar de infelizmente aparecer pouco no livro…

Enfim, a escrita de Lycia Barros é bastante envolvente (eu terminei em dois dias a leitura), mas a caracterização dos personagens e as atitudes deles fizeram com que eu não conseguisse aproveitar o livro.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-bandeja#more-16236

Ellem - @colecionandoprimaveras 20/08/2014

Sobre escolhas e recomeços
A Bandeja conta a história de Angelina, uma garota de 18 anos, criada numa família cristã evangélica, que estava saindo de Petrópolis, uma cidade no interior do Rio de Janeiro, para cursar a faculdade de letras na capital.
Os desafios da história de Angelina começam logo que ela chega na república e percebe que sua colega de quarto, Michele, é uma menina completamente o oposto dela, daquelas que usam roupas curtíssimas, adoram baladas e fumam maconha. E pra completar, logo no primeiro dia de aula Angelina conhece Alderico - Rico para os íntimos haha - um cara lindo de morrer, que é alguns anos mais velho que ela e, de quebra, seu professor. Os dois se aproximam de algumas formas meio inusitadas e começam a viver um romance daqueles de tirar o fôlego. No meio disso tudo, Angelina começa a ter sonhos bem estranhos, que a princípio, ela não conseguirá entender.
O problema é que Rico não é cristão e os pais de Angelina, que são bem conservadores, nunca iriam aceitá-lo. Angelina também começa a abrir mão de muitos dos seus princípios e valores morais por causa do relacionamento dos dois. Mas ela está completamente apaixonada e não percebe as coisas que ela está deixando pra trás.
A Bandeja nos deixa várias reflexões principalmente sobre o que acontece quando se abre mão do que deveria ser mais importante.
A escrita da Lycia é ótima, flui muito bem. Os personagens não são aqueles super perfeitos, todos tem muitos erros, você consegue se identificar com eles. É um daqueles livros que você começa e não consegue mais parar de ler.

site: http://colecionandoprimaveras.blogspot.com.br/2014/08/resenha-bandeja_20.html

Nina 27/08/2014

A Bandeja - Lycia Barros
Desde que criei o blog (há longos e felizes 5 anos atrás, rsrs) eu ouço blogueiros literários falarem de Lycia Barros com muitos elogios, mas nunca tive oportunidade de ler um de seus livros. Então, quando a Arqueiro relançou A Bandeja, e vi que essa seria minha grande chance de conhecer o livro ganhador do Codex de Ouro. Mergulhei de cabeça na leitura e agora estou aqui, tentando achar o melhor jeito de dividir minhas opiniões com vocês.

Para começo de conversa, é preciso que vocês entendam que esse não é um romance comum, onde uma garota inocente vai para a faculdade na cidade grande e apaixona pela professor mau caráter. Ele é bem mais do que isso, principalmente porque Angelina é envagélica e segue à risca todos os ensinamentos de sua igreja, o que faz dela uma garota um pouco mais inocente e crédula do o normal.

Outro ponto importante que também precisa ser esclarecido é que esse não é um livro sobre religião. Angelina é sim evangélica mas o enredo não é doutrinário e em momento algum a história tenta de convencer a acreditar nisso ou seguir aquilo.

Esse é um livro que fala principalmente da busca por Deus e no nosso relacionamento com Ele, e que consegue falar no assunto sem impor falsos moralismos ou dizer o que é certo e errado. E esse fato foi o que mais me encantou na história: a capacidade de Lycia de falar de religião de maneira universal e sem extremismos e caretices.

Mas infelizmente ela errou a mão na hora de compor seus personagens. Eu senti uma antipatia quase automática por Angelina logo nos primeiros capítulos e foi difícil lidar com isso durante a leitura. A garota simplesmente não conhece meio termo, ou ela está explodindo de felicidade ou morrendo de depressão, ou amando loucamente ou mergulhada num poço sem fim de mágoas e lamúrias. Ela não pensa duas vezes em jogar para o alto tudo o que aprendeu durante toda sua vida e se entregar para um completo estranho, abandonando a faculdade e a família.

A partir da segunda metade do livro ela melhora bastante e a gente começa a companhar o amadurecimento da personagem. Ela se torna mais forte e menos extremista em suas ações e eu quase consegui gostar dela, rsrs.

No mais, eu só tenho elogios ao livro. A narrativa envolvente e juvenil de Lycia me ajudou a desfazer a má impressão que fiquei nos primeiros capítulos e o final fofo e inesperado contribuiu para que eu me tornasse fã da autora. Imagino que muitas meninas devem se decepcionar com as escolhas de Angelina, mas eu amei!

Indico esse livro para qualquer um goste de um romance, mas principalmente para aqueles que precisam se reconectar com sua espiritualidade. Mesmo sem ser doutrinário, tenho certeza que essa história vai fazer você se aproximarem um pouco mais de sua fé.

site: http://www.quemlesabeporque.com/2014/08/a-bandeja-lycia-barros.html#.U_4T48VdVuA

GianiPlata 02/09/2014

Despertar "A Bandeja" - Lycia Barros
Olá queridos!

Essa semana li um livro que já indiquei pra muita gente e com certeza vou continuar indicando!
Uma verdadeira lição sobre valores e amor próprio.

Angelina é uma fofa! Uma amiga que eu queria ter por perto! Ela é doce, gentil e engraçada. Ela mora no interior do Rio de Janeiro e vai para a cidade grande cursar a faculdade. No inicio sofre com a vida universitária. Lá é todo mundo muito diferente dela. Parece que para eles, tudo se resume a festa, drogas e sexo, enquanto Angelina está lá para aprender.

