Pluto

Pluto Aristófanes

Resenhas - Pluto ou um Deus chamado Dinheiro

Biblioteca Álvaro Guerra 15/05/2024

Políticos desonestos , negociantes velhacos ,governantes que agem em causa própria .Este cenário que parece retratar os tempos atuais já era comum na Grécia do século Iv a. C. .Foi por isso que Aristófanes , o mais famoso comediógrafo da Antiguidade , escreveu Pluto ou um Deus chamado dinheiro ,obra que ,por meio do riso ,denuncia injustiças que afligiam Atenas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573263800

Euborgesleticia 15/10/2023

Pluto, o Deus do dinheiro.
"Pluto ou um Deus chamado dinheiro" é uma comédia grega escrita por Aristófanes. É basicamente uma crítica à sociedade da época.

O mais interessante desse livro é que a introdução nos leva a entender o que se passava em Atenas na época em que essa peça foi escrita. Basicamente descobri VÁRIAS curiosidades sobre a população da época.

A peça em si é muito divertida. Há também algumas ilustrações dentro do livro.

Gostei bastante!!

Bruna1864 16/05/2023

Muito bom, eu nunca tinha lido uma comédia grega e com certeza vou ler mais. A leitura fui muito boa e fluiu muito bem, recomendo muito!!!

denis.caldas 19/03/2023

Ah, a riqueza...
O livro é dividido em duas partes, onde na primeira a tradutora Anna Flora nos situa na Grécia da época, com seus usos e costumes, além de fazer um resumo sobre cada divindade que aparece na trama; na segunda vem o teatro propriamente dito.

Como Anna explica, a gíria da época foi traduzida em palavras atuais, para sentirmos a sátira da época, além das questões econômicas e sociais ali tratadas. Foi muito legal ler de uma sentada só o caso, porque é composto majoritariamente por frases curtas e dinâmicas, com um desfecho feliz para todos, menos para os corruptos, os ladrões e os oportunistas. Interessante como a mamata no serviço público vem de milhares e milhares de anos! Apesar de, nas explicações iniciais da tradutora o objetivo do deus do dinheiro é distribuir a riqueza aos honestos e trabalhadores, nota-se que, no contexto, a distribuição era pra quem merecia, independente da posição social; e a cegueira imposta ao Dinheiro dita como injusta, nada mais é a explicação de que a fortuna é aleatória e, muitas vezes, independe de esforço, merecimento, trabalho.

"Guardamos as ideias do Poeta em arcas perfumadas de alfazema, pois daqui a muitos naos, quando elas forem abertas pelas gerações futuras, todos verão que o tecido do pensamento se manteve... pois a Arte é um perfume que perdura!" (Aristófanes, na Introdução)

"Que ideia errada! Se todos ficarem ricos, ninguém mais vai querer trabalhar. Quem vai fazer o trabalho pesado: lavrar a terra, construir navios, tecer roupas e curtir o couro? Já pensou?! Aí, sim, muitas pessoas morreriam de fome." (a Pobreza falando)

"Isso de ganhar ou perder é relativo... havia uma troca: a senhora dava dinheiro e ele dava... pra senhora. O moço pagava-lhe com outro tipo de moeda, entende?" (Crêmilo à Velha)

"Ora... Vocês bagunçaram o coreto divino. Desde que Pluto transformou todos os pobres em ricos, ninguém pede mais nada para os deuses. Os templos estão vazios, sem incenso, e as flores, murchas. Ninguém assa mais nem um boizinho para Zeus." (Hermes aos homens)

Bruno.Dellatorre 26/11/2020

Mediano
O livro traz um tema muito interessante e bem explorado, mas o enredo não me envolveu e os personagens me irritaram (embora eu reconheça que isso seja proposital). Como eu já esperava de Aristófanes, é um livro inteligente, porém não foi uma leitura tão boa quanto as outras duas que fiz do mesmo autor.

GRossati 20/04/2020

Resenha 4#: Pluto ou Um deus Chamado Dinheiro - Aristófanes
Sem dúvida alguma, Aristófanes escreveu uma comédia que, ao mesmo tempo transmite o humor, leveza, contém em suas páginas profundas discussões sobre o dinheiro, pobreza e a corrupção humana com relação aos cargos públicos.

gi 13/09/2016

Pluto ou um deus chamado dinheiro
Na minha opinião o livro é muito legal,por que é um teatro que transformaram em livro e é uma comedia grega esse livro é muito divertido.Recomendo para todas as idades
Esse livro é uma cometia grega,que Crepolo manda os seus escravos seguirem um cego.e um certo dia um dos escravos pergunto porque eles tinham que seguir um cego e Crepolo começou a contar "É que um dia eu saindo do templo,o padre mando eu seguir a primeira pessoa que eu visse ao sair dele. E o cego foi a primeira pessoa que eu vi e que eu tinha que seguir ele ate o ele morrer ou eu morrer ."
um certo dia um dos seus escravos descobriu que o cego era o Crepolo,ele se vistia como outra pessoa e se fingia de cego.ele ate que queria se revelar mais a historia já tinha indo tão a fundo que ficou com medo de se revelar

Benny Carvalho 06/07/2016

Encantador
Aristófanes para mim é um de meus maiores comediógrafos, ele e Eurípedes para mim são divino. Um tema de certo modo bem "polêmico", trabalhado de forma mais sutil, porém cheia de enigmas e nuances nas entrelinhas... É uma leitura para diversão e reflexão interior... Vale a pena, arriscar uma olhadinha nessa pequenina/cativante história.