Confusões de Um Garoto

Resenhas - Confusões de um Garoto

1 | 2 | 3 | 4

Amiga Leitora 19/07/2016

''Chick Lit Masculino'' criativo e envolvente
Zeca é um garoto de 14 anos que vive com sua mãe e duas irmãs gêmeas, os pais dele são separados, tiveram uma linda união enquanto durou, certo dia amigavelmente decidiram se afastar um do outro. Como é de se esperar, o divórcio dos pais mexeu muito com as crianças, digo adolescentes pois as irmãs de Zeca são apenas dois anos mais novas que ele; viver em uma casa com 3 mulheres não é nada fácil para o nosso protagonista, ver pelos cômodos revistas de moda e decoração, maquiagens e outros artifícios femininos o constrangia de certa forma, o divórcio afetou em maior parte o Zeca, logo que a falta da presença masculina de seu pai na casa o deixa um tanto triste.

Zeca está prestes a entrar no 9º ano e estuda junto com sua melhor amiga de infância, Julia. Os dois se conheceram quando ele e sua família se mudaram para o aparatamento em que vivem, anos atrás, desde então fazem tudo juntos pois sempre estudarão na mesma sala. As férias de verão chegaram e se foram, durante esse período Zeca passou por algumas transformações, ele cresceu e muuito, aparentemente estava mais fortinho e sua voz havia ficado mais grave, mas não foram só transformações físicas, o modo de pensar de Zeca havia mudado também, de repente ele percebeu que não era mais criança e que algo de diferente estava acontecendo com ele, resumidamente ele não estava se reconhecendo. Durante as férias Zeca ficou um pouco ''ranzinza'' com sua mãe e irmãs, nem mesmo ele sabia o porque de estar agindo assim, talvez estivesse sentindo falta da sua melhor amiga que fora para o sítio dos avós em Minas Gerais; Julia praticamente sumiu da face da terra durante nas férias, não postava nada nas redes sociais, não respondia mensagens e afins, e isso incomodava Zeca, e por se incomodar tanto ele notou que ultimamente vinha pensando de mais em Julia, o que não costumava fazer.

Quando Julia retornou das férias, tanto ela quanto Zeca se surpreenderam um com o outro, ambos haviam mudado muito nesse período que não se viram. Ao abraçá-la Zeca ficou 'doidão' com o seu perfume haha. Ele precisava entender o que estava acontecendo consigo e com a ajuda de seu pai passaria a encontrar respostas, mal sabia ele que sua melhor amiga também vinha passando pelas mesmas mudanças e muito menos podia esperar que juntos, eles se descobririam ainda mais.

Para ler a resenha completa + ver fotos utilize o link abaixo:

Resenhado por Lucas (Blog Amiga da Leitora)

site: http://www.amigadaleitora.com/2016/07/resenha-confusoes-de-um-garoto.html

Raphaella 18/07/2016

humm
É legalzinho.. mas acho que não é para minha faixa etária.. é muito simples >_

Beta Oliveira 26/06/2016

Ótimo para levar e mostrar aos adolescentes que cada um deles não está sozinho ao enfrentar os problemas, confusões e outros balacobacos desta fase da vida. Além disso, é uma opção para sala de aula para discutir medos, autoestima, formação da identidade, individualidade, laços de amizade, laços de afetividade.

Confira o texto completo sobre relançamento atualizado de Confusões de um garoto de Patricia Barboza, pela Verus Editora no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2016/06/cap-1210-confusoes-de-um-garoto.html

Landulfo 30/05/2016

O delicioso e frenético princípio da adolescência.
O delicioso e frenético princípio da adolescência... Seus filhos vão adorar e você também!
Com um personagem principal de 14 anos e com foco nos dramas do cotidiano, “Confusões de um Garoto” é um livro cujo publico alvo principal, obviamente, são os adolescentes. Contudo, a obra é um deleite também para jovens adultos ou mesmo os mais velhos, como eu.
Trata-se de uma maravilhosa viagem pelas experiências e emoções de um garoto de classe média. Com grande talento, Patricia Barboza consegue misturar temas leves e questões de grande importância sem reduzir o ritmo da narrativa. Como resultado, o texto ganha relevância ainda maior e aparece como indicação certeira para escolas preocupadas em desenvolver em seus alunos o gosto pela leitura.
Os meninos e meninas de faixa etária próxima à dos personagens vão se identificar com a trama e aqueles que já se distanciaram dessa fase vão mergulhar em lembranças. Com sorte, reviverão um pouquinho as descobertas típicas de um tempo cuja mágica só pode ser apreciada, em toda a magnitude, à distância.
Eu ri, e muito, tive raiva, fiquei triste e sorri de felicidade. Já estou com saudades do Zeca, da Jú e das gêmeas. Recomendadíssimo! BRAVO Pat!!! Bravo!!!
Arthur.Germano 25/09/2019minha estante
Delicioso? Isso é um pesadelo!!!

