Eu, O Desaparecido E A Morta

Eu, O Desaparecido E A Morta Jenny Valentine

Resenhas - Eu, O Desaparecido e A Morta

1 | 2 | 3 | 4

Kitty 16/11/2010

Bem diferente de todos os ya que já vi. A história é super diferente, onde as cinzas de uma velhinha faz o garoto rever sua vida e seguir em frente. Muito bom!

Tathy 13/01/2011

Eu, o desaparecido e a morta de Jenny Valentine
Título Original: Finding Violet Park
Editora: Editora iD
Número de Páginas: 183
ISBN: 9788516067434
Ano: 2010
Gênero Literário: Literatura Juvenil
Avaliação: 3 estrelas - bom!

Eu, o desaparecido e a morta de Jenny Valentine, publicado pela Editora iD é um livro surpreendente. Eu, ignorante como só eu consigo ser, mesmo tendo lido a sinopse, imaginava um livro macabro ou no mínimo assustador. A palavra “morta” na capa era o motivo de tantas suposições. É… na verdade, eu é que sou medrosa, vocês me conhecem! Mas como eu disse, este é um livro surpreendente. Um livro que fala de descobertas, de família, de amigos e de relacionamentos.

O livro conta a história de Lucas Swain, um garoto de 16 anos que teve o pai desaparecido a cinco anos. Ninguém sabe o que aconteceu ao seu pai e apesar de sua mãe e sua irmã mais velha já ter perdido as esperanças de ter o pai de volta, Lucas não! E segue todas as pistas possíveis para encontrá-lo. Em uma de suas andanças, ele entra na agência de taxi e encontra Violet Park, a morta, em uma urna. Instantaneamente, Lucas se sente ligado a ela, é como se ele a visse, se ele a ouvisse e inevitavelmente ele atende aos seus chamados. Ele entende que Violet quer algo dele, mas ele não sabe o que é. Nessa busca, as três histórias se cruzam. De Lucas, do desaparecido e da morta.

Apesar de Lucas se achar totalmente diferente do pai, que era o centro das atenções e ele era do tipo que as pessoas esquecem estar na sala, vemos durante a narrativa, que Lucas se parece muito mais do que ele imagina com o desaparecido.

Este, apesar de ser um livro juvenil, não é um livro de fantasia, muito menos um livro sobrenatural, mas é um livro que nos ensina grandes lições. Lições sobre os conhecidos e os desconhecidos, sobre aqueles que estão ao nosso lado e os que não estão. Sobre fé e esperança. Sobre o esperado e o inesperado.

Cami 21/01/2011

Até a metade achei o livro meio sem fundamente, pensando aonde aquilo tudo daria. Porém, depois você já vai vendo aonde a autora quer chegar, e realmente, achei o final bem legal.

Para mim, o mais interessante não foi a história em si e sim o desenvolvimente do personagem. Os outros personagens não possuem foco completo, todos se misturam em volta de lucas.

Eu fiquei surpresa com o livro, nunca pensei que a história fosse se desenvolver daquele jeito, talvez um pouco decepcionada, mas, é um bom livro.

Henrique 26/02/2011

Resenha-Eu, o desaparecido e a morta
Esse livro é bem diferente do tipo de história que eu costumo ler, mesmo com o tema sobrenatural.
A história se passa em Londres e é contada por Lucas Swain, um garoto com problemas demais; um pai desaparecido, uma mãe com depressão, arrependida de ter se casado e com medo de o filho se tornar igual ao pai e uma irmã que só sabe pensar no namorado.
Os únicos membros da família que podemos dizer que são normais são sua avó e seu avô (que tem um problema de memória e as vezes tem acessos em que a memória volta) e seu irmão mais novo Jed.
Tudo começa a mudar quando Violet aprece em sua vida, um fantasma de uma mulher mais velha que ele não tem nem ideia de quem seja, mas vai descobrir que ela tem mais a ver com ele do que ele imagina e vai ajudá-lo a descobrir mistérios sobre sua vida somente com sua presença (nao é um desses fantasmas que falam não).
A maior parte da história é passada no tempo psicológico e o livro tem um final inesperado e interessante.
Eu nunca tinha escutado fala desse liveo antes mas ele me chamo a atenção na livraria e não me decepcionou, tem uma leitura fácil, rápida e cheia de mistérios.

