A Menina e o Pássaro Encantado

A Menina e o Pássaro Encantado Rubem Alves

Resenhas - A Menina e o Pássaro Encantado

Carlos Souza 04/06/2023

"Sem a saudade, o amor irá embora..."
Existem poucas experiências como essas... Ler esse livro do Rubem Alves, literalmente, é contemplar a beleza e a complexidade em algo simples.
Conheci "A Menina e o Pássaro Encantado" por indicação de um professor muito querido que já não está entre nós. Isso há alguns anos, falou-me sobre ele com o maior carinho, disse como sua mensagem era engrandecedora. Agora, em 2023, consegui lê-lo e após sua partida, o livro fez mais sentido. É um livro infantil, isso para o olhar de alguns, mas passa uma mensagem reflexiva poderosa, tocante e pura.
Em síntese, é sobre saudade, vivências, distância, crescimento e aceitação. É sobre a vida, sobre laços de amizade e de amor. Simplesmente perfeito. Uma leitura para todos e para ser feita em qualquer idade.
Ingrid664 18/11/2023minha estante
O amor também é sobre deixar ir, principalmente com a morte, uma linda coincidência está recomendação do seu professor

Lela Tiemi 22/12/2009

Encantador!
Não há palavras para descrever a importância deste livro para mim. Recordo como se fosse ontem o dia que me contaram esta história pela primeira vez. As ilustrações do livro também me marcaram, nunca as esqueci. E, principalmente, as lições que o livro ensina - sobre amor, saudade e liberdade - carreguei comigo por toda vida. Para adultos e para crianças, vale a pena ler.

"Pra quê uma história?
Quem não compreende pensa que é para divertir.
Mas não é isto.
É que elas têm o poder de transfigurar o cotidiano.
Elas chamam as angústias pelos seus nomes e dizem o medo em canções.
Com isto as angústias e os medos ficam mais mansos.
Claro que são para as crianças.
Especialmente aquelas que moram dentro de nós, e têm medo da solidão..." (RUBEM ALVES)

Dominique 12/12/2009

Que livro lindo!!!
A menina e o pássaro, vi numa citação do próprio autor Rubem Alves e resolvi conferir. Baixei o ebook e rapidamente o li. São poucas páginas, mas que preenchem rapidamente de saudade nosso coração. O amor se comparado ao pássaro encantado, fica cada vez mais bonito com a espera, com a saudade. História para criança? Pode ser. Mas todo adulto deveria ler.

Juli.ana 04/03/2011

Encantador
Esse é um livro pra alma da gente. Adulto,criança...Não importa.Fala de saudade e de amar de verdade.Para amar é preciso libertar o ser amado.O livro fala disso.

Afinal quando dizemos adeus "tudo se enche com a presença da ausência" é a saudade!

Chorei lendo esse livro é de uma pureza sem fim.

Aline 28/01/2012

Livro encantador
Adoro livros infantis. E este, é encantador. A história é curtinha, mas a mensagem passada é o que conta.

Rubem Alves mostra a beleza da saudade e importância de deixá-la acontecer.

É uma leitura maravilhosa para ler com seu(sua) pequeno(a). Tenho certeza, que ambos terão uma boa lição.

Eu tenho o livro na versão ilustrada pelo Maurício de Sousa. O livro ficou lindo. É uma boa sugestão de livro para os pequenos que estão iniciando o hábito da leitura.

Recomendado!!

Simone de Cássia 17/03/2012

Doce, lindo...
Rubem Alves não necessita de muito comentário... quem já leu gosta e sabe do poder que ele tem de tocar a alma da gente com uma forma quase infantil de escrever... Esse livro é assim; fala da dificuldade que a gente tem de permitir que nossos amores voem pra longe de nós... É lindo!

Nathália 28/04/2012

Era uma vez uma menina e um pássaro encantado...
"A Menina e o Pássaro Encantado" é daquelas histórias que são escritas para crianças,mas que acabam ensinando muito aos adultos, semelhante a livros como "O Pequeno Príncipe". Além da linda história, esta obra de Rubem Alves tem belas ilustrações que fazem nossa mente lembrar o gostinho da infância.
Super recomendado para todas as idades, e se você puder leia a sequência da história: "A Volta do Pássaro Encantado" com ilustrações maravilhosas de Roberto Caldas. Li este último primeiro, porque ganhei-o de presente e foi meu primeiro livro, mas agora que cresci um pouquinho procurei ler a história inicial e amei!

Bê09 27/04/2013

E meu canto precisa da saudade é aquela tristeza na espera da volta
Simples e comovente, Rubens Alves soube transparecer uma linda história sobre lugares distantes, e da saudades talvez guardada no bolso de uma camisa.

Ju 02/09/2014

partidas e saudades
Resenha no link abaixo

site: http://blogwordaddicted.blogspot.com.br/2014/07/saudades-e-despedidas.html

Isabelle Lopes 16/01/2021

Uma fofura que nos lembra a importância da liberdade para ser quem somos, aceitar o outro como ele é e nutrir os nossos afetos com leveza.

Luis 22/03/2021

Pequena Joia da Alma
Esse livro toca pontos profundos com apenas poucas palavras... É uma história que finge ser infantil, mas tem impacto emocional inegável, lembrando o Pequeno Príncipe nesse aspecto.

Segundo o próprio autor registrou em outro livro, as interpretações superaram a ideia original, mostrando "aplicações" que ele não tinha previsto.