Mitologia Grega - vol. III

Mitologia Grega - vol. III Junito de Souza Brandão
Junito de Souza Brandão

Resenhas - Mitologia Grega - vol. III

Clio0 28/04/2024

A última parte do trabalho de Souza Brandão se afasta das figuras arquetípicas dos deuses para explanar sobre os herois e como suas características, sendo elas virtudes e defeitos, agiram como as formadoras da mentalidade da época.

O heroi grego, seja ele Héracles ou Jasão, é um exemplo de comportamento que se esperava dos cidadãos. Assim, a esperteza ladina era tão louvável quanto a bravura indômita.

A jornada do heroi não é a mesma, obviamente, do Cavaleiro Medieval que ainda hoje é a mais popular na literatura. Esse personagem mitologico é simultaneamente modelo e aviso, cursando o caminho necessário para educar a população.

No geral, alguns pontos apresentados por Souza Brandão já não são abordados em muitos trabalhos, mas a meu ver, permanece uma experiência enriquecedora. Recomendo.
Clarissa164 28/04/2024minha estante
Já falei quanto eu amo ler suas resenhas? Cada uma é melhor que a outra! Pris?

Leostuepp 16/04/2010

Encerra com chave de ouro
Este terceiro volume de Mitologia Grega de Junito de Souza Brandão, encerra com chave de ouro a coleção.
Tratar sobre o mito dos heróis deve ter sido muito difícil para o autor, pois em lingua portuguesa na época de seu trabalho na obra, não havia uma obra tão profunda e didática.
Deixa-nos o autor uma obra de grande relevância.
"......O herói é aquele que se exaure na sua missão, vive para a sua causa. Como seres que não são deuses nem humanos, são intermediários entre o mundo da consciência e o inconsciente. São "daimones", são o traço de união entre o mundo dos homens e o mundo divino." (do Prefácio da obra).

Dani 19/01/2010

Para conhecer mitologia grega, leia Junito de Souza Brandão
O professor Junito oferece nesses três volumes um estudo prazeroso sobre os mitos, os deuses e os heróis da mitologia grega e a influência de seus arquétipos no incosciente coletivo da sociedade ocidental. Penso que esses são os melhores livros sobre mitologia grega já publicados no Brasil. Vale a pena ler!

Janaína Moraes 07/02/2009

Ganhei este livro quando completei 16 anos.
Ainda não sabia muito bem o que eu queria da vida, mas sabia que amava os Deuses Gregos, com aqueles corpos esculturais e a tal força que era vista nas séries de tv.
Quando terminei de ler, percebi que a tv, não os deuses, não era nada daquilo que parecia ser.