Bárbara 25/09/2012

Eu, a preguiça e o sono.
E esse livro estava ali, quietinho, na banca de promoções no estande da iD lá na Bienal. Tão fofinho, com as folhas num aspecto amassado, a diagramação perfeita e impecável da iD... 10 reais. Fininho... Não me contive e comprei!

E é aí que eu digo pra vocês, meus amigos, a capa e a diagramação não fazem o livro. O que realmente faz o livro é a história dele, mas, infelizmente, a primeira impressão nós sempre temos na capa. E Eu, o Desaparecido e a Morta me conquistou pela capa. Pena que não continuei com a mesma impressão do livro depois de tê-lo lido.

A leitura foi fácil e rápida, mas desde o primeiro capítulo fui percebendo que o livro não iria ser bem aquilo que eu esperava porque achei tudo bem parado. Eu não via ação e acredito não ter visto clímax. Nada me deixou com vontade de roer as unhas e não senti nenhum arrepio em parte alguma.

O título do livro se refere ao personagem que nos conta a história, Lucas, o desaparecido, que é seu pai, e a morta, que é Violet Park. Na verdade, a morta não aparece, ela apenas está dentro de uma urna numa agência de táxis. Lucas começa a sentir que a morta está conversando com ele e tentando mostrar que ela não está feliz naquele lugar. Ela quer sair dali e ir para um lugar melhor.

Lucas acha que está enlouquecendo, mas começa a se sentir ligado àquela mulher. Ele tenta ajudá-la, ao mesmo tempo que não para de falar sobre o seu pai, o desaparecido. E você fica o tempo todo se perguntando o porquê do título, vai descobrindo aos poucos e acaba não tendo nenhuma surpresa.

Não sei, achei bastante esquisito. É um livro razoável, apenas.

Fernanda1389 16/01/2013

A primeira leitura do ano foi de um livro um pouco cansativo por suas intermináveis páginas de narrativa. Na minha opinião livro tem que ter diálogos, do contrário, se torna cansativo e me dá muita dor de cabeça já que fico lendo apenas o ponto de vista de um determinado personagem e mais cansativo ainda quando isso acontece em primeira pessoa.

Lucas é um garoto normal que vive com sua mãe e dois irmãos em uma casa cedida por seus avós após o desaparecimento do seu pai. E ao contrário do restante da família, ele é o único que vê seu pai como um herói e insiste, mesmo que sem querer, ser semelhante a ele e isso causa muito desconforto a sua mãe. Ele fica pensando nos diversos motivos que fizeram seu pai deixá-los. Seu encontro com Violet veio de repente quando estava passando por um ponto de táxi e quando a viu lá, morta e suas cinzas presas num recipiente sente uma ligação com ela e ele sabe que precisa tirá-la de lá.

Eu, o desaparecido e a morta é acima de tudo sobre os questionamentos de um adolescente cujo pai desapareceu, pois ninguém sabe seu paradeiro, e a busca por respostas. Tem algo meio de sobrenatural com a ligação de Lucas e Violet, mas isso fica explicado no decorrer da leitura. A leitura é rápida e Jenny Valentine consegue prender o leitor a cada página e a leitura flui de maneira surpreendente. Foi uma leitura bem legal e com um final super bacana. Apesar do cansaço eu gostei muito. Vale a pena dar uma chance para ele.

Resenha original em : http://www.colinadotordo.com/2013/01/eu-o-desaparecido-e-morta-jenny.html

Também tem vídeo-resenha: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wFeQ9DFvnm0

Adriana 04/02/2013

Interessante
Não decidi se gostei ou não....Achei profundo demais para um adolescente e raso demais para um adulto.
Se fosse para o publico adulto a estoria poderia ter se desenvolvido melhor, mesmo que o final fosse igual.
Como o publico alvo é adolescente ficou um livro pesado e cansativo com final interessante.

