First Light

First Light Rebecca Stead

Resenhas - First Light

Si de Castro 11/12/2022

Esperança e tramas familiares
Este livro me surpreendeu, passou uma mensagem linda, mostrando um mundo muito diferente do meu. Mas mostrando o valor inegável dos laços sanguíneos e de amizade.

Johanna.Rodrigues 24/10/2022

olha, não é ruim, mas bom também não é! muito juvenil, só continue a ler pra por nos lidos de 2022 ?

Cris Paiva 20/04/2016

Comprei esse livro numa promoção na Livraria Cultura, era um bota-fora da editora e estava bem baratinho. Só fiquei esperando uma ocasião propícia para a leitura, e com esse calorão que está fazendo nesse outono, nada melhor para ler do que um livro que se passa no frio, mais precisamente, na Groenlândia, com neves e geleiras mil para todos os lados. È o paraíso!!

Peter mora em Nova York e ele e a família vão para a Groenlândia com o pai, que vai realizar algumas pesquisas de campo sobre o derretimento das calotas polares. Ele fica lá naquele frio intenso, cercado de neve e tempo inóspito com os cachorrinhos que puxam os trenós e de vez quando faz uns passeio na imensidão gelada. Morri de inveja. Affff...
Thea é a outra parte da história, a menina vive num mundo subterrâneo, que é como uma grande rede de cavernas que existe na Groenlândia. O povo dela fugiu da Inglaterra devido a perseguições e acabou parando por lá e construíram esse mundo onde vivem com uma tecnologia construída e desenvolvida por eles, e sem ver a luz do sol há muitos e muitos anos.
O caminho dos dois se cruzam quando a Thea se rebela contra as normas desse mundo e decide arrumar um caminho de fuga para o mundo exterior.

Olha, a história tinha fôlego para se tornar uma daquelas séries intermináveis e distópicas, mas não é nada disso. É uma aventura juvenil muito boa, sem romance e nem casaizinhos cheios de marra, ou de rebeldes sem causa. Até decepcionei um pouco nesse sentido, porque ficava esperando a mocinha fazer algo realmente estúpido e provocar uma revolução ou ter algum amor impossivel, como é de praxe nos livros young-adult de hoje, mas não aconteceu. O que teve foi uma boa de uma aventura, com cachorros, muito gelo e pé congelado para todos os lados. Amei!

Pedro.Gabriel 19/08/2022

O segredo do caloroso norte
First Light conta duas histórias que obviamente se entrelaçam no decorrer do livro, a história de Petter e de Thea.
Petter é um garoto que mora em NY e viaja com a família para a Groenlândia por causa do trabalho do pai, o qual estuda mudanças climáticas e as calotas polares
Thea é uma garota descendente da primeira linhagem da tribo escondida sobre o gelo, Graceshoppe.
Petter esta animado com a viagem mas preocupado com os segredos que sua mãe esconde sobre suas dores de cabeça e seu livro vermelho. Thea deseja conhecer o ?mundo gelado? e que o povo de Graceshoppe abandone o abrigo e passe a viver no mundo lá fora, mas existem alguns empecilhos para ela conseguir convencer os anciãos da tribo, o que inclui sua Avó, a Líder da tribo.
Uma leitura leve e que aquece o coração do leitor por causa das relações entre os personagens e o gosto pelo mistério que está escondido sob o gelo.

Mariana 04/01/2018

Lido em dois dias

Valentina.Malgaris 20/03/2022

"Dois mundos, um segredo"
Fazia muito tempo que eu não lia algo infanto juvenil. Esse me chamou atenção principalmente por conta da sinopse. Diferentes mundos, segredos, histórias antigas.. geralmente são temáticas que eu gosto bastante, então dei uma chance.
A leitura em si é muito fácil e gostosa de acompanhar, a história é muito boa, você acaba se prendendo a ela para saber a verdade por trás de tudo.
Porém achei ele muuuito arrastado.. só na metade do livro temos o verdadeiro acontecimento que desencadeia toda a conclusão da história.
Enfim, apesar de ser bem arrastadinho e monótono em certas partes, foi uma boa leitura, gostei muito do final e de como as coisas foram enfim reveladas a todos.