Aventuras provisórias

Aventuras provisórias Cristovão Tezza

Resenhas - Aventuras Provisórias

Sperfeld 22/05/2024

Horrível. Vocábulo impróprio, muitos palavrões e comportamentos extremamentes vulgar. Fiquei assustada por esse tipo de material ser distribuído nas escolas. Pois, independente da idade a linguagem é impróprio.
Na minha opinião este tipo de material tem que conter bons exemplos para vida.
Como podemos esperar evoluir como sociedade compartilhando esse tipo de conteúdo?

Ana Ruppenthal 24/02/2017

Um livro que mostra o interior de um homem ordinário: fraquezas, egoísmo, impulso por sexo, solidariedade. Da mesma forma que "filho eterno", ao meu ver, é uma obra que transparece uma visão eminentemente masculina da vida (pelo fato de ele ser tão egoísta e ao mesmo tempo tão frágil nos relacionamentos, inclusive com a mãe).
Minha consideração final é: Bom, mas não é dos melhores; com esse vocabulário e articulação verbal o autor claramente tem potencial para escrever melhor.

Grazi 26/11/2011

Apropriado para Adolescentes
Acho que o livro Aventuras Provisórias de Cristóvão Tezza é sim apropriado para adolescentes. Pois os palavrões, comentários de sexo ou outras coisas impróprias para adolescentes, é de conhecimento de todos inclusive de crianças atravez da internet, jornais, revistas e novelas.

Laiza Dalbosco 10/10/2011

Censura?
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, acredito que o livro "Aventuras Provisórias", de Cristovão Tezza é apropriado sim pra adolescentes a partir de 15 anos.
Muitos podem afirmar que o livro contém palavras obcenas e passagens que não deveriam ser mencionadas para adolescentes. Mas acredito que tudo o que está escrito no livro é de conhecimento das pessoas independente da idade, já que nos deparamos diariamente com isso nos telejornais, revistas, novelas e internet, que buscam cada vez mais o apelo sexual para conseguir ibope.

Mary 06/10/2011

O susto

Aventuras Provisórias é uma literatura romântica escrito por Cristovam Tezza. O livro é da editora Record e foi lançado em 2009.
Conta a historia de João que vivia em Curitiba e sua mãe vivia se mudando. João tinha um amigo Pablo, e ele se assusta ao ver Pablo de volta, pois pensava que ele estava morto. A pesar de tudo o que Pablo passou na cadeia, ele tinha idéias boas, em quanto João continuava trapaceando com as vendas de carros. O sonho de João era ter um filho por que ele tentou muitas vezes com a Dóris mais não conseguiu. Pablo constrói sua casa em uma comunidade e foi atrás de Carmem sua antiga paixão, ele a leva para a comunidade. Mais tarde Pablo a engravida, mais Carmem da a entender que o filho não é dele, e ele a mata. João engravida Glorinha e eles decidem se casar.
Em quanto isso Pablo começou a ler a bíblia.
No contrário de outras literaturas, a Aventura Provisória parece ser uma história real, pois o que acontece com os personagens pode acontecer com qualquer um. O autor quis mostrar a realidade, o romance da vida real e não os de contos de fadas.
Eu gostei muito do livro mesmo que ele foi proibido, pois acho que os jovens devem saber cada vez mais sobre esse assunto. Por que ninguém é mais inocente. A linguagem do livro não faz com que seja vulgar e sim um ensinamento, pois os jovens fazem e dizem coisas piores e quem sabe com isso alguns saibam respeitar mais.
Eu indico esse livro para todos os jovens e para os pais, pois o mundo mudou e não existe mais aquela inocência de antigamente.