Thaina Barboza 06/03/2019

aquela teia de aranha...
Contado em primeiro pessoa por Lucas, nosso protagonista, um adolescente nada convencional de 17 anos. Vamos ser apresentados a uma família conturbada, com um pai desaparecido e também a urna com as cinzas de uma senhora morta. Lucas acredita que Violet Park, nossa senhor morta, de alguma maneira se comunica com ele, e a partir daí começa a procurar informações sobre ela e também sobre o pai, que ele acredita que um dia vai voltar com uma boa justificativa. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro é todo cheio de incertezas e mistérios, e ficamos envolvidos nisso o tempo todo. Jenny é bem detalhista e realista em relação aos personagens, o que nos aproxima ainda mais deles, principalmente do Lucas, sua visão sobre o mundo e seu amadurecimento é muito legal de acompanhar, então acredito que mesmo sendo uma leitura rápida, vai te prender e ainda instigar sua curiosidade, afinal, todo mistério é uma grande teia de aranha.

site: https://www.instagram.com/p/BtaFw_oADBK/

Rita Nunes 21/06/2013

Até a metade do livro, eu estava achando esse livro mais ou menos. Mas no final ele me conquistou. Quando ele acaba que se pode perceber como tudo ficou bem amarrado.
Recomendo!

Bia 06/01/2017

Impressionante
É um livro curto, e impressionante, a narrativa é boa, embora algumas pessoas achem cansativa, e nem todos os pontos são ligados no final, mas te deixa pensando o que aconteceu depois, foi um livro que eu gostei muito, e ao contrário de muitas pessoas não me importei se a história e o título não fossem exatamente sobre o que a gente pensa que é, pois o livro é exatamente sobre o que o titulo diz, com um final de cair o queixo, eu, o desaparecido e a morta, entrou pra lista de queridinhos.

yokiitos 01/05/2018

Não sei o que dizer
Não vou escrever resenha pois achei tão ruim que não ousaria gastar mais tempo nem ao menos pensando sobre o livro, mas gostaria de dizer que o último capítulo foi bom e um pouco surreal, mas ok.
Demorei mais de um mês para concluir essas 184 páginas e no fim percebi o quanto foi dolorido, agora que terminei estou me sentindo livre de novo (exceto pela ressaca extrema que estou sentindo aaarg)

Angella.Rodriguez 03/07/2018

Terminei a última página pulando de alegria
Foram tantas sensações nessa leitura... Aqui deixo algumas impressões procurando ser fiel.
Eu, o desaparecido e a morta conta a história de Lucas Swain, uma parte da sua vida, aquela em que ele encontra uma velha morta em uma urna. Foi um processo um tanto quanto maluco, começou com uma morte e também se encerra nela. A morte foi uma passagem de libertação para Lucas, também de descobertas.
A gente se sente tão compadecido com tudo o que está acontecendo que ao final de cada capítulo eu pensava curiosa: “- E agora?” Uma narrativa quase investigativa, recheada de pensamentos e dramas de um adolescente que perdeu o pai. O ato mais libertador na última página é íntimo, quanta sensibilidade! É contado só para nós leitores, um segredo compartilhado entre quem lê e o Lucas. À autora, meus sinceros agradecimentos.
inari 05/01/2019minha estante
Tem romance?

Biblioteca Álvaro Guerra 11/12/2018

Eu, O Desaparecido E A Morta
"Jenny consegue manter o suspense até o final direitinho e então junta todas as peças do quebra cabeça de forma que nenhuma fica de fora. Dá gosto de ler um livro juvenil assim: genuíno, simples, divertido, mas com conteúdo."

Link da resenha completa: http://murmuriospessoais.com/resenha-literatura-juvenil-despretensiosa-e-sensivel/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-16-06743-4

1 | 2 | 3 | 4