tiagoodesouza 30/07/2011

Eu ganhei esse livro num sorteio relâmpago de uma Twitcam da editora Novas Letras. Na verdade, o livro era outro, com temática mais feminina. Mas a autora muito gentilmente me enviou seu livro com um garoto por protagonista. E não preciso dizer que gostei, né? É tão mais fácil ver livros voltado para as garotas do que para os garotos!

A Patrícia Barboza trata de forma rápida, fácil e direta sobre as questões que afetam os adolescentes em geral, não somente aos meninos que estão sentindo estranhas mudanças em seu corpo a cada dia, a cada segundo.

Não o chamem José Carlos de Almeida Júnior nunca quando ele e seu pai estiverem perto um do outro, pois os dois te olharão na mesma hora. Em um belo dia, Zeca, que prefere ser assim chamado para ser algo só seu, se olhou no espelho e não se reconheceu. Assim como vários garotos da sua idade, ele simplesmente crescera. Se antes ele tinha que ficar nas pontas dos pés para olhar por cima do ombro de alguma garota numa multidão, assim como eu já fiz na minha época de escola, agora ele tinha que se curvar para poder tirar uma foto com uma amiga.

Zeca e Júlia não se viam desde que eles entraram de férias. A garota fora passar um tempo longe de toda a loucura da cidade e Zeca permanecera nela. Quando se encontram novamente, os dois ficam surpresos, e por que não dizer atraídos, pelas mudanças que os três meses afastados geraram um ao outro. Na escola, Zeca começa seu 9º ano e todo mundo comenta de sua mudança. Alguns amigos voltam com hábitos estranhos e Zeca pouco os reconhece. Por que alguns resolveram começar a fumar? Por que alguns tratavam outros colegas de classe como se fossem inferiores?

Confusões de um garoto é um livro rápido de ser lido e nem por isso deixa de ser bom. É simples e temos poucos detalhes sobre locais. Sabemos que é centrado em alguns poucos cenários, tendo como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro e algumas poucas referências a outros lugares. Mas os problemas, os fatos apresentados, podem ser aqueles que você agora mesmo está passando ou algum dia passou quando adolescente.

Tathy 09/11/2010

Confusões de um Garoto de Patrícia Barboza
Se você deseja ler a resenha completa (com links ativos e imagens), acesse http://www.tathy.com.br

Título Original: Confusões de um Garoto
Editora: Ciranda Cultural
Número de Páginas: 96
ISBN: 9788538016960
Ano: 2010

A Pati Barboza, que eu já cansei de dizer o quanto é fofa e talentosa, lançou este ano, na Bienal de SP, mais um (na verdade 2, mas vou falar do outro, em outra oportunidade) de seus filhos, ops, livros.

Confusões de um Garoto conta a história de Zequinha, um fofo de 14 anos e meio que tem duas irmãs gemeas terríveis e uma melhor amiga de infância.
No final das férias escolares, Zequinha percebe que algumas mudanças lhe são visíveis e isso o deixa confuso. Zeca se tornou impaciente com as irmãs, com as brincadeiras infantis de alguns amigos, sua voz está mais grossa e seu corpo cresceu consideravelmente. Pra ajudar, quando reencontra sua amiga Júlia, percebe que algo mais mudou: seu sentimento por ela.

Zeca percebe que o grande desafio é assimilar todas essas mudanças, aprender a conviver com elas, sem se tornar uma pessoa chata ou diferente (internamente) do que era.

Será que Zequinha conseguirá?

Como eu já disse, o Zeca é um fofo, assim como todas as suas dúvidas, o que torna o livro delicioso. Esse é o tipo de livro que, quem está começando a gostar de ler vai amar. Super indicado pra fofuxos e fofuxas da faixa de idade do Zequinha :)

1 | 2 | 3 | 4