Morgana 24/09/2011

Sempre tem um para nos encomodar
O livro "Aventuras Provisórias" do autor Cristovão Tezza,tem 144 páginas publicado em 2009 pela editora Record ( RJ ).
O livro relata a história de João que se apaixona por várias mulheres , onde qual tem suas histórias de amor e suas disavensas.Tem seus amigos de infância , no qual se destaca o querido amigo Pablo.Porém Pablo é o que o mais deixa irritado com tantas tramoias sendo de amor ou não.Passando em alguns lugares de Curitiba e o litoral Catarinense.
Minha opinião sobre este livro , é o seguinte:não gostei da sua história em si,mas não é nada sobre sua proibição de publicagem ou suas falas e contos erotícos . Recomendaria para pessoas que gostam de contos romanticos , neste livro há varios contos de joão e Pablo com suas namoradas.

Felipe 18/11/2009

Aventuras provisórias
A primeira impressão que tive da obra de Cristovão Tezza foi extremamente positiva com “O filho eterno” que é um dos livros mais corajosos já escritos. Para tentar chegar a uma opinião se Tezza é o tipo de escritor de uma obra só, ou todos seus livros têm qualidade resolvi ler “Aventuras provisórias”. O motivo pelo qual optei por esta obra em especial é que o secretário de estado da educação de Santa Catarina comprou milhares de exemplares para serem distribuídos nas bibliotecas das escolas estaduais e depois mandou recolher por o livro ter “linguagem inapropriada” para adolescentes. Ora, um livro que um burocrata da educação não entende deve ter alguma qualidade, pensei, e não me decepcionei. “Aventuras provisórias” é de qualidade comparável a “O filho eterno”.
O motivo de eu gostar tanto da literatura de Tezza é que ele parece escrever para mim. Ele parece saber os meus sentimentos e parece fazer questão de deixá-los em exposição na sua obra para que todos possam conhecer minhas fraquezas. Se meu egocentrismo deixasse eu perceberia que os sentimentos que Tezza trata em sua obra são comuns a todos os Homo sapiens.
Em “Aventuras provisórias” o enredo gira em torno de João; um homem de meia-idade estabelecido financeiramente que está em crise existencial típica da idade. Ele encontra Pablo, um amigo que não tem emprego, foi torturado durante a ditadura militar e tem como grande objetivo na vida de construir uma casa em uma comunidade hippie para convencer Carmem, a quem só viu três vezes, a ir morar com ele.
O ponto central da crise de meia-idade de João é sua condição de filho único de uma mãe solteira possessiva que parece fazer questão de que todos os relacionamentos amorosos do filho não sejam bem-sucedidos. João é o narrador, que conversa constantemente com o leitor, e fica em grande parte lembrando as mulheres com quem não pode ter uma relação duradoura, Dóris e Mara, e no tempo da narração está casado com Glorinha, que está grávida – talvez isto justifique a crise existencial.
A relação entre João e Pablo é outro eixo do livro. João ajuda financeiramente Pablo para que ele consiga construir sua casa na comunidade hippie. João inclusive visita a tal comunidade, onde de início pensa em ficar, mas que no quarto dia volta correndo para Curitiba. Quando finalmente Pablo termina sua casa e convida Carmem para ir morar com ele, ela aceita.
Apesar de não se tratar “Aventuras provisórias” de um thriller de jeito algum, Tezza consegue fazer um mistério sobre o destino de Pablo no fim do livro. O final é inteligente, tocante e trágico, para Pablo. Para João o final é feliz e acontece antes de seu filho nascer.
André Vedder 03/02/2010minha estante
ótima resenha...por incrivel que pareça segui o mesmo caminho que você, comecei com Filho Eterno, gostei e depois li Aventuras Provisórias que pra mim é o melhor livro dele dos quais eu li.

Alice 03/09/2014minha estante
Olá, gostei muito da sua sinopse, especialmente quando você fala que sente como se Tezza escrevesse para você. Sinto o mesmo, afinal, como vc mesmo bem explicou, é como se ele escrevesse para todas as pessoas. hahhaha
Não li esse livro ainda, mas seu resumo me lembra muito "O Fantasma da Infância". Aliás, pra mim, praticamente tds os personagens do Tezza, mesmo que em livros diferentes, são interligados. É como se fossem parentes, sei lá KKKKK você também acha?