Pena que todo esse empenho e foco desaparecem quando ela se apaixona pelo professor lindo, tesão, bonito e gostosão. Um pedaço de mau caminho! Literalmente...

No inicio, tudo são sempre flores, mas com o passar do tempo, os espinhos aparecem! E no caso de Angelina e Rico não foram aqueles pequenos que te assustam quando te espetam, mas que se você pegar com jeito eles não vão mais te machucar. São uns grandões, que furam seu dedo, arrancam sangue e fazem o corte infeccionar!

Rico mudou completamente a cabeça de Angelina. Ela se afastou de tudo e de todos para estar sempre perto de seu amado, que mesmo fazendo muito mal a ela, ainda conseguia mudar a situação e se transformar em vitima!

"Como podia sorrir enquanto eu estava ali, com o coração partido? De onde tirava forças para ser tão impiedoso? Eu estava a beira do precipício desejando pular. Rico, por sua vez, seguia sua vida com se nada tivesse acontecido." - Pág. 135

Que raiva deleeeee!!!! Sério! Várias vezes tive vontade de jogar o livro no chão e pisar nele de tanto ódio que sentia daquele melequento!

Então começaram os sonhos! No inicio não faziam sentido, mas depois foram virando um tipo de revelação sobre a vida de Angelina e de como ela estava caindo num abismo cheio de feras prontas para devorá-la!

Pobrinha da Angelina! Está cega pela paixão! Não vê como Rico faz mal a ela. Como ele a está destruindo aos poucos. Pior que quem está dentro de um relacionamento desse tipo nunca enxerga o quanto está sofrendo, pois já se "acostumou" com aquilo e mesmo sabendo que nada de bom pode vir dali ainda assim continua insistindo.

"Eu estava doente, doente de amor" - Pág. 86

Nunca tinha lido nada da Lycia, e confesso que gostei por demais da conta! A escrita dela é super jovem! Ela cativa o leitor com os personagens fofos, nos emociona com suas alegrias e tristeza e nos deixa tensos nas cenas de briga entre Angelina e Rico.
A autora trata a religião e os ensinamentos bíblicos como algo comum em nosso dia a dia. Não é nada forçado do tipo: Leiam a Bíblia e sigam seus mandamentos, ou queimarão no mármore do inferno!

Sabe... Acho que se eu tivesse lido esse livro quando era mulecota, não teria feito algumas bobagens... Mas a vida é assim! Errando que se aprende! O importante é enxergarmos o erro a tempo de voltar pro caminho certo.

Gostei da capa. É simples mas te convida a ler a sinopse. A diagramação também é simples. A fonte tem um bom tamanho no papel amarelo. (Ótimo!).

Recomendo esse livro para os pais presentearem seus filhos que estão descobrindo o amor. ♥

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2014/08/despertar-bandeja-lycia-barros.html

Raffafust 18/09/2014

Comecei a leitura desse livro meio desconfiada. Sempre ouvia de todos que Lycia Barros era uma autora evangélica, e com isso me veio a cabeça que seus livros fossem religiosos demais para meu gosto, sim, fui preconceituosa, como católica a gente sempre tem a impressão de julgar que rezar e orar são diferentes. Por um lado, confesso que o livro tem citações bíblicas demais na minha opinião, mas nada que interfira um leitura prazerosa de uma história bacana com a qual no final, de certa forma me identifiquei.
Angelina tem 18 anos, moradora de Petrópolis , região serrana do estado do Rio, ela sai de casa pela primeira vez para começar a faculdade na chamada cidade grande, ou seja, no Rio. De família cristã e frequentadora de cultos, ela leva com ela os ensinamentos que teve a vida inteira além de claro um aplicativo da Bíblia no celular.
Ao chegar na república de estudantes onde vai morar por 4 anos revê Michele que é antiga amiga da cidade e que nas horas vagas fuma com outras meninas maconha no quarto das duas. Muito diferente das meninas do campus ela se esconde de todos e esbarra em um simpático rapaz que lhe ajuda com a informação de onde é sua próxima aula. Angelina nunca poderia imaginar que o tal rapaz fosse seu professor, muito menos que ele fosse a razão dela perder todo o juízo.
Por mais que tente fugir da tentação, ela corre para o lado do fogo, e claro que acaba nos braços do rapaz e se perde literalmente.
Assustada mas ao mesmo tempo amando viver o que está sentindo, ela divide o tempo da faculdade com o rapaz, e vivem um amor desses carnais, onde um não pode ver o outro que a chama acende. Se fosse livro erótico, já teria um milhão de deusas interiores e palavras impublicáveis nas páginas , mas Lycia deixa a entender, não toca em nenhum momento no sexo em si, nada que comprometa a história, mas depois de tantos livros eróticos me desacostumei a ler " deitou", " dormiu" ...
Rico, o professor namorado na verdade esconde um segredo, que toda faculdade sabia menos Angelina, e se você acha que é previsível o que ocorre, eu me enganei. E termino essa resenha com a frase que mais me identifiquei no livro : " As escolhas são nossas. Rejeite a maldição e a benção te alcançará". Nada mais verdadeiro, insistimos tanto com homens errados, quando ainda há muita coisa melhor para conhecer , a felicidade está logo ali, mas só a gente não vê.
O livro é muito bom!

site: http://meninaquecompravalivros.blogspot.com.br/2014/09/resenha-despertar-bandeja.html